Neemias 13

 Introdução

 Neemias 12 teria sido um belo final para o livro. No entanto, não teria sido um final adequado e honesto. No capítulo a seguir, fica claro que a perfeição não será alcançada na Terra. Apesar da consagração do muro com as coisas boas presentes entre o povo, tudo está longe de estar bem. Neste capítulo, aprendemos que o exercício da disciplina é necessário para preservar a santidade da cidade. Neemias exerce pessoalmente a disciplina. Isso não é possível hoje. O exercício da disciplina é responsabilidade de toda a igreja local .

Vemos aqui um grande contraste entre o zelo louvável de Neemias em descobrir e lidar com várias formas de desvio e a tendência constante do povo de se desviar da obediência a Deus. De certa forma, essa segunda tarefa que ele enfrenta é mais difícil do que a primeira, a reconstrução do muro. Aqui se trata de uma questão de desvio moral, de infidelidade interior.

Um desvio tem dois aspectos. Por um lado, há a verdade da separação, que é mantida unilateralmente. Nesse caso, a posição é tudo, enquanto a condição é negligenciada. O resultado é o farisaísmo: ensino correto nos pontos principais, mas frio, rígido e sem coração na prática. Encontramos aí uma vanglória sobre a separação, mas ao mesmo tempo uma negação das coisas mais importantes da verdadeira piedade e da benevolência piedosa.

Por outro lado, há uma hipersensibilidade a qualquer coisa que remeta à pureza. Qualquer declaração sobre pureza é recebida de forma amplificada. A reação da maioria das pessoas a isso é a indiferença e o descaso. O resultado é que há espaço para a idolatria e o povo se torna tão ímpio quanto seus pais, que foram levados cativos por esse motivo.

Esse capítulo contém a advertência de não separar a condição da posição, de nunca separar a piedade da misericórdia para com as pessoas necessitadas.

Separação baseada na Palavra

Os israelitas retornam aos primeiros fundamentos. O que eles já haviam lido várias vezes em Deuteronômio 23 a respeito do amonita e do moabita, eles aplicam agora . Não apenas a Palavra é necessária, mas o Espírito também é necessário para que a Palavra se torne viva para nós. Os princípios mistos são rejeitados. A mistura não é com o mundo, com os incrédulos, mas com parentes que afirmam ter uma conexão com o povo de Deus, mas não pertencem a ele.

Com Deus, não há prazo de prescrição para os abusos cometidos contra Seu povo. O tempo não mudou nada no pecado e no caráter desses povos. A atitude desses povos em relação ao povo de Deus é dupla. Eles não fazem algo e fazem algo. Eles não dão pão e água, mas fazem todo o possível para lançar uma maldição sobre o povo de Deus. É assim que o mundo cristão age por meio daqueles que professam ser o povo de Deus, mas não têm a vida de Deus. Eles não dão alimento e refrigério ao povo de Deus. Em vez disso, procuram trazer uma maldição sobre o povo de Deus.

Depois de ouvir a lei, o povo age de acordo com ela. Há uma obediência direta. Atualmente, isso falta com frequência. Quando Deus diz algo claramente, o homem começa a discutir. O homem precisa primeiro ver a razoabilidade de algo se quiser obedecer. Não é assim que funciona aqui com os israelitas, e não é assim que funciona com qualquer pessoa que treme diante da Palavra de Deus. Há também aqueles que leem a Palavra, mas depois reagem como o governador romano Félix, que diz a Paulo: "Por agora, vai-te, e, em tendo oportunidade, te chamarei" . Essas pessoas são tão indecisas. Elas ficam impressionadas por um momento, mas não tomam uma decisão.

É um artifício do inimigo permitir que o povo de Deus se misture com aqueles que não têm a vida de Deus. Isso tira o poder do povo. Aqueles que não pertencem ao povo de Deus, mas são aceitos nele, trazem consigo uma maneira de pensar e agir que se opõe à vontade de Deus. Isso influencia o povo de Deus em um sentido negativo. Então, o pensamento deve ser mais livre e enfrentar o mal não está na ordem do dia. Onde esses elementos se manifestam, eles devem ser resolutamente combatidos. É isso que está acontecendo aqui.

Um inimigo é removido da casa de Deus

Outro mal é descoberto, dessa vez somente quando Neemias está de volta a Jerusalém. Ele voltou à corte do rei da Pérsia após a dedicação do muro e retomou sua antiga profissão de copeiro. Depois de fazer isso por algum tempo, ele pede novamente permissão para ir a Jerusalém. As condições que ele encontra então o levam a tomar uma posição determinada contra os abusos predominantes de vários tipos.

A propósito, ele só atua quando o mal já está estabelecido. Sua atuação parece dura. No entanto, a atitude de Neemias não é dura; o pecado é duro e amargo. A atitude dura de Neemias é como a atitude dura de Paulo contra os falsos irmãos, porque eles minam a verdade do evangelho, e contra Pedro, porque ele e Barnabé não andaram corretamente de acordo com a verdade do evangelho .

O primeiro mal que ele nota diz respeito a um homem que goza de prestígio entre o povo por causa de sua alta posição. Trata-se do sumo sacerdote Eliasibe ; ; . Entretanto, o status oficial entre o povo de Deus não é garantia de não se desviar do caminho. Eliasibe faz com que a casa de Deus seja profanada ao dar lugar a um inimigo do povo de Deus, o amonita Tobias. Ele preparou uma grande sala para o grande inimigo da obra de Deus. Isso parece ser generoso, ao passo que a atitude de Neemias poderia ser considerada mesquinha. Mas com Eliasibe vemos a generosidade da carne, ao passo que o que Neemias faz está totalmente de acordo com os pensamentos de Deus.

A câmara em que Tobias se instalou é uma câmara em que tudo o que é importante para o serviço da casa de Deus era armazenado anteriormente. Antes disso, o povo ainda se comprometeu a cuidar para que não faltasse nada . Eles declararam solenemente que não abandonariam a casa do seu Deus à própria sorte.

Estamos agora doze anos depois. A câmara está vazia quanto aos meios pelos quais o serviço da casa de Deus pode continuar. Em vez disso, o inimigo recebeu a oferta desse cômodo para habitar. Se nossa vida não for preenchida com o serviço a Deus, o diabo usará nossa vida para servir ao seu propósito. Nossa vida contribuirá então para a interrupção do serviço a Deus.

Neemias não é homem de ignorar o mal e fingir que não o vê. Quando vê o que aconteceu, ele não pergunta gentilmente a Eliasibe se quer que Tobias seja retirado do templo. Ele se enfurece, pega todas as coisas de Tobias e as joga para fora do templo. Essa é a fúria que vem justamente contra o pecado, que fica impune na casa de Deus. Toda pessoa temente a Deus fica indignada com tal atrevimento. O comportamento de Eliashib é tão contrário à santidade de Deus, que qualquer inércia para se opor a ele deve ser considerada pecado.

Não é a presença do mal que faz com que o caráter da Mesa do Senhor seja anulado, mas a recusa em condená-lo. O pior mal não é motivo para ficar longe da Mesa do Senhor. Isso desencadeia a obrigação de fazer tudo o que for possível para remover o mal. Isso não é algo que possa ser feito por uma única pessoa na assembleia. Deus quer que a congregação aja como um todo. Quando Paulo ouviu falar do terrível mal encontrado na assembleia de Corinto , ele não escreveu que agora eles não eram mais uma igreja de Deus, mas que deveriam eliminar o mal.

Tobias, o homem de quem Neemias disse que não tinha parte em Jerusalém , recebeu até mesmo um cômodo na casa de Deus durante sua ausência. Isso só foi possível por causa da desatenção dos porteiros.

A qual "Tobias" demos lugar em nosso coração porque "Neemias" esteve ausente em nós por algum tempo? Quem ou o que é o centro de nossa vida se não é (mais) o Senhor Jesus e seus interesses? Que pertences de Tobias entrou no templo de nossa vida e expulsou o Espírito Santo de lá, no que diz respeito ao seu efeito? Muitos cristãos permitem que poderes exerçam influência sobre suas vidas que somente o Espírito Santo deveria ter.

Devemos expulsar Tobias e todos os seus pertences sem piedade. O que há em nossa biblioteca, que revistas lemos, que filmes assistimos, o que pesquisamos na Internet, que música ouvimos? Temos que jogar fora alguma coisa dessa coleção? Qual é o lugar que o guarda-roupa ocupa em nosso pensamento? Deve haver espaço para Deus e para o serviço a Ele!

Neemias não está nem um pouco impressionado com a alta posição de Eliasibe. Isso apenas exige uma aparência ainda mais enérgica e um castigo público ; . Ele também não se desculpa. Ele age de uma forma que vemos mais tarde no Senhor Jesus quando Ele limpa o templo .

As câmaras foram contaminadas pela habitação de Tobias. Portanto, elas precisam ser limpas antes que se possa colocar de volta algo que seja para a glória de Deus. Se permitimos coisas em nossa vida ou na igreja, não basta removê-las. A remoção deve ser feita com a confissão de que isso foi possível devido à nossa desatenção. Teremos de nos consagrar novamente ao Senhor, sabendo que não há garantia em nós de que isso não acontecerá novamente.

Os levitas foram esquecidos

O mal de um inimigo na casa de Deus não aconteceu por acaso. Neemias fica sabendo que Tobias pôde se instalar ali porque a câmara estava vazia. Esse é o resultado do fato de o povo não ter colocado ali o que era necessário para a manutenção dos levitas. E quando o inimigo habita ali, até mesmo o que originalmente pertencia àquele lugar não entra mais. Quando se permite que o inimigo entre na casa de Deus, os servos de Deus são negligenciados.

Neemias observa que os levitas não cuidam mais da casa de Deus. Como não recebem mais o sustento, eles se sentem compelidos a sair e trabalhar para o próprio sustento. Isso ocorre às custas da obra de Deus. Os obreiros, então, não recebem mais a contribuição de que precisam para realizar seu ministério. Quando outros interesses desempenham um papel, essa instituição de Deus deixa de ser considerada. Os coríntios também precisam ser lembrados disso .

Neemias se dirige aos líderes do povo com uma pergunta contundente. O caráter e a devoção dos líderes geralmente se refletem na atitude e na conduta do povo. Isso confere aos líderes uma grande responsabilidade. Sem esperar por uma resposta, ao que parece, ele entra em ação. Ele reúne os levitas e os lembra da tarefa que lhes foi designada. Eles devem retomar seu serviço na casa de Deus.

A pergunta do está relacionada ao que foi prometido em Neemias 10 . O que foi prometido lá não foi cumprido. Somente o Senhor Jesus nunca esqueceu ou abandonou a casa de Deus à própria sorte. O zelo por ela o consumiu . O amor por Ele também significa amor pela casa de Deus. O amor pela casa de Deus é uma medida do nosso amor por Deus.

Neemias expulsou da casa de Deus tudo o que não pertencia a ela. Isso abre espaço para o retorno dos levitas e das coisas que pertencem a eles. Ele garante que o sustento dos levitas seja novamente provido e que eles possam voltar a desempenhar sua tarefa em relação à casa de Deus. Neemias também garante que somente homens fiéis realizem a tarefa de distribuição .

Ser fiel é uma das qualidades mais valiosas de um crente. É uma qualidade que todo crente pode adornar e alcançar. Ser fiel não significa ser irrepreensível, mas estar atento ao que é honesto e justo em tudo o que fazemos. O crente não é julgado pelo tamanho de sua oferta ou pelo esforço que fez, mas pelo fato de ter sido fiel em fazer o que o Senhor lhe ordenou . Certamente, quando se trata de dinheiro, alguém deve ser incorruptível, confiável e fiel.

A oração de Neemias

Neemias se dirige a Deus porque somente Ele sabe como apreciar e recompensar plenamente o que ele fez por sua casa. Ele não pede nenhuma recompensa. Ele se vê como um escravo que fez apenas o que lhe era devido . Mas ele também sabe que Deus não é injusto para esquecer o que foi feito por Ele .

A única preocupação de Neemias é que ele apresente seu trabalho a Deus para julgamento e que possa dizer que trabalhou por amor à casa de Deus. Portanto, ele pode pedir a Deus que não risque seu trabalho. Ele sabe que trabalhou de acordo com Deus. No entanto, ele não se vangloria disso, mas pergunta humildemente se Deus preservará como tal o que ele fez por Ele.

Assim, nós também podemos encomendar nossas obras ao Senhor e pedir-Lhe que estabeleça as obras de nossas mãos . Se não pudermos nos dirigir a Ele com sinceridade com tudo o que fizemos, não trabalhamos para Ele. Devemos, então, confessar isso e podemos voltar a trabalhar com Ele e para Ele.

A santificação do sábado é restaurada

Quando a casa de Deus é negligenciada, o sábado se torna secularizado. Em vez de consagrá-lo ao Senhor, ele é usado para servir ao próprio prazer e, assim, é degradado a um dia comum. As pessoas se esqueceram do que prometeram em Neemias 10 .

Enquanto Neemias está ocupado colocando tudo de volta em ordem para o serviço da casa de Deus, ele vê o sábado sendo profanado. Ele avisa os comerciantes. Em seguida, ele se aproxima dos nobres e fala com eles sobre essas práticas malignas. Não é contra o comércio, desde que não seja feito no sábado. Ele ressalta que Deus trouxe calamidade sobre o povo exatamente por esse motivo . Ele então toma medidas para impedir esse trabalho maligno, colocando seus servos nas portas.

Quando vê que há comerciantes que passam o sábado nos arredores de Jerusalém para entrar assim que as portas se abrem, ele também se posiciona contra isso. Afinal, ele conhece o impacto do mal distante que ronda as proximidades. Os comerciantes provavelmente não conseguiriam fazer com que os judeus transgredissem o mandamento do sábado, mas os judeus provavelmente seriam lembrados disso o tempo todo. Suas mentes estariam cheias de negócios que poderiam fazer amanhã, com o lucro piscando para eles. Deus seria afastado de seus pensamentos. Para evitar esse mal, ele manda os levitas guardarem as portas, além de seus servos.

Antes de os levitas guardarem as portas, eles devem primeiro se purificar. Para poder guardar as portas, nada deve estar presente com eles que os impeça de desempenhar bem o seu trabalho. Portanto, nós também só podemos manter a ameaça do mal à distância se tivermos removido de nossa vida tudo o que possa ser um ponto de contato para o mal ao qual devemos resistir.

O mandamento do sábado é um mandamento que, como nenhum outro, exige obediência simples de todo israelita. De todos os outros mandamentos, após reflexão, pode-se perceber seu significado, pois regula o relacionamento entre Deus e os homens e entre os homens entre si. O mandamento do sábado foi dado porque Deus quer que o sábado seja guardado. Certamente, Ele tem em mente o bem do homem. Mas o homem caído acha o próprio mandamento do sábado algo pesado. O sábado é o teste mais claro de obediência para o homem sob a lei.

O cristão vive "não sob a lei, mas sob a graça" . Portanto, ele não está sujeito ao mandamento do sábado. Ele está na liberdade de Cristo no céu. Qualquer cristão que realmente entenda isso não viverá a vida por si só. Sua vida está sujeita a Cristo. A diretriz de sua vida não é a lei, mas Cristo. Ele está interessado em tudo em que Cristo tem interesse. O interesse de Cristo está especialmente na casa de Deus, a igreja.

Para a igreja, o dia especial da semana não é o sábado, mas o domingo. Isso não significa que o que se aplica ao sábado em Israel se aplica ao domingo no cristianismo. Trata-se de um dia que é do Senhor de uma maneira especial. Uma conexão notável no uso de palavras em duas passagens bíblicas mostra isso claramente. Lemos sobre "a Ceia do Senhor" e sobre "o dia do Senhor" . Cito a nota de rodapé que a tradução (holandesa) TELOS fornece para Apocalipse 1:10: "no gr. há aqui um adjetivo derivado de 'Senhor' (diferente, por exemplo, de ) no sentido de pertencer ao Senhor. De outra forma, a palavra só ocorre em ".

Essas duas passagens bíblicas mostram o quanto a Ceia do Senhor, celebrada pela congregação, está ligada ao dia do Senhor - no sentido de pertencer a Ele. Não há dúvida de que o dia do Senhor não é outro senão o primeiro dia da semana, o domingo. Há várias referências nas Escrituras de que o primeiro dia da semana é o dia em que a igreja se reúne ; ; ; . E se esse é um dia que pertence especialmente ao Senhor, temos todos os motivos para usá-lo como tal.

Nesse uso, o Senhor nos dá toda a liberdade - exceto pelo fato de que Ele nos diz para não "deixarmos de nos reunir" . Qualquer ideia de agir sob a pressão de uma lei é estranha à liberdade em que o cristão se encontra. Entretanto, à medida que o interesse pela casa de Deus diminui, o dia do Senhor também se torna cada vez mais um dia para satisfazer nossos próprios interesses. Talvez ainda participemos das reuniões, mas, fora isso, ficamos na frente da TV, navegamos sem parar na Internet, saímos, fazemos todo tipo de coisa, mas sem nos engajarmos no serviço de nosso Senhor.

Agora, "ficar na frente da TV" não é uma atividade (bem, atividade...) que adorna um cristão de qualquer maneira. Espera-se que o cristão viva conscientemente para o Senhor, todos os dias de sua vida. Mas se as próprias Escrituras marcam um dia em particular como o "Seu" dia, certamente é um chamado para nos comprometermos especialmente com a Sua casa nesse dia. Nesse dia, por exemplo, podemos nos dedicar um pouco mais à comunhão com os irmãos na fé.

É bom ter um dia em que, se possível, damos um passo atrás em relação às coisas que o Senhor nos manda fazer em outros dias da semana. É como a Ceia do Senhor. Normalmente, lidamos com Sua morte todos os dias. Afinal de contas, devemos tudo a Ele. Mas como é bom ter uma oportunidade especial de lembrar Sua morte, de comemorá-la, quando nos reunimos com esse propósito como igreja.

Depois que Neemias restaurou o sábado ao seu devido lugar entre o povo, consagrando esse dia novamente a Deus, ele fala novamente diante de Deus . Ele faz isso toda vez que realiza uma obra. Ele pede a Deus que se lembre dele em relação ao que fez para preservar o sábado. Na vez anterior, ele pediu isso em relação ao que havia feito pela casa de Deus. Ele coloca cada trabalho individualmente diante da face de Deus.

Ele pede que Deus tenha misericórdia dele. Depois de sua atitude resoluta, pode ter surgido uma sensação de exaustão. É preciso muito esforço para mostrar ao povo de Deus o caminho certo e, em troca, corrigir o que está errado. Enquanto esse esforço tiver de ser exercido, haverá força. Mas quando o trabalho é concluído, podemos nos sentir muito cansados. Podemos dizer isso ao Senhor.

Também sentimos que nossa aparência, por mais poderosa que seja, está sendo realizada com muita fraqueza. Então, como Neemias, podemos apelar para a grande bondade de Deus. Ele sabe quem somos, Ele nos conhece completamente, porque Ele nos criou. Considerar isso nos dá coragem para continuar. É isso que Neemias faz.

O mal dos casamentos mistos

Neemias percebe um novo mal. As coisas não estão indo bem nas famílias dos judeus. Ele percebe isso na linguagem das crianças dessas famílias. Ele fala com os judeus sobre isso e fica tão irritado que os amaldiçoa, bate neles e briga com eles, implorando-lhes que, por Deus, não continuem com esse pecado. Sua reação violenta mostra o quão grande é esse mal.

Neemias aponta Salomão para seus ouvintes. Com todo o respeito ao rei Salomão, mas ele também pecou gravemente nisso . O fato de ele ser especialmente privilegiado por Deus não poderia salvá-lo desse grande mal. Deus não encobre o mal, nem mesmo e especialmente por aqueles que estão mais próximos a Ele. Ao usar Salomão como exemplo, Neemias mostra que uma posição privilegiada não é uma licença para pecar. É exatamente o mal que as pessoas privilegiadas fazem que Deus punirá, porque elas deveriam ser mais sensatas .

Independentemente da pessoa, Neemias aponta para Salomão. Independentemente da pessoa, Neemias lida com a família do sumo sacerdote Eliasibe. O que começou com a criação de uma grande câmara para Tobias termina em um casamento entre o neto do sumo sacerdote e a filha do inimigo da obra de Deus . E assim como Neemias expulsou Tobias da casa de Deus com todas as suas coisas , ele também expulsa o homem que contraiu essa terrível união.

Aqui se trata de um sacerdote. Ele transgrediu uma regra clara. O que se aplica a todo o povo, que só pode se casar com alguém de seu próprio povo, obviamente também se aplica ao sacerdote . Ele é alguém com uma função de modelo. Se essa pessoa seguir um caminho errado, ela não deve permanecer em sua função sob nenhuma condição, mas deve ser tratada de acordo com o exemplo que Neemias dá.

Quando o interesse real pela casa de Deus diminui, as amizades com o mundo tomam seu lugar. Devemos nos perguntar: Qual "filha de Sambalate" conquistou nosso amor e roubou de nosso coração nossa lealdade ao Senhor? Qual "estranho" ou "estrangeiro" nos afastou do Senhor? Que "Dalila" tirou nossa força espiritual ?

Aprendemos lições importantes com as conexões perversas feitas pelos filhos das famílias que pertencem ao povo de Deus. Vemos como uma conexão com o mundo é expressa na linguagem que nossos filhos falam. A instrução da mãe ocupa um lugar importante no desenvolvimento da criança. A criança se expressa da maneira como aprende com sua mãe. Neemias ouve uma mistura de judaico e asdodita, com predominância do asdodita.

Asdodita é a língua falada em Asdode, uma cidade dos filisteus, que está sob o julgamento de Deus . Os filisteus são uma imagem dos confessores no cristianismo, mas eles não têm uma nova vida. São os cristãos que ocasionalmente tocam em notas bíblicas, mas não submetem suas vidas à vontade de Deus . Eles vivem para o aqui e agora. Só dão espaço a Deus e à Sua Palavra quando podem usá-los para causar impressão ou lucro.

A popularidade da "Nieuwe Bijbelvertaling" (holandesa) ["Nova Tradução da Bíblia"] é um exemplo recente e surpreendente disso. Com um espetáculo de mídia nunca antes realizado em torno da apresentação de uma tradução da Bíblia (2010), esse livro foi lançado. Tudo respira um pensamento e uma ação mundanos, ao mesmo tempo em que dizem que querem fazer propaganda da Palavra de Deus.

Quem está educando nossos filhos? Estamos fazendo isso nós mesmos, com base na Palavra de Deus e sujeitos a Ele? Alguém escreveu: Estamos lidando com a primeira geração que não é criada por um pai e uma mãe, mas pela mídia. Devemos permitir que a mídia crie nossos filhos? Vamos fazer as seguintes perguntas honestamente: Nossos filhos conhecem melhor a linguagem de bate-papo, a linguagem das ruas e os termos esportivos do que a linguagem e os termos da Bíblia? Nossos filhos conhecem melhor as músicas do mundo do que as músicas dos filhos de Deus?

Se tivermos que responder "sim" a (qualquer uma) dessas perguntas, é hora de mudar isso. Não nos sentimos capazes de fazer isso? Então vamos pedir ajuda. Mas não deixemos que essa situação continue por mais tempo. Clamemos a Deus com todas as nossas forças por ajuda e confessemos nosso fracasso a Ele e a nossos filhos. Então Ele certamente mostrará a saída. Podemos compartilhar nossa necessidade com outros e buscar companheiros de oração para lutarmos juntos em orações por nossos filhos e também pelos filhos de outros.

O alarme deve ser tocado. Não se pode perder mais tempo. Cada segundo conta. As famílias dos filhos de Deus estão em risco. Os pais estão perdendo o contato com seus filhos. Eles parecem assistir impotentes à medida que seus filhos ficam cada vez mais presos à Internet. Não estou dizendo que precisamos saber tanto sobre a Internet quanto nossos filhos. A questão é como é o nosso contato com Deus. Isso não escapa de Suas mãos.

Vamos mais uma vez depositar nossa confiança Nele e estar prontos para seguir Suas instruções de todo o coração. Ele diz: "Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos" . Podemos tomar Esdras como exemplo e ser encorajados por isso: "Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho direito para nós, e para nossos filhos, e para toda a nossa fazenda. (...) Nós, pois, jejuamos e pedimos isso ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações" .

Ouçamos o apelo de Jeremias:
"derrama o teu coração como águas
diante da face do Senhor;
levanta a ele as tuas mãos,
pela vida de teus filhinhos" .

A oração de Neemias

Depois de sua vigorosa atitude contra as conexões iníquas, Neemias se volta novamente para Deus. Ele coloca o mal, especialmente o dos sacerdotes, diante da face de Deus. Ele explica a Deus, por assim dizer, por que estava tão irritado. Para ele, é inaceitável que Deus seja abordado por um sacerdócio que não está de acordo com a santidade de Deus.

O que acontece de errado nas famílias dos filhos de Deus tem grandes consequências para o sacerdócio. E quando o sacerdócio é contaminado, Deus é privado do que Lhe é devido . Os crentes que vivem em conexão com o mundo não podem exercer devidamente seu ministério como sacerdotes e levitas. Se essas pessoas quiserem se aproximar de Deus, Ele não as levará a sério. Isso também nos causa um sentimento de indignação? Como nos sentimos quando as pessoas não nos levam a sério?

Purificação e restauração

Neemias não está preocupado apenas em eliminar o que está errado. Isso certamente é necessário, mas depois preencher o espaço vazio com coisas boas. Neemias purifica os levitas. Nesse aspecto, ele é uma figura do Senhor Jesus . Depois disso, ele coloca todos de volta nas tarefas a serem realizadas.

A crítica sobre certas coisas na igreja pode ser justificada e necessária. Mas nunca deve ser feita sem o envolvimento de fora. A preocupação genuína com as coisas que não são boas será expressa em um compromisso de seguir novamente as instruções de Deus.

Essas últimas ações que lemos de Neemias têm a ver com o serviço na casa de Deus. Ele está se certificando de que os sacerdotes e levitas possam novamente fazer seu trabalho, o que se espera deles. Implicitamente, ele se refere a todo o povo, pois também regulamenta a doação de lenha e a oferta das primícias . Ele sabe que o resultado é para a glória de Deus. Quanto às ações de Neemias, essa é uma bela e adequada conclusão para este livro. Foi para isso que ele fez tudo.

Vemos como Neemias está ocupado até o fim, motivando outros a fazer o trabalho de acordo com a posição e a capacitação que têm. Essas pessoas motivadoras também são necessárias hoje em dia. O motivo de seu ministério é servir e agradar ao seu Deus. Ele deu um exemplo vivo de liderança como Deus deseja.

O livro termina com uma oração de Neemias . O livro também começou com um Neemias em oração. Nesse livro cativante, lemos as memórias desse ativo homem de Deus. Agora ele pede que Deus se lembre dele. Isso não é arrogância, mas humildade. Ele entrega seu trabalho a Deus. Ele o entrega a Ele para que julgue e confia em Sua bondade. Neemias depende de Deus, do pensamento de Deus, porque o pensamento de Deus é ação.

Neemias mostrou que o trabalho de sua vida só poderia ser realizado com oração constante. Ele trabalhou na construção do muro e na vida do povo em espírito de oração. Ele também orou durante a construção por todos os tipos de pessoas e coisas. Ele orava enquanto construía, e construía enquanto orava. Portanto, devemos "orar sempre e nunca desfalecer" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário