Neemias 12

Os chefes dos sacerdotes

Novamente encontramos uma lista com os nomes daqueles que subiram da Babilônia com Zorobabel e Jesua. Isso diz respeito aos sacerdotes e aos levitas. Ambas as características, a de sacerdote e a de levita, podem ser encontradas em todo crente: sacrificar e servir.

O primeiro conjunto de nomes é o dos "chefes dos sacerdotes e seus irmãos nos dias de Jesua" . Nas outras listas, os chefes dos sacerdotes não são mencionados separadamente. Isso é o que acontece aqui. Os chefes das famílias dos levitas já foram mencionados anteriormente. Os mencionam uma geração posterior de sacerdotes que, sem dúvida, serviu nos últimos dias de Neemias. Eles são os filhos dos mencionados anteriormente, homens fiéis que seguem os passos de seus pais e são modelos para o povo.

Os levitas

O segundo conjunto de nomes é o dos levitas. Os nomes estão relacionados com os cantores. Apesar da decadência e do pequeno número de israelitas, que, além disso, são espiritualmente fracos, há levitas que "lideravam o canto de louvor".

Ao mesmo tempo, há um breve registro genealógico de cinco gerações, indo de Jesua a Jadua. Essas cinco gerações cobrem o período de 538 a 333 a.C. Jadua é o grande e justamente celebrado sumo sacerdote que ocupa esse lugar de destaque nos dias em que o domínio medo-persa é destruído por Alexandre, o Grande. Ele é o último sumo sacerdote mencionado no Antigo Testamento.

Famílias sacerdotais

Aqui são mencionados os filhos daqueles já mencionados nos . Os vinte pais desses versos são mencionados novamente aqui, agora cada um com um filho como chefe de família subsequente. Esses são os últimos dias, os dias de Joiaquim, o filho e sucessor de Jesua . Nisso, vemos a bondade de Deus para com seu povo. Deus garante que sempre haverá uma família sacerdotal.

Os levitas são inscritos

Aqui são mencionadas as gerações seguintes de levitas, que viveram durante os sucessivos sumos sacerdotes. Deus também mantém o ministério levita em andamento, mesmo que às vezes pareça ter acabado. O serviço sacerdotal também continua, apesar do domínio estrangeiro. Não há nenhuma circunstância concebível da qual se possa dizer que Deus não poderia receber o que Lhe é devido.

Levitas nos dias de Joiaquim

Dos levitas mencionados aqui, é dito como uma característica especial que eles estavam lá "nos dias de Joiaquim, (...) e nos dias de Neemias, o governador, e Esdras, o sacerdote, o escriba". Esses levitas são contemporâneos desses homens, o que significa que estão lidando com a mesma atmosfera espiritual e desafiaram o espírito específico que caracteriza a época em que vivem. Esses contemporâneos se apegam à Palavra de Deus, embora seja característico desta época o fato de ela ser abandonada pela maioria. Eles preservam, embora com fraqueza, um testemunho do Senhor que os trouxe de volta ao lugar do Seu nome.

Dos cabeças dos levitas, é especialmente mencionado que eles levantaram louvor e glória, como Davi ordenou. Eles não olham para a situação miserável em que se encontram, mas para o mandamento de Deus e o cumprem. Seja qual for a nossa fraqueza, nós também podemos guardar o que é desde o início e praticar o que está escrito.

A dedicação do muro

Aqui a história continua. O muro já estava concluído em Neemias 6 . Os capítulos intermediários descrevem a consagração do povo como um todo, no sentido de que a Palavra de Deus os leva a julgar a si mesmos. Agora que o povo se consagrou, o muro pode ser dedicado. Sua conclusão é motivo de alegria e gratidão a Deus e de uma celebração para dedicar o muro.

A Festa da Dedicação é celebrada porque o Senhor não apenas trouxe seu povo de volta da terra dos estrangeiros, mas também fez com que sua casa e sua cidade santa fossem cercadas por seu povo com um muro. O muro é um testemunho para amigos e inimigos de que aqueles que antes estavam dispersos por causa de seus pecados agora estão sob os cuidados de Deus. Isso é motivo de alegria. Essa alegria é expressa em ações de graças e canções acompanhadas de instrumentos musicais. Foi assim que Davi ordenou ; ; . Cada levita tem sua própria voz e instrumento. Mas todos estão satisfeitos com o que o Senhor fez. É o objeto de seu louvor e ação de graças e, portanto, é harmonioso.

Houve mais festas de dedicação na história de Israel: na transferência da Arca por Davi para a Cidade de Davi , na dedicação do Templo , no lançamento dos alicerces do Templo e na dedicação da Casa do SENHOR . A alegria nas festas de dedicação está sempre relacionada à casa de Deus e está lá apesar da decadência. Essas festas não são fixadas pela lei, mas ocorrem espontaneamente.

Esse também é o caso aqui. A dedicação do muro se torna uma celebração geral. E não apenas para aqueles que construíram o muro e para os habitantes de Jerusalém. Os levitas, os cantores, vêm de todas as partes. O muro de Jerusalém é um símbolo de redenção e as portas, um símbolo de louvor.

Antes da celebração da festa, os sacerdotes e os levitas primeiro se purificam e, depois, purificam também o povo, as portas e o muro. Não pode haver verdadeira consagração sem purificação. É uma limpeza com água, para a qual eles podem ter usado a água da expiação . A lavagem com água pela Palavra é sempre necessária . Por meio dela, chegamos à confissão e nos tornamos puros.

O primeiro coro de ação de graças

Ao subir no muro e passar por cima dele, o muro se torna propriedade do povo . Com isso, o povo toma posse do que está dentro do muro. O objetivo de andar sobre o muro não é cuidar de tudo o que está fora da cidade, mas cuidar de tudo o que está dentro da cidade. A isolação não é negativa, mas positiva. Trata-se do que é dedicado a Deus. Isso não pode ser feito de outra forma a não ser separando aquilo que não é consagrado a Deus. A caminhada sobre o muro também dá ao povo uma impressão abrangente da localização da cidade e de quão glorioso é o templo de Deus.

O muro da separação em torno de nossa vida tem o mesmo propósito. O objetivo é que caminhemos sobre ele com ações de graças por tudo o que Deus nos deu. Assim, não cairemos em um sectarismo ácido, mas nossa vida será um testemunho do que Deus fez nela. Em primeiro lugar, para nossos filhos, mas também para todos ao nosso redor.

Basta ouvir os filhos de Corá no Salmo 48. Depois de se regozijarem com a salvação de Sião, o clamor deles é. "Circundem Sião e cerquem-na":
"Rodeai Sião; cercai-a;
contai as suas torres;
notai bem os seus antemuros;
observai os seus palácios,
para que tudo narreis à geração seguinte!
Porque este Deus é o nosso Deus
para sempre!
ele será nosso guia até à morte" .

Quando caminhamos sobre o muro dessa forma, veremos a cidade de Deus como Deus a vê. Então, veremos a igreja como ela é de acordo com o conselho de Deus. Isso gera expressões de ação de graças que, por sua vez, são um testemunho para todos os que veem e ouvem. Esse é o efeito de ser separado de acordo com os pensamentos de Deus.

O primeiro coro de agradecimento vem do oeste, de perto da porta do vale. Sua rota atravessa a parte sul do muro em direção à Porta do Esterco. Esdras caminha à frente dessa procissão. Neemias abre caminho, por assim dizer, para a Palavra de Deus na pessoa de Esdras. Isso deve ir adiante e ser seguido por todos.

Em seguida, chegamos à porta da fonte para tirar água fresca, para sermos refrescados e encorajados em nosso caminho pela Palavra de Deus. Nosso olhar é direcionado para cima, sobre os degraus, para a morada de Davi, uma imagem de nosso Senhor no céu, a quem foi dada toda a autoridade no céu e na terra.

Quando nossos olhos estão voltados para o Senhor Jesus, chegamos à porta das águas no leste. O oriente fala, entre outras coisas, do futuro, da vinda do Senhor Jesus. A água fala de refrigério e também de purificação . Esperamos por Ele e isso terá um efeito purificador sobre nós, pois "qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro" .

O segundo coro de ação de graças

Neemias segue atrás do segundo coro de ação de graças. Ele não vai na frente. Não há qualquer pensamento de egoísmo. Ele não caminha lá no espírito de Nabucodonosor com o pensamento: "Não é este o grande muro que construí?" . Ele sabe que é apenas um instrumento do SENHOR.

Esse segundo refrão passa por muitos edifícios. Com exceção da porta de Efraim e da porta da prisão, todas elas são mencionadas em Neemias 3 (veja o comentário sobre essas estruturas lá). Possivelmente nada precisava ser restaurado na porta de Efraim e na porta da prisão. À medida que esse coro passa pelo muro, essas estruturas chamam sua atenção novamente.

Precisaremos ser lembrados repetidas vezes de certas verdades ao andarmos separados de acordo com os pensamentos de Deus. Pedro trata de lembrar os crentes do que eles aprenderam . Judas faz o mesmo . E Paulo não acha incômodo repetir coisas que já apontou antes .

O perigo do esquecimento está sempre à espreita. Esse esquecimento pode atingir toda a extensão de nossa vida de fé. Então, não levamos mais as coisas muito a sério. Ficamos cada vez mais absorvidos pelas coisas desta vida e não cuidamos mais dos interesses de Deus. Os interesses de Deus ficam em segundo plano. Esquecemos o que Ele fez por nós e deixamos de examinar Sua Palavra.

O esquecimento também pode atingir a profundidade da vida de fé. Então, damos ênfase especial a certas verdades, enquanto nos esquecemos de outras verdades e não prestamos mais atenção a elas. E quando outros nos apontam isso, declaramos que "essas outras verdades" são de status inferior, menos importantes ou não se aplicam a nós.

Os dois coros de ação de graças na casa de Deus

A caminhada pela muralha foi concluída. Isso deu aos coros uma boa ideia de sua escala e localização, metade de cada um e cada um de uma perspectiva diferente. Isso não deveria dizer algo sobre nossa visão da igreja? Quem se atreve a dizer que tem uma visão geral de todo o plano de Deus? Que igreja local, por mais dotada de dons, que tenham grande percepção, poderia dizer que tem uma visão da totalidade dos pensamentos de Deus?

Porque "em parte, conhecemos" . Precisamos uns dos outros para chegar a um quadro completo. "Todos os santos" são necessários para descobrir "qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus" .

Os dois coros se encontram na casa de Deus, na presença de Deus. Lá eles se tornam um coro poderoso. Quando a Palavra de Deus nos precede em nosso caminho por cima do muro e nos guia para a alegria do que é consagrado a Deus, chegaremos à casa de Deus. Isso será em perfeição quando o Senhor Jesus vier para nos levar à casa do Pai. Mas isso também é verdade hoje. Devemos louvá-Lo na presença de Deus com todos os "membros dos dois coros de ação de graças" na igreja por tudo o que Ele fez .

Grande alegria

A caminhada sobre o muro, a tomada de posse da cidade para Deus com ações de graças para consagrá-la a Ele, resulta em grande alegria. Esse é o resultado de Seu povo andar diante Dele em santidade e verdade. Como consequência da "grande alegria", "grandes sacrifícios" são oferecidos. Dessa forma, Deus é honrado e admirado. Ele recebe todos os agradecimentos e adoração pelo que deu ao Seu povo.

Os sacrifícios se referem ao Senhor Jesus. Não se diz que tipo de sacrifícios são. O mais provável é que sejam ofertas de agradecimento ou ofertas pacíficas. Desses sacrifícios, Deus recebe Sua parte, e os sacerdotes e o povo também recebem sua parte . A oferta de gratidão ou oferta pacífica é um sacrifício que expressa a comunhão entre Deus, o Senhor Jesus e Seu povo. Isso se tornou possível por meio do sacrifício do Senhor Jesus. É um "grande" sacrifício. Para nós, isso significa que temos uma grande impressão da obra do Senhor Jesus e contamos isso a Deus e uns aos outros.

A comunhão que podemos ter uns com os outros é vivenciada de maneira especial na Mesa do Senhor. Ali pensamos em sua obra e nos lembramos de sua morte. Por um lado, entristece-nos o fato de termos sido a causa de sua morte por meio de nossos pecados. Por outro lado, lembramos com alegria que Ele fez isso, tornando possível a comunhão com Ele, com Deus e uns com os outros. É por isso que a Ceia do Senhor é chamada de "cálice de bênção" ou "cálice de louvor" . Ao celebrarmos a Ceia do Senhor, nos regozijaremos nela na medida em que tivermos "andado sobre o muro" durante a semana.

Lembre-se de que lemos quatro vezes nesse versículo sobre "se alegraram" e "alegria". Essa alegria vem de Deus. Ele é a sua fonte. É uma grande alegria, não apenas para os homens, mas também para as mulheres e as crianças. O valor agregado dessa alegria é que ela é um testemunho para o todo o entorno . Todos aqueles que não acompanharam compartilham da alegria. É como a unção do Senhor Jesus por Maria, que encheu a casa "do cheiro do ungüento" , de modo que todos os que estão presentes sentem o cheiro do óleo da unção destinado ao Senhor Jesus.

O cuidado com os levitas

Outra consequência de andar sobre o muro é o cuidado com os servos de Deus para a promoção de Sua obra. Quando há devoção, não apenas o coração é tocado, mas também o bolso . Se houver gratidão a Deus, ela também será vista na generosidade para com as pessoas. Dar amor não deixa o coração vazio, dar dinheiro não deixa a carteira vazia .

Depois que o SENHOR recebe Sua parte dos "grandes sacrifícios", os servos recebem sua parte do povo. Quando Deus for louvado pela restauração que concedeu, também haverá gratidão pelo serviço que Seus servos realizam entre o povo. Judá se alegra com isso.

Nossa alegria se expressa em aceitar qualquer serviço em nome de Deus e apoiá-lo de maneira prática. Quando os servos não são aceitos e até mesmo esquecidos, isso é evidência da desconsideração do povo pelo que a igreja é para Cristo. Pois Cristo, por amor à Sua igreja, deu servos para edificar a Sua igreja .

A preocupação dos sacerdotes e levitas é com o serviço de seu Deus e com o que é necessário para a purificação. Tudo o que é feito para Deus só pode ser reconhecido e aceito por Ele se estiver de acordo com Sua santidade. Ele não pode aceitar nada que seja impuro. Mas Ele também sabe quem somos. Por isso, Ele fornece meios para que possamos servi-Lo de uma forma que Lhe seja agradável.

Há ordem por meio da obediência aos preceitos da antiguidade. Os padrões de pureza não mudaram desde os dias de Davi e Salomão. Deus deixou claro em Sua Palavra quais são esses padrões. Como Ele não mudou, os padrões de pureza também não mudaram para nós. Se quisermos servi-Lo como sacerdote, levita, cantor ou porteiro, devemos consultar Sua Palavra. Assim, voltaremos à fonte e não ficaremos à mercê das tradições humanas que são constantemente adaptadas ao longo do tempo.

Não se trata de melodias adaptadas ou do uso de linguagem adaptada. Trata-se do conteúdo de nossas ações de graças. Deus e o Senhor Jesus ainda são o tema da ação de graças? Os hinos testemunham a reverência necessária? O conteúdo está em harmonia com as Escrituras? A preferência de muitos cristãos é cada vez mais por músicas que são "agradáveis de cantar", que dão uma certa sensação boa. O conteúdo raramente é analisado, muito menos examinado em relação à Bíblia. Canções em que é cantado e adorado o Espírito Santo estão se tornando comuns. A reverência também está desaparecendo cada vez mais. Deus e Jesus são rebaixados ao nível do homem. É claro que podemos falar livremente com e sobre Deus e Cristo, mas nunca devemos nos tornar amistosos ou triviais.

O último verso conecta os dias de Neemias e os dias de Zorobabel de uma maneira apropriada. Em ambos os casos, trata-se de um reavivamento que Deus provocou. Então, em ambos os casos, acontecem as mesmas coisas. Há uma grande disposição para doar. Há doações para a manutenção dos cantores e porteiros. Todos os dias eles recebem o que precisam. Todos os dias eles podem fazer seu trabalho sem se preocupar com seu sustento.

Os cantores se voltam para Deus em ação de graças. Os porteiros cuidam das pessoas. Eles se certificam de que somente aqueles que têm o direito de entrar na cidade. Para nós, isso significa que devemos nos certificar de que a nossa gratidão a Deus e a nossa preocupação com a congregação estejam presentes em nossa atenção todos os dias, que esses aspectos sejam alimentados diariamente, por assim dizer, que estejam vivos em nós todos os dias.

Todos os levitas são lembrados. Eles recebem ofertas sagradas. O povo lhes dá o que reservou para o Senhor. Os levitas, por sua vez, entregam as ofertas sagradas aos sacerdotes.

Do que foi dito acima, surge um belo sentimento. Quando o Senhor é magnificado diante do coração e há devoção a Ele, o povo funciona como Ele deseja. Cada membro cumpre a tarefa que lhe foi designada para o benefício de todos os outros membros. Esse efeito entre o povo de Deus encontra seu ponto culminante no que é dado aos sacerdotes, que aqui são chamados de "filhos de Arão". Essa designação enfatiza o exercício do sacerdócio na consciência da conexão com o Senhor Jesus como o Sumo Sacerdote. Assim, em última análise, o coração é direcionado a Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário