A Bezerra Ruiva

 Números 19
 
Halte fest - Ano: 1960 - Página: 65 Autor: Henri Rossier


O quarto livro de Moisés fala da jornada de Israel pelo deserto - uma figura da caminhada do cristão pelo mundo. Nesta caminhada, ele é exposto a todos os tipos de contaminações que interrompem completamente qualquer comunhão com Deus.

A natureza dessas contaminações é notável e deve falar com urgência às nossas consciências. Aqui não são os pecados cometidos por engano ou ignorância, como em Levítico 4, que nos são revelados por meio de outros, mas os pecados de negligência ou falta de vigilância.

A vigilância cristã é o meio mais simples de evitar qualquer perturbação na comunhão.

Esses pecados têm outra característica em comum. Em todos os casos aqui apresentados, a contaminação é decorrente do toque em um morto ou do resultante da morte. Se alguém estava contaminado, não se podia desculpar com a ignorância, porque não saber o que é a morte é impossível. É a prova clara e confiável do pecado: "No dia em que dela comeres, certamente morrerás." - "O salário do pecado é a morte." O pecado é revelado por meio de suas últimas consequências, de modo que a pessoa que tocou a morte não poderia fazer valer uma desculpa.

A contaminação por um morto pode ocorrer em dois locais: em uma tenda ou em campo aberto. No segundo caso, apenas o indivíduo é contaminado; Na tenda, porém, a contaminação estendeu-se a tudo o que estava nela, e principalmente a todo vaso aberto em que não houvesse tampa cerrada. Como é comum esse tipo de contaminação entre os cristãos! No campo aberto, em público, no meio do mundo, geralmente se é mais vigilante porque se sabe que está cercado por pessoas hostis que procuram por erros em nós para encontrar uma oportunidade de desprezar o evangelho. Na tenda, no círculo mais ou menos fechado da família, se é um pouco menos cuidadoso, não se fica tão vigilante consigo mesmo, ali se toleram coisas que não se faria na frente de todos; há menos relutância porque se está “entre nós”. É permitido que um certo mundanismo se espalhe que ninguém gostaria de mostrar em público; O mal é desculpado porque não há ninguém para expô-lo. A morte está na tenda.

Qual é o resultado? Se houver um vaso aberto, ele entra em contato com a contaminação. Se nos envolvermos com ele na tenda, também será comunicado ao nosso entorno imediato. Por que é que os filhos tantas vezes seguem o caminho do mundanismo e abandonam a verdade na qual foram instruídos na casa do pai? Sem dúvida, pode haver muitas razões para isso e, na maioria dos casos, não será um grande mundanismo dos pais o responsável por isso. Mas não temos freqüentemente, curvados, que confessar que permitimos uma certa contaminação mundana persistisse no círculo familiar, que transbordou para os vasos desprotegidos que foram preparados por nossa negligência para sucumbir a essa influência?

O segundo tipo de contaminação por um morto podia ocorrer em campo aberto. Se faltasse vigilância ali, era possível entrar em contato com a morte de quatro formas:

com os ossos de um homem
com um morto violentamente
com alguém que morreu da maneira usual ou
com um túmulo
 

Um osso tinha apenas uma relação distante com um cadáver. A decomposição inicial não pôde mais ser vista. Há muito tempo, o sol, a chuva, os pássaros e os animais do campo haviam libertado os ossos da carne em decomposição. Costumava-se encontrar esses ossos sem relacioná-los com sua origem. Os homens passaram a considerá-los úteis e indispensáveis. -

Qual pecado comum, tolerado por todos, pode ser representado por esse "osso"? Que pecado é tão comum que não se dá mais atenção a ele e as pessoas do mundo ficam maravilhadas quando alguém fica horrorizado e o condena? O cristão a encontra em todos os lugares quando, como o israelita, é compelido a sair para o mundo. A cada passo ele vê como o comerciante engana o comprador no que diz respeito à qualidade de seus produtos, como o banqueiro coloca seus próprios interesses antes dos do cliente, como o médico mente para seus pacientes, como o cidadão lisonjeia na frente e calunia por trás - tudo isso , e muitas outras coisas, não são apenas ossos comuns? Até que ponto nós, cristãos, somos influenciados por tais princípios circundantes e inclinados a parar de vê-los como uma contaminação? Sejamos cuidadosos aqui porque eles destroem a comunhão com Deus.

O segundo e o terceiro casos foram morte violenta e morte natural: violência e depravação moral, duas grandes classes de pecados que Deus via quando tomou a decisão de trazer o dilúvio sobre o mundo. O mundo não mudou. Estas expressões: "Eles se corromperam"; “Desolação e miséria estão em seus caminhos” são sempre verdade, mas para nós, cristãos, surge a questão de saber se em nossas relações com o mundo essas coisas estão excluídas de nosso próprio caminho. Se fomos insultados e caluniados, se temos queixas legítimas contra os outros, o que revelamos? Um espírito de paz ou um espírito de violência? Por outro lado, a ruína moral nos cerca por todos os lados, como o ar que respiramos. Está no que lemos, no que ouvimos, no que vemos, no homem ou na mulher que passa; ele se revela em plena luz do dia e se arrasta nas sombras da noite. Desejamos essas coisas e deixamos que a ruína que nos cerca nos influencie? Oh, sejamos vigilantes para manter nossos olhos e ouvidos, nossas mãos e nossos passos, nossos pensamentos e nossos corações livres de todas essas contaminações, nas quais nós mesmos odiamos as vestes manchadas pela carne!

O quarto caso foi o túmulo. Alguém poderia passar sobre um túmulo sem saber (Luc 11: 44). O Senhor usou a sepultura como figura para marcar a hipocrisia do coração, que por fora parece bela, até sabe adquirir fama de temor de Deus, mas por dentro está cheia de ossos mortos e de toda a impureza (Mat 23: 27, 28 ) O túmulo corresponde a um coração que, por trás de uma bela figura de fachada, esconde conscientemente a ruína que nele há. Os fariseus eram essas pessoas, e o Senhor condenou severamente o que eles fizeram. E quantos milhares de filhos de Deus entram em contato com tais sepulturas em seu caminho, adotam os princípios da religião deste mundo e se permitem estar satisfeitos por uma forma de piedade com a qual o estado de seu coração não está de forma alguma em harmonia. Ah, um cristão pode se contaminar por causa de um túmulo; ele também pode se tornar um hipócrita neste caso! O apóstolo Paulo evitou essa contaminação; ele não buscou o aplauso do povo, mas a aprovação de Deus. Ele disse: “mas somos manifestos a Deus; e espero que, na vossa consciência, sejamos também manifestos” (2 Coríntios 5: 11).

Tocar em um túmulo contamina e destrói a comunhão. Basta um único pensamento ruim, um único desejo que está guardado no coração e nunca se manifestou aos olhos de uma pessoa. Muitas vezes estamos secos e estéreis, não estamos mais interessados ​​na palavra, perdemos a alegria e a força. Por quê? Podemos não saber o motivo de tudo isso, mas descobrimos que a comunhão está perdida. Vamos perguntar a Deus por que é assim; Ele vai nos responder: você tocou no túmulo. Talvez tenhamos que nos julgar por um único desejo que
o nosso coração nutre silenciosamente, sem nunca obedecê-lo ... é o suficiente para nos tornarmos seres contaminados.

Agora vamos ver o que fazer quando um israelita foi contaminado por tocar um morto.

O meio de purificação era "uma bezerra ruiva sem defeito, que não tenha mancha, e sobre que não subiu jugo". É uma imagem de Cristo, o homem sem pecado, que em sua natureza nem mesmo estava sujeito às consequências do pecado. A
bezerra teve que ser abatida diante do sacerdote Eleazar e seu sangue aspergido sete vezes na frente da tenda de congregação. Este era o lugar onde o povo ficava diante de Deus para adorar diante Dele. O sangue não deve, como no grande dia da expiação, ser levado através do véu para o Santo dos Santos e lá, sob o olhar de Deus, ser aspergido na frente do propiciatório. Aqui o sangue estava à vista do homem que, depois de ser culpado, se aproximou de Deus para ser restaurado. [1] A restauração exigia, acima de tudo, que os olhos da fé encontrassem o sangue derramado na expiação que precedia o pecador ao lugar onde ele pudesse se encontrar com Deus.

 

Não há recuperação possível sem esta primeira etapa. Se falhamos e não sabemos que Jesus Cristo é a expiação pelos nossos pecados diante de Deus, ficaremos longe de Deus em vez de nos aproximarmos Dele. Então pensamos que por causa do pecado perdemos nosso relacionamento com Ele, o que é uma impossibilidade. Em nossa ignorância, tornamos esse relacionamento dependente de nossa caminhada, enquanto nossas ações destroem a comunhão. O fruto de tal ignorância não é restauração, mas desespero. A verdadeira purificação em nossa caminhada é realizada somente pela certeza absoluta de que os olhos de Deus repousam sobre o sangue derramado de Cristo, e por nossos olhos também serem direcionados a ele, como o meio que, em relação ao pecado, atende totalmente às exigências de Deus.

Todo o corpo da bezerra que foi abatida foi queimado fora do acampamento. Foi assim também com o sacrifício feito pelo pecado do sumo sacerdote ou do povo (Levítico 4), ou também com o sacrifício do grande dia da expiação (Levítico 16), porque a instrução dizia: "Porém nenhuma oferta pela expiação de pecado, cujo sangue se traz à tenda da congregação, para expiar no santuário, se comerá; no fogo será queimada" (Levítico 6: 30). O corpo queimado fora do acampamento fala da santidade de Deus, que deve banir o pecado de sua presença, mesmo quando é colocado sobre Cristo. Quão inflexível, então, foi a severidade de seu julgamento quando consumiu até mesmo o santo sacrifício que
suportou o pecado! Ao mesmo tempo, o monte de cinzas restante bezerra também proclama que o pecado não é atribuído ao pecador, mas que esta grande questão entre Cristo e Deus foi resolvida para sempre.

Três coisas foram jogadas no fogo e queimadas com o animal do sacrifício (Números 19: 6):
 

Madeira de cedro 

Hissopo e

Carmesim
 

A madeira de cedro representa a grandeza do ser humano nas escrituras, mas o hissopo representa sua pequenez. Todo o homem natural está incluído nesses dois limites extremos, assim como os dois extremos de sua sabedoria e seu conhecimento (1 Reis 4: 33). Tudo isso só servia para o fogo. O homem inteiro, de qualquer lado que alguém olhe para ele, encontrou seu julgamento e seu fim na cruz. Mas Deus também condenou o mundo na cruz de Cristo. Carmesim (outra tradução: escarlate) é aqui uma imagem da glória do mundo, do que tem nome aqui na terra e atrai o olhar das pessoas.

Assim, o israelita, que havia se contaminado, encontrou três grandes fatos no início, antes que qualquer purificação ocorresse sobre ele, sem os quais sua restauração teria sido impossível, três fatos em seu favor que surgiram sem sua ajuda e eram adequados para encorajá-lo nos momentos solenes que agora viviam. Desta forma, Deus mostra ao crente que se contaminou enquanto caminhava pelo mundo 

1. que a expiação por sua condição e seu pecado foi feita, foi imposto a um outro,
2. que ele foi crucificado com Cristo e
3. o mundo foi crucificado para ele.

Mais um detalhe é adicionado. Todos os que tocaram o corpo queimado da bezerra ficaram impuros até o anoitecer. Como isso é apropriado para aprofundar a consciência da abominação do pecado na alma do crente! Mesmo o valor do sacrifício perfeito não poderia mudar o tamanho da contaminação que marcava o transgressor. Por outro lado, observe (Levítico 6: 17-23) que todos os que tocaram ou comeram a carne da oferta pelo pecado eram santos. Era algo "sagrado". Se Deus desviou seu rosto de um Cristo feito pecado, o Salvador não era menos santo e, mesmo no momento de sua oferta, prazer perfeito ao coração do pai. Depois que a expiação foi feita, o Pai expressou toda a sua satisfação Nele, exaltando-O e colocando-O à Sua direita.

Notemos agora como ocorreu a restauração do impuro.

Um homem limpo recolheu as cinzas da bezerra, que foram cuidadosamente guardadas e mantidas prontas. Posteriormente, se um israelita foi contaminado por um morto, eles tomarão das cinzas em uma vasilha e jogarão água sobre ela. Em seguida, um homem limpo mergulhava hissopo nesta água e aspergia sobre a tenda, os utencílios e o próprio contaminado. As próprias escrituras explicam o significado deste símbolo para nós. A água viva (João 7: 38, 39) é o Espírito Santo que, através da Palavra de Deus, - não aplica o sangue sobre a alma neste caso para lavá-la - mas antes nos lembra dos sofrimentos que Cristo suportou sob o julgamento de Deus, sofrimentos por meio do qual Deus julgou o homem e condenou o mundo. Seu amor, no qual Ele nos deu Cristo, fez esta obra de libertação por nós para que pertencêssemos a Ele e pudéssemos andar em Sua santa presença. Este ato figurativo nos mostra de forma viva os exercícios de consciência que são necessários para um filho de Deus que pecou encontrar novamente a comunhão com seu Pai. Sim, por minha negligência perdi esta comunhão, ao lado da salvação o bem mais precioso, o maior privilégio que o crente pode ter. Recebi a vida eterna em vista da comunhão (1 João 1), que consiste em compartilhar os pensamentos e as alegrias do coração de Deus em todas as coisas! Por outro lado, se eu apenas tivesse pensado em preservar esta comunhão, não teria me tornado negligente e instintivamente teria evitado tudo o que é uma abominação diante de Deus. Se eu tivesse mantido a comunhão, teria valorizado Cristo e sua obra de acordo com o valor que Deus dá a ele. Eu teria evitado essa contaminação pela qual Cristo sofreu; o afeto por ele teria me impedido de tocar o que causou seus sofrimentos!

Foi isso que caracteriza simbolicamente as cinzas misturadas com água viva sobre a consciência do israelita contaminado. Esta aspersão de limpeza necessariamente leva à humilhação e ao mesmo tempo traz para a alma a consciência do valor infinito do que foi realizado por ela na cruz. Por fim, a alma restaurada aprende a entender que não pode ter nenhuma confiança na carne. Nossos erros, julgados na presença de Deus, abrem nossos olhos para o fato de que nada temos a esperar de nós mesmos, como Deus não tem. Ele condenou o pecado na carne na cruz. Então percebemos que, para nós, não é uma questão de decidirmos não pecar mais. Essas decisões humanas não levam a lugar nenhum. Em vez disso, nos curvamos ao fato de que o homem é totalmente corrupto. Só assim podemos caminhar em liberdade santa e no poder do novo homem.

Um longo tempo não devia transcorrer entre a falha e a restauração. Deus estabeleceu um período de três dias após o qual a água de purificação deveria ser usada pela primeira vez. Quem pensa que ao confessar o seu pecado, no momento da contaminação, fez tudo o que era necessário para a sua restauração, costuma ter uma atitude mais ou menos superficial. E quem hesita em se humilhar deixa a consciência embotada com essa demora. Satanás lhe diz que o erro não é tão sério, muitos outros fizeram o mesmo - e o coração começa a se acalmar e a esquecer a gravidade do pecado. Em muitos casos, esse esquecimento dá acesso ao inimigo para uma nova investida. Por esse caminho, a caminhada de alguns cristãos levou mesmo à sua expulsão da congregação: "No entanto, quem estiver imundo e não se purificar, esse será eliminado do meio da congregação, porquanto contaminou o santuário do SENHOR" (Números 19: 20).

O homem imundo foi aspergido com água duas vezes, no terceiro e no sétimo dia. A comunhão se perde facilmente; Rencontrá-la é mais difícil. A humilhação ainda não é comunhão; é apenas o caminho para isso. Demorou sete dias para se recuperar. Se antes desfrutamos da bênção da conexão de coração com o Senhor, queremos ser restaurados imediatamente após pecar. Queremos, sem demora, reencontrar as forças perdidas pela nossa negligência e também pelo contacto familiar com o Pai, que é o fruto de uma confiança sem nuvens. Mas não é assim, não pode ser assim. Esta purificação prática não ocorre de uma vez, deve-se voltar a ela. Vamos considerar bem isso. Se a força e a alegria da comunhão com o Pai e o Filho é preciosa para nós, não queremos ser roubados dela. Por um lado, não há nada que se compare a ela; por outro lado, tudo o que encontramos no mundo irá destruí-la. O mundo é apenas um fragmento de escarlata que, apesar de seu brilho, só serve para o fogo. Basicamente, é apenas o lugar de ossos, decomposição e sepulturas. Quando nossos corações tão facilmente enganados se preparam para viver com leviandade neste solo poluído, muito em breve estaremos poluídos e teremos que lamentar a perda da comunhão. Portanto, tenhamos cuidado em todas as coisas! Vamos valorizar nossa comunhão com Deus tanto que odiamos qualquer coisa que possa interrompê-la com todo o nosso ser renovado.

[1] Era semelhante à oferta pelo pecado, só que ali o sangue tinha que ser colocado nas pontas do altar e derramado aos pés do altar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário