Levi, o cobrador de impostos
Os cobradores de impostos eram extremamente impopulares em Israel, pois cobravam impostos e tributos em nome da odiada potência ocupante romana. A aversão aos cobradores de impostos era ainda maior porque muitos deles se enriqueceram pessoalmente, cobrando mais do que o prescrito (cf. cap. 19: 2, 8). Levi pertencia a esse grupo profissional desprezado.
Enquanto Levi realizava seu trabalho, o Senhor Jesus o viu — e o chamou. E Levi reagiu imediatamente: ele deixou tudo, levantou-se e seguiu o Senhor Jesus. É notável a sequência: primeiro é dito que ele deixou tudo; só então se levantou e seguiu Jesus. Isso indica uma decisão em seu coração. Levi se desligou interiormente de seus bens — provavelmente era muito rico —, se desligou do que até então era o sentido de sua vida. Em seguida, colocou essa decisão em prática, levantando-se e seguindo o Senhor Jesus.
A mudança de Levi teve origem na pessoa de Jesus. Como Cristo preenchia seu coração, seus bens perderam importância. Isso também ficou evidente quando ele convidou seu Mestre para ir à sua casa — junto com outros publicanos que ele queria apresentar a Jesus (v. 29).
Mais tarde, o Senhor Jesus encontrou outro homem rico, que, porém, não queria se separar de suas riquezas. Jesus o desafiou: “Vende tudo quanto tens... depois, vem e segue-me!” (cap. 18: 22). Mas o jovem recusou — ele estava apegado à sua riqueza.
O que preenche o nosso coração? É Cristo — ou ainda estamos apegados às coisas terrenas? Estamos seguindo o Senhor com um coração inteiro?
Leitura bíblica diária: Êxodo 12: 17 - 28; Lucas 5: 17 - 26
Nenhum comentário:
Postar um comentário