Neemias 1

Neemias, origem, tempo e lugar

O nome e a ascendência de Neemias

Neemias significa "Javé conforta". Como exilado, está longe do lugar que o SENHOR escolheu para fazer habitar ali o seu nome, mas experimenta o conforto do SENHOR. Isto significa que ele procurou este conforto. Precisamos de conforto quando estamos tristes. A causa da tristeza pode ser muito diferente. Para ser um Neemias, é necessário conhecer o conforto do SENHOR.

Ele é o filho de Hacalias. Hacalias significa "aquele a quem Javé ilumina". Antes de lhe ser dada uma tarefa pelo Senhor relativo ao seu povo, ele deve aprender a esperar pelo Senhor . A paciência é frequentemente uma grande pedra de tropeço no trabalho para o Senhor. Ter o desejo de fazer algo pelo Senhor é uma coisa. É outra coisa esperar pelo Seu tempo.

O tempo em que Neemias vive

Escrevemos "o mês de quisleu do vigésimo ano". No calendário judaico, o mês de quisleu é o terceiro mês do ano civil, o início do Inverno. No nosso país, é Novembro/Dezembro no calendário. Desde cerca de 165 aC, a "Festa da Dedicação do Templo" tem sido celebrada no dia vinte e cinco deste mês. Esta festa, também chamada "Festa de
Chanucá", é comemorada para comemorar a restauração e limpeza do Templo por Judas, o Macabeu. Ele removeu a consagração de Antíoco IV Epifânio e consagrou de novo o Templo a Deus.

"O vigésimo ano" é o vigésimo ano do reinado do Rei Artaxerxes . Artaxerxes torna-se rei em 465 aC. A vida e obra de Neemias é assim relatada no período de 445 ou 444 aC. A indicação do ano refere-se ao momento em que um governante estrangeiro está à frente de Israel.

Podemos chamar à indicação do ano a datação "aproximada" e à indicação do mês
quisleu a datação "fina". Ambas as datas são significativas para o servo. Ele deve conhecer o calendário de Deus (quisleu) e o calendário utilizado no mundo (o vigésimo ano de Artaxerxes). Ele deve ter a consciência de que Deus reina enquanto Satanás ainda é "o príncipe do mundo" . O servo tem uma visão para as decisões dos governantes do mundo. Mas ele não se orienta por estas decisões, mas prova-as em relação à Palavra de Deus.

Onde está Neemias

A descrição do ministério de Neemias começa quando ele está "na fotalesa de Susã", a morada dos reis persas. Isto significa que ele está completamente rodeado de inimigos do povo de Deus. Ele vive no meio de pessoas que não contam nada com Deus, enquanto que ele conta com Ele. O seu coração está constantemente na terra onde está em casa.

Ele está na corte do homem mais poderoso da época. Nisto vemos que Deus tem um remanescente para o Seu nome em todos os lugares. Assim também sabemos de um Obadias piedoso na corte de Acabe e de santos na casa de César .

Algumas lições
  1. Qualquer pessoa que queira fazer algo pelo Senhor deve ser capaz de relatar quem ele é na sua relação com o Senhor, como o experimenta, quem o Senhor é para ele e o que o Senhor espera dele. 
  2. Ele deve ter uma percepção do clima espiritual do povo de Deus. O Inverno está à porta. A igreja, o povo de Deus de hoje, está na sua maioria num estado "Laodiceano" morno, ainda não está bem fria, mas também não está quente. No entanto, o crente fiel pode colocar-se totalmente à disposição do Senhor neste momento. O seu desejo deveria ser pelo templo, pelo qual no Novo Testamento tanto a igreja como o corpo do crente são designados , corresponda novamente à intenção de Deus. É para isto que ele quer trabalhar. 
  3. Ele deve saber que não tem direitos no mundo. Ele está dependente do favor daqueles que estão acima dele. 
  4. Deve também estar consciente do clima espiritual do mundo em que vive. A inimizade contra Deus e a Sua Palavra se manifesta de formas cada vez mais brutais.

Visita de Jerusalém

O motivo para a obra que Neemias fará não é nem uma voz do céu nem uma aparência miraculosa. Um acontecimento normal: Neemias recebe uma visita do seu irmão e de alguns homens de Judá. Neemias usa esta ocasião especial para obter notícias atualizadas sobre a situação no local. Ele desejava saber como é que os judeus e a cidade de Jerusalém se encontram.

Da pergunta de Neemias pode ver-se o seu grande interesse na situação em que se encontra o remanescente do povo de Deus. Neemias tem um cargo de responsabilidade no palácio do rei . Ele detém uma posição de influência. No entanto, não é isso que o ocupa. Ele não está interessado na expansão do império persa e num aumento da sua influência. Não usa a visita do seu irmão para lhe falar sobre a sua brilhante posição ou oportunidades de carreira. Também não quer ser informado pelo seu irmão sobre todo o tipo de assuntos familiares.

Enquanto desempenha os seus deveres terrenos, o seu coração está ocupado com aqueles que uma vez regressaram de Babel para a Terra Prometida. Em ligação direta com isto, ele também pergunta sobre a cidade de Jerusalém, a morada de Deus. Nisto ele prova ser um espírito de parentesco de Moisés, cujo coração também se voltou para o seu povo para o procurar e o libertar . Moisés também abdicou de uma posição importante para isto.

A questão pode bem ser colocada, o que é mais importante para nós quando recebemos visitantes de outro país? Estamos interessados nas belas paisagens, arquitectura, prosperidade e afins, ou na situação em que se encontram os filhos de Deus e em como se encontra a igreja como casa de Deus?

Algumas lições

  1. A oportunidade de fazer um trabalho para o Senhor é muitas vezes um acontecimento diário. A forma como respondemos a ela revela frequentemente onde reside o nosso verdadeiro interesse. Uma observação, uma visita, uma carta, um acontecimento - nascimento, morte, acidente - e muitos mais, são tudo provas que revelam os nossos verdadeiros interesses. Podem fazer com que o caminho da nossa vida tome uma direção radical. 
  2. Para alguém que está verdadeiramente aberto à vontade de Deus, cada membro do seu povo e do seu lugar de residência, a igreja, é importante. Uma posição no mundo não lhe interessa. Ele está pronto, se o Senhor lhe pedir, a renunciar.

Relatório sobre a situação em Jerusalém

Em palavras simples, seus visitantes relatam que o remanescente está em grande miséria e que Jerusalém não tem mais um muro ou portas. Que as muralhas da cidade estão muito danificadas significa que os habitantes estão sem a proteção necessária contra os inimigos. As muralhas representam a separação do mal. Não existe mais uma separação entre santo e profano. As portas falam em deixar entrar o que é bom e afastar o que está mal. As portas prevêem o exercício do cuidado ou disciplina divina.

Deus quer que as muralhas de Jerusalém sejam para salvação, ou resgate, e suas portas para glória . A separação do mal significa salvação para o povo de Deus e assegura sua existência como povo de Deus. Para ser um povo que canta seus louvores é preciso cuidado e disciplina. O pecado não julgado dificulta o cântico de louvor.

Poderíamos esperar que o remanescente experimentasse uma bênção especial de Deus após seu retorno, na medida em que Ele lhes daria prova de Sua aprovação. Mas ao invés disso, eles se encontram "em grande miséria e desprezo".

Podemos aplicar isto à situação que surgiu depois que crentes de todos os tipos de denominações descobriram o que a igreja é segundo o pensamento de Deus no início do século 19. Eles se afastam dos sistemas humanos baseados no modelo do Antigo Testamento, onde não é dado ao Senhor Jesus o lugar que Ele merece, ou onde os homens pregam doutrinas falsas sobre Ele, sem que a disciplina seja exercida sobre eles de acordo com a Palavra de Deus ; . Depois se reuniram em nome do Senhor Jesus .

Este movimento deve ser comparado com o que ocorre sob Esdras. Em Esdras lemos sobre a restauração do altar - aplicada: visão renovada da mesa do Senhor - e sobre a restauração do templo - aplicada: visão renovada do que é a igreja do Deus vivo. Mas o fogo e a devoção característica deste movimento se apagou. O amor ao Senhor e à Sua Palavra e o cuidado um pelo outro diminuiu. O acolhimento na mesa do Senhor de todos os filhos de Deus que não estão vivendo ou ligados ao pecado não está mais lá. Aqueles que cresceram na tradição deste movimento se tornaram em grande parte presas do liberalismo, por um lado, e do sectarismo, por outro.

As paredes estão muito danificadas, as portas queimadas. O movimento, que foi o resultado da ação do Espírito, chegou a um impasse. O que resta é impulsionado ou pelo tradicionalismo ou pelas emoções sob a influência de ensinamentos carismáticos ou por padrões de pensamento mundanos ou por uma mistura dessas correntes. A Palavra de Deus permanece fechada em muitos casos. Também não precisa ser aberta se encontrarmos nossa segurança na tradição, emoção ou razão. Se a Bíblia é aberta, ela é usada para sublinhar o próprio direito ou para deixar claro que nada pode ser dito com certeza.

Podemos nos perguntar como fica o muro da separação do mundo, o muro da oração e da leitura da Bíblia, o muro do seguimento fiel do Senhor Jesus, o muro da devoção pessoal e do testemunho vivo, o muro da vida cristã cotidiana em nossa vida pessoal. Estas paredes talvez estejam em ruínas?

Algumas lições
  1. Se perguntarmos sobre a situação em que se encontra o povo de Deus, descobriremos que existe uma grande infidelidade. 
  2. As paredes, uma figura de separação, estão quebradas. A separação entre a igreja e o mundo desapareceu. O mundo foi deixado entrar, a princípio de forma hesitante, e agora com grande entusiasmo. É tomado como uma ajuda em como fazer as coisas na igreja, tanto em suas reuniões como em sua pregação do evangelho. 
  3. As portas, uma imagem de jurisdição, estão queimadas. O mal que entrou não é julgado. Na igreja, todos fazem o que parece bom para ele ou ela. Uma possível voz de protesto é silenciada.

A reação de Neemias

A reação de Neemias ao relatório de seu irmão é comovente. O relatório o atinge como uma bomba. Neemias terá sido educado por pais tementes a Deus. Eles o terão instruído sobre a história e a lei do povo judeu. Isto torna compreensível porque ele fica tão emocionado quando soube por seu irmão como Jerusalém e o povo estão em grande miséria. Encontramos regularmente tais expressões de emoção, que nos permitem ver os sentimentos de seu coração, em seu livro. Repetidas vezes ele dá vazão a seus sentimentos em uma descrição de seu trabalho.

Quando recebemos ou lemos um relatório, podemos simplesmente tomar nota dele. Esta não é a maneira de lidarmos com um relatório que vem de nosso próprio irmão. Neemias o conhece. Ele não é um homem que dramatiza narrativas. Quando ele diz algo, é absolutamente confiável. Neemias não agradece gentilmente a seu irmão pelas notícias e depois volta aos negócios como sempre. Ele também não faz perguntas críticas. O que ele ouve causa uma enorme impressão nele, ele é dominado por um sentimento de grande desânimo.

Através do relatório de seu irmão, ele tem uma visão diferente de sua vida. Interiormente envolvido com o povo de Jerusalém, ele sente a miséria que o remanescente tem como sua própria
miséria. Neemias conhece o plano de Deus a respeito de seu povo. Agora ele ouve o quanto está distante dele a condição prática em que o povo se encontra.

Em vez de imediatamente fazer planos febrilmente para mudar esta condição, sentou-se, por ora. Superado pelo profundo pesar da situação em que se encontra o remanescente do povo de Deus, ele não pode fazer nada além de chorar e lamentar durante dias.

Não se limita a esta expressão de dor e miséria. Ele também jejua e ora. Jejum significa: renunciar a tudo que é permitido em si mesmo, mas agora tem que ser colocado de lado para se concentrar completamente em uma determinada coisa. As necessidades legítimas do corpo não são atendidas por um tempo para poder se concentrar totalmente com a mente em algo além das necessidades físicas. Vemos isto também na oração, que é quase sempre inseparável do jejum, como é aqui.

Neemias não se limita a jejuar e orar ao acaso. Ele se sabe diante da face do "Deus do céu". Se não fosse assim, todos os exercícios de sua alma seriam tormentos inúteis. A consciência da face de Deus torna tais exercícios experiências valiosas. O que está escondido dos olhos do homem é percebido e recompensado por Deus com grande prazer .

A expressão "Deus do céu" é reveladora. Deus se retirou para o céu. Ele não habita mais na terra no meio de seu povo, um povo que Ele teve que entregar nas mãos de seus inimigos. Ele não aparece mais em poder para Seu povo porque eles O rejeitaram. Mas a fé sabe como encontrá-Lo e Ele se deixa encontrar.

Isto também é verdade para nós. A igreja não tem poder ou glória exterior. Ela está ligada a um Senhor rejeitado que agora está no céu. Mas ela sabe que Ele está ali e que Ele disse: "É-me dado todo o poder no céu e na terra" . Portanto, devemos nos dirigir a Ele em nossa necessidade.

Algumas lições
  1. Todos os exercícios interiores deste homem abatido encontram sua saída na oração. Muitos aprenderam que seu trabalho para o Senhor começou com jejum e oração, pela situação sombria da qual foram informados. Só podemos ajudar a aliviar uma necessidade quando experimentamos a miséria em nossas próprias almas. Só recebemos uma missão do Senhor quando Ele nos abriu os olhos e vemos as coisas como elas realmente são, ou seja, como Ele as vê. Neemias é chamado para reconstruir os muros, mas primeiro ele chora sobre as ruínas. 
  2. O serviço para Deus não é um hobby. Aqueles que pensam que é, inevitavelmente sofrem um naufrágio. Antes de fazermos o trabalho com crianças, por exemplo, devemos primeiro ver a terrível falta de instrução cristã nas escolas e a licenciosidade ao nosso redor. Reconhecer esta situação de joelhos diante de Deus, é o começo. 
  3. O Senhor Jesus ficou interiormente comovido pelas multidões que eram como ovelhas sem pastor e nisto Ele inclui Seus discípulos. Para isso Ele pede a oração . Será que nos importamos quando vemos as multidões andando nas ruas? Nós nos importamos com eles? 
  4. Quando olhamos para as muralhas com os olhos do Senhor Jesus, devemos primeiro lamentar que tantos homens, e especialmente tantos chamados cristãos, não mostrem o Senhor Jesus em suas vidas.

A oração de Neemias

A razão

De acordo com o relato, Neemias terá se sentido impotente. O que ele pode fazer? Orar! Ele ora ao "Deus do céu". Sua oração está fundamentada na revelação de Deus como ele O conheceu. Ainda que não tenha conhecido Deus como nós o conhecemos, como Pai, ele ora a Alguém que ele conhece, a Alguém de quem ele sabe onde Ele mora.

Não se trata de nenhum orgulho. Há confidencialidade e, ao mesmo tempo, reverência. Neemias conhece a Deus como o "grande e terrível Deus". Em comparação com a grandeza esmagadora de Deus, ele se sente pequeno. Diante do terrível Deus, ele está cheio de admiração. Em sua santa presença, ele sente como é pecador . Mas em vez de fugir, ele se refugia neste Deus em sua angústia .

Neemias não tem medo de Deus. Um homem que dá a Deus o lugar que lhe é devido e ele mesmo toma o lugar que lhe convém em relação a Deus, não precisa ter medo de Deus. Ele sabe não só quem é Deus, mas também como Deus age. A "aliança" de Deus e sua " bondade ", que é inseparável dela, formam o motivo da oração por Neemias. Foi sobre isso que o Senhor falou a Moisés . É também a razão da oração de Salomão .

A bênção da aliança de Deus e de Sua bondade é para aqueles que O amam e guardam Seus mandamentos. Amor e obediência andam sempre juntos. São as duas marcas possuídas por alguém que nasceu de Deus. Eles têm a ver com a natureza de Deus. "Deus é luz" e "Deus é amor" . A natureza de Deus se expressa em Seus filhos no amor fraternal e na observância dos mandamentos do Senhor Jesus .

Por quem Neemias ora

Neemias clama fervorosamente a Deus para ouvir sua oração e para olhar para ele, aquele que pede. Ele se intitula "teu servo". Não há senso de superioridade, não há ênfase em pertencer ao povo escolhido de Deus, o que "filhos de Israel" sugere. Ele implora por seus irmãos, os
filhos de Israel, a quem ele também chama de "teus servos". Ele os une a si mesmo a fim de aparecer junto com eles diante da face de Deus. Ele intercede por eles, mas não se exclui a si mesmo.

Dia e noite ele intercede por eles. Os sentimentos de tristeza e miséria não diminuíram depois de algum tempo. O que ele ora continuou a ocupar sua mente, mesmo durante as tarefas diárias que ele tinha que fazer. Ele não deixou transparecer seu pesar. Que era visível nele ao longo do tempo é inevitável e só enfatiza que ele estava continuamente ocupado com o povo de Deus, seus semelhantes e suas circunstâncias.

Confissão

Como já foi dito, Neemias não traz apenas seu povo diante da face de Deus. Ele está consciente de que aquele que ora por outra pessoa e assim traz essa pessoa à presença de Deus, entra assim na presença do próprio Deus. Não se pode se sustentar lá no alto. Aquele que pensa assim é semelhante ao fariseu do qual o Senhor Jesus nos conta em Lucas 18 . O homem ora, até mesmo invoca o nome de Deus, mas ele não está na presença de Deus. Ele está completamente cercado por si mesmo. Assim, não se pode interceder, não se pode ser um intercessor. A intercessão pressupõe que se tenha consciência da necessidade em que o outro se encontra, sem se sentir melhor que o outro.

Neemias se encontra diante da face de Deus. Quando então ele também ora por seus semelhantes, ele vê primeiro seus próprios pecados e os pecados de sua família. Antes de confessar os pecados do povo, ele primeiro confessa seus próprios pecados e os de sua família. Desta forma, ele abre o caminho espiritualmente para ser um verdadeiro intercessor.

A seguir, ele também não ora pelos "outros", mas fala de "nós" que pecamos gravemente contra Deus e fomos desobedientes. Deus revelou seus mandamentos, mas o povo não os cumpriu. Ele reconhece que eles perderam qualquer direito à bênção como resultado.

A palavra de Deus em oração

Neemias cita a Palavra de Deus para confirmar sua verdade. Deus tem agido como Ele disse que agiria. O povo tem sido infiel e Deus teve que espalhá-los entre as nações. Neemias justifica a ação de Deus, reconhecendo mais uma vez sua própria infidelidade. Mas ele não fica por aí. Ele também sabe o que mais Deus tem dito. Ele pede a Deus que, uma vez que Ele cumpriu uma palavra, Ele também cumpra a outra. Isto é verdadeiramente viver "de cada palavra que sai pela boca de Deus" .

É assim também que devemos orar: conscientes do que Deus fez por nós quando enviou Seu Filho para morrer na cruz por nós, e o que Ele fez em Sua ressurreição e ascensão, e o que Ele fará quando Ele voltar. Quando olhamos para Cristo na cruz e Seu sangue derramado, experimentaremos o poder da oração efetiva. Suas ações no passado são a garantia do cumprimento de Suas promessas no futuro. Aqui vale, que resultados do passado são uma garantia total para o futuro.

As palavras de Neemias não são uma citação literal do que está na Palavra de Deus. Eles são um resumo do que Deus disse que acontecerá em caso de infidelidade e o que acontecerá em caso de arrependimento . Podemos lembrá-Lo disso e tirar coragem disso, como Neemias fez. A Palavra dá esperança .

Neemias sublinha em sua oração o que Deus disse sobre Jerusalém: "O lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome". É disso que ele trata, daquele lugar. O coração de Neemias está cheio do que o coração de Deus está cheio.

Teus servos e teu povo .

Com que direito Neemias ainda fala de " teus servos e teu povo"? Porque o próprio Deus libertou este povo do Egito e o fez seu povo. Neemias lembra a Deus o que Ele fez há muitos séculos. E também não faz muito tempo, mesmo que tenha sido apenas um remanescente que voltou, Ele libertou seu povo do exílio. De tudo era visível que Deus não abandonou Seu povo. Ele não deveria então ver sua miséria na qual eles se encontraram de novo após seu retorno à terra?

Neemias conhece o coração de Deus. Deus tem feito muito para este povo, para não se importar com eles agora. Novamente vemos um paralelo entre Neemias e Moisés. Depois do pecado do povo com o bezerro de ouro, Deus fala a Moisés sobre "teu povo" como se fossem o povo de Moisés e não Seu povo. Mas Moisés conhece o coração de Deus e fala a Deus sobre "Teu povo" . A fé vê e sustenta a conexão que existe entre Deus e seu povo.

Ainda outros oram 

Neemias não imagina que ele é o único que se preocupa com o povo de Deus. Embora ele esteja sozinho, ele sabe que há outros que oram para que Deus traga uma reversão em sua sorte. Ele não comete o erro de Elias ao assumir que é o único fiel que resta ; . Deus sempre provê um remanescente composto por vários fiéis que permanecem fiéis a Ele em um tempo de infidelidade geral.

Quando nosso coração é curvado sob um pesado fardo, não precisamos pensar que somos os únicos a sentir esse fardo. Talvez estejamos afinal sozinhos, mas podemos saber que Deus também faz os outros sentirem o mesmo fardo .

Oração em vista de sua posição 

O objetivo e a missão para seu povo se tornaram claros para ele em oração. Mas ainda não está claro em que momento ele pode começar. Para isso, ele depende da aprovação do rei. O tempo e a aprovação, em termos humanos, estão nas mãos do rei. Neemias reconhece em sua oração que é dependente do rei. Portanto, ele pede a Deus que tivesse piedade diante do rei "hoje". Sua tarefa agora é esperar pela resposta de Deus.

Por que ele deveria mencionar que ele é o copeiro do rei? Parece que ele o faz, porque é necessário para o relato de sua conversa com o rei no capítulo seguinte. Ele poderia ter começado a contar isto quando recebeu a visita de Jerusalém, mas ele não vê sua posição social como algo para se vangloriar. Neemias sempre fornece as informações necessárias sem se colocar no centro das atenções.

Ao dizer "pois eu era o copeiro do rei" Neemias enfatiza sua completa dependência do rei. O copeiro é uma posição de grande confiança e responsabilidade. Mas Neemias não usa sua posição para exercer influência sobre o rei e buscar alívio para seu povo desta forma. Neemias também poderia ter pensado: "O que aconteceu com Israel é tudo culpa deles". Não há nada a ser feito a esse respeito. Eu tenho um bom trabalho e Deus cuidará de Seu próprio povo, Ele não precisa de mim para isso".

Neemias não faz nada disso. Ele se faz um com o povo e confessa o pecado do povo como seu próprio pecado. Assim como Moisés, ele prefere sofrer vergonha com o povo "do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado" . Só podemos servir a Deus se estivermos dispostos a fazer sacrifícios.

O que encontramos em Neemias, vivendo no final da história de Israel, também vemos em Moisés, no início da história de Israel. Moisés também goza de privilégios especiais. Ele vive na corte do faraó, mas também ele não usa sua posição a favor de seu povo. Como filho da filha do faraó, ele poderia até ter esperado um pouco até que ele mesmo subisse ao trono. Ele poderia ter dito que a providência de Deus o colocou nesta posição. Mas ele ama a Deus diante do povo e só quer fazer o que Deus lhe pede.

Algumas lições
  1. Na oração de Neemias, somos levados aos sentimentos profundos de um homem que caminha curvado sob a miséria do povo de Deus e a desonra feita a Deus por ele. Assim, podemos falar a Deus com confiança e reverência a partir da plenitude de nossos corações. Francamente, mas não descaradamente, podemos confiar nossa necessidade a Deus. Deus, é claro, já sabe disso, mas Ele quer ser solicitado. Ele quer usar a tua própria oração para cumprir seus planos. Isto dá um valor e um significado especial à oração. 
  2. Em sua oração, Neemias não se coloca acima do povo, ou ao lado dele, mas ele se faz um com o povo. É necessário que saibamos que estamos inseparavelmente unidos com o povo de Deus, para vir, por assim dizer, com eles diante da face de Deus. Esta consciência fundamental nos leva à confissão de nossos próprios pecados, os pecados de nossa família e os pecados do povo. 
  3. Justiça de Deus. Deus os espalhou justamente. O povo quebrou a fidelidade e Deus não poderia ter agido de outra forma. Mas também sabemos que Deus pode reunir novamente o que Ele espalhou, seja na condição de arrependimento. Podemos nos referir à fidelidade de Deus, Sua palavra e Sua ação no passado. 
  4. Quando tivermos assim esvaziado nossos corações em oração, poderemos perguntar a Deus se Ele abrirá o caminho para ajudar Seu povo. Neemias depende da aprovação do rei para ir. Agir por conta própria é estranho para ele e deveria ser o mesmo conosco. 
  5. Ele colocou tudo nas mãos de Deus. Então, esperar por Sua resposta e por Seu tempo é um ponto importante para qualquer um que queira fazer algo pelo Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário