Neemias

 

 


 Introdução ao Livro de Neemias


O livro foi escrito pelo próprio Neemias e é, portanto, uma autobiografia. Mas não diz mais sobre si mesmo do que é necessário para ver a sua ligação ao povo de Deus e o seu ministério para com eles.

O tema do livro de Neemias é a reconstrução da muralha da cidade em redor de Jerusalém. A cidade é a área onde a vida quotidiana tem lugar. O livro relata a vida social dos israelitas, mas numa época em que eles estão sujeitos aos gentios.

Neemias aparece em Jerusalém no vigésimo ano de Artaxerxes. Isto é treze ou catorze anos após o regresso de Esdras a Jerusalém, que aí chegou no sétimo ano de Artaxerxes. Entre o regresso sob Ciro descrito em Esdras 1 e a chegada de Neemias a Jerusalém , há cerca de noventa anos. Com a vinda de Esdras e mais tarde de Neemias, Deus tem os Seus próprios propósitos. Neemias respeita o lugar que Esdras tem. Tem uma visão para isso, como se vê no seu livro . Não há inveja.

Esdras é um escriba e também um sacerdote. Ele procura a Palavra de Deus, na qual tem a sua fonte, o que lhe dá o poder de agir. Neemias é mais um homem prático, um homem que está ocupado com as coisas do dia-a-dia. Ambos têm a mesma mentalidade. Como é que a situação se tornou tal que é necessário um Neemias, enquanto Esdras também está em Jerusalém? O ministério de Esdras já não é apreciado, já não há mais desejo para ele?

As pessoas que encontramos no livro de Neemias são aquelas que voltaram no livro de Esdras, mas algum tempo depois. O declínio chegou. Neemias é marcado por um profundo sentido do estado decadente no povo de Deus. Ao mesmo tempo, Neemias é também marcado por uma consciência da fidelidade de Deus. Felizmente, o Senhor pode enviar homens como Neemias quando o ministério de Esdras já não está tão claramente presente.

Neemias trata da construção de uma muralha à volta da cidade de Deus onde se encontra o templo de Deus. Ele habita com o seu povo. A aplicação pessoal deste livro é que construímos um muro à volta da cidade da nossa alma, na consciência de que o nosso "corpo é o templo do Espírito Santo" . Nesta construção encontramos resistências que temos de ultrapassar. Isto causa luta e requer vigilância. Quando o povo diz "Levantemo-nos e construamos", o inimigo diz "Eu levantar-me-ei e resistirei".

O livro de Neemias é talvez o livro mais fundamental da Bíblia quando se trata de serviço pessoal a Deus. Não há direito para o homem em geral, e para os crentes em particular, de escolher o seu próprio conteúdo de vida. Começar um curso de formação profissional, iniciar uma carreira ou dedicar-se a qualquer outro trabalho sem investigar a vontade de Deus não é apenas uma tolice, mas também um pecado.

As reivindicações do Senhor devem ser plenamente reconhecidas. Ele deve ocupar o primeiro lugar em todas as coisas. A nossa oração deve ser: "Senhor, que é que Tu queres que eu faça e como e onde e quando é que Tu queres que eu o faça"? Para isso, todas as áreas das nossas vidas devem ser entregues a Ele: Família, trabalho, igreja. Então Deus pode alcançar o Seu propósito conosco e as nossas vidas serão bem sucedidas no sentido mais verdadeiro da palavra.

Uma divisão do livro:
1. o servo e a sua missão especial (Neemias 1-3)
a. O servo está preparado, os exercícios ocultos do coração (Neemias 1)
b. O caminho está preparado, as circunstâncias dirigidas (Neemias 2)
c. A reconstrução do muro e dos portões (Neemias 3)
2. resistência e medidas contra os ataques do inimigo (Neemias 4-7)
3. a restauração da autoridade da palavra de Deus (Neemias 8-10)
4. a administração da cidade (Neemias 11-13)


Nenhum comentário:

Postar um comentário