Levítico

 



Aproximar-se de Deus 

                          

Introdução


Em muitas traduções da Bíblia, este livro é chamado Levítico. A palavra Levítico é usada na Septuaginta como um resumo do assunto deste livro (a tradução grega do Antigo Testamento traduzida pelos "Setenta"). Isso significa que este livro trata sobre os rituais e cerimônias para os quais a tribo de Levi foi separada. No entanto, este livro não trata tanto sobre o ministério dos levitas, mas sobre o ministério dos sacerdotes, que também pertenciam à tribo de Levi.


O livro de Levítico, como a última parte do livro de Êxodo, nos leva ao santuário, ao coração de Deus. No que o santuário representa, vemos o que está no coração de Deus. Lá Deus quer ter comunhão conosco. Levítico é o livro da comunhão. Comunhão é "participação", possuir a mesma parte. Nossa comunhão é "com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo" . Compartilhamos com o Pai o que vimos no Filho. Compartilhamos com o Filho o que nos é permitido saber sobre o Pai.


Em Êxodo, Deus fala ao povo a partir do Sinai envolto em trovões e relâmpagos. Em Levítico, Deus fala da tenda da congregação. Nela a glória de Deus desceu no final de Êxodo 40. Lá Ele habita agora, no meio de Seu povo, para convidar Seu povo a vir a Ele e ter comunhão com Ele.


A comunhão não é uma obrigação. Por isso Deus começa com três sacrifícios voluntários. No entanto, para a comunhão existem condições associadas. Por isso também existem sacrifícios obrigatórios. Mas o ponto de partida é, que Deus procura por corações ansiosos que voluntariamente querem ter comunhão com Ele. Ele não pede que o povo venha ouvir Moisés, por mais importante que seja. A primeira coisa sobre a qual Deus fala, logo após o tabernáculo ser erguido no capítulo anterior, é que os homens deveriam vir a Ele para oferecer-Lhe um sacrifício. Esse sacrifício só pode se relacionar com o Senhor Jesus, pois somente Ele satisfaz plenamente o coração de Deus.


Quando se trata de comunhão com Deus, existem condições. Assim, Deus só pode ter comunhão com um povo santo, um povo separado para Ele. Impureza e pecado não têm lugar ali. Por isso não encontramos um livro na Bíblia que contenha tantas palavras “santo” e “limpo” (ou imundo).


Encontramos neste livro:

1. O conteúdo da comunhão, que é o Senhor Jesus apresentado nos sacrifícios (Levítico 1-7).

2. Os mediadores da comunidade, os filhos de Arão, os sacerdotes (Levítico 8:9).

3. A exigência para comunhão, purificação (Levítico 10-15).

4. O fundamento da comunhão, o grande Dia da Expiação (Levítico 16).

5. Regulamentos diversos relativos à comunhão (Levítico 17-22).

6. Dias especiais de comunhão (Levítico 23).

7. Manter e romper a comunhão (Levítico 24).

8. Território e esfera da comunhão (Levítico 25-27).


O livro começa com os cinco sacrifícios principais, sendo a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa tão intimamente relacionadas que poderíamos dizer que existem quatro grupos de sacrifícios. Todos eles falam do Senhor Jesus. Em cada vítima vemos certos aspectos de sua pessoa e de seu trabalho. Sua personalidade é multifacetada demais para ser apresentada em uma vítima. Também vemos isso nos Evangelhos, dos quais há quatro pelo mesmo motivo.


Os quatro grupos principais de sacrifícios são:

1. os holocaustos,

2. as ofertas de cereais,

3. as ações de graças ou ofertas pacíficas e

4. as ofertas pelo pecado.


Nós o encontramos em Hebreus 10 , que também fornece evidências claras de que os sacrifícios falam do Senhor Jesus. Eles podem ser divididos em ofertas pelo pecado, por um lado, e as outras ofertas, por outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário