Seguidor de Cristo

O rei Davi é uma figura do Senhor Jesus em muitos lugares da Bíblia. Ele era um homem segundo o coração de Deus (1 Sam 13: 14; Atos 13: 22). Ele parecia um ímão para muitos de seus contemporâneos. Deixaram seu antigo ambiente e procuraram sua proximidade para servi-lo. O mesmo acontece com os primeiros discípulos do Senhor Jesus (Mc 1: 16-20; Jo 1: 37 e segs.). Aí reside uma instrução profunda para nós, cristãos. A Bíblia fala em 1 Crônicas 12 de homens que se uniram incondicionalmente a Davi na batalha entre Saul e Davi, pelo reinado. Naquele tempo Davi era ainda o rejeitado, desprezado e perseguido (em Ziclague na fortaleza da montanha), depois da morte de Saul também como coroado (em Hebrom), mesmo que apenas para Judá a princípio. Estes homens foram "a Davi" (1 Crônicas 12: 1, 8, 16, 19, 22, 23). As palavras "a Davi" são características de todo o capítulo. Ir ao Senhor Jesus Cristo, diariamente e repetidas vezes, é a atitude de um verdadeiro cristão que deseja seguir ao seu Senhor. Este Senhor é por um lado ainda o rejeitado neste mundo, por outro lado aos olhos de Deus e para nós crentes já o glorificado e coroado com honra.
1 Crônicas 12 distingue cinco grupos de israelitas que se mudaram para o lado de Davi. Cada um deles tem uma certa atitude, que também é importante para todo seguidor do Senhor Jesus.
1)      Primeiro são chamados os irmãos de Saul (1 Cr 12: 1-7). Eles vieram da Tribo de Benjamin. Como irmãos de Saul, eles provavelmente eram totalmente inesperados aliados de Davi. Não em Saul, mas em Davi eles viram o futuro Rei. Davi não poderia oferecer-lhes uma boa vida ao seu lado, mas só a vida na companhia de um desprezado e perseguido (ver 1 Sam 26: 20), um homem que teve que manter-se escondido. Os irmãos de Saul renunciaram a todas as vantagens do parentesco com o rei governante, portanto, de todos os benefícios do presente, e preferiram o lado do desprezado Davi, para compartilhar o futuro com ele. Essa é a atitude da . O seguidor do Senhor Jesus olha para o futuro com fé.
Os irmãos de Saul eram arremessadores de pedras com fundas e atiradores de flechas extremamente habilidosos. Mesmo com a esquerda, eles podiam arremessar pedras. Eles entendiam a luta de longe. Certamente eles usaram essas habilidades para o seu novo senhor. Nós cristãos também temos armas: as armas da luz (Romanos 13: 12), as armas de justiça para a direita e para a esquerda (2 Cor 6: 7), mas, “as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas” 2 Cor 10: 4). O seguidor do Senhor Jesus deve esperar que sua fé seja testada pela batalha. Por isso, também pode ser necessário hoje de "lutar" na sucessão do Senhor (ver Jd 3), talvez também à “distância”, por exemplo, por escrito, não apenas em argumentos orais.
2)   O próximo grupo de israelitas que fizeram causa comum com Davi pertencia à tribo de Gade (1Cr 12: 8-15). Quatro detalhes marcantes e instrutivos são relatados:
a)      Esses israelitas se separaram "a Davi" (1 Cr 12: 8). O texto não diz do que ou de quem - talvez do exército de Saul, talvez dos homens das suas tribos no lado leste do Jordão. Nós só descobrimos para quem eles se separaram, quem era o alvo. Nós, cristãos, lembramos aqui, que, sem que seja especialmente necessário ser dito na palavra de Deus, devemos nos separar ao Senhor Jesus - falando figuradamente, "a Davi". Tendo entendido essa direção positiva de separação, automaticamente compreendemos a direção negativa. Aqueles que seguem o Senhor procuram evitar todo mal.
b)      Esses gaditas eram valentes soldados de combate corpo a corpo - "escudo e lança" - marcados pela força e velocidade (1Cr 12: 8). No tempo do fim e aparecimento de muitas doutrinas falsas, os seguidores de Jesus devem ser bons guerreiros de Jesus Cristo (2 Timóteo 2: 3) que sabem manejar bem a "espada do Espírito" (Ef 6: 17).
c)      Esses poucos homens estavam aparentemente dispostos a abandonar sua terra natal, onde seus ancestrais viveram por séculos, por Davi. O seguimento de Jesus pode trazer o abandono do conforto e de parentes, por quem pretende seguir aquele que não tem "onde reclinar a cabeça" (Mt 8: 20).
d)     Para chegar a Davi, eles tiveram que atravessar o Jordão. Eles não se esquivaram das dificuldades que surgiram para eles como resultado da inundação das margens e da luta contra os inimigos (1Cr 12: 15). Seus pais uma vez não quiseram atravessar este rio (Nm 32: 5, 19), mas seus descendentes sim, para chegar a "Davi".
À luz do Novo Testamento, a travessia do Jordão tem um significado figurativo: o crente morreu com Cristo e ressuscitou com Ele (veja Cl 2: 20, 3: 1). Somente quando ele entende isso de coração, ele pode seguir com alegria a Cristo.
3)      Outro grupo de israelitas que encontrou o caminho "a Davi" consistia de membros das duas tribos de Benjamim e Judá (1Cr 12: 16-18). Só neste caso se lê que Davi se dirige a eles e que Amasai, aparentemente o líder deste pequeno grupo, responde ao rei. Davi faz a pergunta simples: a quem vocês querem seguir - a Saul ou a mim? O Senhor Jesus pergunta a você e a mim, basicamente, a mesma coisa: Você quer seguir o príncipe do presente século, Satanás ou a Mim, teu Salvador e Senhor, ainda desprezado e rejeitado nesta terra? Então, em uma modificação das palavras de Amasai, eu gostaria de responder a Ele de maneira espontânea e inequívoca: "Eu sou teu, Senhor Jesus e contigo, ó Filho de Deus!" Este é o coração e a fala de um seguidor do Senhor Jesus - a linguagem de afeição e amor ao Senhor!
4)      Alguns dos "cabeças dos milhares de Manasses" passaram a Davi em Ziclague (1Cr 12: 19-21), aparentemente em uma data relativamente tardia, quase na última hora antes da batalha. Eles também foram considerados dignos a compartilhar a rejeição de seu rei, embora apenas por um curto período de tempo. Talvez alguém pense em cristãos que, somente em idade avançada, decidiram seguir os passos do Senhor? Eles deviam ter decidido mais cedo quando ainda jovens. Toda a vida deve ser dedicada ao Senhor!
5)      Entre os bandos que vieram a Davi em Hebrom (1 Cr 12: 23-40). deve-se mencionar a obediência comum ao "mandamento de Deus" (v. 23), Da mesma forma, o coração não dividido de todos os guerreiros (v. 38) e a alegria geral (v. 40). Em particular, o Espírito Santo enfatiza o discernimento dos filhos de Issacar (v. 32) e o coração não dividido dos guerreiros da tribo de Zebulom (v. 33). Todas essas qualidades são características dos seguidores do Senhor Jesus. Obediência à Palavra de Deus e um coração não dividido para o Senhor levam à alegria no Senhor. Nele os seguidores de Cristo encontram conhecimento e discernimento espiritual.
O número surpreendentemente baixo de combatentes de Judá (1 Cr 12: 24) - a tribo que contava quase meio milhão de soldados algum tempo depois - não desencorajou os poucos que vieram "a Davi" em Hebrom, dessa parte do povo. Os membros desta tribo sem dúvida sabiam que a realeza era devida a Davi e, no entanto, poucos haviam se disponibilizado a lutar por Davi e entregar-lhe seu reinado. A atitude interior em nós cristãos, é frequentemente bastante semelhante. Podemos saber intelectualmente muito da verdade da Palavra de Deus, e ainda assim muitas vezes somos cristãos pouco engajados, e então o número de verdadeiros seguidores do Senhor Jesus permanece pequeno, como era o número dos guerreiros de Judá nos dias de Davi.
Todos nós, autores e leitores destas linhas, queremos nos inspirar e incentivar, pela fidelidade desses homens que foram “a Davi” e "permanecer no Senhor, com firmeza de coração" (Atos 11: 23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário