Ficar em silêncio diante da palavra de Deus
Era um dia especial para Saul: ele seria ungido rei de Israel — uma tarefa verdadeiramente exigente que o aguardava. Para prepará-lo, Deus queria lhe dar uma mensagem especial por meio do profeta Samuel. Por isso, Samuel pediu a Saul que ficasse em silêncio para ouvir a palavra de Deus. Uma boa dica também para nós!
As tarefas que Deus nos confia geralmente não são tão extraordinárias quanto as de Saul. No entanto, também precisamos da orientação de Deus para as tarefas diárias; precisamos entender claramente o que Ele quer. Isso só é possível através da Sua palavra. Concretamente, isso significa que precisamos ler a Bíblia, a palavra viva de Deus. As instruções de Samuel a Saul mostram a atitude com que devemos fazer isso.
Primeiro, Saul teve que enviar seu servo à frente. A mensagem de Deus era pessoal — não podia ser transmitida na presença de outras pessoas. Se quisermos que Deus fale conosco, precisamos de tempo para estar a sós com Ele e com a Sua Palavra. Então, Saul deveria ficar parado. Deus não podia falar com ele enquanto ele estava em movimento. Nós também não podemos lidar com a Palavra de Deus “de passagem”. Precisamos nos acalmar e ter respeito por Ele e por Sua Palavra. E, finalmente, Saul precisava ouvir. Não basta lermos a Palavra de Deus superficialmente, precisamos absorvê-la em nosso coração para, então, agir de acordo com ela.
É bom reservarmos um tempo todos os dias para viver com a Bíblia nessa postura. Assim, Deus pode falar conosco. A propósito: quando Samuel falou com Saul, era de manhã cedo (v. 26) — também para nós, um bom momento para estarmos a sós com Deus em silêncio!
Leitura bíblica diária: Êxodo 4: 1 - 17; Lucas 1: 57 - 66
Nenhum comentário:
Postar um comentário