Neemias 10

Introdução

 

Nos estão os nomes daqueles que selaram a aliança. Tendo deixado de fazer o mal, eles agora aprenderão a fazer o bem .


A celebração de uma aliança ou de um acordo, por mais bem-intencionado que seja, é, no entanto, uma avaliação equivocada da incapacidade do homem de cumprir as obrigações. Isso foi demonstrado no Sinai, onde eles se comprometeram a fazer tudo o que Deus dissesse ; , e sob Josias ; .


A celebração de uma aliança dá a impressão de que as coisas seriam melhores no futuro. Mas no homem não há nenhuma garantia disso. Pelo contrário. Qualquer promessa que uma pessoa faça de não cair em um determinado erro mostra novamente uma falta de autoconhecimento. Naquela época, entretanto, a lei era a base para as relações de Deus com o homem. Portanto, esses israelitas não devem ser culpados por assumirem um compromisso pessoal. Isso mostra seu desejo sincero de cumprir a vontade de Deus.


É somente com a vinda e a rejeição de Cristo que a base da ação de Deus com o homem muda. A cruz é o grande ponto de virada nisso. A cruz mostra a total falta de esperança de ainda esperar algo bom do homem. Qualquer pessoa que ainda se coloque na base da lei ainda não permitiu que o significado da cruz influenciasse sua vida. Mas, neste tempo, o homem está sob a responsabilidade auto-imposta de obedecer aos mandamentos de Deus. Portanto, para aqueles que aderem à aliança aqui, esse é o caminho certo.


Uma aliança firme


Tendo visto e admitido seus fracassos no passado, eles tentam se proteger contra a repetição deles. O meio que escolhem para fazer isso é firmar uma aliança , que eles escrevem e selaram. Isso se encaixa na época de salvação em que vivem. Mas essa aliança não pode ser cumprida pelos homens. Ao fazer isso, eles (inconscientemente) indicam que seriam melhores do que seus pais.


No entanto, eles têm uma razão para essa aliança, pois, com ou sem ela, são obrigados a cumprir a lei. Na dispensação atual, a situação é diferente, embora muitos se comprometam voluntariamente a cumprir a lei. Para nós, a lição geral é que, depois de confessar nossa culpa, continuamos nossa caminhada sobre o alicerce da graça adotado em nossa conversão.


Neemias e os sacerdotes selaram


Neemias é o primeiro a selar. Depois disso, 22 sacerdotes selaram. É perceptível que o selo de Esdras está faltando. Será que ele percebeu que um não é garantia? O que é bom para uma pessoa não precisa ser bom para outra. Provavelmente Esdras, por meio de uma visão mais profunda de quem é Deus e do que é o homem, entende que Deus não o chama para que assine. Encontramos esse tipo de diferença entre os crentes na igreja de Roma. Lá encontramos crentes fracos e fortes. Eles têm de aprender a lidar uns com os outros e a suportar uns aos outros nas coisas que têm a ver com a consciência (Romanos 14 e 15).


Os levitas selaram


Depois dos sacerdotes, 17 levitas selaram a aliança. Entre eles estão muitos que eram porta-vozes da congregação em oração . Isso mostra que eles mesmos estão sob a influência do que disseram e que não querem impor fardos aos outros que eles mesmos não querem tocar. Aqueles que lideram em oração também devem liderar em todas as outras boas obras.


Os chefes do povo selaram


Depois dos levitas, 44 dos chefes do povo selaram que guardariam os mandamentos de Deus. Como chefes do povo, eles também fazem isso por todos aqueles que representam e sobre os quais têm influência por meio de sua posição. Seus nomes são mencionados aqui para honrá-los como homens que trabalham diligentemente para reavivar e manter a adoração a Deus em sua terra. A memória de tais homens será uma bênção.


É digno de nota o fato de que a maioria dos que foram mencionados anteriormente como chefes das casas (Neemias 7) são mencionados aqui entre os primeiros chefes do povo que selaram a aliança. Também é digno de nota que muitos dos que atualmente são líderes têm os mesmos nomes dos que são líderes no Êxodo da Babilônia .


Os demais que selaram


As crianças também estão incluídas na aliança. Elas fazem parte do povo de Deus e participam de seus privilégios e responsabilidades. Elas são santificadas por seus pais, que têm a obrigação de criá-las "na doutrina e admoestação do Senhor" . Há também prosélitos que selaram. Esses são aqueles "que se haviam separado dos povos das terras para a lei de Deus".


As obrigações autoimpostas


Todos os que firmaram a aliança são chamados de "irmãos". Todos eles ocupam o mesmo lugar diante de Deus. Até mesmo os "nobres" entre eles são "irmãos". A lealdade a Deus humilha os altos e exalta os baixos. Eles não estão unidos apenas por laços familiares, mas também por um desejo comum. Todos eles querem ser obedientes à lei de Deus.


Os nobres confirmam a aliança com sua assinatura e selo. O povo confirma com um juramento que obedecerá à lei. Dessa forma, eles declaram solenemente sua sinceridade perante Deus, ao mesmo tempo em que incorrem em sua ira justificada se agirem infielmente.


Como aplicação a nós, que não estamos sob a lei, podemos dizer que o compromisso que eles assumem de obedecer à lei é uma renovação para nós do desejo de sermos obedientes. A obediência é um princípio básico para a vida do cristão em todas as áreas de sua vida: família, sociedade e igreja. Para nós vale, a exortação de Barnabé à igreja em Antioquia para "perseverar no Senhor com firmeza de coração" e se aplica a todas as áreas mencionadas.


Os versos 29-31 descrevem as obrigações às quais o povo se submete e suas famílias. A aliança se refere a:

  1. sua conduta pessoal ,
  2.  aos seus filhos em termos das uniões matrimoniais que eles contraem e
  3.  à guarda do sábado e do ano sabático .

Portanto, a primeira obrigação se aplica a cada um pessoalmente, e a segunda, aos filhos. Se não houver obediência na vida pessoal ou na família, Deus não poderá ser honrado. A obediência causa separação do mundo. A amizade com o mundo é abandonada e, em vez disso, há devoção a Deus. Eles querem andar na lei de Deus, ou seja, em submissão às Escrituras. A obediência pessoal à Palavra de Deus é o ponto de partida.


Em segundo lugar, eles querem manter a separação das nações das terras e, portanto, não querem permitir que seus filhos entrem em um jugo desigual. A separação do mal e a devoção a Deus é a primeira consequência da obediência.


Em terceiro lugar, eles querem honrar a Deus guardando o sábado e não cedendo à cobiça por ocasião do que as nações oferecem nesse dia santo. O sábado é o descanso de Deus, do qual Seu povo pode participar.


Em quarto lugar, eles concordam em deixar a terra em repouso no sétimo ano, pois foi por não terem feito isso que foram levados para a Babilônia naquela época ; . Isso também significa que eles não cobrarão as dívidas que seus irmãos têm com eles e, portanto, não cederão ao espírito de governo. O ano sabático é o ano de liberação e cancelamento de dívidas .


Deus deseja que lidemos com nossos irmãos e irmãs com esse espírito. Todas essas são lições para nós se quisermos dar a Cristo Seu lugar como cabeça e agir de acordo com a unidade de Seu corpo, a igreja, e manter a unidade do Espírito. Será que não temos sido infiéis à Palavra de Deus? Nós nos vangloriamos de nossa posição em Cristo, mas não nos submetemos pessoalmente à Palavra de Deus. A voz dos homens na igreja é mais alta do que a voz de Deus por meio da Palavra. A tradição tem mais autoridade do que as Escrituras.


Será que também não estamos carecendo da verdadeira separação? Podemos estar separados dos sistemas da igreja, mas em nossas ações e em nosso comportamento nos assemelhamos às pessoas do mundo. Será que o espírito do mundo não entrou em nossos lares e em nossas congregações? O que a separação congregacional revela quando estamos conectados ao mundo de outra forma?


Não somos às vezes frios em nossas relações com crentes piedosos com os quais temos opiniões diferentes sobre assuntos triviais, enquanto temos relações calorosas e cordiais com as pessoas do mundo? Todas essas questões podem ser melhor esclarecidas agora do que diante do tribunal de Cristo.


O sábado fala do descanso que Cristo nos deu com base em Sua obra. Mas será que não ficamos aquém desse descanso se achamos que, com base em algo em nós mesmos, podemos ter algum mérito ou obter alguma vitória segura, se não junto a Deus, então junto a nossos companheiros cristãos?


E o que dizer da vida de fé? Deixar a terra em repouso no sétimo ano demonstra confiança de que Deus proverá, mesmo que nos pareça que tudo dará errado. É um reconhecimento do direito de Deus sobre a terra. Esse reconhecimento mostra que nossa vida é governada por Deus. Será que nossa vida é realmente voltada para Ele? Podemos "nos reunir em uma base piedosa", "partir o pão de maneira bíblica", "manter firme o testemunho" e fazer todo tipo de coisa que só é perceptível e testável externamente, enquanto nossa apreciação das coisas eternas e invisíveis está sempre diminuindo e vivemos apenas para o aqui e agora.


A quinta obrigação, não reclamar dívidas, está relacionada à anterior. Não costumamos exigir muito de nossos companheiros de fé, a ponto de perdermos de vista as coisas eternas e vivermos para o presente? "Eis que o Juiz está à porta" . O fim dessa dispensação está próximo. Já é hora de pararmos de exigir uns dos outros e começarmos a viver conscientes de tudo o que nos foi perdoado por Deus. Uma atitude exigente impede a comunhão. Se a condenarmos, juntos poderemos defender Deus e Sua verdade e honrá-Lo.


A terceira parte de um Siclo para a casa de Deus


Seguem-se agora as obrigações relacionadas à casa de Deus. O cuidado com a casa de Deus ocupa um lugar importante no acordo firmado, que é mencionado nove vezes nos , uma vez em cada versículo e duas vezes no . O muro, que é, afinal, o tema principal desse livro, não é mencionado. A grande pedra de toque da fidelidade a Deus é a manutenção de sua casa, o templo, a provisão para aqueles que servem nele e a observância dos estatutos que regem a ordem na casa.


Quando tudo na vida individual dos membros do povo de Deus é direcionado a Deus e a vida é organizada de acordo com Sua vontade, o interesse comum também se desenvolverá bem. Isso é expresso na preocupação com a casa de Deus, que agora é a igreja de Deus. Haverá um desejo de organizar tudo na igreja conforme Deus prescreve em Sua Palavra . Haverá recursos suficientes para manter um testemunho visível. Se não houver mentalidade espiritual, os corações e as carteiras permanecerão fechados. Entretanto, se esse espírito estiver presente, ambos se abrirão.


O valor original a ser pago por cabeça é meio siclo . É possível que esse valor não pudesse ser aumentado devido à pobreza do povo. Mas então vemos que a pobreza do povo não é um obstáculo. Quando a consciência é exercitada, o que é possível é dado e, às vezes, mais do que o possível . Deus fará com que o pouco leve ao mesmo resultado que o muito. Com isso, Sua grandeza brilha ainda mais, como sempre acontece quando o homem confia mais na bondade de Deus.


A provisão para a casa de Deus


Ao contribuir com um terço de um siclo por ano, pode-se fazer provisão para o seguinte, o que permitirá que o trabalho na Casa de Deus e as festas relacionadas a ela continuem a ser celebradas:

  1. a preparação dos pães da proposição
  2.  a oferta diária de cereais
  3.  o holocausto diário
  4.  o sacrifício para os sábados
  5.  o sacrifício para as luas novas
  6.  as três grandes festas (Páscoa, Pentecostes e Festa dos Tabernáculos)
  7.  as coisas sagradas (provavelmente ofertas de gratidão ou ofertas pela paz)
  8.  as ofertas pelo pecado
  9.  todos os tipos de trabalho na casa de Deus

"O pão em camadas" - ou seja, os doze pães da proposição - representa o povo inteiro. A unidade do povo não é mais vista por causa da dispersão, mas para Deus a unidade está lá. O remanescente pode pensar nisso na adoração. É a primeira coisa trazida à atenção de Deus pela contribuição e, portanto, a primeira coisa trazida à nossa atenção.


A "oferta contínua de cereal", que é a oferta diária de cereal, fala do Senhor Jesus em Sua vida na Terra, em Sua completa entrega a Deus. O "holocausto contínuo", que é a oferta queimada diária, fala do Senhor Jesus em Sua entrega completa a Deus em Sua morte na cruz. O sacrifício pelos "sábados" nos permite ver a obra do Senhor Jesus em seu resultado: Descanso para Deus e descanso para o crente. O sacrifício pelas "luas novas" mostra a obra de Cristo como a base para a restauração de Israel.


As "festas", que são as três grandes festas, apontam para os grandes resultados da obra de Cristo, a saber, a libertação de um povo do poder do pecado (Páscoa), o surgimento da igreja (Pentecostes) e o estabelecimento do reino de paz (Festa dos Tabernáculos). As "coisas santas", que são as ofertas de gratidão ou ofertas de paz, mostram a comunhão dos crentes entre si e dos crentes com Deus e o Senhor Jesus. As "ofertas pelo pecado" servem para "fazer expiação por Israel". Cristo traz a reconciliação entre o Deus santo e o homem pecador, uma reconciliação com base na qual todas as coisas - não: todos os homens! - serão reconciliadas com Deus . "Toda obra" que acontece na casa de Deus ocorre com base na reconciliação.


Doação de madeira para a casa de Deus


Para conhecer a vontade de Deus, muitas vezes se lançava a sorte, isto é, nos tempos do Antigo Testamento. A última vez que lemos sobre o lançamento da sorte é no início dos Atos dos Apóstolos . Isso acontece

  1. na distribuição da terra entre as tribos ; ;
  2. para expor um homem culpado ; ; ;
  3. para nomear o primeiro rei, Saul ;
  4. na resolução de disputas ;
  5. na divisão de diferentes ordens de levitas ; ;
  6. para determinar quem deveria morar em Jerusalém ; e
  7. para nomear o substituto de Judas Iscariotes .

Há várias outras menções ao lançamento de sortes sem qualquer menção ao discernimento da vontade de Deus. Vemos que a sorte é lançada supersticiosamente por Hamã para saber qual seria o melhor momento para exterminar os judeus . Os soldados lançaram sortes sobre as roupas do Senhor Jesus ; ; ; .


Depois que o Espírito Santo veio à Terra, não se fala mais em lançar sortes para conhecer a vontade de Deus. O crente do Novo Testamento não é guiado pela sorte, mas pela Palavra de Deus e pelo Espírito de Deus.


Em nenhum lugar encontramos um mandamento especial de Deus para a "doação de madeira". No entanto, o que acontece aqui está de acordo com os pensamentos de Deus, pois sem madeira não pode haver sacrifício. É uma oferta importante, tão importante que Neemias a menciona novamente no final de seu livro . Quando o coração se concentra em Deus e em Seus interesses, as coisas que não são explicitamente mencionadas na Palavra de Deus, mas que, no entanto, são importantes para o serviço da casa de Deus, também são lembradas.


A madeira cresce da terra e é uma figura do homem nascido na terra. Quando cada crente contribui com algo para que a oferta de sacrifícios seja possível, isso significa que ele mesmo entra na casa de Deus. Se os crentes não viessem, nenhum sacrifício seria trazido.


A madeira é trazida em horários fixos, de acordo com as famílias. Uma família após a outra garante que a madeira necessária esteja disponível no momento certo para que os sacrifícios possam ser realizados. A congregação tem suas reuniões regulares. Toda a família de Deus se reúne para oferecer sacrifícios à mesa do Senhor de acordo com a palavra de Deus e os desejos de Deus. A madeira queima. Nisso podemos ver que o que nós mesmos somos desaparece. Trata-se do sacrifício. O que sobe é o cheiro do sacrifício, ou seja, o que a congregação oferece a Deus por meio do Senhor Jesus.


As primícias para a casa de Deus


O povo disposto continua com sua devoção ao SENHOR. Eles não se satisfazem com uma rendição parcial. Eles querem ser obedientes à Lei em tudo. Portanto, eles também querem oferecer as primícias do que a terra produz ao SENHOR ; . A terra pertence ao SENHOR e eles podem desfrutar de seus frutos. Mas eles não os desfrutarão sem Ele.


Desfrutar das dádivas de Deus, sejam elas bênçãos na terra ou bênçãos celestiais, só é um verdadeiro prazer quando incluímos Aquele de quem recebemos tudo. Ele também deseja isso. Ele tem direito a isso. A oferta das primícias é o reconhecimento de que tudo pertence ao Senhor.


Depois que as primícias são oferecidas ao SENHOR em sua casa, elas são dadas aos sacerdotes e levitas para seu sustento ; . É assim que o SENHOR lida com tudo o que nos dá. Quando damos a Ele, Ele nos devolve como alimento para realizarmos nosso serviço sacerdotal e cumprirmos nossa tarefa como levitas (nossa oferta).


Após a primeira colheita da terra, os primogênitos são levados aos sacerdotes na casa de Deus . Isso se aplica tanto aos primogênitos dos homens quanto aos do gado. Eles são levados ao sacerdote. Os sacerdotes sacrificam. Portanto, vemos aqui no exemplo que a nova vida é consagrada e sacrificada a Deus. Ele é o doador da nova vida e tem direito a ela. Aqueles que conheceram as misericórdias de Deus e, portanto, receberam a nova vida, desejarão oferecer seus corpos "como sacrifício vivo" a Deus .


Mais sacrifícios serão oferecidos. Esses sacrifícios não são levados aos sacerdotes para serem oferecidos ou para serem usados para seu sustento, mas para serem levados às câmaras da casa de Deus. Isso enfatiza o caráter permanente que esses sacrifícios têm diante da face de Deus. Eles estão continuamente na presença de Deus, diante de Sua atenção. Em seguida, os dízimos são trazidos para o sustento dos levitas. Quando Deus receber sua parte, o cuidado com seus servos também estará lá.


O dízimo para a casa de Deus


A coleta dos dízimos pelos levitas é feita sob a supervisão de um sacerdote. O que é para o sustento dos servos de Deus deve ser dado de forma sacerdotal. O que é trazido espiritualmente a Deus e o que é dado materialmente a Seus servos são ambos chamados de "ofertas" .


Os levitas, por sua vez, devem dar o dízimo dos dízimos que receberam. Os dízimos dos levitas são levados para às câmaras da casa do tesouro na casa de Deus. Ali ele fica na presença de Deus. Ele cuida dele e o dispõe. No devido tempo, Ele o dará àqueles que dele necessitarem. Tudo o que confiamos ao Senhor é administrado da melhor maneira possível. Não se deve pensar em especulação. Quem investir na casa de Deus com fé receberá o maior retorno.


Aquele que não abandonar a casa de Deus à própria sorte dará . Apesar da pesada tributação imposta pelo rei da Pérsia , Neemias nos lembra que o Senhor tem direito às primícias. Devemos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus . A fidelidade na doação é uma grande parte do avivamento. Junto com a fidelidade na doação, também haverá fidelidade na participação das reuniões da igreja. O cuidado com a casa de Deus também é evidente nesse aspecto.


Onde quer que o amor de Cristo reine, haverá amor pela casa de Deus. Mesmo que a glória que desceu sobre ela nos dias de Salomão não esteja mais lá, o coração do povo se volta para aquela casa porque ela é a casa de Deus. Isso também é verdade para nós, que estamos sendo edificados "para morada de Deus no Espírito" . O Espírito é o Espírito da verdade que sempre estará conosco e em nós .


O cuidado com a casa de Deus resume todos os compromissos assumidos até agora. Sob a liderança de Esdras e Neemias, o povo é levado a dar prioridade às coisas espirituais e, assim, equipar o templo restaurado com o que é necessário para o serviço. Os principais elementos são grãos (uma figura de Cristo), vinho novo (demonstrando alegria e comunhão) e óleo (uma figura do Espírito Santo).


O povo de Deus conclui seu acordo com o impressionante desejo: "E assim não deixaremos a casa do nosso Deus". Esse também é o nosso desejo com relação ao que hoje é "a casa do nosso Deus": ou seja, "a congregação [ou: igreja] do Deus vivo..., a coluna e o fundamento da verdade" ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário