Marcos 3



                    

O Senhor cura uma mão mirrada

O Senhor volta à sinagoga . A sinagoga é o lugar onde o povo de Deus se reúne e a lei é estudada. Ele entra para encontrar alguém que precisa Dele e a quem Ele deseja capacitar para desfrutar das bênçãos. É sábado e a oportunidade de ministrar com a Palavra na sinagoga. Entre os presentes está alguém com a mão mirrada. Ele não pode colher ou moer espigas de trigo e, portanto, não pode desfrutar das boas dádivas de Deus. Mas agora a boa dádiva vem para ele.

Os oponentes do Senhor também estão presentes. Eles vêem a bondade do Senhor e do homem que precisa dela. Eles os conectam em seus pensamentos. Eles presumem que neste dia de sábado o Senhor não se deixará impedir de curar o homem. No entanto, em seus corações há ódio por sua bondade e indiferença às necessidades do homem. Eles só querem que suas regras sejam seguidas.


É impressionante que Satanás instintivamente sinta o que o Senhor está prestes a fazer. Da mesma forma, o mundo sabe o que um filho de Deus quer ou deve fazer. Por exemplo, o mundo fica surpreso quando encontra um cristão em um ambiente que não lhe convém.


O Senhor aceita o desafio e coloca o homem no meio para que todos possam testemunhar este ato de misericórdia. Ele faz essa cura em público, mostrando a todos o que é graça. É, por assim dizer, um convite para que todos participem. O homem também tem que fazer algo. Ele deve ocupar o lugar que o Senhor lhe deu: no meio. Desta forma, ele se torna a evidência, visível a todos, da graça que Cristo lhe concederá.


Antes de o Senhor curar, Ele deseja dirigir-se à consciência deles, perguntando por que Deus deu o sábado. Como deve ser ruim, um sistema que exige a questão, de saber se é permitido fazer o bem! Sua pergunta é, se um ato de misericórdia feito no sábado se torna uma violação da lei, porque esse ato é feito no sábado. Ele veio para fazer o bem. Há uma necessidade disso aqui. É por isso que Ele faz o bem. Seria até pecado não fazer isso . Seu ato de bondade para o homem, significa poder viver. A lei mata, mas o Senhor veio para dar vida.


Seus oponentes não responderam à sua pergunta. Eles sabem a resposta certa, mas não querem dar, porque odeiam Ele e sua bondade, porque Ele não se importa com as leis feitas por eles mesmos.


Vemos claramente como o antigo sistema baseado no que o homem deveria ser para Deus está sendo substituído pelo que Deus é para o homem. O antigo sistema vem de Deus, mas o homem o tornou um sistema de ódio pela plena revelação de Deus em Cristo. Cristo não está lá para ajudar os fariseus em seus pensamentos sobre a lei, mas para mostrar Sua própria graça. As leis de Deus nunca foram dadas para bloquear sua bondade.


O Senhor responde ao silêncio deles com um olhar penetrante com o qual Ele olha nos olhos de todos os seus oponentes ao seu redor. [A expressão que o Senhor “olha ao redor” para as pessoas é encontrada cinco vezes neste Evangelho . A expressão aparece uma sexta vez, mas ali se refere aos discípulos .] Seu olhar é de ira. Ao mesmo tempo, há tristeza em seu coração. Ele está irado com o pecado de impiedade deles, pelo qual um dia receberão Sua ira total. Ele está triste porque Ele vê o endurecimento de seus corações, de que eles não querem se converter. Deus odeia pecados e ama o pecador. Esses dois sentimentos estão perfeitamente presentes Nele ao mesmo tempo.


Enquanto olha para seus oponentes assim, Ele dirige suas palavras de cura ao homem. O homem tem que fazer algo sozinho novamente. Ele tem que estender a mão. Ele o faz e sua mão é restaurada. A obediência ao mandamento de Deus sempre resulta em bênçãos. O homem poderia ter dito: “Não posso porque minha mão está atrofiada”. Mas a obediência às suas palavras é sempre acompanhada pela força que Ele mesmo dá para que o que Ele diz possa ser feito.


A reação dos zelosos da lei é planejar o assassinato. Eles se comportam como se não houvesse uma ordem: “Não matarás!” Isso é farisaísmo. Eles estão ocupados fazendo planos no sábado para fazer o mal e matar, enquanto Ele está ocupado fazendo o bem e ganhando uma vida. Que alto contraste. Que tristeza pelo Senhor!


Eles também não veem nenhum problema em se associar com os ímpios herodianos, o povo que, por motivos egoístas, apóia as políticas ímpias de Herodes. Eles, que são inimigos por natureza, unem-se odiando a Cristo. Encontramos isso mais tarde com Pilatos e Herodes . Esta consulta aos fariseus e herodianos é a primeira consulta sobre matar Cristo.

Curas no mar


A resistência faz com que o Senhor se retire. Isso não significa que a resistência pode interromper o fluxo das bênçãos de Deus. Isso é impossível. A resistência é apenas uma ocasião para direcionar a corrente em uma direção diferente e torná-la maior para que várias pessoas possam participar. O mar fala do grande campo de trabalho do Senhor. Os homens vêm a Ele de todos os lados porque ouviram falar de Suas bênçãos. Assim, as bênçãos de Deus fluem para a alegria eterna dos pobres e necessitados que se curvam a Cristo.


Para não ser apertado pela multidão, Ele toma precauções. Ele, o Deus Todo-Poderoso, faz uso de meios humanos para esse fim. Exatamente como quando ele estava prestes a ser empurrado para baixo da montanha, ele poderia ter aberto um caminho entre os homens . Mas aqui ele não está lidando com oponentes, mas com pessoas que precisam dele.


O poder do Senhor para curar está presente. Todos que precisam dele podem alcançá-lo e tocá-lo. Ele está sempre disponível para quem precisa Dele. Ele não apenas cura os fisicamente enfermos, mas também as pessoas possuídas. Os espíritos imundos não podem ficar calados em sua presença. Na pessoa em que fixaram residência, prostram-se diante dele e confessam seu nome gritando em voz alta. O grito alto indica um reconhecimento forçado expresso em êxtase. Os redimidos não confessam seu nome gritando em voz alta, mas voluntariamente, profundamente gratos, com compreensão e visão espiritual.


Portanto, Ele está ocupado fazendo o bem aos homens e os liberta sem procurar nada neles para si. Ele não quer que os demônios confessem seu nome publicamente. Ele não aceita nenhum testemunho do homem como tal, muito menos de demônios. Qual é o valor, de reconhecer quem Ele é, se não for pelo Espírito de Deus?

O Senhor chama os doze


Todos os milagres que o Senhor faz, o faz com sacrifício. Ele sempre dá algo de si mesmo no processo. Ele precisa se retirar após um dia ou um período de ocupação em favor dos homens para estar com seu Deus. Ele também faz isso agora. Mas, ao mesmo tempo, deseja incluir outras pessoas em seu trabalho. Como verdadeiro servo, Ele deseja ensinar outros a se tornarem servos, seus sucessores. Por isso Ele sobe a montanha, separa-se do povo para Deus e chama aqueles que Ele deseja por eleição soberana. E eles vêm.


Subindo na montanha, Ele nos mostra que a origem de Seu ministério é o céu e não dos homens. No monte, ele chama os discípulos, o que também mostra que a origem do seu ministério também é o céu e não dos homens ; . E assim como Ele próprio saiu para pregar , Ele aqui dá àqueles a quem chama a mesma função.


No entanto, começa com "que estivessem com ele". A pregação diante de outras pessoas deve vir de sua presença. Ele determina o momento do envio. Quando o tempo de preparação terminar, os doze serão enviados. Depois de serem enviados para pregar, eles também recebem o poder de expulsar demônios. Milagres nunca são eventos isolados. Eles servem para apoiar a palavra pregada .


O Senhor os envia. Ele tem autoridade porque é o Filho de Deus . Ele também dá outro nome a Simão, e o chama de Pedro. Isso mostra sua posição de autoridade. Somente pessoas que têm autoridade sobre os outros têm autoridade para dar ou mudar nomes ; . Quando o Senhor muda um nome, isso tem um significado. Pedro significa "pedra". Pedro é citado em primeiro lugar em todas as listas dos doze.


Tiago e João também recebem um nome diferente. O nome que Ele lhes dá mostra que conhece o caráter desses homens. Seu nome "Filhos do Trovão" pode indicar seu temperamento caloroso; mas também pode significar que eles pregarão a palavra com poder especial em nome de Deus. Deus fala como um trovão para produzir fruto no deserto .


Sabemos pouco sobre os outros discípulos, pouco mais sobre um deles do que seu nome. André leva as pessoas ao Senhor . Filipe é posto à prova pelo Senhor e traz-lhe notícias de quem o procura . Bartolomeu é o mesmo que Natanael . Mateus, ou Levi, o coletor de impostos, é o escritor do evangelho que leva seu nome. Embora Tomé queira morrer com o Senhor, ele precisa de uma prova tangível de que o Senhor ressuscitou .


Além de Tiago, irmão de João , ouvimos falar de outro Tiago, filho de Alfeu. Portanto, ele também é outra pessoa que não o irmão do Senhor e também outra pessoa que não o Tiago o menor . Tadeu é o apelido de Lebeu e provavelmente também é chamado de Judas . A Simão é adicionado "o Cananeu" ou "Zelote", o que indica suas violentas visões religiosas e políticas anteriores.


O último mencionado é Judas. Ele vem por último em cada lista dos discípulos, sempre com a referência ao que ele fará com o Senhor.

O Senhor é declarado fora de si


Encontramos o Senhor em vários lugares neste capítulo. Ele estava na sinagoga , à beira do mar e na montanha . Agora Ele está novamente em uma casa, onde uma multidão se reúne novamente . Não há tempo para comer pão, então Ele deixa a refeição. Seu serviço o ocupa completamente. Como me atinge a situação dos outros? Minhas necessidades materiais diárias são mais importantes do que as necessidades espirituais dos outros?

Sua família ouve como Ele está incansavelmente ocupado e tem vergonha dele. Se eles ouviram sobre isso, significa que eles foram informados. Certamente não lhes foi dito com admiração pelo que Ele está fazendo, porque quando ouvem falar, querem forçá-Lo a parar Sua obra. Eles acham que não devem apenas avisá-Lo, mas também agarrá-lo e levá-lo consigo, pensando que Ele enlouqueceu. O nome da família é desacreditado por Ele.


Os membros de sua família são os primeiros a atacar seu ministério aqui. Eles não são seus inimigos, mas não vêem a vontade e obra de Deus. Eles vêem tudo intelectualmente e pensam que Aquele que vive totalmente consagrado a Deus perdeu o juízo. O Senhor não responde às suas ações ou palavras, mas que faz mais tarde .


Todos aqueles que desejam se comprometer totalmente com as coisas de Deus, seguindo o Senhor, devem vivenciar essa falta de entendimento. Família e amigos nem sempre serão capazes de apreciar isso, mas às vezes se sentirão condenados.

O Senhor e Belzebu

Depois da admiração da multidão no versículo e do mal-entendido de sua família no versículo , o Senhor é confrontado no versículo com a blasfêmia de seus inimigos. Esses inimigos, escribas, desceram de Jerusalém. Isso indica sua partida do lugar de bênçãos e sua decadência e, eventualmente, sua queda.

Eles não podem negar o poder com o qual Ele atua em misericórdia para o benefício dos homens contra Satanás. Eles reconhecem que Ele está expulsando demônios. No entanto, se eles reconhecessem esse poder como vindo de Deus, seu significado religioso teria terminado e sua ocupação e renda teriam terminado ao mesmo tempo. Portanto, eles preferem atribuir esse poder a outra fonte, a saber, a de Satanás.


Seus inimigos não estão perto quando falam assim sobre Ele, mas um pouco mais longe Dele. Por isso Ele os chama para vir. Assim como no versículo Ele chamou os discípulos, aqui Ele chama seus inimigos. Ele fala com autoridade divina e eles vêm. Assim, todos os seus inimigos, quando ele se sentar no grande trono branco , aparecerão diante Dele sob seu comando.


Antes de ensinar aos escribas o terrível pecado que cometeram, Ele primeiro faz uma pergunta lógica. Esta pergunta deve deixar claro para eles, a loucura de seus comentários sobre Ele. Ele não espera pela resposta deles, mas Ele mesmo a responde. Toda criança pode entender que a divisão dentro de um reino destrói o reino. Para deixar isso ainda mais claro, Ele acrescenta o exemplo de uma casa dividida consigo mesma. O que é verdade para um império também é verdade para uma casa. Em ambos os casos, divisão interna significa ruína.


O que é verdade para um reino e uma casa também é verdade para Satanás. Não há desacordo no reino de Satanás e na casa de Satanás. Todos os poderes das trevas trabalham juntos para mergulhar o homem no desastre e, assim, destruir a obra de Deus. O Senhor Jesus faz tudo para a glória de Deus e assim destrói as obras do diabo . Ele passou 40 dias e 40 noites na casa do diabo quando esteve no deserto e o amarrou ali . Agora Ele está ocupado roubando a casa do homem forte, libertando os homens de seu poder . Os escribas atribuem essa obra ao próprio diabo. Isso é um absurdo; um pecado mais terrível é inconcebível.

A blasfêmia do espírito

Os "filhos dos homens" (não os anjos) podem ser perdoados de todos os pecados e blasfêmias de qualquer tipo. Desde que, é claro, haja arrependimento dos pecados e conversão a Deus. O sangue de Jesus Cristo limpa todos os pecados . Uma grande palavra de encorajamento para quem pensa que seus pecados são muito grandes e numerosos.

Mas há um pecado que não é perdoado e que é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Isso não é exceção ao compromisso geral anterior. Todo pecado e blasfêmia são cometidos contra o Deus Triúno e, portanto, também contra o Espírito Santo. No entanto, o que estamos falando aqui é blasfêmia contra o Espírito Santo. Sobre isso o Senhor Jesus, o juiz, diz que não há perdão para sempre. O Senhor diz que aquele que é culpado dessa blasfêmia é culpado do pecado eterno. Portanto, esse deve ser um tipo de pecado muito especial, e é. O Espírito Santo também deixa claro qual é esse pecado específico: "Porque diziam: Tem espírito imundo." Portanto, o especial sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo é, que alguém atribui as obras do Senhor Jesus a um espírito imundo.


O Senhor Jesus sempre fez tudo perfeito pelo Espírito. Todas as suas obras e todas as suas palavras foram inequivocamente as obras e palavras de Deus. Quem vê isso com os próprios olhos e ainda atribui essas obras ao diabo, o faz com consciência e com o objetivo de torná-lo desprezível em seu serviço.


Esse pecado só poderia ser cometido enquanto o Senhor Jesus estava na terra. Também é impossível para uma pessoa nascida de novo cometer este pecado. Qualquer um que desespera, porque pensa que é culpado desse pecado, prova pelo medo que não cometeu esse pecado. Aqueles que blasfemam contra o espírito têm uma consciência completamente endurecida. Enquanto os demônios O reconheceram como o Filho de Deus quando Ele os expulsou pelo Espírito Santo, essas pessoas blasfemaram da obra do Espírito por meio Dele.

A Família do Senhor

Após essa rejeição total por parte dos líderes religiosos, o Senhor distingue entre a conexão natural que Ele tem com Israel e um remanescente com o qual Ele se conecta. A ocasião para isso é a chegada de sua mãe e irmãos que querem que ele vá até eles. Embora seus parentes não sejam hostis, eles estão “de fora”. Eles não estão sob Sua influência abençoadora, não estão com Ele, na casa. Outro povo se senta ao seu redor.

Enquanto ele está na casa, cercado por uma multidão, seus parentes mandam informar que o procuram. Por causa de sua conexão natural com Ele, eles acreditam que podem reivindicar um certo direito sobre ele. Ele deve primeiro estar lá para eles e logo deixar a multidão por conta própria.


O Senhor responde perguntando: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” Com essa pergunta, Ele não deixa de lado os laços familiares naturais. Ele os instituiu como o próprio Criador, e ai daqueles que não os reconhecem! Mas os laços familiares naturais não devem reger as conexões entre os membros da família espiritual, a família de Deus. Ao mesmo tempo, devemos ter cuidado com esse princípio. Existem crentes que negligenciam suas conexões naturais por causa das chamadas atividades espirituais. E é claro que não era isso que o Senhor queria dizer.


Ele reconhece aqueles que ouvem sua palavra como sua família. Enquanto diz isso, olha ao redor novamente para ter contato pessoal, por assim dizer, com cada um deles. Com essa afirmação, Ele também indica o rompimento entre Ele e o povo de quem nasceu e para o qual veio. Ele põe de lado os relacionamentos antigos e estabelece os novos. A base para os novos relacionamentos é fazer a vontade de Deus. Ele o executa perfeitamente. Somente aqueles que estão conectados a Ele por meio de sua obra na cruz o fazem. Ao se entregar por eles, Ele os tornou seus irmãos ; .


Nenhum comentário:

Postar um comentário