Deixar este meu tabernáculo

Para o crente, a morte não é uma derrota, mas sempre uma vitória. Muitas vezes, uma testemunha corajosa, fiel e cheia do Espírito de Cristo é tirada da vida de forma cruel e impiedosa, como Estêvão. Homens piedosos fizeram uma grande lamentação sobre ele em seu funeral. Mas logo surgiu a alegria: um grande número de testemunhas "passou a pregar a palavra". A morte desse homem serviu para reavivar muitos. A morte nunca é um obstáculo para a propagação do Evangelho e do ministério de Cristo. Deus permite que Seus obreiros sejam sepultados, mas nunca interrompe Sua obra.

Todas as referências no Novo Testamento à morte dos crentes em Cristo respiram o espírito de confiança e vitória. A fé não teme o "rei dos terrores", mas o recebe como um servo para entrar no reino da bem-aventurança celestial. As portas da morte nada mais são do que a entrada para a presença de Cristo, que está pronto para receber o Espírito .

A partida, é a expressão feliz e sagrada para a ida ao lar de um crente. É como um navio que levanta âncora para a viagem ao porto de sua pátria. Assim, Paulo também "desejou partir e estar com Cristo, porque é muito melhor" . E mais tarde ele escreveu: "O tempo da minha partida está próximo" . A viagem em si é bem curta, pois logo o navio está no porto de seu destino: "deixar este corpo, para habitar com o SENHOR".

Também podemos comparar a ida para casa com o afrouxamento das estacas da tenda e o enrolamento da lona da tenda, que devem ocorrer quando nos mudamos para uma região mais bonita. "Sabendo", escreveu Pedro, "que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo (ou tenda), assim como nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado" . Ele esperava o martírio , assim como Paulo quando falou sobre sua partida.

Pedro fez uma distinção entre ele e seu tabernáculo: "enquanto eu estiver neste tabernáculo" . E no momento determinado por Deus, ele o abandonaria. Os homens poderiam apedrejá-lo ou queimá-lo, decapitá-lo ou crucificá-lo, - o apóstolo usava apenas de expressões que falassem da vitória de Cristo que Ele lhe deu sobre a morte. Para ele, o martírio era sinônimo de "deixar o tabernaculo". Sua fé ignorou seus perseguidores.

"Este tabernáculo" é deixado com a convicção segura de que "temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus". Por esse edifício, todo crente que partiu espera, mas não na escuridão da sepultura, mas na luz da presença do próprio Cristo. Na vinda de nosso Senhor, todos os que adormeceram em Jesus se revestirão em um momento de seus corpos glorificados, no poder e na bênção da primeira ressurreição. Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Portanto, cada crente que adormece se torna um novo elo que nos conecta com as maravilhosas glórias da ressurreição que acompanharão nosso Senhor Jesus quando Ele vier para abrir as sepulturas pela palavra de Seu poder e dar lugar àqueles que adormeceram.

W.J.H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário