Calvinismo x Arminianismo

Estudo Bíblico - A controvérsia sobre a eleição Ou: "TULIP" - 

Os "Cinco Pontos do Calvinismo"

No "Ano Calvino", não vale a pena apenas dar uma olhada na pessoa de João Calvino (veja a edição 2, p. 9). Também estamos interessados na doutrina que se desenvolveu a partir de sua obra. O "calvinismo", que continuou e se desenvolveu a partir de Calvino, desempenha um papel importante nas igrejas reformadas (que formam uma subcorrente dentro da igreja protestante). A teologia reformada como um todo ganhou influência crescente no cristianismo nos últimos anos, especialmente na esfera evangélica. Não podemos discuti-la em sua totalidade aqui, mas podemos tratar apenas de algumas declarações centrais - os "cinco pontos do calvinismo". A doutrina da eleição, geralmente chamada de "doutrina da graça", desempenha um papel central nisso.
 

O surgimento dos "cinco pontos do calvinismo"

Os pontos centrais essenciais da doutrina do Calvinismo foram estabelecidos no século XVII nos chamados "Cinco Pontos do Calvinismo". Esses pontos não se originaram do próprio Calvino (1509-1564), mas foram formulados pela primeira vez dessa forma durante a "controvérsia arminiana" no século 16/17. Naquela época, Jacobus Arminius (1560-1609) ensinava nas igrejas reformadas da Holanda, entre outras coisas, o livre-arbítrio do homem e se opunha à doutrina reformada clássica da eleição incondicional dos crentes. Em 1618, um Sínodo Geral das Igrejas Reformadas foi convocado em Dordrecht, que rejeitou os ensinamentos dos arminianos como contraditórios às Escrituras Sagradas. A essência das "Doutrinas de Dordrecht" desenvolvidas naquela época ficou conhecida como os "Cinco Pontos do Calvinismo". Esses "cinco pontos" não são a base ou uma apresentação abrangente da doutrina calvinista, mas refletem seu núcleo.


TULIP - Os "cinco pontos do Calvinismo"

  1. A depravação total do homem - o homem está tão completamente corrompido pela Queda que não pode nem mesmo se converter.
  2. Eleição incondicional - Deus escolheu certas pessoas para a salvação e destinou outras para a destruição.
  3. Expiação limitada - Jesus Cristo morreu na cruz somente para os eleitos.
  4. Graça irresistível - Deus leva os eleitos à conversão pela graça, sem que o homem possa resistir a ela ou tomar uma decisão positiva de acordo com seu livre arbítrio.
  5. Perseverança dos santos - Deus sustenta os eleitos na fé até o fim de suas vidas; eles mesmos demonstram perseverança na fé e nas boas obras.

O que a Bíblia diz sobre isso

  1. A depravação total do homem - ele pode se converter?

A doutrina calvinista da "depravação total do homem" afirma que o homem é incapaz de qualquer coisa boa como resultado da queda no pecado. Sem o novo nascimento, ele não pode e não se converterá a Deus, em outras palavras: ele não pode se converter sem o novo nascimento anterior. Com essa doutrina, o Sínodo de Dordrecht respondeu à visão arminiana de que o homem tem um livre arbítrio que o capacita a se converter.

Ambas as doutrinas são baseadas nos ensinamentos da Bíblia, mas vão além deles (na direção oposta).
 

O que a Bíblia diz?

A Bíblia ensina que todos os homens são pecadores e, portanto, estão destituídos da glória de Deus . Do ponto de vista de Deus, o homem está moralmente morto e precisa de uma nova vida . Ele é um servo do pecado ; . Não há ninguém entre os homens que busque a Deus . Da mesma forma, ninguém vem a Deus sem que o Pai o atraia . O homem precisa que Deus abra e ilumine seu coração ; . A salvação pela fé é um dom de Deus . Os arminianos negligenciam esse aspecto, que muitas vezes não é enfatizado com clareza suficiente hoje em dia.

Os calvinistas, por outro lado, negligenciam a responsabilidade do homem. Pois Deus ordena que todos os homens se arrependam; o arrependimento é um ato de obediência ; ; ; e uma decisão da vontade . Assim, o homem é responsável por aceitar o mandamento de Deus com fé; ele é chamado a crer ; ; .

O cerne do problema: a distinção entre a graça soberana de Deus e a responsabilidade humana.

Em 2 Timóteo , uma figura é usada para mostrar a conexão entre a graça e a soberania de Deus e a responsabilidade do homem: Há um selo, em um dos lados está escrito: "O Senhor conhece os que são seus"; e no outro lado está escrito: "Afaste-se da iniquidade todo aquele que profere o nome do Senhor". O homem pode reconhecer um lado e o outro, mas não pode juntá-los: Se ele vê apenas o lado humano, não tem em vista a graça e a soberania de Deus; se ele vê apenas o lado de Deus, tem problemas com a responsabilidade humana e com a justiça de Deus.

Também podemos pensar aqui em 1 Coríntios , que nós, homens, enquanto ainda estamos na Terra, só reconhecemos as coisas "pouco a pouco". Podemos reconhecer uma "parte": "a graça e a soberania de Deus" individualmente, bem como a "parte": "a responsabilidade do homem" - mas não os dois lados ao mesmo tempo, de modo que teríamos uma visão completa da verdade em um piscar de olhos.

Mas o homem também não precisa juntar os dois lados, porque Deus sempre permanecerá fiel à sua natureza - do ponto de vista de Deus, os dois lados do selo são totalmente válidos. Posso confiar nisso. E o homem não deve juntá-los. Se ele quiser forçar a graça divina, a soberania e a responsabilidade humana em um conceito coerente, isso inevitavelmente terminará em uma ênfase exagerada do primeiro (calvinismo) ou do segundo (arminianismo).

Dica prática: Preciso de uma "experiência" de que Deus quer me salvar?

Se eu colocar o lado de Deus da salvação (sua obra de despertamento e convencimento no pecador) em primeiro plano, rapidamente chego à questão de saber se Deus já trabalhou em mim - caso contrário, não posso ser convertido. Então, talvez eu espere por uma experiência: quero experimentar (passivamente) que Deus me dá a conversão. Mas, em vez de confiar em minhas experiências, posso confiar na declaração do Senhor Jesus de que aquele que crê nele tem a vida eterna ; . É por isso que a Bíblia fala às pessoas de forma diferente: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração" (por exemplo, .
 

    2. Alguns escolhidos para a salvação, outros destinados á condenação?

De acordo com o princípio calvinista da "eleição incondicional", Deus escolheu um certo número de pessoas de toda a raça humana para a salvação antes da fundação do mundo. Deus decidiu condenar e punir eternamente os homens que Ele não escolheu. Em contraste, de acordo com os arminianos, Deus escolheu para a salvação os homens que Ele sabia que um dia se voltariam para Ele.

Nesse ponto também, ambas as doutrinas tiram conclusões dos ensinamentos da Bíblia que não podem ser comprovadas com base nas Escrituras.

O que a Bíblia diz?

A Bíblia diz várias vezes que Deus escolheu certos homens para certos privilégios. Isso pode ser incômodo, mas é o ensinamento das Escrituras. No entanto, a Bíblia trata do assunto da eleição - no que diz respeito ao tempo atual da graça - menos nas categorias de "salvação" e "perdição". Os eleitos da era cristã estão preocupados principalmente com a posição cristã: aqueles que têm a posição cristã (santificados e irrepreensíveis diante de Deus em amor) foram escolhidos por Deus antes da fundação do mundo .

A escolha de Deus se baseia unicamente em seu prazer e em sua vontade ; ; ; . Os arminianos negligenciam isso e, assim, diminuem (na verdade: eliminam) a soberania de Deus. Sua decisão não é "condicional", não depende do comportamento humano. A eleição aconteceu com o conhecimento prévio de Deus sobre a pessoa, mas não com base no conhecimento prévio de Deus sobre o comportamento dos homens que se converteriam ; .

Entretanto, a Bíblia não ensina que alguém está predestinado à perdição. A "dupla predestinação" ensinada pelos calvinistas parece lógica. Entretanto, não é nem mesmo uma conclusão lógica admissível. Deus de fato tem o direito de escolher pessoas para a perdição ( e seguintes). Mas Deus quer que todos os homens sejam salvos . Aqueles que serão julgados não estavam preparados para se arrepender e acumularam corrupção para si mesmos e se prepararam para a destruição ; .

Dica prática: Como posso " entender" a questão da eleição?

É importante distinguir entre o lado de Deus (graça soberana) e o lado humano (responsabilidade):

Se eu tiver me voltado para o Senhor Jesus e, assim, cumprido minha responsabilidade, posso ser grato: Sei que fui escolhido . Isso torna grandioso para mim o fato de que Deus já me conhecia e me amava antes mesmo de eu nascer. E reconheço que meus irmãos e irmãs são escolhidos pela fé que vivem . Não preciso me preocupar se uma pessoa que ainda não se converteu foi escolhida. Eu estou do outro lado do "selo", a responsabilidade: eu devo e quero levar essa pessoa ao Senhor Jesus. Em uma conversa com um incrédulo, a eleição certamente não é um problema, porque para ele não é um caso de: "Examine se você é escolhido", mas sim: "Arrependa-se e se converta!" Quem quiser pode vir . Portanto, aqueles que não quiserem se converter estarão perdidos.

    3. Expiação somente para os eleitos?

A doutrina calvinista da "expiação limitada" afirma que a morte do Filho de Deus só é eficaz para os eleitos. Em contraste, os arminianos defendem a opinião de que, na morte de Cristo na cruz, a expiação foi feita de forma abrangente para todos os homens, mas só é eficaz para aqueles que se convertem a Deus.

Os calvinistas restringem corretamente os efeitos de salvação da morte do Senhor Jesus aos crentes, mas negligenciam o fato de que a expiação é para o mundo inteiro.

O que a Bíblia diz?

A Bíblia diz que o Senhor Jesus é "a propiciação pelos nossos pecados", "não somente pelos nossos, mas por todo o mundo" ; . Onde há pecados, Deus exige expiação de acordo com sua natureza santa - ou seja, ele exige a morte , a morte de um homem justo. O Senhor Jesus cumpriu essa exigência por meio de sua morte na cruz. Ao contrário do que ensinam os calvinistas, a expiação não se limita aos eleitos: Deus amou todos os homens; "todo aquele" que crer nele será salvo ; Cristo "morreu por todos" ; Ele provou todas as coisas e é o Salvador de todos. Ele provou "a morte por todos" ; Ele deu "a si mesmo em resgate por todos" ; Nele, a graça de Deus apareceu "salvadora para todos os homens" . A expiação é indivisível. Ela tem seu valor por meio da ausência de pecado e da santidade do sacrifício de Jesus Cristo; esse sacrifício expiatório é suficiente para tudo e para todos.

No entanto, o indivíduo deve se valer desse meio de expiação "por meio da fé" ; . Quando os calvinistas limitam o efeito da expiação, eles não fazem distinção entre o efeito (geral) da expiação e o efeito (limitado) da substituição. A esse respeito, os arminianos os contradizem com razão ao dizer que os efeitos pessoais da expiação (redenção, perdão, justificação, ...) só vêm para aqueles que se arrependem e creem no Senhor Jesus ; . É surpreendente que a Bíblia só use o termo "por muitos" quando se refere ao aspecto substitutivo da morte do Senhor Jesus ; ; ; ; , e não "por todos" como no caso da expiação (veja acima).

Dica prática: Posso dizer evangelisticamente: O Senhor Jesus morreu por você?

O Senhor Jesus morreu por todas as pessoas. Ele morreu para salvar todos os homens. Como um homem perfeito e santo, ele foi um sacrifício expiatório tão valioso para Deus que é suficiente para todos. Por isso posso convidar todas as pessoas: Venha para o Senhor Jesus, Ele morreu por você ( e seguintes, especialmente os vs. ).
 

    4 O novo nascimento - obra exclusiva de Deus ou o homem também deve querer?

De acordo com o princípio calvinista da "graça irresistível", o próprio Deus realiza o novo nascimento nos eleitos sem nenhuma ação da parte deles. O homem não pode tomar a decisão de se converter por sua própria vontade, mas a fé o "domina". Deus produz a vontade de crer e a própria fé nas pessoas.

Em contraste, de acordo com os arminianos, o homem também pode resistir à vontade e à obra de Deus. Somente quando ele decide a favor da fé é que ele nasce de novo.

Como nos pontos 1 e 2, o calvinismo novamente vai além das Escrituras ao enfatizar unilateralmente a soberania de Deus. O arminianismo, por outro lado, tende a negligenciar esse lado.

O que a Bíblia diz?

Um problema importante é a vontade de Deus: o que Deus quer - e: O homem pode resistir à vontade de Deus? No texto grego básico, há dois termos diferentes para "vontade": um (thelo, thelema) expressa mais o desejo de Deus, o outro (boulomai, boulema) enfatiza a autoridade de Deus. O fato de alguém estar perdido não é uma decisão/comando irrevogável ("não boulomai"). De acordo com 1 Timóteo , Deus quer/deseja (thelo) que todos os homens sejam salvos. Sua oferta de graça se aplica a todos os homens: Todos são pecadores e são justificados gratuitamente por sua graça . A graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens ; . Aquele que vem ao Senhor Jesus não é rejeitado .

Por outro lado, há uma vontade absoluta e soberana de Deus à qual ninguém pode resistir. Essa vontade autoritária também inclui o fato de que os escolhidos antes da fundação do mundo serão justificados e glorificados de qualquer forma . Portanto, a salvação deles é segura (veja o ponto 5). Esse é o lado importante da graça soberana de Deus que os arminianos negligenciam.

O homem, por outro lado, tem a responsabilidade de cumprir a vontade de Deus (veja o ponto 1). Ao contrário do ensino calvinista, há vários exemplos na Bíblia de pessoas que resistem à vontade de Deus. Deus convidou os judeus de Jerusalém, mas eles "recusaram" ; Ele disse a alguns judeus: "Vocês não querem vir a mim" ; ; . Mais tarde, Estêvão disse sobre seus assassinos que eles haviam resistido ao Espírito Santo, assim como seus pais haviam feito antes deles ; . E o Senhor disse sobre os fariseus e mestres da lei que eles estavam destruindo o conselho de Deus (a vontade fundamental de Deus de que todos os homens sejam salvos, com relação a eles mesmos porque não se submeteram ao batismo de arrependimento .

Dica prática: Posso orar pela salvação de todas as pessoas?

Aqui, também, você precisa distinguir entre os dois lados: Deus quer (deseja) que todos os homens sejam salvos. Sua graça está disponível para todos. Mas Ele não obriga ninguém a ser salvo; você pode decidir conscientemente contra Ele e pode decidir conscientemente a favor Dele. Isso tem consequências na eternidade. Portanto, posso orar pela salvação de uma pessoa sem me preocupar, com fé e sem duvidar, porque sei que a vontade de Deus é que Ele queira salvar todas as pessoas - inclusive essa pessoa. Para isso, posso não apenas orar pela obra de Deus nessa pessoa, mas também permitir que Deus me use em contatos e conversas. A decisão dessa pessoa é de responsabilidade dela.

    5 Segurança da salvação, garantia da salvação - o que leva os eleitos ao alvo?

A doutrina calvinista da "perseverança dos santos" afirma que os eleitos e os convertidos pela graça irresistível de Deus não podem permanecer nessa graça por sua própria vontade, mas que Deus os sustenta na salvação até o fim. Os crentes têm a certeza disso por meio da fé, do esforço pelas boas obras e dos sacramentos. Os arminianos, por outro lado, não estavam convencidos, com base nas Escrituras, na época do Sínodo de Dordrecht, de que um crente não poderia se afastar da fé e, mais tarde, ensinaram que um crente poderia perder sua salvação.

Os calvinistas enfatizam corretamente o ensino da Escritura sobre a certeza e a segurança da salvação (nesse ponto os arminianos estão errados), mas introduzem ideias na doutrina da certeza da salvação que promovem o legalismo e o elitismo.

O que a Bíblia diz?

A Bíblia ensina claramente que a salvação não pode ser perdida - por pura graça: é pela graça de Deus que Ele preserva os filhos de Deus "salvos", nascidos de novo, até o fim ; ; ; Ele "nos confirmará até o fim" ; ; Ele "cumprirá a boa obra" que "começou" em nós com o novo nascimento "até o dia de Cristo" . Os eleitos serão preservados até o fim ; . Os arminianos não reconhecem isso.

Entretanto, há também um lado de responsabilidade aqui. A Bíblia adverte que alguém que professa Cristo deve realmente ter nascido de novo por meio do arrependimento e da fé. Caso contrário, ele não será salvo, mesmo que chame Cristo de "Senhor" ; ; . O cristão deve - à imagem de uma competição - prestar atenção em como corre: "Correi de tal maneira que o alcanceis" . Deus não diz a alguém que está correndo pelo caminho errado: "O caminho errado ainda o levará ao seu objetivo". Daí a advertência de que o sal não deve se tornar impotente e que o servo não deve se tornar réprobo ; . O Senhor exige devoção consistente no discipulado ; e santidade prática . Por fim, todo crente será salvo - talvez "com dificuldade" , talvez "como através do fogo" , mas salvo mesmo assim. Como Deus é gracioso!

Portanto, a salvação é certa para o crente. Ele também pode ter certeza disso pessoalmente? Sim. Mas essa certeza interior - ao contrário do ensino dos calvinistas - não vem da santidade prática, que "prova" a autenticidade da fé. Em vez disso, o Espírito Santo a produz no crente ; com base no testemunho claro da Bíblia. Muitas passagens bíblicas atestam um "conhecimento" genuíno, por exemplo, do bom propósito de Deus para conosco , da nossa natureza divina e do conhecimento de Deus , da nossa ressurreição ; e da eternidade, na qual seremos como o Senhor Jesus Cristo . Uma vida de santidade prática não aumentará essa certeza de salvação, mas fortalecerá essa certeza, que se baseia na Palavra de Deus .

Dica prática: certeza e segurança da salvação

Aqui também devemos resistir à tentação de colocar um lado contra o outro. As Escrituras ensinam claramente que um crente que nasceu de novo tem a segurança eterna da salvação. No entanto, isso não elimina sua responsabilidade de andar de acordo com Deus. É por isso que Deus adverte contra uma vida negligente. No entanto, isso não questiona sua promessa de que preservará os seus até o fim. Ambos os lados têm sua validade total, sua seriedade e seu conforto. É importante que eu não tire minha certeza pessoal de salvação de minhas próprias experiências ou de minha santidade prática, que, de qualquer forma, nunca alcançarei permanentemente. Em vez disso, devo basear minha confiança total nas declarações da Bíblia, que garantem ao crente uma salvação segura.

Resumo

Se examinarmos os "cinco pontos do calvinismo" a partir da perspectiva da Bíblia, fica claro que o calvinismo de fato se relaciona com as Escrituras. Entretanto, ele vai além das Escrituras na forma de conclusões a fim de estabelecer um sistema doutrinário coerente. É uma questão de se restringir às declarações da Bíblia e também de permitir que duas declarações doutrinárias claramente atestadas permaneçam lado a lado, mesmo que pareçam se contradizer a partir de uma perspectiva humana.

Original => Folge mir nach -:  FMN 03/2009, páginas 18-27

Nenhum comentário:

Postar um comentário