sábado, 24 de janeiro de 2026

E disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. Atos 18: 9 - 10

Encorajamento em Corinto

 

Em sua segunda viagem missionária, Paulo chega a Corinto. A grande cidade grega era um entroncamento de várias rotas comerciais, um importante centro comercial na região do Mediterrâneo. Infelizmente, porém, a cidade portuária também era famosa por sua impiedade, imoralidade e devassidão (1 Coríntios 6: 9 - 11).


E era exatamente aqui que Paulo teria seu novo campo de trabalho nos próximos meses! É compreensível que ele sinta um certo desconforto, especialmente porque está viajando sozinho. Mais tarde, ele escreve que trabalhou entre os coríntios com “temor e tremor” (1 Coríntios 2: 3).


Mas Deus não deixa seu fiel servo sozinho, Ele lhe envia várias pessoas que o encorajam. Pouco depois de sua chegada, Paulo conhece um casal que lhe oferece hospedagem e trabalho: Áquila e Priscila. Eles não só compartilham a mesma profissão, mas, acima de tudo, a fé em Jesus Cristo. É o início de uma amizade para toda a vida (v. 2, 3).


Pouco depois, Silas e Timóteo se juntam a ele — colaboradores que Paulo já esperava ansiosamente (v. 5; cf. cap. 17:15, 16). A chegada deles o anima visivelmente: graças ao apoio deles, ele agora pode se dedicar totalmente à pregação do evangelho. E embora a maioria dos judeus se oponha a Paulo, cada vez mais pessoas se convertem: Justo, Crispo e muitos outros coríntios (v. 7, 8). Que encorajamento!


No entanto, o maior encorajamento que o apóstolo recebe vem do próprio Jesus. Certa noite, o Senhor visita seu servo temeroso e lhe promete: “Não temas, mas fala e não te cales; porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal”.


Leitura bíblica diária: Êxodo 14: 1 - 14; Lucas 6: 20 - 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário