quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Fazei isso em memória de mim! Lucas 22: 19

Passos de fé (7) - A Ceia do Senhor

 

Na última noite antes de Sua morte, o Senhor Jesus instituiu Sua Ceia memorial. Após Seu retorno ao céu, Ele também deu ao apóstolo Paulo uma revelação especial sobre isso. Paulo escreveu: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1 Coríntios 11: 26). Como é importante para nosso Salvador que nos lembremos Dele e de Sua morte repetidas vezes e testemunhemos isso dessa maneira simples - até sermos levados no Arrebatamento.


A Ceia memorial tem dois nomes. Primeiro, é “a Ceia do Senhor” (4 Coríntios 11:20), porque o próprio Senhor a instituiu; Ele mesmo é o centro dessa refeição; Ele se preocupa com ela; e Ele tem toda a autoridade, porque a Ceia pertence ao Senhor. A segunda expressão “partir o pão” (Atos 2:42) diz respeito ao nosso lado: é a nossa resposta ao Seu legado.


Atos 20:7 nos dá uma visão interessante dos hábitos dos cristãos no passado: no domingo, o primeiro dia da semana, os crentes em Trôade se reuniam para partir o pão. Paulo os visitou, mas a assembleia não se reuniu para ouvir o apóstolo - embora ele também tenha proclamado a palavra de Deus para eles. Não, os crentes se reuniram com o propósito expresso de partir o pão. O foco era o próprio Senhor Jesus e os sinais de Sua morte. Lembrar-se Dele, agradecer a Ele e adorá-Lo e ao Pai era a principal preocupação deles.

É um privilégio maravilhoso participar da Ceia memorial do Senhor, mas também há uma responsabilidade associada a ela - tanto pessoal quanto coletivamente. Devemos nos examinar à luz de Deus para que possamos partir o pão com um coração puro. Pois comer e beber “indignamente” resultaria em “julgamento” (1 Coríntios 11: 27 - 32).


Leitura diária da Bíblia: Jó 31: 1 - 40; Atos 15: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário