Neemias 7

Introdução

 

Após a resistência no capítulo anterior, este capítulo é um suspiro de alívio. Vemos aqui pessoas que, em vez de impedir a construção do muro, ajudam voluntariamente a completar a construção sobre o muro.


O muro está terminado, mas a vigilância não deve diminuir. A questão é "para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes" . Quando os maiores esforços tiverem sido feitos, o perigo é maior de que algo dê errado depois. Josué também experimentou isto após a destruição de Jericó . O poder do inimigo é então subestimado.


Portas, porteiros, cantores e levitas


Portas


O muro está terminado, mas o trabalho não está. O descuido é uma armadilha na qual Neemias não cai. Ele não subestima o poder do inimigo. Mas nem seu conhecimento do inimigo o leva a selar o muro hermeticamente. Ele coloca portas, aberturas por onde entrar e sair da cidade. A cidade de Deus é uma cidade caracterizada pela liberdade. Isto não significa que a liberdade não conheça fronteiras. A verdadeira liberdade só é desfrutada se se conhecer e respeitar os limites que a acompanham.


Porteiros


O fato de haver portas não significa simplesmente que qualquer um possa entrar e sair. Fingir que nada de mal pode entrar na cidade é ignorar a existência do mal. O descuido não é prova de piedade, mas de estultícia. Neemias, portanto, estabelece primeiro os porteiros. Eles têm a tarefa de fazer com que somente aquelas pessoas entrem na cidade que fazem parte dela.


Em termos espirituais, os porteiros representam os crentes que têm a tarefa especial na congregação de garantir que somente aquelas pessoas sejam aceitas como membros da congregação que realmente são e também se comportam como tal. Eles devem procurar conversar com pessoas desconhecidas que visitam a igreja local. Desta forma, eles "sentirão" o que move estas pessoas a virem.


Na igreja do Novo Testamento, os "porteiros" não são empregados. Reconhecemo-los em irmãos que querem fazer esta tarefa para o Senhor e que também foram capacitados por Ele para fazê-lo. Encontramos um "perfil" em 1 Timóteo 3 . Ele fala de "bispos", que é a mesma categoria dos "anciãos". Vemos isso em Atos 20, onde se fala de "anciãos" , enquanto o mesmo grupo de pessoas é abordado como "bispos" na seqüência ; .


Cantores


Neemias então estabelece cantores. Os cantores dão ao Senhor o que é devido a Ele. O espírito de louvor é um espírito de poder. Uma igreja que se alegra é aquela em que Deus pode trabalhar livremente e será um canal de bênção para os outros.


O que em Israel permanece limitado a um grupo específico, no cristianismo diz respeito, em princípio, a todo cristão ; . As Escrituras não conhecem tal coisa como um líder de culto como uma pessoa separada ou como uma equipe de culto como um grupo separado da totalidade da igreja local. O Senhor Jesus conduz a adoração .


Os cantores O louvam por Sua bondade e O honram pelo que Ele é . Este é o maravilhoso trabalho que pode ser feito na igreja por todos os redimidos. É a obra do céu , que já pode ser iniciada na terra ; . Em termos práticos, os crentes podem encorajar uns aos outros a realizar de fato esta tarefa. Os cantores são citados após os porteiros, pois se não estiverem vigilantes, o pecado facilmente entra e a adoração se perde.


Levitas


Depois vemos um terceiro grupo, os Levitas. Sua função é ajudar os sacerdotes com os sacrifícios e ensinar ao povo a lei. Eles prestam serviços. Mais uma vez, o que dizia respeito a um grupo especial em Israel, diz respeito a cada crente da igreja. Cada um tem a responsabilidade de servir ao outro com seu dom especial. Deve haver espaço para isso na igreja . Se o ministério de alguém não consegue este espaço, pode ser por causa da condição da igreja ou pelo aparecimento de um Diótrefes . Pode ser também porque alguém presume ter um dom .


Todo ministério entre os crentes deve ser direcionado para fazer cada vez mais nosso serviço sacerdotal como Deus quis. Aumentar o conhecimento e a percepção de Seus pensamentos sobre o Senhor Jesus resultará em um aumento em nossa adoração. Faremos isso com mais frequência e com mais discernimento.


Missão para Hanani e Hananias


Neemias sabe muito bem que agora que o muro está acabado, o inimigo não é eliminado. O inimigo sempre buscará novos métodos para entrar na cidade e trazer destruição. Aqui o irmão de Neemias, Hanani, é mencionado novamente. Já o encontramos no início deste livro . Talvez Neemias tenha mais irmãos, mas com este ele tem uma conexão especial. É uma grande graça quando os irmãos não só têm os mesmos pais, mas também o mesmo objetivo: servir a Deus e ao Senhor Jesus. Há ainda mais irmãos na Bíblia que são usados juntos pelo Senhor. Basta pensar em Moisés e Arão, Simão (Pedro) e André, João e Tiago.


Hanani, junto com outros, relatou a situação em Jerusalém e arredores . Isto não terá sido apenas um relato de fato, mas acima de tudo um relato emocional. Nele ele mostrou sua fidelidade e amor pela terra e pela cidade de Deus. O amor também é demonstrado no fato de que ele voltou a Jerusalém com Neemias. Ele trabalhou para a restauração do muro. Agora chegou o momento em que o muro foi reconstruído. Então ele recebe o encargo de seu irmão de abrir os portões de Jerusalém na hora certa. Aquele que suporta a dor, também pode suportar o cuidado.


Neemias não contratou seu irmão porque ele é seu irmão. Isso teria sido muito ruim. Em certo sentido, isso significaria mel na oferta de cereais, o que é proibido . Mas o parentesco não precisa ser um obstáculo se houver qualidades claramente espirituais.


Hanani não tem que fazer o trabalho sozinho. Ele pode fazer isso junto com Hananias. Algumas qualidades particularmente belas são mencionadas de Hananias . Como "líder", ele está acima de outros. Entretanto, ele não abusa desta importante posição em seu favor. Ele não está acima de outros apenas por causa de sua posição. O Espírito também menciona sobre este homem que ele é um "homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos". Em Hananias encontramos uma rara combinação de elevada posição e elevadas qualidades morais. Este homem vive, por assim dizer, à luz do tribunal de Cristo. O que será revelado não será diferente do que pode ser testemunhado dele, mesmo agora.


Ser autorizado a trabalhar com um homem assim pode ser visto como um favor especial de Deus. Este favor é concedido a Hanani. Paulo também se alegra com um companheiro de trabalho como Timóteo ; .


Instruções para Hanani e Hananias


Neemias não deixa para a imaginação de Hanani e Hananias quando eles devem abrir os portões. Os portões não devem ser abertos até que "até que o sol aqueça", ou seja, até que seja pleno dia. Cada último vestígio de escuridão deve ter desaparecido e tudo deve ser luminoso antes que qualquer um possa ser deixado entrar na Cidade de Deus.


Esta é uma pista importante para acolher alguém que quer fazer parte da igreja local e expressar isso participando da Ceia do Senhor. Vivemos em um tempo de confusão e ambigüidade sobre muitas coisas na Bíblia como resultado da erosão das verdades bíblicas. Antes que qualquer pessoa possa ser aceita a fazer parte da igreja local, deve ficar claro que ela cumpre os princípios bíblicos para fazê-lo. Esses princípios são:


1. O crente deve ser um crente que tem a certeza do perdão de seus pecados e assim é selado com o Espírito Santo ; . Tal pessoa é um membro do corpo de Cristo e somente membros do corpo de Cristo podem dar expressão de sua unidade.


2. O ponto anterior não termina aí. A Palavra de Deus dá as razões pelas quais um crente é excluído de participar da Ceia do Senhor, que é celebrada na Mesa do Senhor. Este é o caso quando alguém permite o pecado em sua vida e não o condena. Este pecado pode consistir em um modo de vida pecaminoso . Este pecado também pode consistir em um ensino errado sobre o Senhor Jesus e Sua obra ; .


3. Há mais uma coisa que é importante. Mesmo que alguém não permita os pecados apenas mencionados em sua própria vida, ele ainda pode estar em uma irmandade de crentes onde esses pecados são bem permitidos. Se nenhuma disciplina é exercida sobre o pecado na comunidade à qual este crente pertence, Deus vê esta comunidade como um todo levedado pelo fermento . A ordem "Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo" não é ouvida. Nesta situação a instrução se aplica: "Qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade" .


Quando o todo é levedado pelo fermento, é impossível para um crente se manter puro dele. Todos os que estão ali, o Senhor vê como ligados ao pecado não condenado e, portanto, impróprios para celebrar a Ceia do Senhor em Sua mesa. Nenhuma forma única de pecado pode ser associada com o nome do Senhor.


Deve-se ter o cuidado divino de garantir que alguém que deseja participar da Ceia do Senhor seja nascido de novo. Isto também se aplica ao ensino e às conexões que tal pessoa tem. Se este cuidado for omitido, rapidamente perderá o caráter puro e santo de uma comunidade de crentes reunidos em nome do Senhor Jesus. A separação do mal do mundo (cristão) não será mantida se for permitido o livre acesso das pessoas e não houver nenhum cuidado nele. Portanto, o ministério dos porteiros é necessário. Isto não significa que eles devam agir como inquisidores. Trata-se de comunhão. Isto não pode ser vivido com confiança e em unidade se não houver investigação.


É necessário ter total clareza de que alguém aceita a Bíblia como a infalível Palavra de Deus e a Pessoa e Obra do Senhor Jesus, o Verbo feito carne. O Senhor certamente dará a clareza desejada através de uma conversa conduzida em abertura, confiança mútua e dependência dEle.


É importante que todos estejam "na sua guarda". Cada membro do povo tem sua própria tarefa. Isto também deve ser realizado no lugar designado para isso . Aqueles a quem é confiada uma responsabilidade especial pelo que entra e sai da cidade de Deus, uma figura da igreja local, devem concentrar-se nisso e não em outras coisas. Para essas outras coisas, o Senhor chamou outros novamente.


Guardar o muro é um dos deveres de todos os que vivem na Cidade de Deus. Os vigias são membros comuns do povo. A vigilância é necessária para cada membro do povo de Deus, não apenas para aqueles que têm um cuidado especial com o rebanho. Todos juntos são responsáveis pela segurança da cidade. A segurança é melhor garantida quando cada um toma seu posto em conexão com sua própria casa. Ali, a primeira preocupação é que não venham intrusos. Aquele que mantém o mal fora de sua casa, o mantém fora da cidade. A cidade é o que os habitantes juntos fazem dela.


A condição da congregação local é simplesmente a condição de todos os que fazem parte dela. Se a disciplina não for exercida nas famílias, ela não será exercida na comunidade.


Uma grande cidade com poucos habitantes


Depois do muro, Neemias se ocupa com o povo. Afinal, um muro não faz sentido se não houver mais pessoas para proteger dentro do muro. Dado o tamanho do muro, muitas pessoas podem viver lá. A cidade é espaçosa e grande. Mas apenas algumas pessoas vivem lá e, além disso, há uma grande carência de casas.


Uma igreja local deve ser "espaçosa e grande", deve ter espaço para todos os que pertencem ao povo de Deus. Entretanto, pode ser que, na prática, apenas alguns poucos realmente queiram "viver" ali. Uma congregação é limitada e pequena se o sectarismo for encontrado lá, quando as pessoas são mantidas afastadas, que querem viver lá e atendem aos requisitos.


A cidade deve ser habitada por famílias em casas. Toda família que quer viver na cidade pode construir ali sua própria casa, sua própria maneira de viver com Deus e experimentar o que Ele dá. As diferentes maneiras de viver e de experimentar não devem estar em conflito umas com as outras, mas ser um complemento umas das outras. Elas não estão em conflito se cada família adere às normas, que se aplicam à vida na Cidade de Deus. Deus estabeleceu estas normas em sua Palavra.


O registro genealógico


Neemias observa a falta de habitantes. Em Neemias 11, que segue o verso deste capítulo, veremos que mais habitantes chegam. Antes que isso aconteça, algumas outras coisas acontecem primeiro. Começa com uma lista dos judeus que voltaram de Babilônia para Jerusalém e Judá antes da construção do templo. Depois vem a palavra de Deus para o povo. Ela é lida em voz alta e opera naqueles que a ouvem (Neemias 8 e 9). O resultado é uma renovada devoção a Deus (Neemias 10). O resultado disto é que vários israelitas habitam voluntariamente na cidade de Deus (Neemias 11).


A introdução no registro genealógico não é uma invenção de Neemias. Deus o colocou em seu coração. Ele fala de "meu Deus" porque tem uma ligação pessoal e estreita com Ele. Ele conhece Deus e sabe o que Deus quer, ele entende Sua voz e conhece Suas intenções.


Os magistrados, os nobres, têm a responsabilidade de dar uma imagem correta da geração ou da família pela qual são responsáveis. Eles são considerados capazes de indicar quem pertence a que geração e onde eles vivem. Através disto, a grandeza e a força disso pode então tornar-se clara.


Os versos são quase palavra por palavra uma repetição de . Por esta enumeração Neemias conecta seu trabalho com o do remanescente que havia retornado sob Zorobabel cerca de oitenta anos antes. Ele se identifica com a obra do Espírito de Deus naquele tempo anterior.


Muitos já terão morrido, mas suas obras os seguirão, serão valorizados. Eles começaram o trabalho. Isso tornou possível para Neemias terminá-la. Assim é com muito trabalho que pode ser feito para o Senhor .


Para poder viver na cidade, é preciso poder provar seu registro genealógico. Através deste registro, Neemias também descobre quem morava em Jerusalém. Ele pode assim estimulá-los a viver lá novamente. Pode ser que essas pessoas tenham esquecido seus laços com Jerusalém através de sua estada em Babel. Ou talvez eles não tenham grande desejo de viver na proximidade de Deus. Um pouco mais longe, mais próximo das pessoas ao seu redor não é tão constrangedor quanto estar tão perto de Deus.


Esta relação lista diferentes grupos nos próximos versos.


Filhos


Comentário não está disponível.


Homens


Comentário não está disponível.


Filhos


Comentário não está disponível.


Sacerdotes


Comentário não está disponível.


Levitas


Uma explicação não está disponível.


Cantores


Comentário não está disponível.


Porteiros


Comentário não está disponível.


Netineus (criados do templo)


Comentário não está disponível.


Filhos de servos de Salomão.


Comentário não está disponível.


Aqueles que não podem declarar sua descendência.


Aqui são mencionadas as pessoas que não podem provar que sua família e seus filhos pertencem a Israel. A mistura com os gentios é a razão pela qual eles perderam a certeza de sua nacionalidade. Assim, ainda hoje, a convivência com o mundo pode fazer com que os crentes se tornem incertos sobre sua salvação. Eles ainda podem dizer isso, mas para outros nada disso é mais visível, tanto que se identificaram com o mundo. A consequência disto também é que há poucos interessados em ocupar seu lugar entre os filhos de Deus que se reúnem a Cristo como seu centro.


Os "porteiros" têm a responsabilidade de pedir provas de que as pessoas também são o que dizem ser. Se há incerteza sobre a salvação, seja porque alguém duvida dela, seja porque outros duvidam dela por causa das suas relações com o mundo, eles devem ser "excluídos do sacerdócio como imundos" . Eles não devem comer "das coisas sagradas" . Para nós, isto significa que tais pessoas não podem participar da Ceia do Senhor.


Toda incerteza chega ao fim quando o Senhor Jesus chega. Nele estão presentes a luz - "Urim" significa "luzes" - e as perfeições - "Tumim" significa "perfeições" - de Deus .


Pessoas e animais retornados


Comentário não está disponível.


Contribuições para o trabalho


Comentário não está disponível.


Habitantes das cidades - O sétimo mês


Comentário do verso 72a não está disponível.


O sétimo mês se aproxima. Três festas devem ser celebradas neste mês. O primeiro dia deste mês, segundo o rito, é o dia em que a festa da trombeta deve ser celebrada ; . O dia em si é um dia de descanso. Portanto, as festas do sétimo mês começam com um dia de descanso, um dia de reflexão. Este é sempre o começo de algo novo. O sinal de partida é dado pela trombeta, que é uma figura da Palavra de Deus. Quando a Palavra de Deus é ouvida e entra nos corações e nas consciências, ela provoca humildade, a cessação dos próprios esforços e o repouso.


Em Israel, o mês começa sempre com a lua nova. No dia 15 do mês, início da Festa de Tabernáculos, a lua está cheia. Neste dia, a lua, que recebe sua luz do sol, reflete a luz do sol. No primeiro dia, nada disso é visível. Isto mostra no exemplo que o testemunho de Israel está obscurecido. Ao mesmo tempo, este é também o ponto de virada para o momento em que a lua começa a brilhar novamente. Em termos espirituais, será lua cheia para Israel quando a igreja for arrebatada. A luz que Israel pode passar novamente vem de Deus. Deus libertará seu povo de seus inimigos . Não parece que Israel tenha guardado a festa da trombeta no início do sétimo mês.


Quando examinam a lei , encontram ali, por assim dizer, algo que não observaram. Isto é um pouco tarde quando consideramos que estamos lidando com pessoas que vivem em Israel há pelo menos oitenta anos. Portanto, não estamos lidando com pessoas que acabaram de voltar de Babel. Então poderíamos entender que eles esqueceram completamente as festas devido à sua longa estadia em Babel. Mas mesmo que o povo esteja de volta à terra há muito tempo, isso não significa que a Palavra de Deus tenha autoridade sobre suas vidas novamente e esteja sendo examinada.


Mas Deus abençoa quando a fidelidade está presente. Os israelitas estão de volta às suas cidades. Eles tomaram novamente o seu lugar na terra que Deus lhes designou. Então, eles estão na posição certa para receber a bênção de Deus através de Sua Palavra. A bênção de Deus está sempre ligada à sua palavra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário