Neemias 11

Introdução

 

O muro e as portas não foram erguidos, para dar aos poucos que moram dentro do muro, o direito exclusivo à casa de Deus. Isso significaria sectarismo. A intenção, não é proibir aqueles que moram fora do muro, de entrar na casa de Deus. Nesse caso, o muro seria para sua própria glória, eles excluiriam muitos do povo de Deus e negariam os direitos do SENHOR.


É isso que o povo faz em Ezequiel 11 . Lá vemos que, como resultado, a glória do SENHOR se afasta da casa . Eles perdem aquilo que reivindicam. Deus não associa Sua glória à arrogância espiritual e à presunção humana. Mas também vemos que o SENHOR é um santuário para aqueles que são excluídos .


O muro não foi construído para fazer uma separação entre os que moram em Jerusalém e os outros do povo de Deus, mas para preservar a santidade da casa de Deus. O muro é necessário porque, sem separação, é impossível preservar a santidade da casa de Deus. Mas também devemos ver claramente o perigo de que a verdade da separação possa ser usada de forma abusiva para formar um grupo "melhor" que exclua muitos que pertencem ao povo de Deus. Dessa forma, os direitos de Deus são negados e, por fim, perde-se a própria verdade da casa de Deus, que seria preservada por meio da verdadeira separação.


Quem habitará na cidade


Esse versículo é a continuação de Neemias 7:4. Os capítulos que se seguiram nos informaram sobre o estado de fé do povo. Surpreendentemente, parece que não há desejo de morar em Jerusalém, embora o muro tenha sido concluído. As cidades do interior são mais apreciadas. Jerusalém é a cidade "não desejada", ou melhor, a cidade "abandonada". A cidade é bastante espaçosa, mas a população é pequena . Isso será diferente no futuro ; .


Em 1 Crônicas 9, há também uma lista daqueles que repovoaram Jerusalém . Muitos dos nomes mencionados lá nós encontramos novamente aqui. Seus nomes são mencionados por Deus com alegria .


Os líderes do povo vão de bom grado. Eles se sentem responsáveis por uma boa administração e defesa da cidade de Deus. Queremos estar o mais próximo possível do Senhor? O lugar onde fica o santuário e onde Deus habita é atraente apenas para a fé, não para a carne.


Jerusalém é aqui chamada de "cidade santa" ; ; ; ; porque Deus escolheu essa cidade como Sua cidade, e o templo como Sua morada está localizado lá. Essa é a razão pela qual os piedosos desejam morar ali. Morar nessa cidade, na vizinhança imediata de Deus, requer atenção cuidadosa ao caminhar. Além disso, aqueles que moram lá estão particularmente sujeitos aos ataques do inimigo.


Estes dois aspectos podem ser a razão pela qual não há muito entusiasmo em morar lá. O que se esquece é que, assim como Jerusalém é especialmente odiada e ameaçada por seus inimigos, ela também é protegida com cuidado especial por seu Deus e transformada em uma "habitação segura" ; .


Não querer morar nessa cidade e preferir morar no campo também pode ter a ver com considerações de natureza econômica. É possível obter mais "lucro" fora de Jerusalém. A aplicação para nós é buscar nossos próprios interesses, pensando nas coisas terrenas, em vez de buscar e pensar nos interesses e nas coisas do Senhor Jesus .


Para aqueles que não são guiados pela fé, mas pela visão, a cidade perdeu sua atração. A nuvem de glória não está mais lá, nenhum príncipe da casa de Judá reina, mas um estrangeiro governa, a cidade está deserta e as casas estão, em sua maioria, em ruínas. Devido aos pecados do povo, toda a glória se foi. Mas a fé a mantém na memória e nutre a esperança segura de seu retorno, quando nunca mais se afastará.


Espiritualmente, o que determina onde queremos habitar? Queremos estar onde há muitas pessoas e muita atividade, ou com os dois ou três que se reúnem em nome do Senhor Jesus?


A fim de recrutar habitantes para Jerusalém, eles dão o dízimo de si mesmos, assim como haviam dado o dízimo de seus bens anteriormente . Isso é feito por meio do lançamento de sortes, que eles sabem que é decidido pelo Senhor . Isso é para evitar disputas, pois dessa forma o próprio SENHOR deixa claro quem deve morar ali. Dessa forma, o SENHOR toma o dízimo para si. Esse "dízimo" representa todo o povo para Deus.


Quem voluntariamente habita ali colhe o reconhecimento de seus semelhantes, como se fosse uma grande tarefa, uma conquista de grande estatura, fazer isso. Quem faz isso deixa tudo para trás, renuncia a tudo. Mas a escolha da cidade santa, a cidade de Deus, é uma escolha abençoada, porque a escolha que é feita é também a escolha de Deus. Ele escolheu essa cidade para habitar. A cidade ainda está em ruínas. Ela só pode ser atraente quando vista com os olhos de Deus e com os olhos da fé que enxergam a glória futura dessa cidade.


Moisés também armou uma tenda diante do SENHOR, onde ele vai enquanto o povo o observa, mas não vai com ele . Somente aqueles que buscam o SENHOR vão a essa tenda onde repousa a glória do SENHOR. Não são muitos. Todos os que ficam em sua própria tenda podem se prostrar ao ver a coluna de nuvem, mas somente Moisés e Josué desfrutam da comunhão com o SENHOR nesta tenda.


Às vezes, há respeito por aqueles que seguem seu caminho com fé e, por isso, muitas vezes se sentem sozinhos, mas não há fé para seguir o mesmo caminho. As pessoas se apegam a coisas visíveis e tangíveis, achando que elas oferecem mais apoio. Elas conhecem Deus, mas acham um pouco assustador confiar-se a Ele, excluindo todo o resto. Se os outros conseguem fazer isso, parabéns. Mas seguir esse caminho por conta própria, não.


Os que moram em Jerusalém


Os que moram na cidade são lembrados por Deus. O Salmo 87 mostra o que Deus pensa de Jerusalém . Isso deve ser suficiente. A maioria dos nomes também é esquecida por nós imediatamente depois de lê-los. Mas, para Deus, essa lista é valiosa, assim como as outras listas de nomes nesses livros da época após o exílio. Antes do tribunal de Cristo, seus nomes serão mencionados novamente. Então, esses voluntários perceberão, de coração, como foi boa a escolha que fizeram de assumir a perda neste mundo, a fim de proporcionar o melhor para a cidade escolhida por Deus.


Alguns detalhes específicos dessa passagem


O trabalho fora da casa de Deus -


Aqueles que "presidam sobre a obra de fora da Casa de Deus" estão envolvidos em coisas que não são feitas diretamente na casa de Deus, mas que são necessárias para o bom andamento das atividades na casa de Deus. As atividades que ocorrem na casa de Deus estão diretamente relacionadas à aproximação de Deus para honrá-Lo. Há também atividades que não têm esse propósito direto, mas contribuem para atingir esse propósito.


Talvez possamos aplicar isso ao "servir as mesas" - que é administrar e distribuir o dinheiro coletado dos crentes - juntamente com "perseverar na oração e no ministério da palavra" . Os crentes que são apoiados por isso honrarão a Deus por isso em Sua casa. Também podemos pensar em serviços de sacristão. Um sacristão garante que as circunstâncias externas sejam tais que o serviço seja possível.


Também pode se referir ao reparo, em um sentido espiritual, de defeitos na parte externa da casa de Deus. Podemos pensar no comportamento dos crentes no mundo que precisa de correção. É uma bênção quando esses crentes são apontados. De certa forma, isso deve ser entendido como uma "obra exterior da casa de Deus". Portanto, o evangelismo também ocorre no mundo, fora da igreja, mas certamente está ligado a ela.


O início das ações de graças -


A oração começa com o louvor. Se quisermos levar nossas necessidades ao conhecimento de Deus - e Ele nos convida sinceramente a fazê-lo - é importante que primeiro agradeçamos a Ele por todos os benefícios que já nos concedeu.


Morar nas cidades -


A habitação nas cidades não é de uma ordem menor, mas de uma ordem diferente da habitação em Jerusalém. Tudo tem seu lugar sob o governo de Deus. Os motivos se tornam aparentes, mas Deus pode direcionar tudo para atender ao Seu propósito. Todos os que não moram em Jerusalém vão para sua própria herança.


Cuidado com os cantores -


A autoridade pagã, o rei da Pérsia, é até mencionada em conexão com a casa de Deus. Aqueles que deveriam ser mantidos pelo povo que dá o dízimo agora dependem dos governantes. Provavelmente as pessoas não conseguiram trazer o dízimo, ou o número de pessoas é muito pequeno, de modo que apenas alguns dízimos são trazidos. Deus tornou o coração do príncipe pagão favorável para compensar a possível negligência do povo.


Trata-se aqui do cuidado com os cantores, que podem ter sido esquecidos pelo povo, mas não por Deus. Ele provê o sustento deles por meio do líder dos povos. Se o povo inteiro se esquecer dos cantores, Deus conhece outra maneira de garantir que os cantores possam fazer seu trabalho.


O serviço do templo não é apenas um serviço de sacrifício, mas também um serviço de canto. É com base no sacrifício que o canto pode ocorrer. Somente aqueles que conhecem o sacrifício e vivem do sacrifício podem cantar. Acompanhar o culto com hinos e cânticos espirituais é o privilégio de cada membro do povo de Deus hoje. Se há pouco louvor porque o povo de Deus não tem ocasião para isso, ainda assim sempre há outras razões para cantar louvores a Deus.


Estar à disposição do Rei -


Petaquias, da linhagem de Judá, é um representante real que leva os assuntos judaicos ao rei da Pérsia e informa os judeus sobre os desejos e as ordens do rei. Nesse aspecto, ele é uma figura do Senhor Jesus como intercessor dos Seus junto ao Pai e como apóstolo em nome de Deus junto aos Seus.


Habitantes de outras aldeias e cidades


O que não parece muito importante para nós à primeira vista será examinado com interesse especial pelos judeus nos últimos dias. É um serviço tão fiel para alguns cultivar a terra e morar nas aldeias reconstruídas e, dessa forma, preservar a terra para Deus, quanto é para outros morar na cidade de Deus. Deus avalia tudo de acordo com a atitude do coração, que será visível no dia vindouro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário