Lucas 3



                       

A época em que João aparece

A seção anterior mostrou o Senhor Jesus aos doze anos de idade. Dezoito anos se passaram desde então. O ministério do Senhor Jesus começa e é anunciado por João Batista, assim como o profeta Samuel foi o precursor de Davi em sua época. A época em que ele apareceu pela primeira vez é mencionada em conexão com o domínio gentio sobre o povo de Deus.

A Judeia é uma província sob a autoridade do reino das nações. As outras áreas de Canaã estão sujeitas a vários governadores, que, por sua vez, estão sujeitos ao Império. O povo está em um estado caótico, tanto externa quanto internamente, naquele momento. A vontade de Deus é que sua terra seja governada pelo Messias, o rei-sacerdote . Deus modelou esse estado no Antigo Testamento em Davi e Levi.

No entanto, tanto a realeza quanto o sacerdócio passaram para as mãos de pessoas que não se importam com Deus, mas pensam apenas em si mesmas. A terra de Deus é governada pelo imperador do Império Romano, que é representado por seu governador Pôncio Pilatos. Além disso, vários tetrarcas governam. Um tetrarca é um príncipe ao qual a quarta parte de um país está sujeita. Isso significa uma fragmentação ainda maior do império do que as duas partes em que ele já estava dividido. Dois desses tetrarcas pertencem à dinastia herodiana, ou seja, são descendentes de Esaú. Eles podem, portanto, pertencer a uma nação irmã, mas essa nação irmã é uma das que mais odeia o povo de Deus.

Não apenas há a incomum dominação pagã, mas tudo está em confusão em seu interior. Há dois sumos sacerdotes. Quem já ouviu falar que havia dois sumos sacerdotes? Anás é o sogro de Caifás .

No final desse Evangelho, vemos todos esses líderes, políticos e religiosos, fazendo causa comum para levar o Senhor Jesus à cruz.

João Batista e a Palavra de Deus

Nas circunstâncias que acabamos de descrever, a Palavra de Deus chega a João. Esse é um evento muito significativo. Durante quatrocentos anos, nenhum profeta havia chegado a Israel com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus chega a João no deserto, não aos líderes religiosos em Jerusalém, o centro religioso. Lá, Deus não tem mais acesso com sua palavra, porque os líderes determinam seu próprio curso e se bloqueiam à sua voz. O deserto é o lugar que corresponde à condição espiritual do povo. É aqui que começa o ministério do profeta João. Deus sempre envia um profeta quando o povo está em declínio.

Os profetas anteriores pediram que o povo voltasse à lei que havia violado. João não continua com isso, ele chama ao arrependimento. Eles precisam perceber que estão irremediavelmente perdidos com base na lei.

O lugar onde ele prega não é o templo ou Jerusalém. Ele se retirou do centro religioso. Ele prega junto ao rio Jordão. Esse rio simboliza a morte e a ressurreição de Cristo. Ele é o precursor de Cristo e aponta para Ele em seu sermão. Em seu sermão, ele pede arrependimento para que as pessoas possam receber o perdão dos pecados e ser batizadas. O batismo une alguém a Cristo e o coloca ao Seu lado.

Há uma diferença entre o batismo de João e o batismo cristão. O batismo de João se conecta com o Messias vivo. O batismo cristão se conecta com um Cristo rejeitado e morto . O batismo de João tem a ver com o arrependimento e o perdão dos pecados. Somente dessa forma alguém pode ser verdadeiramente unido a Cristo. Ao mesmo tempo, aqueles que são batizados se distanciam das pessoas sem Deus. Eles formam um remanescente que espera por Cristo. A pregação e o batismo de João têm o objetivo de preparar espiritualmente os corações para receber o Messias.

O aparecimento de João é predito, não "no livro do profeta Isaías", mas "no livro das palavras do profeta Isaías". Com isso, Lucas enfatiza o fato de que cada palavra do livro é inspirada. Não se trata apenas da linha principal, mas de cada palavra. Vemos isso também nessa citação. Com a vinda do Senhor Jesus, essa profecia é cumprida. João é apenas uma voz. Ele fica completamente em segundo plano em relação àquele que está sendo anunciado.

A citação de Isaías apresenta João como a "voz do que clama no deserto". E o que João está clamando? Ele conclama ao povo para preparar o caminho do Senhor, que é Yahweh. O Senhor Jesus é o Yahweh do Antigo Testamento. João chama o povo para se preparar para receber o Senhor que virá em Cristo. Essa preparação deve ser feita no coração e colocada em prática, abrindo o caminho. Para isso, ele prega o batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.

A vinda de Cristo tem uma consequência gloriosa e de longo alcance que não se limita a Israel. Lucas, sob a orientação do Espírito Santo, fala de "todo vale", de "todo monte e colina" e de "toda carne". Em Mateus, Marcos e João, a citação não vai tão longe. Mas Lucas, embora tenha começado com os judeus, não se limita a eles; ele tem em mente todas as nações. Por isso, o Espírito Santo acrescenta expressões especiais nos versos , descrevendo o escopo e a grande extensão. Aquele que vem não é outro senão Deus, revelado na carne. Portanto, a salvação que vem por meio Dele não se limita a Israel, mas vem para "toda a carne". Essa graça para todas as pessoas é o tema especial de Lucas.

O Sermão de João Batista

As multidões vêm a João, mas isso não significa que ele só vê a multidão e não vê o indivíduo. João não fala em geral para as multidões, ele fala para o indivíduo. Ele faz do Evangelho uma questão pessoal e cuida para que as pessoas não se deixem levar pelas massas em uma escolha que não venha de uma verdadeira convicção interior.

Seu comportamento não tem nada a ver com a diversão popular à qual o Evangelho, infelizmente, às vezes é degradado hoje em dia. Ele dirige palavras, lisonjeiras, às multidões, para deixar claro de quem elas realmente descendem. Eles têm o diabo como pai. Eles não devem pensar que podem se gabar de serem descendentes de Abraão , de modo que a ira vindoura provavelmente não os afetará. Não é assim. A linguagem clara de João, portanto, não fará com que os verdadeiramente humilhados entre eles recuem, mas sim os confirmará em seu arrependimento.

João ressalta que o arrependimento sincero de uma pessoa deve ser visto na vida que ela leva. O arrependimento inclui frutos que correspondem a ele. Frutos dignos de arrependimento são falar a verdade e fazer o que é de acordo com a vontade de Deus. Esses frutos vêm da nova vida que alguém recebe quando se converte. No entanto, há pessoas em sua audiência que querem ser batizadas porque acham que têm o direito de sê-lo. Elas não estão falando de arrependimento, mas de um novo caminho. Elas não estão falando de arrependimento, porque não precisam dele, como pensam. Eles não pertencem à linhagem de Abraão? Não pertencem ao povo escolhido de Deus? Então eles têm direito a todas as bênçãos.

Esse raciocínio mostra que não há consciência de ser um pecador e merecer o inferno. O fato de alegar descendência não dá acesso às bênçãos. Vangloriar-se de privilégios externos não impressiona a Deus . Ele busca a verdade interior . Deus também não é obrigado a abençoar uma pessoa por causa do que ela exige. Em Sua onipotência, Ele pode criar filhos de pedras mortas e imputá-los a Abraão. Em certo sentido, Ele também fez isso com todo ser humano que se converteu . Não é a descendência natural que faz de alguém um filho de Deus, mas somente o Espírito de Deus e a Palavra de Deus . Deus levanta seus filhos de um material morto e sem valor.

Em seu sermão, João aponta para o julgamento que em breve recairia sobre o povo. Não apenas a bênção está ligada à vinda de Cristo, mas também o julgamento. Qualquer pessoa que O rejeitar e, portanto, não der bons frutos, será eliminada da vida e lançada no fogo do inferno. O machado já foi colocado na raiz, ou seja, na causa, no problema dos frutos ruins. A raiz não é boa e, portanto, o fruto também não é bom. Como a raiz está podre, só há frutos podres ou nenhum fruto. Não há nada a ser feito com o velho homem.

Mostrando os frutos do arrependimento

O sermão de João causa uma forte impressão nas multidões. Elas perguntam o que devem fazer, quais são os frutos do arrependimento. Para essas perguntas, os diferentes grupos que se aproximam de João recebem dele a resposta apropriada. Nas diferentes respostas que João dá, uma raiz comum do mal parece se tornar visível, que é a ganância, o vício em dinheiro. O modo como lidamos com o dinheiro é uma excelente indicação de como está nosso coração. Se Cristo não for o Senhor de nosso dinheiro e de nossas posses, então Ele não é nosso Senhor.

O primeiro grupo deve dar a outros de sua abundância. O segundo grupo não deve roubar os outros para enriquecer a si mesmo. O terceiro grupo deve se contentar com o que tem. Para as multidões em geral, João diz que elas devem dar de sua riqueza a outros que não têm nada.

Essa é uma medida importante da genuinidade da conversão. Se houver vida de Deus, ela se manifestará em nossa doação de nossas posses aos outros. Deus é um Deus que dá. Quem tem a natureza de Deus agirá como Ele. O jovem rico - aqui chamado de chefe - ilustra o oposto .

Um grupo especial na multidão é o dos publicanos. Eles também vieram para serem batizados e perguntam o que se espera deles. Essa é uma boa pergunta. Alguém que acabou de se converter nem sempre sabe imediatamente como agir em todas as coisas da vida cotidiana. Muitas vezes, por meio da conversão, haverá um senso adequado do que é apropriado, mas muitas vezes isso precisa ser apontado primeiro. Então, o discernimento também estará presente e a ação se seguirá. O mal que caracteriza os publicanos não é sua profissão, mas a maneira como a praticam. Eles abusam de sua posição e exigem mais do que apenas os impostos prescritos que deveriam cobrar. João lhes diz o que devem fazer. Na conversão do cobrador de impostos, Zaqueu, vemos um exemplo do que João está dizendo aqui ; . Zaqueu faz ainda mais do que João diz para os publicanos fazerem.

Os soldados formam outro grupo especial que vem a João com a pergunta sobre o que devem fazer. Para os soldados, também, não é sua profissão que os caracteriza; o mal é que eles abusam de seu poder. Ao mesmo tempo, eles demonstram claramente que estão insatisfeitos com seu salário. Os soldados de uma força de ocupação têm poder sobre os outros. O exercício do poder geralmente traz à tona o que há de mais maligno no homem. A ganância o leva a abusar de seu poder para se enriquecer às custas dos outros. Saquear é roubar, é tomar ilegalmente a propriedade de outra pessoa usando a força e sem poupar ninguém. Essas pessoas não têm consciência e facilmente acusarão falsamente os outros para serem poupadas da punição ou para se safarem melhor. Ainda assim, é importante que elas estejam satisfeitas com seu salário. A rebelião contra o superior, o empregador, nunca é algo adequado para o convertido. O contentamento é uma marca da fé em um Deus que se importa e evita saques.

João testifica de Cristo

As pessoas estão completamente cativadas por esse homem e sua pregação, e sentem muito bem que se trata de algo muito especial. Isso os faz pensar que João poderia ser o Cristo. O Espírito de Deus está agindo sobre eles. O poderoso sermão de João, que ele prega sem medo do homem, faz com que todos pensem em Cristo. A intenção de Deus é que todo sermão leve Cristo às pessoas. Elas não devem pensar que o pregador é Cristo. O fato de as pessoas pensarem se João poderia ser o Cristo deixa claro que elas têm ideias sobre Cristo que não são operadas pelo Espírito de Deus. Os pastores, Simeão e Ana não tiveram dificuldade em reconhecer Cristo.

João vê o que eles estão pensando. Portanto, ele rejeita imediatamente qualquer pensamento de que poderia ser o Cristo e fala sobre a diferença entre ele e Cristo. Com fidelidade, João aponta para aquele que vem depois dele. Ele não permite, nem por um momento, que as pessoas o tenham em alta conta. Ele fala de si mesmo como alguém que batiza com água. Esse é um ato simbólico. O que o Senhor Jesus fará vai muito além. Ele provará Seu poder batizando com o Espírito Santo e com fogo. O batismo com o Espírito Santo foi o que Ele fez no Dia de Pentecostes, quando formou a igreja ao derramar o Espírito Santo.

O batismo com fogo é o que Ele fará quando vier à Terra pela segunda vez. Então, Ele executará o julgamento sobre todos os ímpios. O fogo é o julgamento que consome o mal. À luz dessa poderosa Pessoa, João nem mesmo se considera digno de fazer o humilde serviço de soltar as amarras das sandálias.

Cristo provará Seu poder ao distinguir perfeitamente entre os que pertencem a Ele e os que não pertencem. Ele separará o trigo do joio. O trigo são aqueles que pertencem a Ele, que O têm como vida ; esses Ele reunirá em "Seu" celeiro, o céu. O joio são os incrédulos; Ele os lançará no fogo inextinguível do inferno.

O fim do ministério de João

João fez muitas outras exortações ao povo e, assim, proclamou o evangelho. Aqui vemos que a proclamação do evangelho anda de mãos dadas com a exortação. Entre todas as exortações com as quais João proclama o Evangelho, ele também denuncia a corrupção no modo de vida de Herodes, que se manifestava em várias áreas.

João menciona uma em particular, que é seu relacionamento adúltero com Herodias, a esposa de seu irmão. João não poupa ninguém em sua pregação, pois seu principal objetivo é preparar cada pessoa para aceitar Cristo. João Batista não é fiel apenas em relação às classes mais baixas do povo, mas também em relação às mais altas. Seu testemunho de Cristo é inabalável, ele não faz nada para sua própria glória, para que, dessa forma, possa glorificar o Senhor.

Depois que Lucas descreve o serviço fiel de João, ele menciona sua prisão. Assim, João experimenta o sofrimento por causa da justiça, pois ele é preso por causa de sua justiça. Historicamente, isso acontece mais tarde, porque João também batizou o Senhor Jesus, e o versículo seguinte fala sobre isso. Mas isso estabelece o fim do ministério de João. Lucas faz isso para que toda a atenção agora recaia sobre aquele em quem a graça de Deus se manifestou, "trazendo salvação a todos os homens" .

O batismo do Senhor Jesus

De todos os relatos que temos sobre o batismo do Senhor, somente em Lucas encontramos o fato de que Ele orou após o batismo. Por meio da oração se expressa a verdadeira dependência. Lucas descreve a perfeita humanidade do Senhor; ele O mostra oito vezes em oração, sete vezes na terra e uma vez elevado da terra, na cruz (aqui e em ; ; ; ; ; ).

Ao ser batizado, o Senhor Jesus assume Seu lugar no meio dos "santos que estão na terra" . Isso se refere ao remanescente que O aguarda. Desde o primeiro passo que essas almas humildes dão no caminho da graça e da vida, encontramos o Senhor Jesus lá com elas. E quando Ele está lá, isso representa, ao mesmo tempo, o favor e o prazer do Pai e a presença do Espírito Santo. Vemos isso quando o céu se abre. Toda a atenção do céu está voltada para esse homem de oração na Terra. Ele não tem, como Estêvão, um objeto no céu; Ele mesmo é o objeto do céu . Toda vez que o céu se abre, Ele é o objeto de admiração do céu ; .

Por um momento, o Espírito se torna visível, a voz do Pai é ouvida e o Filho está visivelmente presente. Essa é uma revelação maravilhosa do Deus trino. No Filho, na Terra, habita corporalmente toda a plenitude da Divindade. Essa plenitude da Divindade ainda habita corporalmente Nele, agora que Ele está na glória do céu . O Pai expressa do céu o Seu prazer pessoal Nele. Ele faz o mesmo em Marcos , enquanto em Mateus Ele expressa Seu prazer em Seu Filho como um testemunho diante dos outros: "Este é o Meu Filho amado" . Deus dá esse testemunho quando há o perigo de que Ele seja colocado no mesmo nível das pessoas pecadoras. Vemos isso também no Monte da Transfiguração . Cristo assume Seu lugar como homem, mas Deus cuida para que continuemos a vê-Lo como o Homem singular.

A genealogia do Senhor Jesus

Lucas registra que o Senhor Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou Seu ministério público. No Antigo Testamento, essa era a idade em que os levitas podiam começar seu ministério público , , , , , , .

Lucas então lista o registro genealógico do Senhor Jesus. Ele começa esse registro genealógico observando que se pensava que Ele era filho de José. José era considerado Seu pai, ou seja, Seu pai legal. Isso é importante para os direitos legítimos do Senhor Jesus ao trono de Davi. Esses direitos são evidentes no registro genealógico de José que Mateus apresenta . Quando Lucas apresenta o registro genealógico posteriormente, aquele até Davi no versículo 31 difere completamente do registro genealógico de Mateus. Isso não pode significar outra coisa senão que temos aqui o registro genealógico passando por Maria, como geralmente se supõe.

Por Seu nascimento de Maria, Ele é homem. Isso não precisava ser provado por um registro genealógico. Por que, então, esse registro genealógico? Porque esse registro genealógico remonta a Adão, que, por sua vez, saiu das mãos de Deus. Isso enfatiza o fato de que o Senhor Jesus, mesmo como homem, é o Filho de Deus. Seguindo essa linha de pensamento, Paulo também poderia dizer aos atenienses que, como seres humanos, somos "semente de Deus" ; .

Além disso, em todos os nomes mencionados aqui, vemos como Deus determinou e manteve ao longo dos séculos a linhagem cujo objetivo final era o nascimento de Seu Filho. Deus operou por meio de todos esses antepassados para trazer esse homem ao mundo no momento certo. Toda a história antes Dele é uma preparação para Sua vinda. Maria é uma agraciada entre as mulheres, mas todos esses antepassados também foram agraciados por estarem na linha direta por meio da qual a graça de Deus tomaria forma plena em Seu Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário