Marcos 4

 

                       

A parábola do semeador
 
No capítulo anterior, o testemunho do Espírito Santo foi rejeitado, assim como o próprio Filho do Homem. Como resultado, o Senhor não reconhece mais os relacionamentos antigos, mas forma novos relacionamentos . Isso é seguido por uma descrição do ministério do Senhor neste capítulo. O curso e os resultados deste ministério são mostrados na forma de parábolas (versículos 1–20).

Também vemos a responsabilidade dos discípulos por sua parte nesta obra sendo discutida , e a calma daqueles que, em sua obra, confiam em Deus . E, no final deste capítulo, vemos as circunstâncias em que os discípulos se encontram em seu trabalho . A tempestade que atinge eles, indica as tempestades que virão para testar a fé enquanto o Senhor parece não estar prestando atenção neles.


Este capítulo mostra novamente como o Senhor continua sua usual obra de ensino. Muitos são atraídos por ele. Uma vez que Ele está junto ao mar e há um grande perigo de que a multidão o force a entrar, Ele se senta em um barco. Ao se sentar nele, Ele fala para a multidão que está parada na terra. Ao sentar-se em um barco, Ele se separa da multidão que O rejeitou por meio de seus líderes religiosos na seção anterior, onde atribuem Sua obra ao diabo .


O Senhor começa novamente com sua atividade usual, o ensino, mas Ele dá esse ensino de uma forma diferente. Em conexão com o desenvolvimento que acabou de ocorrer em seu relacionamento com os judeus, Ele agora usa parábolas. Ele explica as razões para isso nos versículos .


Com um “Ouvi!” , Ele apela à multidão para ouvir atentamente o que Ele está prestes a dizer. Embora esteja falando para a multidão, é sobre a condição de cada pessoa. Cada pessoa é uma espécie de solo em que a semente cai. Ele apresenta um semeador que sai para semear. O semeador é Ele mesmo, Ele sai, Ele saiu do Pai . O fato de que Ele agora se apresenta como um semeador significa que a questão não é mais, que Ele está procurando frutos em sua vinha Israel - pois Ele veio para isso -, mas que agora produzirá os frutos por si mesmo semeando.


A semente lançada cai em diferentes tipos de solo. O primeiro tipo é o caminho endurecido. A semente que aí cai torna-se presa dos pássaros porque o solo é tão duro que a semente não consegue criar raízes. O segundo tipo de solo em que parte da semente cai é o solo rochoso. Há um pouco de terra ali; parece que a semente irá produzir algo. Devido ao solo rochoso, no entanto, a semente não conseguiu criar raízes profundas. Portanto, quando o sol nasce, a semente murcha. Outra parte cai entre os espinhos. Tem terra lá e ela pode criar raízes, mas por causa dos espinhos que sufocam as mudas, elas não podem crescer, de modo que dessa semente também não sai nenhum fruto.


O quarto tipo de solo é a terra boa. As sementes que ali caem brotam, crescem e dão frutos. O fruto é apresentado em diferentes quantidades. Há sementes que dão fruto trinta vezes, algumas que dão fruto sessenta vezes, e sementes que dão fruto cem vezes mais.


Em Mateus 13 , a ordem é inversa. É sobre a história do reino dos céus confiada à responsabilidade do homem. Tudo o que é confiado à responsabilidade do homem começa bem, mas continua a enfraquecer. Assim, a igreja começou bem no dia de Pentecostes e nos primeiros dias depois, mas mais e mais influências mundanas asseguraram que a primeira força e frescor começaram a declinar.


No Evangelho de Marcos se trata da obra do Servo perfeito. Lá o rendimento aumenta cada vez mais até a medida perfeita.


O que o Senhor disse à multidão no início (“Ouvi!”), Ele diz também no final da parábola ao indivíduo que pede instrução divina. Temos que ouvir primeiro para podermos produzir frutos.

Por que parábolas?

Agora, aqueles que têm um interesse genuíno nas coisas de Deus perguntam ao Senhor o que as parábolas significam. Em sua resposta a isso, Ele ressalta a diferença entre os judeus incrédulos e seus discípulos. Os últimos são uma figura do remanescente crente. As parábolas deixam claro quem realmente pertence a Ele e quem não. Aqueles que pertencem a Ele são ensinados por Ele sobre os mistérios do reino de Deus. Ele diz para eles que o reino de Deus não é inicialmente estabelecido na glória exterior, mas de uma forma oculta.

Esta forma oculta do reino é o resultado do fato de que seu povo O rejeita. Sua rejeição pelo povo produz um adiamento temporário do império em poder e majestade na terra. Em vez disso, é estabelecido no coração daqueles que O reconhecem como seu Senhor pessoal .


O mistério do reino de Deus significa que o Senhor diz a seus servos o que esperar e o que acontecerá com eles em seu serviço neste reino. O campo de trabalho é grande, mas devemos reconhecer que os frutos serão pequenos e que o trabalho deve ser feito continuamente para produzir frutos cem vezes maiores. O ecumenismo - e vemos isso também nas igrejas evangélicas de rápido crescimento - está procurando grandes frutos, mas consiste apenas em números. Aqueles que envolvem um grande número de pessoas estão cegos para a verdadeira natureza do serviço.


As parábolas significam julgamento para os “de fora”. Eles não querem se curvar a Ele, porque Ele não atende às expectativas deles como o Messias. Eles apenas reconhecem como o Messias alguém que os liberta do jugo dos romanos, enquanto negligenciam o fato de que este jugo de governo estrangeiro é o resultado de seu abandono de Deus.


As parábolas os impedem de se converter e receber perdão, porque a conversão que eles mostrariam, se Ele não falasse em parábolas, não seria uma conversão genuína. O perdão que eles acham que têm seria um perdão imaginário.

Interpretação da parábola do semeador

O Senhor deixa claro que se eles entendessem a parábola do semeador, eles entenderiam todas as parábolas. Pois esta parábola estabelece a base para todas as outras parábolas.

Ele não diz que ele mesmo é o semeador, mas enfatiza o que o semeador faz. Isso se encaixa no caráter deste evangelho, no qual Ele é descrito como o verdadeiro servo. Num servo se trata do que ele faz, não de quem ele é. A obra do servo é semear a palavra. Somente a palavra produz frutos. Os frutos não são obtidos por meio de cultura, treinamento, educação ou modelos de comportamento, por mais úteis que sejam. O semeador semeia apenas a palavra e nada mais. O efeito da palavra semeada não se deve à palavra, mas à natureza do solo. O solo em que a semente cai simboliza o estado espiritual de quem ouve a palavra.


Marcos fala da semente como "a palavra". Mateus fala da semente como "a palavra do reino" - que se refere ao conteúdo da palavra. Lucas fala da semente como “a palavra de Deus” - isso indica a fonte, a origem da palavra.


Os homens que estão no caminho são homens de coração endurecido. Se eles ouvirem a palavra, isso não fará nada por eles. Eles estão tão sob a influência de Satanás que ele imediatamente tira a palavra que foi semeada. Os escribas pertencem a este grupo. Seu solo é tão duro que a semente não pode crescer. Forças demoníacas a levam embora. No entanto, a aplicação também vale para nós. Por exemplo, podemos dizer: “Não entendo isto”, e então voltamos aos negócios como de costume, sem nos preocupar em entender o que lemos. Satanás deseja que reagimos assim.


O grupo seguinte de homens é constituído por aqueles que "recebem imediatamente a palavra com alegria". No entanto, a alegria nunca é o primeiro resultado da palavra semeada. A primeira coisa que a Palavra faz é conhecer o próprio homem para que ele possa ver que ele é um pecador perdido que merece o inferno. Quando Deus fala com alguém, Ele o faz em sua consciência, o que desperta um sentimento de pecado e culpa . Quando as pessoas imediatamente recebem a palavra com alegria, não há raiz. As pessoas podem ser tocadas emocionalmente sem atingir a consciência . Assim que eles forem pressionados por sua fé, eles passarão na peneira. Deus usa tribulação ou perseguição para testar a autenticidade da fé.


Neste e no grupo seguinte, vemos os parentes do Senhor. Eles não são seus inimigos nem da Palavra, há solo em que a semente cai e cresce, mas sem dar fruto. É o que acontece quando a palavra é aceita apenas com sentimento. As pessoas ficam felizes e têm um sentimento caloroso, mas sua consciência permanece intacta. Quando eles saem fora da atmosfera da palavra, eles se esquecem de tudo novamente. A palavra semeada não convenceu seu coração do pecado e do julgamento. Isso levaria ao arrependimento. Quando aplicada a nós, significa que existe o perigo de que tudo seja tocado, exceto a nossa consciência, e que, portanto, não tenhamos uma vida de devoção ao Senhor.


A terceira categoria de homens que ouvem a palavra é comparada àqueles que estão semeados sob os espinhos. Esses homens vivem em circunstâncias que têm tanta influência sobre eles que a palavra que ouvem cresce demais. As circunstâncias em que vivem podem consistir em preocupações, riquezas e desejos.

 

Pobreza e riqueza são dois extremos, os quais abrigam o grande perigo de esquecer a palavra . Os pobres devem ter cuidado para não ficar tão absortos em preocupações a ponto de a palavra não desenvolver sua eficácia. Quem é rico deve ter cuidado para não se deixar levar pelo engano das riquezas e, assim, se afastar de Deus e não ser tocado pela Palavra.


Vale para todos os homens, que pode surgir o desejo de todos os tipos de outras coisas, ou seja, que podem entrar no coração. As coisas que temos são um perigo, assim como as coisas que não temos quando as queremos. O que o olho vê, ele quer ter. Se alguém só consegue pensar nessas coisas, ele se fecha para a obra da Palavra e ela se torna estéril. Isso também pode ser aplicado aos crentes.


Mesmo na boa terra, os resultados são diferentes. O que é fatal para o incrédulo pode danificar seriamente o fruto do crente. Podemos parafrasear os frutos da seguinte maneira: A bênção recebida é devolvida a Deus e a vida é vivida em sua presença para sua glória. Desta forma, Deus recebe o fruto da vida dos seus.


Como eu disse, encontramos a ordem inversa no Evangelho de Mateus, porque se trata do que um homem faz com o que lhe foi confiado. Então, vemos que ocorre a decadência. Aqui se trata do serviço, e estamos vendo um aumento, porque o serviço do Senhor é focado em trazer mais frutos.

Sob o alqueire ou sob a cama

Depois que o Senhor Jesus comparou a palavra com a semente que é semeada para que o fruto surja, Ele agora compara a palavra com uma lâmpada ; . Onde há fruto, também há testemunho. O fruto deve se tornar uma luz. A palavra implantada não só resulta na salvação de pessoas e frutos nos crentes, mas também leva ao testemunho.

Ele fala “para eles”, são aqueles que pedem a explicação . Agora eles também estão sob a responsabilidade de prestar testemunho. A luz recebida deve ser difusa. Difundir a luz não tem nada a ver com possuir ou exercer um dom, mas com a nova vida na qual Cristo se torna visível.


Assim como a semente é infrutífera ou tem poucos frutos em certas circunstâncias, a luz do testemunho também pode ser escurecida em certas circunstâncias. A primeira causa é o alqueire. É uma figura do comércio e da atividade. Ocupações de todos os tipos podem se tornar tão opressivas que não há espaço para testificar do Senhor.


Outra causa é a cama, que pode ser tão grande quanto a cama de Ogue . Essa é uma figura de preguiça e conforto. Isso também não permite que os cristãos testifiquem do Senhor Jesus. Eles preferem uma vida confortável ao esforço de sair e falar aos outros sobre o Senhor Jesus.


A luz deve estar sobre o velador para que seja espalhada sem obstáculos. Ser uma luz é mais difícil do que falar na frente de um grande grupo. Trata-se da representação do Senhor Jesus como a luz em todas as coisas da vida diária, o dia todo.


O Senhor nos diz que será revelado como foi nosso testemunho. Chega um momento em que tudo o que obscurece a luz e impede que ela se espalhe virá à luz. Tudo o que a luz não pôde suportar será revelado, até mesmo as deliberações mais ocultas do coração dos homens .


Essa dica deve nos ajudar a manter-nos fiéis ao prestar testemunho. O Senhor também está dizendo que o remanescente oculto um dia será revelado. O pequeno fruto será visto em todos os lugares. Também o fato, de que, o que o Senhor disse em segredo e o que está escrito aqui para todos por meio de Marcos, é um cumprimento desta palavra.


Esta palavra do Senhor sobre a luz, como sua palavra sobre  semente , é pessoalmente importante para cada ouvinte. Para dar fruto e irradiar luz, precisamos ouvir. A palavra “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!” é, portanto, um apelo urgente a cada discípulo individualmente.


Ao ouvir, os discípulos devem prestar atenção ao que ouvem, pois Deus os tratará de acordo com sua fidelidade em administrar a palavra que lhes foi confiada. Devemos prestar atenção ao que ouvimos, porque é nosso trabalho compartilhar o que recebemos. Portanto, é importante, em que, colocarmos nossos ouvidos para ouvir. Nós nos levantamos de manhã com o desejo de ouvir o Senhor ?


Nossa pobreza espiritual vem à tona quando não temos nada para compartilhar. Com o que medimos os outros, determinamos a medida do que nos é atribuído. Somente aqueles tem algo, os que repartem com graça, e eles receberão com mais abundância . Aqueles que realmente não têm nada também perderão o que parecem ter.


Portanto, os judeus tinham as palavras de Deus , mas na verdade não as tinham porque não reconheciam Aquele que estava em jogo. Por isso eles (os judeus descrentes) perderão tudo o que a palavra de Deus significa para eles e do que se gabam. O mesmo se aplica aos cristãos que o são apenas pelo nome e que confessam a Cristo apenas com a boca, mas não têm vida nova.

Parábola da semente que cresce por si mesma


O Senhor fala uma parábola sobre o reino de Deus. Ele compara o reino a um homem que lança sementes na terra. Este homem é o mesmo. Ele semeia para que o reino de Deus surja. A criação deste reino é obra sua. Esta parábola e a seguinte tratam de ambos os lados do testemunho cristão na terra. Na primeira parábola (que só aparece em Marcos), vemos o Senhor Jesus como um homem que semeou e parece não se importar mais com a semeadura.


Assim como a semente brota sem a ajuda do semeador, Cristo fará com que o evangelho seja espalhado no mundo sem interferir de forma perceptível. A marca registrada do reino é que o rei não está presente. Para o servo, isso significa simplesmente semear e deixar o crescimento nas mãos do Senhor. Não precisamos nos preocupar com o que acontece com a semente, precisamos simplesmente semear.


Sabemos que Deus dá crescimento . O servo não pode contribuir nisso. Ele semeia e não pode fazer mais nada. O progresso do evangelho não depende das ações dos trabalhadores, mas da força da própria semente, é a palavra que atua . Não temos absolutamente nenhuma influência no processo de crescimento. Porém, o que é feito em fidelidade a Deus, Ele abençoa em oculto. Esta "lei de crescimento" ilustra o crescimento na graça e a compreensão das realidades espirituais. Não nos tornamos cristãos maduros da noite para o dia; um processo é necessário para isso.


Quando a obra de Deus em oculto estiver concluída, a ceifa pode acontecer. Então, vemos o grande Servo se tornando ativo novamente. Assim como Ele está pessoalmente envolvido na semeadura, Ele também está na ceifa, embora não pareça estar envolvido na estação de cultivo.

Parábola do grão de mostarda


O Senhor conta outra parábola sobre o Reino de Deus. Ele o introduz com a pergunta, de como ele deve comparar ou representar o Reino de Deus. Ele já sabe, mas quer chamar a atenção dos ouvintes para a parábola que agora está contando.


Conhecemos essa parábola do grão de mostarda em Mateus 13 . Ali, o Senhor compara o Reino dos Céus a um grão de mostarda. O que Ele chama de Reino dos Céus ali, Ele chama de Reino de Deus aqui. Ambos são comparados ao grão de mostarda. Portanto, trata-se do mesmo Reino, cada um visto de um ângulo diferente. Em um caso, é sobre o governo do Céu, no outro caso é sobre o governo de Deus. É igual em ambos os casos, onde o Reino não é estabelecido em glória pública, mas é estabelecido em oculto por causa da rejeição do Rei. Está sendo estabelecido no coração daqueles que professam ter aceitado o rejeitado Senhor como Rei.


O início do Reino é pequeno. Tudo começou com um punhado de discípulos em um cenáculo em Jerusalém, onde havia apenas 120 pessoas reunidas . Mas o Reino não permaneceu pequeno, mas se expandiu. No entanto, isso não aconteceu apenas com aqueles que realmente nasceram de novo. Ele se expandiu em um grande poder porque muitos homens também se juntaram a ele, que viram uma vantagem em reconhecer este Senhor, mas sem realmente se curvar a Ele. Vemos isso no Cristianismo, que luta por poder e influência e quer ser reconhecido.


Os pássaros aqui são uma figura de poderes demoníacos. Eles encontram um lugar de refúgio na igreja confessante e infiel no final de sua história, o Cristianismo sob a liderança da Igreja Católica Romana, a grande Babilônia . O servo fiel vê tudo isso, mas espera pacientemente até que “fruto se mostra” e “está chegada a ceifa” .

O uso de parábolas


O Senhor contou outras parábolas que Marcos não nos contou. As parábolas que o Senhor usa são feitas sob medida para o público. Ele não fala por cima das cabeças. Ele sabe o que eles podem ouvir e leva isso em consideração. Este também é um ponto importante para nós. Quando falamos do Senhor a outras pessoas, precisamos considerar o que elas podem receber.


O Senhor usa parábolas para revelar os verdadeiros discípulos. Aqueles que realmente desejam aprender com Ele, entendem que Ele está tentando ensiná-los com parábolas, e perguntam para Ele o que significam. Estes são "seus próprios discípulos". Eles recebem instruções separadas Dele, sobre o significado das parábolas. Isso não significa que a multidão esteja sendo enganada. Ele falou parábolas que eles podiam entender, mas dependem das explicações do Senhor para o significado mais profundo.

Tempestade no mar


O capítulo 4 oferece uma visão geral do ministério do Senhor e do nosso. Ele é o verdadeiro servo e nos prepara para seguir seus passos como servos. Ele mostrou os resultados do serviço. O fruto é relativamente pequeno. O que dá fruto deve se dar mais fruto, e o fruto deve se tornar luz. O que o Senhor ensinou em oculto deve ser compartilhado em público aos outros. Ele também descreve em duas parábolas os dois lados do ministério que são importantes para o tempo presente. É o interior e o exterior do crescimento. Deus faz o crescimento, mas exteriormente o cristianismo se torna uma árvore.


No último incidente deste capítulo, a tempestade no mar, vemos também que o Senhor está dormindo, como na primeira parábola . Ele dorme a bordo do barco durante a tempestade. Na tempestade, vemos as circunstâncias externas que são dirigidas contra o grande Servo e contra seus servos.


O Senhor esteve ocupado o dia todo até a noite . Ao anoitecer, Ele deu a seus discípulos a ordem de irem para o outro lado do mar. Ele diz: "Passemos para a outra margem". Ele vai junto. Ele está com eles, embora esteja dormindo. Pelo menos é assim que às vezes parece quando O servimos. Sabemos que Ele está conosco, mas às vezes parece que Ele está dormindo. Enquanto não há tempestades, não percebemos, mas quando as tempestades chegam, fica claro quem somos e nós podemos ver quem Ele é.


Quando ele embarca, ele deixa a multidão para trás. Os discípulos o levam "assim como estava" no barco. Esse acréscimo, que só Marcos nos dá, mostra-nos o quanto é importante permitir que o Senhor entre em nossas vidas “como Ele é” e não ter uma ideia diferente Dele. Não é certo dizermos a Ele como Ele deve ser e que só permitimos que Ele entre em nossas vidas quando Ele corresponder às nossas idéias sobre Ele.


Devemos nos perguntar como O levamos conosco em nossa vida pessoal e comunitária. Em 2 Coríntios 11, Paulo fala do perigo de podermos suportar facilmente alguém que prega um Jesus diferente do que ele pregou . Quando fazemos isso, não o levamos conosco como Ele é. Para saber se estamos levando o Senhor Jesus conosco “como ele era” (e é!), Temos que abrir a Bíblia. Se guardarmos em nossos corações o que lemos sobre Ele, isso significará que viveremos nossas vidas de acordo com a Sua vontade. Então, Ele terá o primeiro lugar em tudo e nós o seguiremos e o serviremos com amor e gratidão.


Além do barco em que está a bordo, há outros barcos com ele. Isso nos lembra dos crentes que fazem todos os tipos de milagres em seu nome. Não estão com os discípulos , mas o Senhor os usa porque agem em seu nome. Todos esses outros barcos também estão no mar e na tempestade, mas também estão com Ele. Embora Ele não esteja a bordo com eles, eles compartilham a bênção de que a tempestade será acalmada.


Os discípulos na tempestade são uma figura de servos entrando em provações. Este evento é também um retrato da história dos servos fiéis ao longo dos séculos. Depois que o Senhor mostrou o desenvolvimento da Palavra semeada nas parábolas anteriores, o Espírito Santo agora mostra como os discípulos se sairão no momento em que a palavra for semeada. Eles terão grandes problemas. O inimigo agitará uma tempestade contra eles.


A tempestade em que os discípulos entram não é uma tempestade comum. Eles estavam acostumados com muita coisa. Certamente os pescadores entre eles estavam familiarizados com a água. Mas aqui mesmo os marinheiros mais experientes perdem toda a confiança nas habilidades de seu timoneiro e, o que é pior, também perdem a fé em seu mestre adormecido.


O Senhor dorme em perfeito descanso, enquanto tudo ao seu redor está em grande agitação. Isso está em completo contraste com o homem do próximo capítulo. Ele está em um lugar de absoluta calma, entre túmulos, mas em nenhum lugar há tanta agitação como em seu coração .


Aqui temos a única referência nos Evangelhos ao sono do Senhor. Ele dorme com total confiança em seu Deus . Com sua calma, eles poderiam ter aprendido a ficar calmos também. No entanto, nada disso é visto. Pelo contrário. Quando eles o acordam, eles o culpam por não se importar que eles morram.


A tempestade é um grande teste. Ainda maior é a prova de que o Mestre parece não prestar atenção à tempestade. Se a fé tivesse sido eficaz, teria encontrado apoio no pensamento de que Ele estava a bordo com eles. Ele compartilha a sua sorte, ou melhor: eles compartilham a sua sorte. Quando percebemos que os perigos ameaçam não tanto nós e nosso trabalho, mas Ele e Seu trabalho, então, na realidade, não há perigo algum.


Os discípulos, por outro lado, observam tanto a violência da tempestade, que temem morrer. Portanto, eles acordam o Mestre sob a acusação de que Ele não se importa com o que acontece com eles. No entanto, vamos lembrar que o Filho de Deus veio ao mundo para fazer a obra da redenção e cumprir os conselhos de Deus. Seria então possível que ele e toda a sua obra morressem inesperadamente por uma tempestade acidental no mar - aos olhos do povo?!


Em sua graça, o Senhor vem em auxílio de sua falta de fé. Ele acorda e repreende o vento e o mar. Uma palavra dEle prova que Ele é o Senhor da criação. Sua repreensão ao vento e ao mar indica que o desencadeamento desses elementos foi causado por Satanás.


Enquanto o homem não obedece, as forças da natureza obedecem na hora . O Senhor tem autoridade sobre o vento, porque Ele anda sobre as asas do vento . Ele também tem poder sobre o mar, pois o fez . Ele não precisa de um cajado como Moisés ou uma capa como Elias para ferir o mar ; .


Tendo dirigido a Palavra aos elementos, Ele agora dirige a Palavra aos discípulos. Ele não os culpa por chamá-lo, mas Ele culpa sua incredulidade. Eles deveriam ter confiado Nele e em Seu poder divino e não pensado que Ele seria engolido pelas ondas. Eles deveriam ter se lembrado de sua própria ligação com Ele, que haviam obtido pela graça com Ele. Que paz Ele estava! A tempestade não o confunde. Sua calma divina, que não conhece desconfiança, permitiu-lhe dormir no meio da tempestade. Estamos no mesmo barco que ele, bendito seja o seu nome! Se o Filho de Deus não afunda, nós também não.


Quando o Senhor revelou seu poder, o medo surge nos discípulos. O servo é o Senhor dos elementos da natureza. Eles querem saber quem Ele é. O mistério de sua pessoa, Deus e homem, não pode ser compreendido. Ele, que pouco antes dormia como ser humano porque estava cansado, revela-se um momento depois como o Deus Todo-Poderoso.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário