domingo, 15 de fevereiro de 2026

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas. João 10: 11, 14

O bom pastor


Depois de se apresentar como a porta pela qual as ovelhas devem entrar para serem salvas, Cristo agora se apresenta como o bom pastor.


O que caracteriza um bom pastor? — O fato de dar a sua vida pelas ovelhas! Davi já arriscava a sua vida quando lutava contra ursos e leões para proteger as suas ovelhas. Assim, o Senhor Jesus só pôde derrotar Satanás dando a sua vida (1 Samuel 17:36; Hebreus 2:14, 15).


Na sua parábola, o Senhor também fala de outras pessoas com quem as ovelhas podem entrar em contacto: o ladrão (v. 10) e o mercenário (v. 12).


O ladrão vem com más intenções — para roubar, matar e destruir. É chocante que alguns líderes espirituais do povo de Israel tenham se comportado como ladrões gananciosos e violentos. Também na Idade Média, líderes da Igreja cristã enriqueceram às custas dos seus membros. E mesmo hoje, líderes de seitas exploram os seus “fãs”.


O mercenário é um trabalhador pago. Quando surge o perigo, ele pensa primeiro em si mesmo — e pode não se importar com as ovelhas. Quando os babilônios sitiaram Jerusalém, o rei Zedequias agiu como um mercenário (cf. 2 Reis 25:1-7). Ainda hoje, existe o risco de os pregadores remunerados prestarem o seu serviço apenas por dinheiro — e não se preocuparem realmente com os crentes que lhes foram confiados (cf. 1 Pedro 5: 2, 3).


O Senhor, por outro lado, não é ladrão nem mercenário — Ele é o bom pastor! Ele conhece cada uma das suas ovelhas pelo nome (v. 3), conhece a nossa “formação”, os nossos pensamentos, as nossas ações e os nossos caminhos. E embora nos conheça completamente, Ele ama-nos, os Seus, até ao fim (v. 3; Salmo 103:14; 139:2.3; João 13:1).


Leitura bíblica diária: Êxodo 26: 31 - 27: 8; Lucas 10: 30 - 42

Nenhum comentário:

Postar um comentário