sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Romanos 8: 28

O plano de Deus na vida de Moisés

 

A vida de Moisés pode ser dividida em três grandes períodos, cada um com 40 anos.


Os primeiros 40 anos Moisés passa no Egito. Aqui, como filho da filha do Faraó, ele recebe uma excelente educação no império mais poderoso da terra naquela época (cf. Atos 7: 22). No entanto, essa educação terrena não é suficiente para liderar o povo de Deus mais tarde. Nessa época, Moisés ainda era irascível e impulsivo, o que ficou evidente quando, em um acesso de raiva, ele matou um egípcio. Após esse incidente, ele fugiu do Egito. 


Nos 40 anos seguintes, Moisés viveu na terra de Midiã. Como refugiado, ele encontrou ali um novo lar, constituiu família e assumiu uma nova tarefa: cuidar do rebanho de seu sogro, Jetro. No silêncio do deserto, Deus molda seu caráter. Moisés aprende o que faz um bom líder. Nessa “escola de Deus”, ele é preparado para a grande tarefa de sua vida: conduzir um povo de milhões de pessoas do Egito para Canaã.


Nos últimos 40 anos, Moisés cumpre essa missão e conduz o povo de Israel pelo deserto. Nessa responsabilidade, ele vive altos e baixos com o povo e, ao mesmo tempo, experimenta repetidamente a ajuda de Deus. Como mediador dedicado entre Deus e o povo rebelde, Moisés permanece fiel à sua missão até o fim e conduz Israel até a fronteira da terra de Canaã.


Quando consideramos as grandes linhas da vida de Moisés, fica claro: tudo segue o sábio plano de Deus. Isso me encoraja, pois, como cristão, sei que o Deus de Moisés também é meu Deus. Em seu amor, Ele também tem um bom plano para minha vida. Por isso, quero confiar Nele e em sua orientação — mesmo quando estou passando por um “período de deserto”!


Leitura bíblica diária: Êxodo 10: 1 - 11; Lucas 4: 14 - 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário