A LINGUAGEM FIGURADA DA BÍBLIA

Entendes tu o que lês? Atos 8: 30 


A linguagem da Bíblia não é de modo algum seca. Deus veste seus pensamentos e ensinamentos em uma abundância inesgotável das mais variadas figuras. Ele sabe que então vamos compreendê-lo melhor. Além disso, a verdade na forma pictórica adere melhor na alma. Entender melhor? Não nos acontece que essas figuras às vezes parecem estar enroladas e trancadas, não tem significado algum? Cuidado! Muitas vezes, as chaves se encontra logo ao lado, e às vezes são encontradas mais adiante no livro, espalhadas nos evangelhos e nas epístolas.

Isso dá bastante trabalho de pesquisa. A Bíblia é escrita para pessoas diligentes, para aqueles que buscam ansiosamente seus tesouros. No entanto, para aqueles que com pressa sempre “beliscam" o mesmo versículo, permanecem tão bem quanto trancados.

Há cristãos que querem aplicar as figuras literalmente e sem a interpretação bíblica apropriada. Porque nas Escrituras diz: "se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus", algumas pessoas, na época da Reforma, pensaram que teriam de comportar-se como crianças ... E porque o Senhor (João 13) pede aos discípulos que lavem os pés uns dos outros, como Ele fez com eles, hoje os membros de alguns grupos de cristãos literalmente lavam os pés uns dos outros, com água e toalha. Esses são enganos lamentáveis.

Outros acreditam novamente, preparar as chaves para abrir as figuras da Palavra de Deus no quartinho da própria mente. Isso já causou inúmeros erros na cristandade. Assim se tem, por exemplo, aplicado chaves de interpretação humana à parábola em Mateus 13: 33: O fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado, seria uma figura da mensagem cristã. Ela iria se desenvolver no mundo ganhando cada vez mais apoio, até que todos os países estejam alcançados e o reino dos céus esteja estabelecido em todo o mundo. Mas se alguém se desse ao trabalho de traçar o significado do "fermento" nas palavras do próprio Deus, chegaria a uma conclusão muito diferente. As passagens em Mat 16: 6 e 11; Marc. 8: 15; Luc. 12: 1; 1 Cor 5: 6 - 8; Gal 5: 7 - 9 mostram claramente que "fermento" é uma figura do mal moral e doutrinário que se espalha na cristandade cada vez mais, até que finalmente esteja pronta para o juízo final. Em vez de nos fazer sonhar com um mundo futuro e melhor, essa parábola nos adverte do mal crescente. Que diferença! A Palavra de Deus explica a si mesma. As especulações do espírito humano são um obstáculo para nós. Temos que enfatizar isso repetidas vezes.

Não é nossa intenção enumerar todas as figuras da Palavra de Deus. Elas iriam encher um livro inteiro. Se Deus quiser, provavelmente no decorrer do tempo poderemos abordar alguns. Agora estamos satisfeitos em lembrar alguns grupos.

Há uma vez as muitas parábolas que nosso Senhor disse ao povo, aos fariseus e aos escribas, bem como aos próprios discípulos. Nós os encontramos especialmente no Evangelho de Mateus e Lucas. Nós já os conhecemos da casa paterna e da escola dominical. Elas são de uma simplicidade que uma criança pode entender, e tem um significado tão profundo, que mesmo um cristão maduro contempla essas imagens repetidas vezes e recebe grande bênção.

Em 1 Coríntios 10: 1 - 11 somos chamados também a contemplar toda a história de Israel, como descrita no Velho Testamento, como uma grande coleção de figuras: "estas coisas foram-nos feitas em figura”, e “tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.", lemos no 6º e no 11º versículo. Assim somos instruídos pelo próprio Deus para entender o significado mais profundo de todos esses modelos ao lado de outras partes da palavra de Deus, cristãos individuais ou como o povo celestial de Deus, para receber os mais variados ensinamentos.

Nos livros de Moisés, encontramos, além dos eventos históricos, uma enorme quantidade de instruções, regulamentos e leis referentes a sacrifícios que deviam ser oferecidos, o sacerdócio, a construção do Tabernáculo e seus utensílios, etc., tudo não teria sentido para nós, se não apontassem para o "Melhor", a Cristo, ao seu sacrifício realizado uma vez por todas, e nos abençoados resultados provenientes dele para nós. Para nós que descansamos nesta obra acabada, elas representam "sombras de bens futuros" (Hebreus 10: 1), e formam um rico tesouro de material visual valioso.

Nos traz os ensinamentos doutrinários dos apóstolos, que descrevem em suas epístolas, a glória de Cristo e os maravilhosos resultados do sua obra, de forma clara e impressionante.

Finalmente, nos referimos a outro grupo de figuras: para pessoas do Antigo Testamento, como José, Davi (também nos Salmos), Salomão e outros, que são exemplos claros de Cristo. - Um professor fiel que se preocupava com a escola dominical e a propagação do evangelho entre as crianças, apenas duvidou disso. Ele disse que se deve ver na história de José tão detalhadamente descrita como a biografia de um israelita temente a Deus que foi provado por Deus e abençoado por Ele por sua fidelidade e feito o salvador de seu povo. Assim, ele já é modelo suficiente para nós. - Mas se compararmos as experiências e experiências de José com os detalhes do caminho de nosso Senhor nesta terra, então o fato incontestável se impõe a nós: José é um dos mais belos e completos exemplos de Cristo. Isso pode ser comprovado por numerosos versículos da Bíblia.

Em toda a palavra e em todas as páginas encontramos o dedo de Deus, que aponta para o "Filho do Seu amor". Deus não quer chamar nossa atenção para pessoas ou coisas, mas para Ele, para Suas belezas e glórias. Se, portanto, nas incontáveis ​​figuras de Sua Palavra, buscamos acima de tudo a pessoa de Jesus. então estamos no caminho certo para uma compreensão adequada. (Veja João 5: 39, Rom 15: 3 - 4, etc.) Também encontraremos o acesso a outras verdades, que Deus nos quer revelar impressionantemente.


WG

Nenhum comentário:

Postar um comentário