domingo, 8 de fevereiro de 2026

Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. ... Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10: 7 - 9

Como em algumas outras vezes, do “eu sou” do Senhor Jesus no Evangelho de João, Ele também usa aqui uma linguagem figurativa: desta vez, Ele se refere a si mesmo como “a porta”. Uma porta serve em duas direções — para entrar e para sair.

É notável que o Senhor se chame aqui duas vezes “a porta” — primeiro “a porta das ovelhas” e depois, de forma geral, “a porta”. Como “porta das ovelhas”, Ele tem autoridade exclusiva para conduzir as suas ovelhas para fora do sistema religioso que Deus havia originalmente estabelecido, mas que se tornou um sistema morto. Os crentes não deveriam permanecer mais nele.


Ao mesmo tempo, porém, Cristo também é “a porta” para uma área de bênçãos. Todos são bem-vindos,

independentemente de quem sejam. É por isso que aqui está escrito “alguém”. Mas somente aquele que “entra” por meio de Cristo experimentará a tríplice bênção que Ele promete:


1. A primeira grande bênção é a salvação. Como a porta está aberta para todos, trata-se aqui da salvação da alma — da redenção do pecado e do julgamento, que todo ser humano necessita.


2. Uma segunda bênção é a liberdade que o pastor concede às suas ovelhas, para que elas possam “entrar e sair”. Os judeus estavam, de certa forma, confinados pela lei mosaica e suas prescrições. O rebanho cristão, por outro lado, desfruta da liberdade e do privilégio de se aproximar diretamente de Deus em oração (“entrar”) e levar o evangelho ao mundo (“sair”).


3. Uma terceira bênção é o alimento espiritual. Sob a liderança de Cristo, o rebanho encontra “pastagem”. No Novo Testamento, descobrimos uma abundância de bênçãos espirituais para o homem interior — muito mais do que o Antigo Testamento poderia revelar.

Todas as bênçãos dos crentes têm sua origem em Cristo.


Leitura bíblica diária: Êxodo 23: 1 - 19; Lucas 9: 10 - 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário