Lucas 21



                    

A oferta da viúva

Quando o Senhor ergue os olhos, Ele vê as pessoas colocando ofertas no tesouro. Ele conhece cada doador de cada oferta e sabe se é rico ou pobre. Ele também sabe o quanto eles dão e como eles dão, com que disposição. Ele vê e observa como uma viúva pobre coloca dois ácaros no tesouro. Talvez seja uma das viúvas de que Ele falou há pouco, no final do capítulo anterior, uma viúva cuja casa foi devorada. Mas, em vez de se lamentar, ela coloca seu último dinheiro como oferta a Deus no tesouro para a manutenção do templo, a casa de Deus.

Não era uma oferta inútil, uma vez que o templo seria destruído, (como vemos nos versículos seguintes)? Não, porque ela não a deu para o templo, que logo seria destruído, mas para o Senhor, e Ele aprecia toda oferta que vem de um coração totalmente dedicado.

Um dom pode ser pequeno em quantidade ou até insignificante, mas o verdadeiro valor está no motivo pelo qual ele é dado. Isso também pode ser um grande conforto para nós. O Senhor elogia a viúva pobre por sua oferta. De acordo com sua avaliação, ela deu mais do que todos os ricos juntos. Ele sabe que todos os ricos contribuíram de sua abundância e que a abundância deles não diminuiu por causa da sua oferta. Ele também sabe que a viúva pobre não deu parte do que lhe faltava, mas deu tudo o que possuía. Ela não guardou nada para si. Nas palavras do Senhor, ela até mesmo deu "todo o seu sustento", ou seja, ela deu a si mesma, confiando plenamente que Deus a proveria . Isso é dar de acordo com o coração de Deus. Os verdadeiros discípulos dão como essa viúva.

Lucas escreve mais sobre as viúvas do que os outros evangelistas ; ; ; ; . Ele apresenta o Senhor Jesus como uma pessoa que nasceu, viveu e morreu na pobreza. O Senhor dá uma atenção muito especial a essas mulheres. Esse também deve ser o nosso caso. É até mesmo um sinal importante do verdadeiro culto a Deus .

Sinais do fim dos tempos

Após o ensinamento do Senhor sobre a doação, em que Ele direcionou a atenção dos discípulos para a viúva pobre, os olhos dos discípulos se voltaram para a construção do templo. Alguns discípulos expressam seus sentimentos de admiração por essa construção. Eles estão impressionados com o visível. Glorioso, como esse templo está ali.

Eles se esqueceram de que esse edifício foi, na verdade, transformado em uma loja de departamentos pelo povo infiel e que não é mais a casa de Deus, mas uma casa de homens. Ele manteve seu valor apenas pela fé, como demonstrou a viúva pobre. Mas os discípulos, como sempre, estão preocupados com a glória exterior. Assim, eles estão cegos para a realidade interior da depravação.

O Senhor responde ao comentário deles e fala sobre o que aconteceria em breve com tudo aquilo a que eles também ainda estão tão apegados. Seu discurso sobre o futuro do templo, da cidade e do povo deve ter sido muito preocupante para eles. Ele não mede palavras e diz que as coisas que eles viam com tanta admiração seriam completamente demolidas. Com isso, Ele faz alusão à destruição do Templo e de Jerusalém pelos romanos em 70. Os discípulos querem saber mais sobre isso. Eles perguntam a Ele sobre o tempo em que isso acontecerá e como podem saber que esse tempo chegou.

Como primeira característica desse tempo, o Senhor diz que haverá enganadores. Homens virão sob Seu nome e afirmarão ser o Messias. Eles usarão as mesmas palavras que Ele usou e dirão que o tempo está próximo. Eles não devem seguir esses sedutores. Além dos sedutores, também virão guerras e ultrajes. Quando souberem disso, não precisam se assustar. Essas são coisas que devem acontecer de antemão, mas ainda não anunciam o fim. Tudo o que o Senhor diz aqui se refere ao tempo após Sua ascensão e o nascimento da Igreja.

O Senhor continua com Seu ensinamento sobre eventos futuros. Ele não prevê um tempo de paz, mas de grande tumulto. As populações lutarão entre si e os reinos pegarão em armas uns contra os outros. A criação também não é deixada sem testemunho. A Terra será sacudida por grandes terremotos. Os desastres naturais serão a causa da fome e de doenças terríveis. Os céus também falarão. Acontecerão coisas terríveis no firmamento que causarão uma forte impressão. Grandes sinais do céu serão vistos na Terra.

Perseguição e perseverança

Antes que isso aconteça, porém, os discípulos serão alvo do ódio das pessoas. Eles serão perseguidos e presos. Depois, serão entregues aos líderes religiosos nas sinagogas e levados perante as autoridades mundanas, como aconteceu com o Senhor Jesus. Isso também acontece porque eles estão unidos a Ele por causa do Seu nome. No livro de Atos, vemos como isso acontece ; ; .

O Senhor os encoraja dizendo-lhes que isso será um testemunho para eles, em vez de destruir o testemunho deles. Ele lhes assegura que não precisam pensar de antemão em como responder. Eles podem confiar Nele para isso. Também encontramos isso regularmente no livro de Atos ; . Todo discurso que encontramos ali deve ser feito sem preparação, porque eles serão forçados a fazê-lo. Ele colocará as palavras na boca deles.

Ele colocará as palavras em suas bocas. Eles demonstrarão uma sabedoria que deixará seus adversários sem palavras . Seus oponentes não serão capazes de fazer uma objeção razoável. Portanto, cairão em reações injustificadas e cruéis. Seus adversários não serão apenas os líderes religiosos ou as autoridades mundanas, mas até mesmo os relacionamentos em que se poderia esperar segurança e proteção, dos quais eles sempre desfrutaram até então.

Assim, membros de sua própria família e também parentes se voltarão contra eles. Até mesmo seus amigos, pessoas com quem compartilhavam tudo e que os apoiavam nos momentos de necessidade, se tornarão adversários. A única razão para esse ódio forte e generalizado é o nome do Senhor Jesus. Escolhê-Lo resultará em uma mudança radical em todos os relacionamentos existentes. O coração de todos se voltará contra eles.

No entanto, o Senhor também os encoraja, que não perderão nada do que receberam, nem mesmo um fio de cabelo de sua cabeça, por assim dizer. Isso não significa que eles não possam ser mortos (veja o ), mas Ele está dizendo que, mesmo que sejam mortos, tudo será reparado na ressurreição. O aponta para isso.

Em todas as dificuldades e sofrimentos, o que importa é a perseverança. É por meio da perseverança que eles ganharão suas almas. Isso não significa que depende da própria força, mas que a fé genuína no Senhor Jesus é demonstrada pela perseverança e por não desistir sob pressão. Para perseverar, eles podem buscar sua força no Senhor.

Cumprimento dos tempos dos gentios

O cerco a Jerusalém do qual o Senhor fala aqui não pode ser o cerco que ocorrerá nos últimos dias pelos exércitos do Império Romano do Ocidente restaurado, a Europa unida. Trata-se do cerco com a subsequente destruição que seria realizada pelos romanos no ano 70. É uma prova renovada de que se trata dos "tempos dos gentios" , que começaram com Nabucodonosor, mas que também serão "cumpridos" um dia. Durante o tempo dos gentios, Jerusalém será pisoteada pelas nações. Isso mostra que o Senhor Jesus está falando sobre o tempo presente. O tempo dos gentios terminará quando Ele retornar à Terra.

O que o Senhor descreve com relação à situação que surgirá quando os romanos marcharem contra Jerusalém tem as mesmas características do cerco a Jerusalém nos últimos dias. No entanto, nos últimos dias, Jerusalém não será pisoteada e destruída pelos exércitos romanos, mas pelos assírios. Finalmente, o Senhor Jesus, quando vier do céu para a terra, resgatará Jerusalém da tribulação. Então, Ele destruirá seus inimigos com a espada que sai de Sua boca .

A desolação que Lucas ouve da boca do Senhor Jesus e escreve não pode ser um evento do fim dos tempos. Pois a desolação é seguida pela humilhação da capital judaica, que é posteriormente ocupada por um povo após o outro. Isso continua até o fim do tempo que Deus designou para o domínio das nações. Isso é algo tão típico de nosso evangelista. Mateus e Marcos falam da "abominação da desolação" ; , e isso só pode ser a crise final. Embora as circunstâncias se assemelhem ao "dia em que o Filho do Homem se manifestar" , estamos, portanto, lidando aqui com um evento iminente.

As advertências do Senhor deixam claro que certamente há semelhanças. Assim como em vista dos últimos dias, aqui o Senhor adverte contra a perda de tempo e exorta as pessoas a fugirem do inimigo que se aproxima . Onde quer que estejam, devem se apressar para se afastar da área ao redor de Jerusalém. É insensatez, por causa de um amor doentio pela cidade, pensar que algo de valor ainda pode ser extraído, ou mesmo pensar que há algum sentido em defender a cidade. O julgamento de Deus está chegando sobre a cidade. Portanto, não é apenas irracional, mas também desobediente, ainda ser guiado por qualquer relacionamento com a cidade.

Deus cumpre a palavra que proferiu. Afinal de contas, Ele disse que destruiria a cidade se ela continuasse a resistir a Ele. O Senhor Jesus também previu isso . A vingança atingirá toda a vida, mesmo em sua fase mais tenra. A angústia na terra será grande por causa da ira que Deus deve trazer sobre "este" povo, ou seja, o povo de Israel que matou Cristo. Toda resistência é inútil. O inimigo é avassalador. Muitos habitantes serão mortos pela espada. Outros serão levados cativos e levados para todas as nações.

Isso não acontecerá no fim dos tempos, mas já no ano 70. Então Jerusalém perderia sua glória e independência. Não seria uma cidade derrotada, mas uma cidade desprezada, pisoteada pelas nações. Foi assim até 1948, quando Israel voltou a ser um Estado independente. Mas, mesmo agora, ainda é um país que existe graças ao favor de nações poderosas, mas que os povos vizinhos desprezam.

"Os tempos dos gentios" é o tempo em que o domínio mundial é entregue aos povos. Isso é visível no governo dos quatro impérios mundiais sobre os quais lemos no Livro de Daniel. Quando Nabucodonosor recebeu de Deus o domínio mundial e, com ele, o poder sobre Israel, começaram os tempos dos gentios ; .

Mas há um "até". A pequena palavra é uma dica de que essa situação terminará um dia. O fim do domínio das nações e a subjugação de Jerusalém por elas serão anunciados por sinais no sol, na lua e nas estrelas. Esses sinais no céu acompanham a tribulação das nações, ou seja, não apenas de Israel. Entre as nações, haverá um medo crescente de coisas terríveis, de catástrofes iminentes de vários tipos. Há fermento em muitas nações. No momento em que escrevo este texto (março de 2008), é o filme do político Geert Wilders, "Fitna", sobre o Islã, que está impulsionando esses sentimentos gerais de medo. Mas a mudança climática, por exemplo, também causa pânico. O fato de as pessoas falarem de forma apaziguadora sobre esse alarmismo ou afirmarem de forma grandiloquente que estão controlando as coisas não diminui o medo que sentem.

Os homens perecerão de medo, tão grande é o temor. Eles veem o desastre iminente se aproximando. Eles tentarão de tudo para impedir o desenvolvimento, mas isso se mostrará inútil. Eles estão lidando com forças dos céus, com poderes espirituais. Os homens se entregaram a eles porque excluíram Deus.

A maior catástrofe que lhes sobrevirá é a vinda do Filho do Homem. Eles O verão vindo em uma nuvem , o sinal de Sua glória. Ele então revelará poder e grande glória. A criança na manjedoura, envolta em faixas, eles desprezaram. Eles não o queriam, rejeitaram-no e o mataram. Então eles estarão face a face com Ele e não escaparão.

A figueira e todas as árvores

O que é um pesadelo para o mundo é um incentivo para os discípulos. Eles podem saber que sua salvação está próxima quando essas coisas começam a acontecer. Da mesma forma, em vez de nos preocuparmos com os acontecimentos do mundo, podemos nos sentir encorajados por esses acontecimentos, pois por meio deles sabemos que nossa redenção está próxima. Para o povo de Israel, a redenção significa que o Senhor Jesus virá para libertá-los de seus inimigos por meio desses julgamentos. Para nós, como membros da Igreja, a redenção significa que Cristo vem para nos tirar do mundo, do meio de nossos inimigos. Vemos em nossos dias o prenúncio de tudo o que Ele disse. É por isso que é importante observar os sinais dos tempos.

Para nos ajudar nisso, o Senhor Jesus usa uma parábola para ilustrar Seu ensinamento. Com isso, Ele nos mostra como podemos reconhecer mais claramente as coisas que estão começando a acontecer. Devemos prestar atenção à figueira e a todas as árvores. Mais uma vez, é característico de Lucas o fato de ele falar não apenas da figueira, mas também de todas as árvores. A figueira é uma figura de Israel, e todas as árvores são uma figura das nações ao redor de Israel. Isso mostra novamente o quanto Lucas, o evangelista, é a favor dos gentios, das nações. Quando vemos essas árvores brotando, sabemos que o inverno acabou e o verão está próximo. O brotamento das árvores aponta para uma nova vida.

Reconhecemos essa figura no início da restauração de Israel como nação. Depois de muitos séculos sendo pisoteado e desprezado pelas nações (e ainda é), vemos que Israel voltou a ser um Estado desde 1948. A vida está chegando . O verão ainda não chegou, mas notamos os primeiros sinais da restauração do povo.

Os povos ao redor de Israel também estão despertando. Os povos sobre os quais os profetas falaram estão fazendo sua presença ser sentida novamente depois de muitos séculos. Podemos pensar no Egito, por exemplo, mas também no Império Romano restaurado que está tomando forma na Europa Unida. Essas são árvores que estão brotando. Esses são os sinais dos tempos. Ao observar esses acontecimentos, os discípulos podem saber, e nós também, que o reino de Deus está próximo. O verão está chegando.

Quando o Senhor Jesus estava na Terra, Ele pregou que o reino de Deus estava próximo. Naquela época, não chegou porque Ele foi rejeitado. Mas Ele não será rejeitado novamente. Quando Ele vier, estabelecerá publicamente o reino em glória. O que estamos vendo acontecer no Oriente Médio é uma indicação de que o reino de Deus, no que diz respeito à sua forma pública, está próximo novamente em nossos dias e, portanto, será estabelecido em breve.

O Senhor acrescenta ao Seu exemplo a garantia de que "esta geração" passará por tudo o que Ele descreveu. "Esta geração" é a categoria de pessoas que vivia ao Seu redor naquele momento, o tipo que O levou à cruz. Eles ainda existem, pois Ele ainda é o rejeitado, e o mundo ainda não tem lugar para Ele.

A certeza de Suas palavras é mais firme do que os céus e a terra. O céu e a terra passarão, e em seu lugar virão um novo céu e uma nova terra. Uma mudança como essa não é conhecida por Suas palavras. Ele é Deus, e suas palavras são as palavras de Deus. O que é verdadeiro para a Palavra de Deus é igualmente verdadeiro para Suas palavras ; .

A vigilância é recomendada

O Senhor termina Seu ensinamento no templo com um apelo urgente para que Seus discípulos vigiem. Ele os coloca sob a responsabilidade de se apegarem ao que Ele lhes disse como um guia para suas vidas. Eles não devem se esquecer de Suas advertências, pois isso pode acontecer facilmente quando seus corações ficam sobrecarregados com o que a vida tem a oferecer. Se não permanecerem sóbrios, mas forem influenciados pelo pensamento mundano, cairão em um estado de intoxicação. Um estado de intoxicação é, por exemplo, o resultado do consumo excessivo de vinho, que causa dor de cabeça. Uma pessoa intoxicada não é capaz de pensar com sobriedade.

O consumo excessivo de álcool ou a embriaguez vão um passo além. Uma pessoa embriagada também não é capaz de pensar com sobriedade, mas acha que ainda está no controle total das coisas, enquanto fala bobagens e cambaleia de um lado para o outro. Ao se relacionar com o mundo e ficar absorvido por ele, a pessoa perde completamente a visão da realidade. As preocupações da vida também podem se apoderar de uma pessoa a ponto de ela não pensar mais na vinda do Senhor Jesus.

Para essas pessoas, que antes professavam ser cristãs, mas que não esperam mais em seus corações pela vinda de Cristo, esse dia amanhece de repente. Para as pessoas que só veem a vida como uma celebração, ou para as pessoas que só veem preocupações, o mesmo é verdade. Elas não levantam a cabeça, mas apenas olham para a terra. Torna-se evidente que elas pertencem à terra.

O Dia do Senhor irrompe repentinamente sobre todos os que vivem em toda a face da Terra. Essa categoria de homens é encontrada repetidas vezes no Livro do Apocalipse. São pessoas que acham que têm direito à vida na Terra e vivem em rebelião contra Deus. Por isso, serão julgadas ; ; . Eles consideram a Terra seu lar e vivem para tudo o que existe na Terra. Eles não pensam no céu, pois ele não existe para eles. É por isso eles ficarão atônitos ao verem o céu se abrir . Eles nunca pensaram nisso e, quando ouviram falar, rejeitaram a ideia com escárnio.

Os discípulos são advertidos a não serem como eles. Por isso, o Senhor lhes diz novamente para vigiarem. Eles não devem pensar que podem permanecer firmes em sua própria força diante de toda sedução. Por isso, Ele os incentiva a orar em todo o tempo. Isso significa que eles devem olhar constantemente para Deus e pedir que Ele os guarde de todos os perigos de desvio. Somente dessa forma eles poderão escapar das coisas que Ele descreveu.

Só então poderão se apresentar diante do Filho do Homem quando Ele vier em Sua glória. Ele então consumirá aqueles que comprovadamente não têm a vida de Deus, razão pela qual não O esperavam. Todos os que têm a vida de Deus O esperam em espírito de oração e podem compartilhar Sua glória. Não há julgamento para eles, pois Ele os carregou.

O Senhor continua a ensinar no Templo

Nessa última semana de sua vida na Terra antes da cruz, o Senhor ensina a Palavra de Deus durante o dia. Ele continua a fazer isso incansavelmente até o fim. Ele passa a noite no Monte das Oliveiras porque não tem casa, mas, acima de tudo, porque Ele se separa da cidade culpada e condenada. O Monte das Oliveiras também é o monte do futuro.

As noites não são longas para o Senhor. De manhã cedo, o povo vai até Ele novamente no templo. Eles querem ouvir Suas palavras, pois estão famintos por elas. E o Senhor ensina, mesmo sabendo que alguns dias depois, sob a influência dos líderes religiosos, eles gritarão: "'Crucifica-o'!" Que graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário