Romanos 1



           

O Evangelho de Deus

Se você iniciar sua jornada de descoberta através da Bíblia em Romanos, você fez uma escolha extremamente boa, porque nesta carta você encontrará tudo sobre como Deus o viu antes de conhecê-lo, mas também como Ele o vê agora depois que você o conheceu. Isso é muito importante para sua vida futura como cristão. Isso lhe dá a segurança, a completa convicção de que você tomou o caminho certo. Você ainda tem que aprender a trilhar esse caminho, mas o caminho em si é bom.


Paulo - ou na verdade o Espírito Santo, como ficará claro mais tarde - foi escolhido por Deus para falar com você sobre isso nesta carta. O que está em jogo está bem ali no versículo 1 , ou seja, o evangelho de Deus. O evangelho que você aceitou não foi criado pelo homem, mas emanado de Deus. É o evangelho dele.


Deus havia anunciado anteriormente por meio de Seus profetas que Ele o proclamaria. Você pode ler sobre isso no Antigo Testamento – também chamado de “Escrituras Sagradas”. Ao longo dos tempos do Antigo Testamento, Deus provou o homem repetidas vezes para ver se ele O serviria. No entanto, o homem falhou de novo e de novo. Você experimentou em primeira mão que isso é verdade e também reconheceu isso diante de Deus. Finalmente, Deus fez saber que Ele mesmo faria algo. Foi isso que aconteceu quando Ele enviou Seu Filho.


O conteúdo do evangelho de Deus é o Filho de Deus. No versículo 3 você lê que é o evangelho de Deus “acerca de seu Filho”. É sobre uma pessoa com quem você agora tem um relacionamento vivo por meio da fé, não de uma doutrina. Há muitas coisas a serem encontradas na Bíblia sobre o Filho de Deus, na verdade ela está cheia delas. Você não pode realmente entender o significado de uma passagem das Escrituras ou de um versículo específico até ver o que ela diz sobre o Senhor Jesus. Nos versículos 3 e 4 são ditas duas coisas sobre Ele que são importantes para a compreensão do conteúdo desta carta.


Em primeiro lugar, diz-se que Ele é da linhagem de Davi. Como filho de Davi, Ele tinha direito ao trono do SENHOR em Jerusalém. Mas por Israel tê-lO rejeitado, o tempo para a ascensão ao trono foi adiado. Nos capítulos 9 a 11 você verá que Deus cuidará para que todas as promessas que Ele fez a Davi sejam cumpridas.


A segunda coisa dita sobre o Senhor Jesus é baseada, surpreendentemente na rejeição pelo Seu povo. Aquele que foi crucificado como homem deixou claro que também é o Filho de Deus quando ressuscitou dos mortos em poder. O fato de que ele é "o Filho de Deus em poder" foi confirmado não apenas em sua própria ressurreição, mas já durante sua vida, ressuscitando outros que morreram. Basta pensar em Lázaro , o jovem de Naim e a filha de Jairo .


Sua "ressurreição" dentre os mortos - as outras pessoas permaneceram na morte - aconteceu "segundo o espírito de santificação". Esta é uma adição importante. Tudo o que o Senhor Jesus fez em Sua vida estava em completa conformidade com o Espírito Santo. Tudo estava de acordo com a vontade de Deus e, portanto, não havia nada de mal em sua vida.


Mas nas três horas de escuridão na cruz, Ele entrou em contato com o mal. Lá Ele foi feito pecado e carregou nossos pecados em Seu corpo . Deus o julgou por isso e lhe deu o salário do pecado, que é a morte . Então, quando Ele ressuscitou dos mortos, o Espírito de santificação também pôde ser totalmente identificado com isso, porque tudo que tinha a ver com pecado, o mal, havia sido completamente apagado por Ele.


Quando você vê quem é o Senhor Jesus e o que Ele fez, não pode ser difícil reconhecê-lo como o “Senhor” de sua vida, como Paulo escreve no final do verso 4.

 

Paulo fica impressionado com a grandeza dessa pessoa. Portanto, ele está disposto a ir a todas as nações para levar as pessoas à obediência da fé a essa pessoa. Espero que algo brilhe em sua (e minha) vida também, em palavras e ações, por meio do qual outros também queiram obedecer ao Senhor Jesus com fé.

O desejo de Paulo

“Primeiramente, dou graças a meu Deus.” A primeira coisa que Paulo faz – em quase todas as cartas que escreveu – é agradecer a Deus pelos crentes.


Você vive em um mundo cheio de pessoas ingratas. Às vezes, sem perceber, você se deixa contagiar por essa ingratidão. Deus sabe disso, é por isso que Ele fala regularmente na Bíblia sobre dar graças. Agradecer é uma expressão de alegria. Você agradece a Deus por algo porque sabe que recebeu Dele e porque sabe que Deus só dá coisas boas.


Certa vez li uma história sobre um homem que fraturou a coluna em um acidente e ficou confinado a uma cadeira de rodas como resultado. A princípio, ele amaldiçoou a Deus por isso. Após sua conversão, ele disse: “Em breve, quando estiver diante do trono de Deus, agradecerei a Ele por fraturar minha coluna. Se Ele tivesse me permitido continuar minha vida do jeito que eu era, eu teria ido direto para o inferno.” Então você vê que Deus quer que sejamos gratos em tudo que Ele faz.


Você já agradeceu a Deus por seus irmãos e irmãs? Você sem dúvida conhece alguns crentes. Você é um deles agora. Seus amigos anteriores o deixam, mas em vez disso você tem outros amigos.


Paulo tinha ouvido sobre os crentes que residiam em Roma. A fé deles foi comentada em todo o mundo. Isso era algo que preocupava muito a Paulo também. Seu espírito, toda a sua mente, estava cheio de servir a Deus pelo evangelho de seu Filho. Se você se converteu recentemente, muitos pensamentos de sua antiga vida ainda podem estar em sua mente. Por isso é bom pensar nas coisas que dizem respeito ao Senhor Jesus.

 

Paulo queria visitar os crentes em Roma. Mesmo nunca os tendo conhecido, isso não significava que ele não estava interessado neles. Ele continuou pensando neles em suas orações. Eles precisavam de força, e ele podia dá-la ao transmitir “algum dom espiritual”.


O que isso significa está escrito imediatamente a seguir: "isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, tanto vossa como minha".


Nós dois, eu e você, precisamos fortalecer nossa fé. É por isso que precisamos buscar contato uns com os outros e compartilhar nossas experiências de fé. Isto é um consolo para ambos os lados. Não importa se você está fazendo isso com alguém que também é um recém-converso ou alguém que teve muitas experiências de fé. De qualquer forma, para Paulo, que já havia tido muitas experiências de fé, era um conforto experimentar a comunhão com os crentes em Roma. Portanto, procure seus irmãos na fé. Você precisa deles e eles precisam de você.


Paulo já havia planejado uma viagem para Roma várias vezes porque queria ver alguns frutos entre eles também. Ele não buscou sua própria honra. Ele devia isso a Deus que o havia chamado para servir. Ele só poderia pagar essa dívida se cumprisse seu dever. Seu ministério consistia em pregar o evangelho.


Agora você pode dizer: “Mas essas pessoas já conheciam o Senhor Jesus?” Sim, mas há mais no evangelho do que apenas pregar conversão e fé. Evangelho significa boas novas. Você viu no versículo 1 que o evangelho é chamado de "evangelho de Deus" porque expressa o que está no coração de Deus. Mas Deus tem muito mais em Seu coração que Ele quer nos dizer do que apenas que precisamos nos converter e crer no Senhor Jesus. Na realidade, é somente quando nos convertemos que podemos descobrir o conselho completo de Deus (isto é, tudo que Ele tem em Seu coração para nós).


Só é bom para nós que Paulo não possa ir pessoalmente a Roma. Por isso ele lhes escreveu esta carta, para que nós também possamos agora conhecer “o evangelho” que ele queria pregar para eles.

O Evangelho: o poder de Deus para a salvação


Você tem vergonha do evangelho às vezes? Eu sim! Acredito que seja porque não fomos suficientemente impregnados com o poder de Deus operando no evangelho.

Ainda estamos prestando muita atenção ao que as pessoas pensam sobre isso, porque ainda somos bastante sensíveis a esse respeito. Mas você mesmo descobriu o que o evangelho alcança: representa salvação para os perdidos. Você mesmo creu no evangelho. Por crer você tem parte nisso. No passado, você pode ter tentado ganhar a salvação vivendo da melhor maneira que podia ou dando generosamente. Mas você tinha que perceber que o homem não tem poder em si mesmo para ser salvo.


Isso não significa que Deus simplesmente vem em socorro do homem em sua busca da salvação e ignora o que está errado. O evangelho nos mostra que quando Deus salva as pessoas pela fé (e não por seus próprios esforços), isso é feito de maneira justa. Este é o significado da expressão "justiça de Deus". A justiça de Deus é um dos principais temas desta epístola e significa que Deus é justo em todas as suas relações.


Você encontrará essa expressão várias vezes no decorrer desta carta, e então tentarei entrar em mais detalhes. Agora é suficiente saber que você foi salvo pelo poder de Deus e atos justos dEle. Portanto, não depende de como e o que você sente.


Do seu lado, a fé era a condição para receber a salvação. E enquanto você ainda viver aqui na terra, você pode viver pela fé. Essa fé não tem nada a ver com incerteza, como é o caso da linguagem comum. Na Bíblia, fé significa confiança firme. A fé, portanto, é a firme confiança em Deus, que fez tudo por você para salvá-lo e fará tudo para vê-lo em segurança por esta vida até que você esteja com Ele.


Como precisávamos ser salvos! A ira de Deus - que palavras impressionantes são essas! Quantas pessoas reagem com desprezo e escárnio quando o evangelho fala da ira de Deus! Esta ira virá sobre todas as formas de impiedade.


Ateísmo significa que o homem não se importa com Deus, O nega. Esta ira também vem sobre a iniqüidade do povo que possui a verdade na iniqüidade. São pessoas - tanto judeus quanto cristãos - que afirmam conhecer a verdade, mas estão completamente errados sobre isso. Então, por um lado, há pessoas que vivem sem Deus e, por outro, há pessoas que professam viver com Deus, mas só o fazem com a boca e conduzem suas vidas de acordo com sua própria vontade. Estes últimos, então, estão essencialmente colocando Deus de lado também.


O problema é que o homem não presta nenhuma atenção ao "perceptível de Deus". O homem nunca teria conhecido nada de Deus se o próprio Deus não o tivesse revelado. Na criação, obra de suas mãos, Deus revelou seu eterno poder e divindade.


Qualquer pessoa razoável deve concluir que existe um Deus baseado no que ele vê ao seu redor na criação. Isso deve levá-lo a glorificar e dar graças a Deus. Infelizmente, o resultado é diferente: quem exclui Deus de seu pensamento cai na loucura e perde toda a luz sobre a origem, o sentido e o objetivo da vida. Seu coração tolo foi escurecido. O que mais se pode esperar de uma pessoa assim?

Homem sem Deus 

O que você está lendo aqui não é diretamente adequado para fazer o homem parecer para você uma criatura de alto escalão.

 

Mas é nisso que eles querem que acreditemos hoje em dia, e também que tudo está cada vez melhor. O oposto é verdadeiro. Deus não esconde isso de nós. Com toda a honestidade – e às vezes aparentemente duro – Ele descreve como o homem caiu depois de dar as costas a Deus.


Deus não descreve a nós humanos de tal maneira que nós, eu e você, menosprezemos as pessoas ao nosso redor. Não, porque o que Deus está dizendo aqui era verdade para mim e para você antes de aceitarmos o Senhor Jesus como nosso Salvador. Era assim que vivíamos. Em nós mesmos ainda somos assim. Na verdade, você só vê isso depois de se tornar um filho de Deus.


Uma coisa deve ficar clara para nós: Deus não criou o homem mal. Gênesis 1 diz: "E Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom" , incluindo também o homem. Mas quando o homem rompe sua conexão com Deus, Deus o abandona. Lemos isso três vezes nesta passagem: nos versículos .


Quando o homem abandona a glória do Deus incorruptível e, em vez disso, adora algo semelhante a um homem ou animal perecível, Deus o abandona. Deus o abandona à impureza de acordo com os desejos de seu coração. Você pode ver as consequências disso ao seu redor.


As pessoas que trocam a verdade de Deus por uma mentira, Deus deixa para seus desejos desonrosos: a homossexualidade, tanto masculina quanto feminina. Hoje é chamado de "comportamentos alternativos" e "estilos de convivência" que você tem que aceitar. Aqui você lê, no entanto, que é um julgamento de Deus: Essas pessoas recebem a justa recompensa em si mesmas por seu erro. Onde a criatura é honrada e colocada acima do Criador, esse é o resultado. Deus criou o homem para honrá-lo e servi-lo. Está na natureza do homem que ele só corresponda à sua humanidade quando vive para Deus. Se fizer isso, encontrará nisso sua maior alegria e felicidade. Essa também foi a intenção de Deus quando criou o homem.


Mas se o homem não O serve, Deus o deixa viver em relacionamentos não naturais, como Paulo descreve aqui. Estamos vivenciando cada vez mais isso em público ao nosso redor hoje. É negado publicamente que seja algo antinatural; você não pode dizer nada contra isso, você tem que aceitar isso como normal, porque senão você pode até ser processado por discriminação. Desta forma, nos países cristãos, a verdade de Deus é trocada por mentiras.

 

Neste versículo encontramos pela terceira vez que Deus abandonou o homem. Porque as pessoas excluíram Deus de suas mentes, Deus as deixou pensar erroneamente. Por isso eles fazem coisas que não são apropriadas.


Então, segue uma enumeração implacável de todas essas coisas. Sem dúvida você terá vergonha de encontrar coisas que você fez. O que você merecia não era nada além de "morte" e não o gozo e prazer que você havia prometido a si mesmo. Essas são coisas que existem primeiro no coração de uma pessoa que não conta com Deus e depois se expressam em seu comportamento. Para si mesmo e para seus semelhantes, ele produz apenas coisas que levam à "morte". Não há nada para Deus.


Essas pessoas sabem em seus corações o que Deus pensa sobre isso, mas não se importam. Eles vivem despreocupados suas próprias vidas e falam positivamente de outros que vivem da mesma maneira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário