sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Mateus 7:3

Trave e argueiro


Uma passagem bíblica muito conhecida! Tão conhecida que é citada repetidamente — muitas vezes por pessoas que acabaram de receber uma advertência que não lhes agrada. “Primeiro tire a trave do teu olho, antes de pensar que pode me dizer alguma coisa!”


Algumas advertências da Palavra de Deus são frequentemente usadas contra os outros. Por exemplo, um homem pode lembrar repetidamente à sua esposa o versículo: “Mulheres, sujeitai-vos a vosso marido”, enquanto ela pode responder: “Maridos, amai vossa mulher” (Efésios 5: 22, 25). Sim, muitas vezes sei exatamente em que pontos meu interlocutor está agindo de forma inadequada e, ao mesmo tempo, ignoro deliberadamente as admoestações que Deus dirige diretamente a mim. Assim, o versículo bíblico de hoje não se dirige ao “irmão com o argueiro”, mas ao “irmão com a trave”, ou seja, àquele que acha que deve tirar o argueiro do olho do outro, mas tem uma trave no próprio olho. 


Quando desejo chamar a atenção de alguém para seu comportamento inadequado, mesmo as melhores palavras e citações bíblicas não têm peso se não estiver ciente de meus próprios erros e não os julgar à luz de Deus. Quantas vezes tenho a tendência de minimizar meus próprios pecados e exagerar os dos outros. Essa parece ser a razão pela qual minhas falhas são chamadas de “traves” e não — como no caso do irmão — de “argueiro”. É exatamente isso que o Senhor Jesus deseja me mostrar pessoalmente neste versículo.


No entanto, quem usa este versículo para se defender de críticas justificadas ao seu próprio comportamento deve perguntar ao Senhor se não há em seu olho — além do argueiro — uma trave que o impede de reconhecer corretamente sua própria condição. “ Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente” (v. 5).


Leitura bíblica diária: Êxodo 29: 1 - 18; Lucas 12: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário