A Igreja do Deus Vivo (10)

 Em relação ao nosso tema principal: "A Igreja do Deus Vivo", devemos agora abordar um assunto sério que preferíamos ignorar em silêncio:


A DISCIPLINA NA CONGREGAÇÃO LOCAL


Mas é inevitável que todo crente, incluindo o jovem cristão, se ocupe seriamente com essa questão. As breves observações a seguir podem ser úteis para ele.


A necessidade da disciplina


Com a manutenção ou negligência da disciplina permanece ou cai qualquer representação visível da Igreja de Deus na terra. Reunir-se ao nome do Senhor sem disciplina, seria impossível. Sem a disciplina congregacional, o crente individual seria deixado por sua própria conta: se ele caísse em pecado, isso também poderia afetar sem obstáculos seus irmãos e irmãs e sua perturbada comunhão com o Senhor e a sua própria não poderia ser restaurada conforme Deus.


À casa de Deus convém santidade.


Maravilhosa graça que homens com um passado pecaminoso puderam entrar em um relacionamento íntimo e indissolúvel com Deus através da fé viva em Jesus, baseada em Sua morte e ressurreição! Como santos e amados, agora podemos ter comunhão com o Pai e com o Seu Filho Jesus Cristo! (1 João 1: 3).


Mas, precisamente porque esse relacionamento com Ele é uma verdade viva, os redimidos, tanto como indivíduos quanto como comunidade, devem corresponder à natureza de Deus em sua caminhada prática. "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1: 15, 16).


Sempre foi o desejo e a vontade de Deus conviver com os homens. Para o povo de Israel, o tabernáculo e mais tarde o templo eram a habitação de Deus. Mesmo então, o salmista exclamou: "A santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre" (Salmo 93: 5). Com ciúme Deus velou zelosamente para que a santidade de Sua casa terrena fosse preservada. Portanto, quando o povo caiu na idolatria e trouxe as abominações para dentro de Sua casa, Sua permanência não não foi mais possível. O profeta Ezequiel sentiu muita dor quando a glória do Senhor se ergueu do templo e deixou a cidade (Ezequiel 10, 11).


Nos dias de hoje, a Igreja é a morada de Deus nesta terra. Os remidos são todos edificados como pedras vivas para uma casa espiritual na qual Ele mesmo vive (1 Pedro 2: 5). Isso também é confirmado em outro lugar: "Vós sois o templo do Deus vivo, como Deus disse: habitarei e andarei entre eles, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo." Que bendito, mas também que fato solenemente sério! “Pelo que”, continua o apóstolo, “saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso" (2 Coríntios 6: 16 - 18).


As Consequências do Mal na Congregação.


1. Se o inimigo tiver sucesso em introduzir o mal em uma congregação local, o nome de Deus e o nome de nosso Senhor Jesus serão associados e desonrados. (Os irmãos sofrerão especialmente com essa consequência do mal. Essa deve ser sua principal preocupação até que o mal seja julgado e removido.)


2. O Espírito Santo, com o qual os crentes foram selados, estará entristecido. É inibido em sua eficácia. Falta força e vida espiritual. A seca e a esterilidade se mostrarão na congregação.


3. O mal procura se espalhar e obscurece a luz do testemunho perante o mundo.


De que forma o mal pode aparecer?


Pode ser moralmente mau, como impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador, etc. (1 Cor 5: 11), pecado contra um irmão ou doutrina. Se o crente não anda em espírito, a carne estará ativa nele, e é capaz de todas as obras más. Como devemos estar vigilantes para que não sejamos tentados! (Galatas 5: 19 - 21).


Quem deve realizar atos de disciplina?


Os irmãos líderes de um lugar não podem atuar no lugar de toda a congregação. Assim, em conexão com o pecado de um irmão contra outro, o Senhor se refere à Igreja e diz: “tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. ... Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18: 15 - 20). O que tal igreja local decide em dependência do Senhor será reconhecido no céu.


As instruções do apóstolo a respeito do “mal” na Igreja dos coríntios também confirmam esse princípio. Toda a congregação local era responsável por esta disciplina e deveria agir “em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 5).


Normalmente depende dos irmãos experientes examinar cuidadosamente cada caso que pode levar à disciplina. Mas eles farão um relato sobre isso em uma reunião de irmãos, que discutirá o assunto. Se, de acordo com sua convicção, com base nas Sagradas Escrituras, a disciplina é inevitável, eles informarão a toda a congregação - em uma reunião com todos os irmãos e irmãs que participam do partir do pão - desta forma, todos têm a oportunidade de se manifestar, quer calando-se, quer comunicando-se com um dos irmãos.


É claro que em questões de disciplina, também, o princípio de que todos os crentes na terra formam um corpo deve ser observado. Cada crente e cada Igreja local em qualquer vila ou cidade na terra deve reconhecer a resolução de uma assembleia feita perante o Senhor e aceitar as consequências disso. Tem validade vinculativa para todos, se uma alma é admitida à mesa do Senhor ou deve ser colocado sob disciplina.


O mesmo fato de estar vinculado a um corpo levará, se necessário, qualquer Igreja local que tenha que tratar de um caso de disciplina, a buscar ou aceitar a ajuda ou o conselho de irmãos experientes e fiéis, especialmente os das Igrejas vizinhas. Pela mesma razão, no entanto, ela vai pelo menos ouvir as preocupações desses irmãos, que são apresentadas a ela com amor, e talvez também considerar. Isso não perturba o fato de que o Senhor deu autoridade para exercer disciplina na Igreja local.


Como devemos entender antes de tudo a expressão bíblica “disciplina”?


Estamos todos sob a disciplina do Espírito, que está constantemente trabalhando em nosso coração e consciência por meio da Palavra: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." (Hebreus 4: 12).


A comunhão com os irmãos também apóia esta disciplina. Quantas vezes fui estimulado ou repreendido por sua palavra e exemplo. Por outro lado, se eu tiver uma mente espiritual, minha influência sobre eles pode ter o mesmo efeito. Somos aconselhados: “Consideremo-nos também uns aos outros” (Hebreus 10: 24). Não aparecer como espião e depois como “acusador dos irmãos”, mas “para nos estimularmos à caridade e às boas obras”. A palavra sempre pressupõe que os crentes se amam uns aos outros e não sejam indiferentes e sem interesse pelos outros. “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”, diz o Senhor a Seus discípulos (João 15: 12). Esse amor é uma força inspiradora, de ajuda, de sustentação e de cura entre os crentes. Mas deve ser amor do tipo certo: "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos" (1 João 5: 2). Se fôssemos fazer isso com mais fidelidade, a disciplina congregacional real não teria que começar em alguns casos!


Se alguém se desviar ...


Há indicações em um irmão de que ele está a ponto de se desviar do caminho reto, isso deve nos humilhar profundamente. Devemos então nos perguntar: será que me faltou o cuidado amoroso para com ele, que poderia ter-lhe servido para reconhecer e condenar os primeiros pensamentos como maus?


Agora mais que nunca ele precisa da nossa mão amiga de irmão ajudando. Devemos agora ir diretamente a ele e não espalhar nossas percepções em outro lugar. Podem ser os primeiros sintomas; mas se o mal for negligenciado e não julgado, o irmão ficará cada vez mais sob seu poder, e ele exercerá sua influência devastadora sobre outros na congregação.


Agora realmente depende de como iremos ao irmão. Se viermos à ele de maneira hipócrita e complacente, apenas o lançaremos ainda mais na direção errada. Mas se tivermos nossa própria fraqueza em mente e viermos a ele como suplicantes, em um espírito de mansidão e graça, então talvez possamos experimentar de que o Senhor responde nossas súplicas e o leva ao discernimento e ao arrependimento. Ele foi "ganho".


Acreditamos que esta é uma conduta adequada que não precisa resultar em ação disciplinar por parte da congregação. Ele foi surpreendido numa ofensa (Gálatas 6: 1). Mas é bom que ele se arrependa não só disso, mas também da falta de vigilância e de dependência de Deus, para que este erro não se repita.


"Se um irmão pecar contra ti ..."


Em algum impulso carnal, por ciúme e inveja ou contenda, ou por causa de alguma vantagem material, um irmão pode pecar contra você. O que pode ser feito?


A resposta natural do coração seria: retribuir igual com igual, ou afastar-se dele com frieza e desabafar em todos os lugares, talvez até com os filhos do mundo, sobre a injustiça vivida desabafando com todos os detalhes. Outro irmão de mente espiritual pode ter a idéia: quero levar o assunto perante o Senhor e deixá-lo agir. Mas o Senhor mostra a você outro caminho. Você que sofreu injustiça, calunia ou prejuízo, você deve agir:


1. "Vai e repreende-o entre ti e ele só", com o intuito de conquistá-lo com amor e não receber satisfação! Quem se aproxima de seu irmão com o espírito de Cristo, que enfrentou seus adversários com tanta gentileza e amor, pode conseguir que este veja seu pecado, se humilhe diante dele e do Senhor e, se necessário, tente reparar as consequências da injustiça. Então este pecado que poderia conduzir de pequenos começos de brigas fraternais até mesmo a partidos dentro da congregação poderia ter sido evitado de uma maneira escriturística.


2. "Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois" - novamente com o fim de ganhar teu irmão - "para que, pela boca de duas ou três testemunhas, toda palavra seja confirmada".


3. "E, se não as escutar, dize-o à igreja", que, com base nesses testemunhos, também deve se esforçar para corrigir o irmão. Mas se ele ainda não ouvir, a congregação deve agir.


Nossa conduta diante de más doutrinas


Alguns estão inclinados a considerar uma doutrina que se desvia das Escrituras, mesmo que diga respeito à pessoa do Senhor ou se contradiga um fato de salvação, como menos grave do que as várias formas de mal moral enumeradas em 1 Coríntios 5: 11: fornicação, ganância, idolatria, maledicência, embriaguez, roubo, etc. Mas as más doutrinas são mais perigosas em seus efeitos porque se espandem como um câncer (2 Timóteo 2: 17). A Palavra de Deus mostra que aqueles que introduzem doutrinas malignas devem ser tratados decisivamente. (Compare com Gal 1: 8, 9; 1 Tim 1: 20)


Tanto o mal moral quanto o doutrinário são comparados na Palavra de Deus com "fermento", isto é, com o levedo que fermenta toda a massa dos crentes. Portanto, estejamos vigilantes de ambos os lados! (1 Coríntios 5: 6; Gálatas 5: 9)


Não devemos receber pessoas em casa, nem saudar as pessoas que divulgam e espalham heresias religiosas flagrantes no mundo exterior. (2 João 10: 11) Porque quem os cumprimenta participa de suas más obras. Aquele que "prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus" (2 João).


Mas também irmãos que trilharam o caminho da verdade por anos e se destacaram por um bom conhecimento das escrituras podem ser pegos pela heresia. Muitas vezes, isso ocorre porque eles não vigiaram e abandonaram sua boa consciência. Sua comunhão com o Senhor é interrompida por coisas não julgadas. O conhecimento sozinho não protege contra isso; nosso coração deve estar cheio do temor de Deus do Senhor e de Sua Palavra. (Compare 1 Tim 1: 5, 6; 1: 19; 3: 9; 4: 1, 2)


Infelizmente, uma palavra de repreensão geralmente é de pouca utilidade aqui. Irmãos e irmãs mais novos que ainda são muito pouco fundados no Senhor e tão facilmente sucumbem ao novo, deveriam deixar esses argumentos para os irmãos mais velhos, experimentados e testados, e confiar neles.


Medidas disciplinares da Congregação


Quantas razões para profunda humilhação perante o Senhor e para amargo sofrimento há em uma congregação quando um de seus membros persiste no mal, apesar dos muitos esforços fervorosos dos irmãos em oração! Como isso desonra o nome do Senhor!


A congregação deve usar todos os meios que julgar apropriados no caso em questão para 1. restaurar a glória do Senhor, 2. provar que a congregação é limpa na causa e 3. conduzir o desviado a uma restauração conforme Deus.


De que medidas disciplinares fala a Palavra de Deus?


Admoestação e identificação 

 

O apóstolo escreveu para a congregação de Tessalônica: "admoestei os desordeiros", ou: "Avisar o desordenado". Se o irmão não se submeter à ordem que deve reinar na casa de Deus e, apesar das várias admoestações, continuar seus próprios caminhos segundo sua própria vontade, de acordo com as palavras acima, é tarefa dos irmãos que exercem o bispado no local alertá-lo. Eles devem informá-lo sobre as medidas de disciplina que serão necessárias se ele não quiser se curvar. Para aqueles em Tessalônica que o apóstolo visava, essa advertência aparentemente não teve sucesso. O apóstolo, portanto, ordenou: "Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu" (2 Tes 3: 6). Houve alguns que andavam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometendo na vida alheia (2 Tes 3: 11). Eles tinham que ser identificados como aqueles com quem os irmãos não deviam mais interagir. O apóstolo justifica isso da seguinte maneira: “Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão" (v. 14, 15). Essa pessoa pode continuar a participar no partir do pão. Aqui não se trata de uma exclusão.


Repreensão pública.


Paulo deu a instrução a Timóteo: "Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor" (1 Tim 5: 20). Esses deviam ser aqueles que pecaram publicamente e, portanto, tiveram que ser repreendidos publicamente.

 

Suas ações colocavam outras pessoas em risco de serem arrastadas. Portanto, Timóteo devia dar-lhes uma séria reprimenda diante de toda a congregação, para que o restante tema seguir seu exemplo.


Hoje não temos mais apóstolo ou pessoa autorizada por ele. Mas esta palavra foi escrita para nossa instrução, para que a possamos usar em casos semelhantes. A única questão é se há um irmão que tem a confiança geral, e conseqüentemente a força, para convencer os falíveis apelando sabiamente para a Palavra em nome da congregação diante de todos.


Expulsar o malfeitor


Agora chegamos à última e mais aguda forma de disciplina, que só deve ser praticada quando todos os esforços de amor, todas as admoestações, bem como quaisquer atos disciplinares preventivos e corretivos que possam ter sido usados, permaneceram sem sucesso: a exclusão da comunhão na mesa do Senhor e de todo tipo de comunhão fraterna. As instruções do apóstolo em 1 Coríntios 5 e 2 Coríntios 7 são indicativas aqui. Se a pessoa em questão se recusa a condenar o pecado que se tornou evidente nela, e a se arrepender com verdadeiro arrependimento, então as características de um "mal" aparecem nela. Ela vive em uma das várias formas de pecado que mencionamos no início. Esta planta feia criou raízes nela e está se desenvolvendo.


Se a questão dolorosa foi examinada completa e imparcialmente e os fatos acima são absolutamente certos, então é hora de agir. Toda a congregação - não apenas alguns irmãos individuais - executa agora sua exclusão. (O "mal" em Corinto não exigia uma longa investigação; sua condição até chamou a atenção no mundo. Mesmo se ele já tivesse mostrado sinais de arrependimento, ele deveria ter sido "expulso" para que o testemunho da congregação manchado diante do mundo seja purificado.)


O fermento que teria contaminado toda a massa agora foi removido. O mundo que nos rodeia e pode ter conhecido isso também toma nota disso. Mas permanece uma profunda tristeza: o Senhor foi desonrado em nosso meio pelo pecado. E um dos nossos teve que ser posto para fora.


Este está perdido, uma vez que seu relacionamento com os redimidos foi rompido no sentido da palavra? Deus sabe se ele é um irmão que tem vida eterna e não pode se perder. Para nós, entretanto, vai mostrar se a disciplina o leva ao arrependimento e à restauração.


O culpado agora está fora


Aprendemos melhor o que isso significa com o exemplo em 1 Coríntios 5. Esse homem foi agora "entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus". Ele estava agora no mundo onde Satanás reina e não tinha mais nenhuma possibilidade de ter comunhão com os crentes de forma alguma. Eles não tinham relações com ele. Tampouco podia contornar essa disciplina pesada juntando-se a qualquer outro grupo de cristãos em Corinto que não fossem disciplinados. Os crentes ainda não estavam divididos e agiam de comum acordo sobre esse assunto.


As condições do Cristianismo hoje são um grande obstáculo para a restauração daqueles que devem ser excluídos. Mesmo assim, somos obrigados a nos submeter às instruções claras da Palavra de Deus.


Sua restauração


A atitude aparentemente extremamente destituída de amor dos coríntios para com "aquele que era chamado de irmão" não só correspondia às justas exigências da santidade de Deus, mas também era a melhor maneira de ajudá-lo: ele começou a ver a gravidade de seu pecado e ficou tão triste que o apóstolo teve que escrever aos coríntios, que eles deveriam agora perdoá-lo e encorajá-lo que não seja o mesmo consumido por excessiva tristeza (2 Cor 2: 6, 7). O arrependimento e a penitência nele provocados eram reais e profundos. Ele não acusou os outros, mas a si mesmo.


Se uma pessoa que teve de ser “expulsa” passou por uma mudança tão completa de atitude, então ela pode informar os irmãos da profunda condenação de seu caminho anterior. Eles agora podem lidar com isso novamente para examinar a questão de sua admissão à mesa do Senhor e ter comunhão com os irmãos e irmãs.


Essas explicações curtas e simples não pretendem ser completas. Muitos pontos não puderam ser tocados. Mas se eles nos encorajam a ser mais vigilantes sobre o mal em nossas próprias vidas, bem como a manter a santidade da casa de Deus, então eles servirão ao seu propósito.

 Início       Anterior

 

Origem: HALTEFEST.CH ANO: 1959 - Pg. 38 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário