A Igreja do Deus Vivo (1)

A Igreja do Deus Vivo (1)

Visão geral

1. Há quanto tempo existe a igreja de Deus?
2. Quem pertence à igreja de Deus?
3. Algumas questões sobre este assunto
4.
A coluna e firmeza da verdade
5. Pastor e rebanho
6. O corpo de Cristo
7. Cristo é a cabeça do corpo
8. A casa de Deus
9. Noivo e Noiva
10. O crescimento do corpo
11. Os dons do Senhor para o Seu corpo
12. A preparação do servo
13. A igreja local
14. A reunião para partir o pão
15. A hora da adoração coletiva
16. A reunião para oração
17. A reunião para proclamar a palavra de Deus
18. Reuniões para consideração mútua da palavra
19. Reuniões de evangelismo
20. Que lugar as mulheres ocupam na igreja de Deus?
21. A disciplina nas igrejas locais

O ABC do Cristão

É mesmo necessário escrever outro artigo sobre o assunto? Não existem bons livros e reflexões suficientes sobre isso? Certamente. Mas eles estão na biblioteca do pai ou ainda estão bem empilhados na prateleira da editora. Poucos se esforçam para obter e estudar essas escrituras.

É importante para nós, entretanto, que a próxima geração se familiarize com essas verdades extremamente importantes. Portanto, pretendemos apresentar algumas breves reflexões ao leitor atarefado a cada mês nesta edição, com o objetivo de despertar o apetite espiritual por essas coisas.

Cristo amou a igreja e se entregou por ela (Efésios 5: 25). E nós? Devemos sempre ser egoisticamente ocupados com nossa própria salvação? Que nossos corações também se alarguem para abraçar todo o povo de Deus! O que é caro ao nosso Senhor também deve ser valioso para nós. Além disso, cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade pelo testemunho local, bem como por toda a Igreja de Deus na terra.

De vez em quando, será útil contrastar os pensamentos de Deus sobre nosso assunto, com os pontos de vista das pessoas que são válidos no Cristianismo de hoje.

Não se trata de "nossa" igreja

Gostaríamos de enfatizar isso desde o início. Não estamos descrevendo os estatutos de uma comunidade cristã que quer se colocar com um belo nome bíblico ao lado ou mesmo acima dos credos de outros cristãos. Onde quer que apareça em nosso artigo o termo "Igreja", ele deve ser entendido do ponto de vista de Deus. Ele sempre tem todo o seu povo em mente.

No prefácio da Bíblia de Elberfeld é explicado porque a expressão grega “Ekklesia” é traduzida como “assembléia” em vez de “igreja” ou “congregação”.

1. Desde quando existe a "igreja de Deus"?

Em seu amor pelos homens, Deus sempre desejou habitar entre eles. Mas como poderia Ele, o Santo, realizar esse desejo entre os pecadores?

Ele santificou o povo de Israel de todas as nações da terra e disse: “E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará. E andarei no meio de vós e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo” (Levítico 26: 11, 12). Mas isso aconteceu com a condição de que Israel andasse em seus estatutos e guardasse seus mandamentos e os cumprisse (Levítico 26: 3). Mas como isso aconteceu? O Profeta teve que reclamar: "Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus!" (Is 59: 2). O povo chegou a crucificar seu Messias. Finalmente, também rejeitou o testemunho do Espírito Santo sobre o Senhor ressuscitado e, portanto, a oferta da graça de Deus. Isso resultou no rompimento das relações de Deus com este povo.

Mas, oh milagre da graça de Deus! Especialmente nas mais densas trevas morais do mundo, que se revelaram na rejeição do Filho de Deus, a luz do amor de Deus brilhou ainda mais com raios mais gloriosos! Agora, depois que Jesus Cristo ofereceu o único sacrifício perfeito pelos pecados (Heb 10: 10, 12), Deus realizou outro conselho de Sua vontade:

Ele começou a reunir para si um povo de todas as nações da terra que seriam redimidos e nasceriam de novo pela fé em Jesus Cristo. Ele queria recebê-los em seu santuário celestial e habitar com eles para sempre!

Este era "o mistério" que estava oculto em Deus desde os tempos antigos (Ef 3: 9; Rom 16: 25, 26). Em todo o Antigo Testamento, Ele não disse nada sobre isso. Mas qualquer pessoa que conheça as revelações do Novo Testamento pode encontrar dicas e modelos desse mistério nos livros da Antiga Aliança.

Anúncio da igreja por meio de Jesus Cristo

Em Mat 16: 18, "a igreja" é mencionada pela primeira vez. Sua criação agora era iminente. O Senhor disse a Pedro: “Sobre esta Rocha¹ edificarei minha igreja”.

O nascimento da igreja

No dia de Pentecostes (Atos 2) aconteceu o evento que tem um significado tão grande para o coração de Deus, para o Senhor e para todo o seu povo: A igreja nasceu!

Os crentes estavam todos reunidos em um lugar e foram batizados em um corpo pelo Espírito Santo, que "de repente" desceu do céu (1Co 12: 13). Eles, que antes se apegavam ao Senhor como crentes individuais, agora juntos formavam o corpo indissolúvel de Cristo!

2. Quem pertence à Igreja de Deus?

A expressão grega "ekklesia", que foi traduzida como "igreja", na verdade significa "chamado para fora". Portanto, é uma corporação de pessoas que Deus chamou para fora do mundo por meio do evangelho de sua graça. Elas obedeceram à mensagem das boas novas e aceitaram com fé viva o Salvador e Redentor de quem ela fala. Em Cristo Jesus eles agora se tornaram "santificados" ou "separados" (1 Cor 1: 2). "Deus ... visitou as nações para tirar delas um povo para o seu nome." (Atos 15:14). A igreja de Deus e cada indivíduo que pertence a ela deve, portanto, realizar esta separação do mundo em seu caminho.

O Senhor adiciona à Igreja

Em uma associação secular, as pessoas decidem se e quais membros desejam aceitar. Mas à "Igreja de Deus", esse organismo vivo, só o Senhor acrescenta o indivíduo (At 2: 47). Como veremos mais adiante, a própria igreja tem apenas a responsabilidade de verificar se a pessoa que deseja ter comunhão prática com a congregação foi realmente adicionada pelo Senhor e se corresponde ao caráter de alguém "chamado para fora" do mundo.

Ainda hoje, todo aquele que o Senhor acrescenta é "selado com o Espírito Santo" (Ef 1: 13). Como resultado, todos participam do "batismo com o Espírito Santo" que aconteceu no dia de Pentecostes e, juntamente com todos os crentes, formam o corpo de Cristo na terra, do qual falaremos mais detalhadamente.

Os crentes são adicionados ao Senhor

Por outro lado, também é importante enfatizar que os salvos são acrescentados ao Senhor por meio da operação do Espírito de Deus, e não a um grupo particular de crentes (Atos 5: 14; 11: 24). E nem é preciso dizer que todos devem ser dependentes dele e subordinados a ele.

Reunido do povo dos judeus e das nações.


Segundo a doutrina, o mistério de Deus sobre "a Igreja", que praticamente começou no dia de Pentecostes, só foi revelado ao apóstolo Paulo. Isso culminou em que os "gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho" (Ef 3: 1 - 12).

Nós nos acostumamos com essa verdade. Mas isso em nada diminui a tremenda importância desse fato. Por muitos séculos, Israel foi o único povo de todos os povos da terra com o qual Deus fez uma aliança, com que Ele se relacionava como o Senhor Deus e ao qual chamou seu povo. Ele só ergueu seu tabernáculo no meio desses "circuncidados". A palavra de Deus foi confiada a Israel (Rom 3: 2). As alianças e promessas existiam apenas entre o Senhor e eles.

Mas as nações foram alheias à cidadania de Israel. Eles eram estranhos quanto as alianças da promessa. Eles não tinham esperança e estavam sem Deus no mundo (Ef 2: 12).

Em Cristo, a “parede de separação” pela qual Israel estava até então cercado foi quebrada. Cristo reconciliou os dois - Israel e os gentios - em um corpo com Deus. Os crentes de ambos os grupos agora têm acesso ao Pai por meio de um Espírito (Ef 2: 11 - 22). Agora não há mais: "não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos" (Colossenses 3: 11).

As chaves do reino dos céus

O Senhor disse a Pedro: “Eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mat 16: 19).

Quando Pedro usou essas chaves?

Pela primeira vez no dia de Pentecostes e nos dias seguintes. Então ele abriu o caminho para o reino dos céus para o povo de Israel ao pregar o arrependimento e o evangelho de Cristo Jesus, o ressuscitado (Atos 2). Este "reino dos céus" terreno ainda não surgiu por causa da rejeição ao Messias por Israel, e esses crentes foram acrescentados à Igreja de Deus, que tem uma vocação celestial.

Pedro também devia usar as chaves para os gentios (Atos 10). Ele não o fez sem mais nada, visto que estava preso aos preconceitos judeus e ainda não havia entendido a grande mudança na graça de Deus. O Senhor tinha que deixar isso claro para ele primeiro por meio de uma visão. Então, quando Pedro pregou o evangelho ao romano Cornélio e a todos os que estavam com ele, o Espírito Santo manifestamente desceu sobre todos os que ouviram a palavra. Com isso, os crentes das nações foram oficialmente adicionados à Igreja de Deus.

Uma peculiaridade da "Igreja de Deus"


Quando as pessoas se reúnem em um local ou praça para algum propósito único, elas formam um ajuntamento durante essas poucas horas. Mas se eles se separarem novamente, o ajuntamento não existe mais. Com a “Igreja de Deus” é bem diferente. Essa estrutura persiste diante de Deus desde sua criação nos dias dos apóstolos até ascender ao céu. Os crentes nesta terra podem estar separados por milhares de quilômetros e não têm oportunidade de se reunir - eles, no entanto, formam a "Igreja de Deus", íntima e inseparavelmente unida.

3. Algumas questões sobre este assunto

O Cristianismo hoje é "a Igreja de Deus"?


Responder a essa pergunta não é difícil. Dizemos: não! Pois cada um de nós sabe que apenas uma pequena parte daqueles que hoje se consideram cristãos foram acrescentados à "Igreja de Deus" pelo Senhor. Somente aqueles que são santificados em Cristo Jesus pertencem a ela (1 Cor 1: 2). Cristo tornou-se o autor da salvação eterna apenas para aqueles que lhe obedecem (Heb 5: 9). Deus só deu o Espírito Santo para aqueles que lhe obedecem (Atos 5: 32). Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não é dele (Rom 8: 9).

Quais são as consequências da união de crentes e descrentes no Cristianismo?

A conexão entre os “chamados” do mundo e aqueles que, segundo o julgamento de Deus, ainda pertencem ao mundo, tem como consequência que os primeiros perdem o caráter de sua vocação celestial e, assim, tornam-se seculares. Por meio dessa conexão, justiça e injustiça, luz e trevas, puro e impuro, verdade e mentira, o templo de Deus e os ídolos são colocados em conexão uns com os outros na cristandade (2 Cor 6: 14 - 16). Quanta desgraça resultou disso!

A "Igreja de Deus" não pode mais ser representada hoje?

O convite solene de Deus vai para todos os que pertencem a ela: "Pelo que saí do meio deles (do meio dos incrédulos e dos meros confessores) e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso” (2 Cor 6: 17, 18). Este é o primeiro passo na demonstração prática da Igreja de Deus. (Encontraremos mais instruções a esse respeito nas Escrituras.)

De onde vem a fragmentação do Cristianismo em tantas igrejas, comunidades e seitas?


Esse movimento de fragmentação espalhou-se principalmente nos séculos XIX e XX. Aquilo que o apóstolo Paulo predisse: “Dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si” (Atos 20: 30) - sempre se cumpre.

Mas na direção oposta, em tempos de maior escuridão espiritual, crentes sérios se reúnem para formar igrejas e comunidades especiais sob a orientação de homens leais que Deus usou para suas bênçãos. Vamos apenas pensar na Reforma e nos avivamentos do Iluminismo. Eles não pensaram em realizar os fatos divinos da "Igreja de Deus" conforme apresentados de forma tão simples e clara diante de nós no Novo Testamento. A consciência dessas coisas havia desaparecido completamente do Cristianismo.

Como o Cristianismo entrou em seu estado terrível hoje?

Podemos talvez resumir a história da igreja dos últimos dezenove séculos nas seguintes frases:

Os crentes deixaram seu primeiro amor pelo Senhor. Eles não guardaram a palavra do Senhor, como é dito da Igreja de Filadélfia. Eles suportaram os ímpios e toleraram o mal em vez de se purificarem dele, como acontecia no início. No lugar dos princípios divinos, que eles negligenciaram, eles introduziram inúmeros estatutos humanos, mandamentos humanos e falsos ensinos.
_________
¹ Deve ser mencionado a propósito que Pedro (grego: petros = pedra) nunca pode ser a rocha (grego: petra) sobre a qual o Senhor queria construir sua Igreja. O próprio Cristo é esta rocha, esta Petra (Rom 9: 33; 1. Cor 10: 4). É a preciosa pedra angular sobre a qual o próprio Pedro escreve: "E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual" (1 Ped 2: 4 - 7).  



Origem: HALTEFEST.CH ANO: 1959 - Pg. 24

Continuação

Nenhum comentário:

Postar um comentário