Deus acompanha — mesmo no incerto
Essas palavras encorajadoras foram ditas por Deus a Josué, quando este se encontrava com o povo de Israel às margens do rio Jordão. Atrás deles ficava o deserto, à frente deles a terra prometida, mas ainda desconhecida. Agora eles deveriam tomar a posse dela. Essa tarefa gigantesca foi confiada a Josué, a quem Deus designou como líder de Israel após a morte de Moisés. Mas quando Josué pensava na inconstância do povo e no poder dos inimigos, facilmente perdia a coragem. Por isso, Deus o fortaleceu com uma grande promessa: “Serei contigo; não te deixarei”.
Quando Josué transmitiu as ordens de Deus às duas tribos e meia cujas famílias não queriam atravessar o Jordão, elas prometeram-lhe: “Tudo quanto nos ordenaste faremos” (v. 16). Josué tinha, portanto, tanto as promessas de Deus como as boas intenções do povo. Mas enquanto Deus cumpriu sua promessa e levou Israel à terra prometida, o povo falhou em muitos aspectos.
Nós também estamos hoje diante de uma fronteira — diante de um novo ano que ainda é desconhecido para nós. Como queremos entrar nele? Com boas intenções? Talvez. Mas quantas vezes nos propusemos algo — e fracassamos por nossa própria impotência? Não preferimos nos apoiar nas promessas da Bíblia? Nosso Deus fiel certamente as cumprirá. Então, entremos no novo ano com passos firmes e confiança inabalável — protegidos e sustentados por aquele “o qual também o fará” (1 Tessalonicenses 5: 24)!
“Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém” (2 Coríntios 1:20).
Leitura bíblica diária: Êxodo 1: 1 - 22: Lucas 1: 1 - 12
Nenhum comentário:
Postar um comentário