Marcos 5



                   

O homem possuído na terra dos gadarenos

O Senhor e seus discípulos chegam em segurança no outro lado do mar. Os elementos da natureza não podiam detê-lo e aos que estavam com ele. Agora eles vêm para a terra dos gadarenos para servir lá também.


Neste capítulo, na primeira parte, vemos o serviço do Senhor na presença de Satanás. Na segunda parte vemos como Ele atua em meio a situações que mostram a total impotência e miséria do homem. Vemos aqui seu ministério em conexão com doenças incuráveis e até mesmo a morte e como os homens que percebem sua condição desesperadora não se voltam para o Senhor em vão. Vemos aqui não só o seu poder sobre tudo, mas também até onde se estende a libertação. Essas também são lições para os servos. Eles podem saber que Ele está com eles na tempestade. E eles também podem saber que seu poder excede em muito o poder de Satanás, o poder da doença e o poder da morte.


Esses poderes também podem desempenhar um papel na vida dos crentes. Onde for o caso, eles são um obstáculo para servir ao Senhor. O primeiro, o poder de Satanás (versículos 1-20), torna-se aparente quando o poder indomado da velha natureza tem a oportunidade de se afirmar. O segundo, o fluxo de sangue (versículos 25-34), é a impureza que vaza de nós, poluindo a nós mesmos e ao nosso redor. O terceiro, a morte (versos 35-43), é um estado no qual os crentes dormem de tal maneira que deve ser dito a eles: "... levanta-te dentre os mortos" . Esses crentes estão em um estado dormente, e por isso não podem ser distinguidos dos mortos.


Assim que o Senhor põe o pé na margem, uma pessoa vem em sua direção de um ambiente que fala de morte. Enquanto essa pessoa está externamente rodeada pela morte, ela tem um espírito impuro dentro dela que quer levá-la à morte. Uma pessoa não pode se encontrar em uma miséria maior. O Espírito Santo dá uma descrição detalhada da condição do homem. Isso é feito para que possamos ser advertidos do poder de Satanás e da natureza que não pode ser domada e é governada por Satanás. Mas o Senhor Jesus pode transformar o maior inimigo em alguém que O segue. Todas as leis foram dadas para domar a natureza antiga, mas ela nunca pode ser domada. Nem mesmo a lei de Deus pode fazer isso. Nós também não podemos fazer isso em nós mesmos .


O homem não está por acaso nos túmulos, mas mora lá. Os mortos são sua companhia. Apesar de toda a sua miséria pessoal, ele também é um perigo incontrolável para os outros. Não se podia mantê-lo na sociedade, então ele foi expulso. Nesse homem, todo o poder de Satanás é revelado. Ninguém pode conquistá-lo e certamente não libertá-lo. Ele passa noite e dia inquieto nas tumbas enquanto Satanás o faz se enfurecer e se autoflagelar.

O Senhor Jesus liberta o endemoniado


Então o grande libertador entra em cena. Não se tem a impressão de que o homem já encontrou o Senhor Jesus antes. Mesmo assim, ele o reconhece de longe e corre em sua direção. O homem não conhece o Senhor, mas os demônios que habitam nele o conhecem muito bem. Eles O reconhecem como superior a eles e O homenageiam por meio daquele homem.


O homem é visto como uma unidade com o espírito impuro (“não me atormentes”). Assim, no crente, o Espírito Santo se torna um com o crente da maneira mais íntima. Aqui, também, os demônios reconhecem pela boca do homem que não há uma única conexão entre eles e o Senhor Jesus . Eles podem dizer corretamente: “Que tenho eu contigo?”, quando se trata de qualquer conexão com Ele. Por outro modo, porém, eles têm algo a ver com ele. Pois ele é o juiz deles e os julgará e os lançará no inferno. Eles O chamam de "Jesus" (os demônios nunca O chamam de "Senhor"!), Embora O reconheçam como "Filho do Deus Altíssimo".


O espírito imundo faz essas declarações depois que o Senhor ordenou que saíssem do homem. O Senhor o chama especificamente de "espírito imundo". O homem terá se tornado tão contaminado espiritualmente com todos os tipos de idéias, que não conseguia pensar direito. Portanto, é também uma grande graça de Cristo que Ele visite o homem sem que este tenha pedido ajuda. O homem não conseguia isto. Foi assim que Cristo veio até nós quando estávamos sob o poder do diabo.


O Senhor deseja que o espírito imundo se expresse e se exponha totalmente. Nada deve permanecer no homem. Agora fica claro que existem muitos demônios no homem, uma legião. Uma legião romana consistia em seis mil homens. Depois que o diabo entra na vida de uma pessoa, ele toma posse dela cada vez mais e permite que o maior número possível de demônios habite nela.


Depois que o Senhor perguntou seu nome, o espírito imundo implorou que não enviasse ele e aos outros demônios para fora da região. Ao fazer isso, eles reconhecem o poder do Senhor. Uma grande manada de porcos pasta perto da montanha. Ter porcos indica a desobediência do povo de Deus porque os porcos são animais imundos. Aqueles que possuíam tal rebanho não se importavam com as ordenanças dadas por Deus. Os demônios pedem ao Senhor para mandá-los para os porcos. Eles estão prontos para trocar o homem que vivia nas sepulturas por uma nova habitação nos porcos.


O Senhor permite que os demônios entrem nos porcos. Espíritos imundos vão para animais imundos. Isso prova claramente que é tão seguro e real quanto terrível, que demônios habitem em pessoas. Aqui também fica claro o desejo de levar à ruína. Se os demônios são capazes de perseguir dois mil porcos até a morte, quão terrível deve ter sido para o homem. Que sorte, que o Senhor Jesus entrou em sua vida e o libertou!


Os pastores dos porcos não puderam proteger o rebanho desse desastre. Impotentes e com medo, eles terão observado o comportamento e a morte dos porcos. Mas em vez de se curvarem ao poder de Cristo, eles fogem para a cidade para relatar lá o que aconteceu e no campo. Os homens que ouvem isso querem ver por si mesmos. Eles vem para ver o que aconteceu.

Libertado e enviado


Quando lemos dos homens nesta região, “E foram ter com Jesus”, parece ótimo. Infelizmente, eles não vieram para honrá-lo. Quando vão a Ele, vêem o homem, a quem tantas vezes queriam amarrar e subjugar, sentado com Ele em completa paz. Ele não está mais nu e assustador, mas vestido e são. Ele está mudado externa e internamente, vestido por assim dizer com as vestes da salvação , e reconhece o Filho de Deus com entendimento . Este é o homem que tinha uma legião de demônios.


Em vez de honrar a graça do Senhor por essa libertação, os homens dessa região temem. Eles ficam com medo daquele que é capaz de destruir a escravidão do diabo . Eles temem a Cristo e sua graça mais do que ao diabo e suas obras!


Depois de terem visto isso, eles testemunham novamente o que viram. Novamente, eles contam o relato dessa libertação milagrosa. Eles também relatam sobre os porcos. Os relatos das testemunhas não levam as pessoas a reconhecer o Senhor como um libertador. Para eles, ele é alguém que destruiu seus ganhos. Eles preferem se livrar de alguém assim, antes, hoje do que amanhã. Infelizmente, eles consideram demônios e porcos uma companhia mais agradável do que o Filho de Deus. Esta é uma obra nova, de Satanás nos corações dos homens. O Senhor vai embora. Não se impõe.


O homem curado não só se sente confortável com o Senhor Jesus - todo o seu amor é dirigido a Ele. Ele deseja segui-lo aonde quer que vá. Por mais compreensível e bom que seja o desejo do homem, o Senhor não permite que ele permaneça com Ele. Porque Ele tem outra tarefa para ele. Ele quer que o homem vá para sua família para testemunhar sua libertação, o que o capacitará a levar uma vida normal novamente.


O Senhor Jesus também deseja que o homem fale sobre a boa ação e a misericórdia que Ele demonstrou por ele. O Senhor Jesus não apenas realiza atos de poder, mas também mostra sua misericórdia ao fazê-lo. Ele realiza atos poderosos de um coração compassivo. Ele quer que demos evidências do que Ele fez por nós onde as pessoas nos conhecem bem.


O homem obedece imediatamente. Não custa nenhum esforço para ele, para executar a tarefa. É maravilhoso ler que ele “começou a anunciar … quão grandes coisas Jesus lhe fizera", embora o Senhor tenha dito que ele deveria relatar como o Senhor teve misericórdia por ele. Para o homem, o Senhor (que é "Jeová") era o mesmo que Jesus . E é assim que é. Às vezes, pode ser mais fácil para nós falar sobre Deus do que sobre o humilhado Jesus. No entanto, Deus está preocupado com a glória do Senhor Jesus, e isso deve ser nossa preocupação também.

O pedido de Jairo


O Senhor volta para o barco e volta para a outra margem. Uma grande multidão se reúne ali novamente. Um homem que está procurando por ele irrompe do meio dessa multidão. Quando ele o descobre, ele cai a Seus pés. O homem que está prostrado aos pés do Senhor não é do povo comum. Ele é dos principais da sinagoga. Marcos menciona seu nome: Jairo.


Jairo tem uma importante função religiosa. No entanto, ele não pertence ao grupo de líderes que odeiam o Senhor. Como Nicodemos , ele é uma exceção. Ele está em grande necessidade e sabe que, se ainda houver salvação, ela só poderá ser encontrada com o Senhor. Ele roga muito por sua filha. Suas palavras mostram sua fé no poder do Senhor.


Apesar do ambiente favorável em que a menina cresceu, ela morreu. Existem muitos jovens que cresceram em uma família cristã sob a palavra de Deus, mas ainda não receberam a vida de Deus. Eles foram à igreja no início, mas à medida que envelheciam, o interesse pelas coisas do Senhor diminuiu. Então, que bênção é ter um pai assim.


Sem dizer uma palavra, o Senhor Jesus vai com ele. Uma grande multidão o cerca e o segue, deixando-o com pouca liberdade de movimento. A multidão não abre espaço para ele e parece sentir que algo especial está para acontecer novamente. Por meio do aperto, eles dificultam a rápida caminhada até a menina, que está tão mal.

Uma mulher com fluxo de sangue


Após a demora que o Senhor experimenta no caminho até a filha de Jairo, Ele é retido ainda mais por uma mulher em grande necessidade. Em sua miséria, ela não conhece ninguém mais que possa salvar, a não ser Cristo. Ela teve um fluxo de sangue por doze anos. Ela está imunda tanto tempo quanto a idade da menina. Ela sente a vida escoando lentamente. Ela é incapaz de mudar sua condição sozinha, tão pouco quanto a menina.


Na menina podemos ver uma imagem do povo de Israel posta de lado por um tempo. Embora o Senhor tenha vindo por todo o Israel, Ele primeiro presta atenção a uma pessoa que Lhe pede. Vemos isso na mulher que vem a Ele.


A mulher tentou de tudo para encontrar a cura. Custou tudo para ela, mas sem resultado. Não, todas as tentativas de curar o mal só o tornaram pior. Assim é com uma pessoa que vive sem Deus e que percebe que esta vida não é satisfatória. Ele faz todo o possível para tornar sua vida digna de ser vivida. É nisso que ele gasta todo o seu dinheiro. O vazio permanece, no entanto, e aumenta a cada tentativa. Somente quando o Senhor Jesus entrar em sua vida é possível viver uma vida verdadeira.


Como Jairo, a mulher não tem escolha a não ser ir ao Senhor Jesus. Mas, ao contrário de Jairo, ela não ousa ir a Ele publicamente. Ela, portanto, se aproxima dele o mais discretamente possível por trás e toca sua vestimenta.


A mulher tem tanta fé Nele que acredita que até mesmo um toque em suas vestes pode curar seu mal. Isso fala de uma fé que vê Nele o Homem singular. Por que suas vestes deveriam ter mais força do que as vestes dos outros? Porque Ele a vestiu. Suas vestes falam de sua revelação pública. Como ser homem, Ele sempre fez a vontade de Deus. Ninguém mais fez isso. Suas vestes falam da perfeição de sua vida, uma vida que nunca conheceu ou cometeu pecado ; . Nele não há pecado , nenhuma natureza pecaminosa, pois Ele é o santo que nasceu . Isso o tornou o único homem que agora está e sempre estará no céu.


Não fica sem consequência quando ela O toca com fé. A mulher recebe de acordo com sua fé. Assim que ela o toca, ela percebe que o fluxo de sangue para.

O Senhor envia a mulher em paz


Este ato de cura não é um ato que não custa nada ao Senhor Jesus. Como acontece em toda cura, Ele também sente a dor da doença na pessoa que foi curada desse mal . Ele percebe que o poder emana Dele. Claro, Ele também sabe quem o tocou. No entanto, ele pergunta, porque Ele quer que a mulher se revele. Caso contrário, ela viveria com uma bênção roubada, por assim dizer.


Os discípulos ainda entendem pouco sobre seu Mestre. Eles pensam que devem dizer algo que nem é preciso dizer. Não era lógico aos olhos deles fazer tal pergunta. Eles não entendem que Ele conhece todos que o tocam, seja acidental ou deliberadamente. Ele também sabe que, entre todas essas pessoas, apenas esta mulher o tocou porque tinha fé Nele.


O Senhor conhece todas aquelas pessoas que professam estar conectadas com Ele e são inscritas como membros nos registros das igrejas, ou fora daquelas. Ele também conhece todas as pessoas que pregam sobre Ele. Todas elas são pessoas que têm algo a ver com Ele. Mas, entre todas essas pessoas, Ele também conhece aqueles que realmente acreditam nele.


O Senhor não responde às observações bem-intencionadas, mas inadequadas, feitas por seus discípulos. Toda a sua atenção está voltada para a mulher “que isso fizera” que veio a este ato de fé. Ele está procurando especificamente por ela. Ele está sempre interessado em quem o procura em suas necessidades. Ele não quer apenas curá-los, mas também dar-lhes paz.


Já que a mulher roubou a bênção, por assim dizer, ela deve vir à luz. O Senhor deseja que ela receba Suas bênçãos como um presente gratuito e perfeito em um encontro pessoal e público com Ele. Com medo e tremendo, ela conta toda a verdade. O Senhor Jesus confirma a bênção dada, assegurando-lhe a cura e a paz. Ao fazer isso, ele coloca seu selo, por assim dizer, na fé dela.


Ele é o Filho de Deus que tem vida em si mesmo . A fé nisso faz com que ela o toque. Isso faz com que o Senhor opere. Exteriormente visto, Ele está no meio de Israel, mas somente a fé desfruta da bênção, porque tem consciência de sua própria necessidade e de sua glória. Onde a necessidade do homem está associada à sua glória, o resultado é que a necessidade desaparece e sua glória brilha intensamente.

A filha de Jairo é curada


O interlúdio com a mulher com o fluxo, às vezes é chamado de "um milagre dentro de um milagre". É um milagre que o Senhor opere enquanto está a caminho de outra pessoa que se voltou para Ele por outra necessidade. Depois do milagre da cura da mulher, vem também a filha de Jairo, a quem o Senhor está a caminho. Enquanto ele estava sendo detido, a filha morreu. Agora as coisas parecem totalmente desesperadoras.


Os enviados acreditam que não é mais necessário molestá-lo. Nada pode ser feito aqui de qualquer maneira. Satanás sempre vem com esse tipo de notícia. Ele gosta de alimentar a descrença com um sentimento de desesperança. Mas cada atraso dá-lhe a oportunidade de revelar a sua glória . Nunca somos um incômodo para Ele com a nossa necessidade, que é insolúvel para nós. Ele gostaria de ajudar em tais emergências. É um trabalho que Ele gosta de fazer.


Ele não ouve o comentário dos mensageiros. Ele deliberadamente não escuta. Essas observações mostram falta de fé. Em vez disso, Ele tem uma palavra de encorajamento para o principal da sinagoga: “Não temas, crê somente”. Essa palavra tem sido um tremendo encorajamento para inúmeros crentes ao longo dos séculos.


Quando Ele ouve da necessidade, há primeiro encorajamento. Vemos isso nos outros dois casos em que Ele ressuscitou os mortos. Ali também tem uma palavra de consolo para os familiares ; . Isso mostra que a revelação de seu poder está sempre ligada à revelação de seu amor e afeto.


O Senhor vai com ele para a casa de Jairo, mas não permite que ninguém entre, exceto três de seus discípulos. É privilégio deles, estar presente quando Ele ressuscita a menina. Eles testemunharão esse milagre porque Ele o considera necessário em vista de seu futuro serviço para Ele. Portanto, Ele tem eventos especiais para cada um de Seu povo, pelos quais eles são preparados para servir a Ele ou encorajados a servir a Ele, nos quais outros não têm parte. Isso não tem nada a ver com o fato de que os outros sejam menos, mas porque Ele tem outros preparativos ou incentivos para estes que são especiais para eles.


Quando Ele e seus discípulos entram na casa do principal da sinagoga, Ele percebe como as pessoas se expressam com sentimentos de tristeza. Ele vê o barulho e ouve o choro alto e o lamento. Isso é o que resta para o homem quando a morte ocorre. A morte acaba com todas as ilusões e abre um buraco doloroso na vida do ambiente imediato.


O Senhor entra na cena de luto e repreende aqueles que fazem barulho e choram. Essas declarações devem desaparecer em sua presença. Não deveríamos ficar tristes e chorar quando um ente querido morre? Claro, o próprio Senhor Jesus chorou no túmulo de seu amado amigo Lázaro . Mas se trata de pessoas que não sabem o que fazer perante a morte e não contam com Ele. Eles pensam que não há nada mais que se possa fazer, embora Ele esteja lá. Para Ele, a morte é um sono do qual Ele pode acordar alguém.


Quando eles ouvem suas palavras, sua tristeza se transforma imediatamente em zombaria. Ele expulsa todos eles. Pessoas com essa mentalidade não podem estar presentes no milagre da ressurreição da menina. Ele só permite que o pai e a mãe e seus discípulos entrem com Ele na sala onde a menina está deitada.


Sem outra ação preparatória, Ele pega a mão da menina e fala as palavras da vida. Sua palavra é poder. Assim como Ele criou o céu e a terra por meio de sua palavra ; , também aqui Ele fala sua palavra com autoridade, por meio da qual a vida retorna. Também, quando o jovem é ressuscitado em Naim e quando Lázaro é ressuscitado, a ordem para voltar dos mortos é ouvida. Este comando também soará quando Ele vier para levar os crentes para si .


As palavras "Talitá cumi" são as palavras aramaicas não traduzidas que o Senhor disse literalmente nesta ocasião. Todo o Novo Testamento é inspirado pelo Espírito Santo em grego. Portanto, é algo especial que Ele deixe Marcos reproduzir as palavras aramaicas aqui, por sinal com a tradução correspondente.


É ainda mais impressionante ouvirmos mais três declarações aramaicas do Senhor, que apenas Marcos reproduz: “Efata!” , “Abba” e “Eloí, Eloí, lemá sabactâni”? , cada vez com a tradução correspondente. Estas são afirmações que devem ter causado uma impressão especial no autor. Marcos não pertencia ao círculo dos doze apóstolos, mas há possíveis indicações de que ele registrou seu evangelho da boca de Pedro. No final da primeira carta de Pedro, fica claro que havia um vínculo estreito entre Marcos e Pedro. Pedro o chama de "Marcos, meu filho" .


O resultado não tardará a chegar. O poder da morte cede e liberta aqueles que eram sua presa. A morte não pode permanecer na presença do Deus vivo. A menina, que tem tantos anos quanto a mulher sofreu com a maldade do fluxo de sangue , se levanta e anda. Ela pode ir e viver para a glória de Deus.


O Senhor não quer que esse milagre seja divulgado em toda parte. Ele não tem o objetivo de honrar a si mesmo e não quer chamar a atenção para seus milagres. Mas ele está muito preocupado com a menina e quer que ela receba algo para comer. Portanto, Ele controla os cuidados posteriores, que permite que os outros façam.


Alguém que recebeu uma nova vida deve receber um bom alimento espiritual para viver e servir a Deus para a glória de Deus. Há também um efeito correspondente com as outras duas ressurreições. A jovem começa a falar , o que indica o testemunho, e Lázaro inicia uma caminhada em novidade de vida que leva à adoração .


Nenhum comentário:

Postar um comentário