sábado, 30 de agosto de 2025

E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não lhes é dado. ... Por isso, lhes falo por parábolas, porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem compreendem. Mateus 13:10-13

Por que Jesus falava em parábolas?


Uma parábola é um evento real do mundo cotidiano que contém um significado espiritual. O Senhor Jesus frequentemente usava essas histórias figurativas em seus discursos, especialmente em relação ao reino dos céus. E todos nós sabemos que uma ilustração, uma imagem vívida, nos ajuda imensamente a entender fatos abstratos. Portanto, podemos supor com razão que Jesus falava em parábolas para que seus discípulos pudessem entender melhor suas palavras.

No entanto, é notável que o Senhor faça a afirmação oposta em nosso versículo do dia: Ele falou em parábolas para que ninguém entendesse suas palavras sobre o reino dos céus. Como isso se encaixa?


O momento dessa explicação nos dá uma resposta, pois o capítulo 13 descreve um ponto de virada no Evangelho de Mateus: até então, Jesus havia se voltado amorosamente para Seu povo, os judeus. Entretanto, por ter sido rejeitado pelos líderes do povo, Ele agora se afastou deles. Isso fez com que Ele não falasse mais “abertamente”, mas ocultasse Sua mensagem em parábolas (cf. João 16:29). Os fariseus ouviriam Suas palavras, mas não seriam capazes de entendê-las. Nesse sentido, as parábolas eram um julgamento sobre os fariseus - um julgamento que já havia sido anunciado em Isaías 6:9, 10.


Os discípulos de Jesus, por outro lado, foram capazes de entender os ensinamentos das parábolas porque tinham um coração sincero. Nós também queremos ter essa atitude em relação às palavras do Senhor.


Leitura diária da Bíblia: Jó 38: 19 - 38; Atos 18: 12 - 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário