segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Salmo 23: 4

Tu estás comigo

 

No conhecido salmo do pastor, Davi descreve como o Senhor, seu pastor, sempre o conduz por um caminho bom e correto: “Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (v. 3). No entanto, esse caminho nem sempre é fácil, ele pode até nos levar pelos vales mais sombrios — pelo “vale da sombra da morte”. Pensamos aqui especialmente no tempo antes da morte, que mesmo para os crentes está frequentemente associado ao sofrimento e às lágrimas. Mas, em tais momentos, posso ser profundamente consolado, porque sei que meu pastor, Jesus Cristo, está comigo! “Tu estás comigo” — dificilmente há uma frase na Bíblia que soe mais reconfortante.


O “vale da sombra da morte” também pode representar a escuridão moral (Isaías 9:1). Sim, vivemos em um mundo sombrio, marcado pela morte e pelo pecado. Muitos acontecimentos dos últimos anos nos preocupam e nos assustam. Mas também aqui se aplica: “Tu estás comigo”. Saber que Ele está perto de mim me dá consolo e coragem; posso confiar que o Senhor me protege e me ajuda a superar todas as dificuldades.


Você percebeu que Davi fala sobre seu pastor nos primeiros versículos do seu salmo? “Ele me faz repousar... Ele me guia...” Mas agora, no vale da sombra da morte, ele se dirige diretamente a Ele: “Tu estás comigo”! Em meio à maior necessidade, Davi clama por Aquele que pode protegê-lo e lhe dar paz. Com isso, ele expressa sua profunda confiança no Senhor. Afinal, não há problema que o pastor não possa resolver — Ele venceu até mesmo a morte.


É justamente em situações difíceis que Deus me promete sua proximidade: “Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43: 2).


Leitura bíblica diária: Êxodo 8: 1 - 20; Lucas 3: 1 - 14


Nenhum comentário:

Postar um comentário