O amigo encontra doçura no conselho cordial. Provérbios 27: 9
Amizade genuína
Possui amigos genuínos e bons? Ou ainda está à procura? A Bíblia nos mostra exemplos positivos e negativos de amizade.
Quando o filho pródigo da parábola de Jesus esbanjou a sua herança, muitos supostos amigos se reuniram à sua volta (cf. Lucas 15:11-24). Mas quando o dinheiro acabou e ele ficou em dificuldades, ninguém mais estava lá. Uma amizade que só dura enquanto se tem algo a oferecer não é verdadeira.
Você vê uma amizade verdadeira em Davi e Jônatas. A amizade deles era profunda, sincera e marcada pelo temor a Deus. Jônatas amava Davi “como à sua própria alma” (1 Samuel 18:1). Eles confiavam um no outro e eram fiéis um ao outro.
A verdadeira amizade é dar e receber, ouvir e falar, aceitar e perdoar, conviver cordialmente e orar uns pelos outros. Ela prova o seu valor mesmo quando é posta à prova.
No entanto, mesmo a melhor amizade entre crentes tem os seus limites. O amor e a fidelidade perfeitos só existem no Senhor Jesus, que, precisamente quando é realmente necessário, está presente com a sua compaixão e ajuda. Ele nunca abandonará os seus. Mesmo Jônatas, por mais sincero que fosse, não acompanhou Davi até o fim. Quando Davi teve que fugir de Saul, Jônatas permaneceu em Jerusalém (1 Samuel 23:18).
Mas foi justamente nesse momento difícil que Davi teve experiências maravilhosas com o seu Deus: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo” (Salmo 23:4). “Eu te amarei do coração, ó SENHOR, fortaleza minha! ... Porque contigo entrei pelo meio de um esquadrão e com o meu Deus saltei uma muralha” (Salmo 18: 2, 30).
Leitura bíblica diária: Êxodo 26: 15 - 30; Lucas 10: 17 - 29
Nenhum comentário:
Postar um comentário