Marcos 2



              

Um paralítico é levado ao Senhor.

A história do paralítico se ajusta à do leproso do capítulo anterior. Tanto a lepra quanto a paralisia marcam uma pessoa em um estado pecaminoso que a torna incapaz de servir. A lepra é uma figura do pecado irrompido e no homem paralítico vemos fraqueza, resultado do pecado . Ambas as doenças tornam impossível entrar na presença de Deus. No entanto, os dois enfermos vêm ao Senhor, e Ele cuida para que sejam libertados de sua situação e possam servi-Lo.


O serviço do Senhor o leva novamente a Cafarnaum. Na sua graça, ele busca os homens mais de uma vez , mas o faz, por assim dizer, sem ser notado. Ele se retirou para dentro de casa e ainda evita o público. No entanto, é revelado que Ele está na casa. Seu ministério já é tão conhecido que muitos se reúnem na casa. A casa está cheia de gente até a porta. Ninguém pode entrar mais. E o Senhor serve com a palavra. Ele tem a salvação de cada um deles em mente. Por isso Ele traz a eles a Palavra de Deus.


Agora um homem paralítico é trazido para ele. Ele mesmo não pôde vir a Ele, mas tem amigos que o levam ao Senhor. Eles o carregam, eles o têm como um fardo que eles querem levar ao Senhor. Podemos fazer o mesmo com outras pessoas que são importantes para nós.


Quando os amigos tentam levar seu amigo paralítico ao Senhor, eles são impedidos de fazê-lo. Há muitos bloqueando seu caminho. As multidões costumam ser um obstáculo para vir ao Senhor. Agora Ele poderia ter aberto espaço para que eles pudessem vir a ele. Ele não faz isso, porém, porque é para mostrar se eles têm fé. Se houver fé, ela também encontrará uma saída.


Deus não remove os obstáculos, mas dá uma maneira de superá-los. Mas então tem que haver fé. Obstáculos deixam claro se há fé. Vemos isso nos homens. Eles não desanimam, eles sobem no telhado. Eles descobrem o telhado bem ali "onde ele estava". Eles deixam a cama do seu amigo descer pela abertura, de modo que ele fique bem na sua frente.


A primeira coisa que o Senhor vê é a fé dos amigos. Isso faz com que Ele aja. Ele vê uma fé que supera e suporta todas as dificuldades. Esta perseverança da fé é alimentada pelo sentimento de necessidade, e da certeza de que a força se encontra naquele que está acima de todas as dificuldades.

Perdão de pecados e cura


As primeiras palavras que o Senhor fala ao paralítico não são: "Levanta-te e anda", mas são palavras de perdão de pecados. Em primeiro, Ele se dirige a ele dizendo "filho". Isso mostra seu amor. O paralítico também crê, mas seus problemas reais são mais profundos e não dizem respeito apenas ao corpo. Parece que a paralisia foi causada por um pecado específico. O Senhor conhece a verdadeira causa de todo sofrimento e dá uma cura: o perdão dos pecados. Suas palavras devem ter sido um bálsamo para a alma do paralítico. O perdão significa que Deus não vê mais os pecados e nem mesmo se lembra mais deles. Para Deus, o perdão é a porta pela qual Ele dá todas as bênçãos ao seu “filho”.


A presença e ação do Senhor revelam não apenas fé, mas também incredulidade. Os escribas presentes reagem em seus corações. Eles não conseguem opinar juntos na multidão e, no entanto, todos têm o mesmo pensamento. Eles ouvem algo que não se encaixa em sua teologia porque não reconhecem Aquele que é o Filho de Deus. Eles corretamente julgam que somente Deus pode perdoar pecados. No entanto, eles estão muito errados em acusá-Lo de blasfêmia, porque não conseguem ver que Deus está entre eles, neste Filho do Homem, servindo.


Todo pecado é sempre um pecado contra Deus e, portanto, acima de tudo, o perdão Dele é necessário. Por causa desse perdão, os homens também podem perdoar os pecados uns dos outros . Só a fé vê Deus no Senhor Jesus. Que Ele é Deus o Filho também é demonstrado pelo conhecimento das deliberações de seus corações. Ele olha para o coração do paralítico e vê seu pecado. Ele vê a fé nos amigos, e nos escribas Ele vê o que eles pensam. Ele é o Verbo feito carne, diante de quem todas as coisas são descobertas e reveladas ; .


Ele fala aos escribas para as deliberações de seus corações. Ele não começa uma discussão com eles, mas faz perguntas e faz um ato que deixa claro quem Ele é. Ele os desafia a julgar o que é mais fácil: perdoar pecados ou curá-los. Ambos são impossíveis para eles e ambos são possíveis para Deus. Uma das evidências da apostasia da Igreja Católica Romana é sua presunção em reivindicar o poder de perdoar pecados e usá-lo na prática da confissão. O perdão pode ser concedido em palavras, mas são palavras presunçosas sem qualquer poder.


O Senhor Jesus se autodenomina "Filho do Homem". O nome fala de sua rejeição hoje e de sua glória sobre toda a criação no futuro. Ele tem poder para perdoar pecados na terra. O perdão dos pecados ocorre na terra e não no céu. Isso acontece em todo o mundo e não se limita a Israel.


O Senhor acrescenta a palavra de poder para cura à sua palavra de poder para perdão de pecados. Quando Ele está na terra, perdão e cura caminham juntos. Ele é o Senhor, "É ele que perdoa todas as tuas iniqüidades e sara todas as tuas enfermidades" . Então Ele faz com que o homem pegue a cama que o carrega por tanto tempo e o deixa ir para sua casa. Lá ele pode mostrar e contar o que o Senhor fez com ele.


Ao mesmo tempo em que cumpre a designação, ele também recebe força para se levantar e a capacidade de usar essa força. Ele então também se levanta e sai. No início, ele estava deitado na cama em uma calma exterior, mas estava inquieto por dentro. Agora ele está calmo por dentro e cheio de atividade por fora. Ele agora pode andar e servir com paz de espírito. É assim que deve ser.


Os homens que viram tudo isso estão fora de si. Eles tinham vindo para a casa onde Ele estava, porque tinham ouvido falar Dele. Agora eles também viram do que Ele é capaz. Eles glorificam a Deus por este milagre sem precedentes. Qualquer milagre que capacita alguém a servir é um motivo para glorificar a Deus.

O Senhor chama Levi


O Senhor sai para o mar novamente. No Evangelho de Mateus, o mar é um símbolo para os povos em contraste com Israel. No Evangelho de Marcos, o lago indica a vasta extensão de seu ministério. Ele ensina em casa e em público . A área de atuação do seu serviço passou a ser o público. No mar, toda a multidão vem a Ele e Ele os ensina novamente. Seus ensinamentos são uma bênção, como chuva e orvalho para refrescar a audiência. Suas palavras são espírito e vida , em contraste com os ensinamentos dos escribas e fariseus, que não vivem o que ensinam e que colocam fardos pesados ​​e difíceis de carregar sobre as pessoas .


Depois de ensinar a multidão, o Senhor segue em frente. Ele também tem um olho para o indivíduo. Ele vê Levi, que é Mateus, sentado na alfândega. Aqui não vemos uma pessoa que vem a Ele como o leproso, ou uma pessoa que é trazida a Ele como um paralítico, mas uma pessoa a quem Ele vai. Ele conhece Mateus e de quem ele descende. Ele também sabe o que este homem tem para ele. Por isso Ele pede a Levi que O siga. Ele diz apenas duas palavras: “Segue-me”. Isso mostra a tremenda atração da palavra, sua palavra. Duas palavras são suficientes para Mateus deixar tudo e conectar com ele todo o seu futuro.


Após seu chamado, Levi imediatamente mostra algo do Espírito de seu Mestre. Seu ministério começa imediatamente, sem nenhum treinamento. Ele começa em casa, onde prepara uma refeição. Ele começa a viver de acordo com o Salmo 112 , sem que fique claro que foi comissionado para isso. Ele pratica hospitalidade, primeiro para com o Senhor e seus discípulos, mas também para seus colegas e outros pecadores, na esperança de que eles também encontrem Aquele que conquistou seu coração. São todos homens sobre as quais lemos que O seguiram.


Os escribas e fariseus estão cegos para a glória do Senhor Jesus. Ele não é de forma alguma atraente para eles. Eles só conhecem as críticas e são seus adversários porque não o seguem. Os escribas e fariseus observam tudo isso sem participar na alegre refeição que Mateus organizou porque Cristo entrou em sua vida. Eles estão completamente insensíveis com a graça. Eles próprios não querem ter parte nisso e também não concedem graça aos outros. Essa é sempre a característica de uma pessoa legalista.


Coletores de impostos e pecadores são grupos étnicos desprezados por eles, enquanto essas são as pessoas para quem o Senhor veio. Há uma lacuna enorme, um abismo profundo entre o que O preocupa e o que anima os líderes religiosos. Eles expressam suas críticas contra Ele para Seus discípulos. O Senhor Jesus ouve esses homens se aproximando de seus discípulos. Os discípulos não precisam responder. Ele faz isso por eles.


Sua resposta deixa claro qual é a saúde espiritual dos líderes. Eles se consideram saudáveis. Portanto, eles não precisam dele como médico. Os pecadores e cobradores de impostos com quem Ele come sabem que estão doentes, que são pecadores e precisam de salvação. Os líderes se consideram justos. Ele não veio por eles.

Jejum


Embora o Senhor tenha vindo e João apontado para Ele, João ainda tem discípulos. Obviamente, eles estão tão apegados ao ensino de João que não o abandonam para seguir ao Senhor. A tradição tem uma influência maior sobre eles do que a graça que Cristo mostra. Isso também os conecta com os discípulos dos fariseus. As aparências externas nas várias direções religiosas não apenas diferenciam, mas às vezes também as aproximam.


Portanto, tanto os discípulos de João quanto os fariseus descobriram que os discípulos do Senhor lidam com o jejum de maneira diferente da deles. O que os discípulos do Senhor fazem não condiz com seus pontos de vista sobre o jejum. Eles fazem perguntas ao Senhor sobre isso. Isso por si só é uma coisa boa. Ele explica com paciência, mas claramente, a diferença para os dois grupos de discípulos.


Ele se apresenta como o noivo. Ele acabou de comer com cobradores de impostos e pecadores. Essas refeições são refeições de alegria para Ele e Seus discípulos. Ele chama seus discípulos de "convidados para o casamento". Enquanto Ele estiver com eles, é uma festa. Sua presença traz alegria e liberdade.


O termo “convidados para o casamento” tem a ver com filiação, porque a palavra significa literalmente “filhos do salão de casamento”. Os filhos são para o prazer do Pai . Eles se alegram Naquele que é o Noivo e que serve para adquirir sua esposa. Sua esposa não é citada, mas sim sobre os "filhos do salão do casamento". Eles já compartilham a alegria de ver o casamento porque estão na presença do noivo.


O Senhor também aponta para o tempo em que Ele não estará mais lá. Ele será rejeitado e morto. Isso causará grande tristeza em seus discípulos e acarretará uma grande mudança. A mudança diz respeito apenas à sua pessoa que será tirada deles. Sua ausência é a causa de grandes mudanças no serviço a Deus na terra. Obras religiosas externas perdem seu significado. Servir-se-á pelo “Espírito de Deus” .


No exemplo do remendo de um pano novo em uma peça de roupa velha, o Senhor mostra que as velhas formas judaicas não podem ser combinadas com o novo poder do evangelho que Ele prega. O evangelho corromperia o judaísmo ao qual eles queriam associá-lo. Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus têm que escolher. Se ficarem com o velho, não terão parte no evangelho e na alegria e liberdade que vem com ele. Se eles desejam o novo, devem abandonar completamente o antigo.


O Senhor adiciona outra comparação à comparação entre o remendo e o vestido velho. Ao comparar o remendo e o vestido antigo, é mais sobre a aparência externa de ambos os sistemas. O antigo sistema está cheio de regulamentações externas, o novo mostra graça. Quando se compara vinho novo em odres novos ou velhos, trata-se da força interior do novo, do jovem, do frescor que veio com a vinda do Senhor. A nova energia divina que pode ser vista Nele não pode se desenvolver nas velhas formas dos fariseus.


O vestido velho e os odres velhos representam a velha vestimenta judaica. Não se trata de consertar o antigo, mas de abraçar algo novo. A tentativa de combinar a nova aparência e espírito do Reino de Deus com o antigo método do Judaísmo terminará na queda de ambos. Uma combinação não significa a restauração do Judaísmo e degrada o Cristianismo a um culto terreno.


Isso também é exatamente o que a história do Cristianismo mostrou. Satanás soube misturar as antigas instituições judaicas com verdades cristãs. Em toda a sua aparente glória, isso se mostra na Igreja Católica Romana. Mas mesmo em muitas igrejas protestantes e grupos evangélicos, mais e mais rituais do Antigo Testamento estão sendo trazidos e introduzidos.

Colhendo espigas de trigo no sábado


O incidente nos campos de trigo é uma ilustração do novo que o Senhor veio trazer. Há liberdade para colher e comer espigas de trigo no sábado. O Senhor está aí. Os filhos do salão nupcial são livres para desfrutar das bênçãos da terra fora dos limites da lei.


Mais uma vez, os fariseus se fizeram ouvir porque voltaram a ver algo que não estava de acordo com seus pontos de vista sobre a lei. É isso que eles procuram, é isso que procuram. Eles vão apontar incansavelmente tudo o que é contrário ao ponto de vista deles, que pertence ao vestido velho e aos velhos odres. Eles questionam o Senhor sobre o comportamento de seus discípulos.


É claro que não existe mandamento que proíba comer do grão do campo no sábado, pelo contrário . Sua reclamação é baseada em uma ordem que eles mesmos deram. O legalismo sempre torna a lei mais difícil de cumprir do que Deus disse. Acrescenta concepções humanas à lei de Deus, prestando atenção apenas às coisas externas e transformando-as em um sistema. Esse é um perigo ao qual o homem está constantemente exposto. Aqueles que são culpados disso mostram sua completa ignorância de Deus, que deseja mostrar misericórdia.


Em sua resposta, o Senhor se refere ao conhecimento deles das escrituras. A história que Ele aponta vem da época em que Davi, o Rei ungido de Deus, ainda era rejeitado e fugia de Saul. Davi estava carente na época, assim como aqueles que estavam com ele. Isso é exatamente o que os fariseus agora veem na frente deles no verdadeiro Davi e seus discípulos. Eles também estão com fome.


Os fariseus, é claro, leram a história muitas vezes, mas nunca a leram corretamente e, portanto, não a compreenderam realmente. Eles nunca perceberam seu verdadeiro significado. O verdadeiro significado está diante deles na pessoa de Cristo, mas eles estão cegos para isso porque agem como Saul.


Poderia ter sido o propósito de Deus por meio de suas ordenanças fazer o seu Rei ungido e seus companheiros passarem fome? Deus não deu suas prescrições para isso. Se os homens as tivessem seguido, esta situação nunca teria surgido. Agora que seu Rei ungido estava sendo perseguido, a adesão externa aos regulamentos não tinha valor para Ele.


Os pães da proposição, que simbolizam o povo de Deus em sua unidade diante de sua face , perderam esse valor para ele porque o povo se afastou Dele. Esses pães da proposição não tinham mais um significado simbólico para Deus. Por causa da rejeição de seu rei ungido, Deus não restringiu mais o consumo dos pães da proposição aos sacerdotes, mas permitiu que Davi e seus homens comessem. Ele foi chamado por Deus para servir, mas fugia. Ele era santo, assim como seus homens, então eles podiam comer deste pão sagrado .


O sábado deve ser visto da mesma maneira. Não pretendia ser um meio de aumentar o sofrimento dos pobres. Era uma bênção. O sábado não era um dia para reinar sobre o homem, mas sim para servir ao seu bem-estar e descanso, para que naquele dia ele pudesse concentrar seus pensamentos em algo mais elevado do que a obra de suas mãos. Os fariseus haviam feito do sábado um jugo, ao passo que Deus pretendia que fosse uma bênção. De acordo com a lei, existem regulamentos vinculados à celebração do sábado. No entanto, o Senhor está retornando o sábado ao seu significado original e verdadeiro.


O sábado é baseado em duas verdades divinas: a criação e a lei. Ambos são de grande importância para o homem e para Israel. No entanto, o cristão não pertence a nenhum dos dois. Não está conectado à velha criação porque é uma nova criação e não está conectado ao Israel terreno, mas à igreja celestial. Para os cristãos, portanto, o primeiro dia da semana é o dia da lembrança, porque neste dia Cristo ressuscitou da sepultura e, assim, abriu o novo mundo para os cristãos com coisas completamente novas.


O Senhor permite que os fariseus que falsificaram o significado do sábado saibam que Ele também é "Senhor também do sábado", e não eles. A pessoa de Cristo está acima de todas as prescrições. O nome “Filho do Homem” mostra a glória de sua pessoa como o homem rejeitado e sofredor. Como tal, e não apenas como Deus, Ele é exaltado acima do sábado: Ele é o Senhor do sábado. Isso se tornará visível quando o grande sábado romper para a criação, quando Ele iniciar seu reinado, o que será o caso com a introdução do Reino Milenar de Paz. Então seu povo, todos os que pertencem a ele, participarão dele.


A questão é se Deus pode agir em graça e abençoar com soberania no meio de seu povo. Ele deve se submeter à autoridade daqueles que se opõem à Sua bondade? E insistem erroneamente em Suas ordenanças? Ou Ele pode fazer o bem em seu próprio poder e amor como alguém que está acima de tudo? Deve Deus permitir-se ser limitado pelo homem na obra de sua bondade? Que na verdade é o vinho novo que o Senhor Jesus traz ao homem?



Nenhum comentário:

Postar um comentário