Reverência

Quando Moisés se aproximou da sarça ardente (Êxodo 3: 2-5) e Josué estava em frente ao príncipe do exército do SENHOR (Josué 5: 13-15), eles receberam a ordem de descalçar as sandálias. Este lugar era santo, e os dois grandes líderes se prostraram sobre os seus rostos na terra em reverência. Deus estava diante deles. Nenhuma tabernáculo ou altar foi erguido ali, mas esses lugares foram santificados pela presença daquele, de quem está escrito: "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma" (1 João 1: 5).

Era a mesma presença sagrada que os israelitas
temiam enquanto eles viam o sumo sacerdote desaparecer no tabernáculo para passar pelo véu para dentro do Santo dos Santos (Levítico 16:17). Com que temor ele deve ter desempenhado seu ofício ao se lembrar das palavras do Senhor a Moisés: "Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu apareço na nuvem sobre o propiciatório" (Levítico 16: 2). Deus estava lá.

E quem é que nos diz: "Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles"? Não é Jesus quem se humilhou a si mesmo, Deus revelado na carne? Não é Cristo, "o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente" (Rom. 9: 5)? A consciência de Sua sagrada presença faz com que as almas daqueles reunidos em Seu Nome se prostrem em reverência a Ele. Nele e por meio de Seus sofrimentos, não apenas o amor de Deus, mas também a santidade e a verdade de Deus foram reveladas como nunca antes, de uma forma que não poderia ter acontecido por meio de qualquer outra pessoa!

Agora não há mais nenhuma ameaça de morte para aqueles que entram levianamente em Sua presença. Mas que Deus nos impeça de ser negligentes com o que é devido a Ele! Quando estamos reunidos diante dEle sem sentir a reverência devida a Ele, não apenas deixamos de entender a verdade cristã, mas também ficamos atrás do que os santos do Antigo Testamento uma vez conheceram. Mas o que eles ainda não puderam fazer, podemos fazer agora: pelo Espírito Santo, que habita conosco e em nós, podemos aprender a nos comportar na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo. (1 Tim 3: 15). Deus está aí.

A.F.H.

Halte fest 1961 - Seite: 149

Nenhum comentário:

Postar um comentário