quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

E Jesus, vendo-lhes a fé... Marcos 2: 5

É possível ver a fé?

 

É um milagre de cura particularmente comovente do Senhor Jesus: quatro homens cuidam carinhosamente de seu amigo paralítico e, juntos, o levam até Jesus. O Senhor volta-se para o homem indefeso, “vendo-lhes a fé”. Encontramos esta expressão notável em todos os três relatos bíblicos sobre esta cura. Quase parece que a fé é um objeto — algo que se pode tocar ou ver! E é exatamente essa a mensagem: a verdadeira fé é visível — nas suas consequências.



É como o vento: não se vê, mas se reconhece pelas folhas que se movem. Assim escreve também Tiago: “eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tiago 2: 18). Somente quando a fé se torna ativa é que ela se torna reconhecível para os outros.


É claro que o Senhor Jesus, como Filho de Deus, podia ver o coração dos quatro homens e perceber sua fé e confiança. Mas a fé deles também se tornou visível para os que estavam ao redor: os amigos não desistiram quando a multidão bloqueou o acesso a Jesus. Eles abriram o telhado e baixaram o paralítico diretamente diante do Senhor. A fé nos torna criativos. A fé age. A fé não desiste.


As obras da fé são sempre uma prova de que a nossa fé é genuína. Paulo escreve a Timóteo: “Tu, porém, tens seguido a minha doutrina ... intenção, fé” (2 Timóteo 3:10). E também entre os cristãos em Colossos, a firmeza de sua fé era claramente visível (Colossenses 2: 5).


Como é comigo? Os outros podem ver minha fé? Ou ela se manifesta apenas em palavras – e não em ações?


Leitura bíblica diária: Êxodo 5: 1 - 14; Lucas 2: 1 - 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário