O currículo da graça
A graça de Deus ensina ou instrui. Mas não aos que estão mortos — a eles dá vida; nem aos que são culpados — a eles perdoa; nem aos que são condenados — a eles absolve. A graça traz primeiro a salvação ao pecador perdido. Mas depois começa o seu ensino: ela orienta o crente a viver com prudência, justiça e piedade.
Viver com prudência significa praticar o autocontrole interior. Devo controlar meus pensamentos, minha língua, meu temperamento — não para ser salvo, mas porque sou salvo. Como pessoa redimida, coloco-me totalmente sob a orientação do meu mestre celestial.
Viver com justiça diz respeito ao meu comportamento para com os outros. A graça regula minhas relações com o próximo.
Meu divino mestre me ensina não apenas a controlar a mim mesmo, mas também a ser justo em meus contatos sociais.
Viver piedosamente, finalmente, diz respeito ao meu relacionamento com Deus. O temor a Deus também só se aprende na escola da graça.
Portanto, se alguém professa que é salvo, mas não consegue abandonar uma paixão ou um hábito, então ele ainda não aprendeu as lições de seu mestre divino. E se alguém professa ser salvo, mas não leva uma vida prudente, acumulando dívidas ou vivendo de forma desenfreada, o mesmo se aplica. A graça de Deus nos ensina a viver hoje — “no tempo presente” — de maneira sensata, justa e piedosa. E isso até a vinda do Senhor.
Leitura bíblica diária: Êxodo 13: 11 - 22; Lucas 6: 12 - 19
Nenhum comentário:
Postar um comentário