Neemias 8

Introdução

 

Tendo testemunhado a reconstrução do muro em Neemias 1-7, é agora a vez do povo de Deus ser instruído. Após a separação do mal, que é prefigurada na reconstrução do muro, a Palavra de Deus recupera sua autoridade em Neemias 8. Quando estivermos na posição correta diante de Deus, Sua Palavra tocará nossos corações mais profundamente do que quando estivermos na posição errada. Só temos uma visão dos pensamentos de Deus quando estamos onde Deus quer que estejamos. Aqui está o povo de Deus na terra de Deus e na cidade de Deus e aqui está a Palavra de Deus para nosso benefício.


Em Babel e Assíria também pode haver almas lendo a lei de Deus. Mas tudo é tão antinatural, tão contrário ao que a Lei diz ao povo de Deus. As circunstâncias tornam impossível seguir a Lei em muitos regulamentos. A Palavra então não causa a mesma impressão de quando elas estão em um lugar onde é bem possível. Verdades das Escrituras que eles não podem colocar em prática porque estão fora da terra, perdem seu poder e falam pouco ao coração.


Neemias 8-10 são unidos. Eles formam uma seção intermediária. Em Neemias 11, a linha de Neemias 7:4 é retomada. Em Neemias 8-10, o povo passa por um processo espiritual. Isto é necessário para habitar nas cidades com o espírito correto. O processo começa com a escuta da Palavra de Deus, que depois tem um efeito profundo na consciência e depois leva à santificação.


Como um só homem


Todo o povo se reúne ; . O muro não é um obstáculo para que todo o povo se reúna "como um só homem" na praça em frente à Porta das Águas. O muro não está lá para causar divisão entre o povo, mas para proteger a casa de Deus.


No mesmo mês em que o primeiro grupo retornou e reconstruiu o altar , o povo pergunta sobre a lei. A adoração, da qual o altar é um símbolo, e o interesse pela Palavra andam sempre de mãos dadas. Aqui Esdras também aparece novamente. Neemias e Esdras se complementam, cada um reconhecendo o lugar do outro. Esdras voltou do exílio para Jerusalém cerca de quatorze anos antes de Neemias. Seu ensinamento surtiu efeito inicialmente , mas sua influência diminuiu lentamente. Esdras não se impôs, mas se retirou. Agora que seu ministério é novamente solicitado, ele está imediatamente pronto para servir.


Esdras é convidado a trazer "o livro". Não se trata da opinião de Esdras ou dos ensinamentos de Neemias, mas sim do que Deus disse. É uma coisa ruim quando os escritos ou opiniões humanas são colocados em pé de igualdade com as Escrituras. Isto às vezes é temido em relação aos escritos de estimados irmãos. Então, às vezes se ouve que o que um irmão dotado e influente escreveu é invocado, como se isso fosse o fim de toda contradição.


Todo o tempo que Esdras esteve lá, mas não se cobrava a palavra de Deus. Agora que o Espírito está trabalhando em um homem fazendo a obra de Deus, surge entre o povo um novo desejo pela Palavra de Deus. Esdras e seu ministério são "realçados" novamente. Abençoado é o servo que, como Esdras, pode se retirar quando seu serviço não é necessário e que está pronto para servir quando é necessário e solicitado.


Esdras traz a Lei perante a assembléia


É o primeiro dia do sétimo mês. Neste dia, a festa da trombeta deveria ter sido comemorada. Mas eles não se reúnem para isso. Em tempo de decadência, a primeira coisa que deve acontecer não é a retomada das festas, mas que a Palavra seja restaurada à autoridade sobre as consciências do povo de Deus.


Esdras vem sem hesitação assim que lhe é pedido que venha. Ele ainda deseja tanto quanto em dias passados, ensinar a Palavra de Deus ao povo de Deus. Ele traz a Palavra para o povo, não seus próprios pensamentos sobre a Palavra. Ele não a apresenta como algo sobre o qual todos possam ter sua própria opinião, não, ele traz "a lei perante a assembléia".


Não há lições separadas para cada grupo. Homens, mulheres e crianças ouvem a mesma passagem da Palavra de Deus ; . Juntos eles formam o povo de Deus. A eles, ou seja, a todos que podem compreender, Esdras traz a Palavra. Isto não diz nada sobre a presença ou não de crianças pequenas. Tampouco diz nada sobre a possibilidade, de se reunirem como homens, como mulheres ou como jovens. No entanto, coloca ênfase em um encontro onde todos que fazem parte do povo de Deus estão presentes para ouvir a palavra de Deus. Em cada reavivamento, a Palavra recebe novamente a atenção de todo o povo .


Não se trata de um estudo bíblico pessoal, que também é importante, mas de uma reunião em que todo o povo recebe instruções da Palavra de Deus. A instrução da Palavra de Deus não é dirigida apenas ao crente individual, mas também ao todo. Estar engajado junto com os pensamentos de Deus é de enorme importância para a realização da unidade do povo de Deus.


Para poder ouvir com sucesso, é necessário "compreensão" ou "discernimento". Isto não significa, que a Palavra de Deus apela para nosso intelecto, mas que uma certa maturidade espiritual e, sobretudo, uma mentalidade espiritual são necessárias, para nos permitir absorver o que vem até nós da Palavra de Deus. Isto não tem que significar, que compreendamos tudo isso. Trata-se da convicção interior de que o que ouvimos são palavras de Deus, que Ele fala, para que atuemos em consonância.


Ouvir a Palavra


O povo se reuniu na praça em frente à Porta das Águas . Eles ainda estão lá quando Esdras chega. Para enfatizar a importância deste lugar, o Espírito Santo menciona novamente o nome do lugar onde Esdras vai ler agora.


Há muitas vezes uma discussão sobre a duração do sermão. Em tais discussões pode-se ouvir que um bom sermão não pode durar mais do que vinte minutos, no máximo. De acordo com os "estudiosos", esta é, em média, a quantidade máxima de concentração que alguém pode reunir. Depois de vinte minutos, a atenção diminui rapidamente, assim se argumenta. Felizmente, eles não tinham conhecimento de nenhum estudo com tais resultados e recomendações associadas nos dias de hoje. Esdras não faz um "sermão de vinte minutos".


Aliás, ele não prega nada. Ele lê em voz alta. Ele o faz desde o nascer do sol até ao meio-dia. E fala-se que a atenção diminuiu? Pelo contrário: "Os ouvidos de todo o povo foram fixos no Livro da Lei". Eles escutam com os ouvidos atentos, por medo, de perder uma palavra. O tédio não tem a chance de chegar. A atenção de todos os presentes é cativada pela palavra, e isto por pelo menos quatro horas seguidas. Essa é uma disposição bela e invejável.


Sobre um Púlpito [Palanque]


Ezra está de pé em um palanque. Este palanque foi feito especialmente para esta ocasião. Não diz que foi feito sob o conselho de Esdras. Deve ter havido um sentimento de que todos devem ter a oportunidade de entrar em contato com o Livro da Lei. Não é a intenção de exaltar Esdras, mas a Palavra. Pela elevação, todo o povo pode ver o livro. Provavelmente Esdras está na posse da única cópia.


Ver uma Bíblia, segurando uma cópia nas mãos para tocá-la, tem causado lágrimas em muitas pessoas. Testemunhos disto são freqüentemente dados, por exemplo, por crentes em países onde a Bíblia é um livro proibido, ou por grupos que recebem uma Bíblia em sua própria língua pela primeira vez. Tal homenagem é vista em pessoas que nunca tiveram uma Bíblia ou tiveram que passar sem ela por um longo tempo.


Há pessoas que coletam Bíblias antigas por seu valor material ou antiguidade. Não se trata disto com Esdras e o povo, e não se trata disto com os crentes que vivem em países onde a leitura da Bíblia é proibida. Aqueles que são conquistados pela mensagem da Bíblia apreciarão uma cópia da mesma como seu bem mais precioso.


O palanque é uma espécie de plataforma que também acomoda treze levitas, seis dos quais estão à direita de Esdras e sete à sua esquerda. Isto nos faz lembrar Pedro com os onze apóstolos no dia de Pentecostes .


O livro é aberto


Devido a sua posição elevada, Esdras pode ser visto e ouvido por todos. Todos o vêem abrir o livro. Quando ele abre o livro, uma onda de reverência atravessa o povo. Todos se levantam com reverência. O Senhor Jesus também se levantou para ler e os olhos de todos na sinagoga também estavam voltados para Ele .


Estamos, estou impressionado cada vez que lemos a Bíblia ou ouvimos algo dela? Posso dizer: "Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo" ? A palavra de Deus é tão especial para mim? Ou se tornou tão comum que não sentimos mais a especialidade de Deus falando através de Sua Palavra?


Não é uma questão de reverência por um livro material, mas por cada letra escrita nele. Toda letra vem de Deus, "toda Escritura divinamente inspirada" . Não temos a Palavra de Deus na Bíblia, como se também houvesse palavras na Bíblia que não foram dadas por Ele. Toda a Palavra de Deus "é a verdade" . Até mesmo as palavras ditas pelo diabo que estão escritas na Bíblia estão nela porque Deus assim o quer.


Honrando ao SENHOR, o Grande Deus


A primeira conseqüência da abertura do livro é uma atitude de reverência, assim como um espírito de reverência. Esdras louva o SENHOR, o grande Deus. A atitude correta ao abrir a Palavra de Deus é uma atitude de louvor. É também um grande fato, que Deus quis nos mostrar seus pensamentos. Reverência e ação de graças encherão nossos corações toda vez que abrirmos Sua Palavra para ouvi-Lo falar.


A mente do povo é mostrada na declaração "Amém, Amém". Eles confirmam o que Deus diz antes de terem ouvido o que Ele diz. Há reconhecimento e aprovação com antecedência. Ao fazer isso, eles estendem suas mãos ao céu para receber a cobiçada bênção do SENHOR. No caso dos crentes em Berea, vemos também que eles primeiro "de bom grado receberam a palavra" e depois "examinando ... se estas coisas eram assim" . Quando a mentalidade estiver presente para aceitar e fazer tudo o que Deus diz sem objeção, a verdade será conhecida e desfrutada.


O povo sente a presença do próprio Deus na presença da Palavra de Deus. Eles ficam tocados por Ele e se curvam em adoração diante dEle e prestam homenagem a Ele. Eles se fazem pequenos para que Ele se torne grande.


Ensinamentos sobre a Lei


Esdras não fica sozinho ao ler a Lei. Os treze que estão com ele , junto com ele, formam um testemunho do que ele lê. Além disso, outros treze levitas apoiam o ministério de Esdras, instruindo o povo na Lei. O povo não tem que se mover para isso. Os Levitas vão até o povo, a interpretação é levada até eles .


O testemunho, a lei, a palavra de Deus, vem do alto, da elevação em que Esdras se encontra. Isto indica simbolicamente que a Palavra de Deus está acima do povo e também que ela está acima de qualquer dúvida. Aqueles que ensinam, por outro lado, não deveriam fazê-lo de cima, mas no nível do povo de Deus. Os servos não estão acima do povo, mas são parte dele.


Ler em voz alta e interpretar


Ao ler em voz alta, isso deve ser feito com clareza. Isto é ainda mais necessário para o tempo de Esdras, porque ninguém tem uma cópia, do que está sendo lido, e portanto, não pode ser lido junto. A leitura em voz alta sempre foi importante . Começa com isto. Quando a Palavra de Deus é lida em voz alta, o ouvinte é colocado na presença direta de Deus.


Então o que é lido em voz alta deve ser interpretado e aplicado ao coração e à consciência ; ; . Os Levitas se certificam de que todos compreendam o que foi lido . É tarefa do mestre, como um presente do Senhor Jesus à sua igreja , interpretar a Palavra de Deus. Ele o fará de uma forma que os ouvintes entenderão. Ao mesmo tempo, ele desejará que a Palavra atue sobre os corações e as consciências dos ouvintes. A Palavra falada e explicada é uma força ativa, é dinâmica e atua naqueles que a aceitam com fé .


A interpretação não pode ser feita por alguém que acabou de chegar à fé. Ele deve primeiro ser instruído. Caso contrário, um cego conduziria um cego, com o resultado que ambos pereceriam .


O efeito da Palavra


O resultado da leitura e interpretação das Escrituras é que o povo se torna consciente de seu fracasso e pecado. Eles não são apenas ouvintes, mas também executores. Eles se viram no espelho da Palavra e não se esqueceram de como são após a leitura . A Palavra funciona em suas consciências e elas choram. O dia do grande triunfo torna-se ao mesmo tempo um dia de profundo reconhecimento do pecado. À luz da Palavra de Deus, eles descobrem como é grave seu fracasso.


Durante a leitura e a exposição da Palavra de Deus, Neemias fica em segundo plano. Ele reconhece o lugar de Esdras nisto, como dado por Deus. Este é um modelo de boa cooperação e apreciação do dom que o Senhor deu a outro membro de seu povo. Quando a palavra tem seu efeito, Neemias se apresenta novamente. Há uma necessidade de liderar novamente, de indicar o que o povo deve fazer. Neemias toma a iniciativa - assim parece, já que ele é citado primeiro - e Esdras e os levitas se juntam a ele.


Estes homens explicam que as lágrimas podem ser secas. Lamentar e chorar é bom, mas não neste dia. Pois neste dia o foco não está no povo, mas no SENHOR, seu Deus. É um dia especialmente dedicado a Ele. Através da leitura de Sua Palavra, Ele reivindicou este dia. Quando a Palavra é lida e tem seu efeito, toda glória é para Ele. Neste caso, a preocupação com o próprio fracasso desvia demasiada atenção da grandeza e bondade do Senhor para a miséria do homem.


A alegria no Senhor é a força


Onde o SENHOR se torna o foco do povo, Ele deixa o povo compartilhar de Sua alegria. Neemias conhece seu Deus. Ele sabe que a alegria de Deus é ver Seu povo feliz e desfrutar dos bons dons que Ele lhe dá. Eles podem comer gorduras, o melhor da terra, e beber doçuras. Quando eles assim desfrutam dos bons dons de Deus, não devem esquecer aqueles que nada têm. Eles devem deixar os pobres participarem da alegria, enviando-lhes uma parte de seus dons. Ao fazer isso, eles são imitadores de Deus que agiu com bondade para com o povo desta maneira.


Quando a Palavra nos revelou nossos fracassos e nos arrependemos deles, devemos nos consagrar de novo ao Senhor. Um primeiro resultado da dedicação é que desfrutamos da Palavra como uma fonte de refrigério e de força. O resultado é que nos tornamos um canal de bênção para os outros.


Quando nossa própria falha se torna clara para nós, o poder que nos salva de mais falhas pode ser apontado. Depois da tristeza pode vir a alegria novamente. Após o fracasso, vem o serviço ao Senhor. A força é necessária para este serviço. Esta força é encontrada na alegria do Senhor.


Se chegarmos a um beco sem saída em nosso serviço, ou se não recebermos agradecimentos ou reconhecimento, é difícil manter essa alegria. Mas por que nos ocorreria diferente do Senhor Jesus? Ele também não recebe agradecimentos e Ele não recebe reconhecimento. Mas Ele "regozijou-se em espírito" . E quando Paulo está na prisão, realmente num beco sem saída, ele não se aflige ou se senta ali reclamando, mas fala transbordando de alegria, como está claro em sua carta aos Filipenses, que ele escreve da prisão ; ; ; .


Um dia santo


Os Levitas ajudam Neemias a tranquilizar o povo. Quando a palavra falada tem seu efeito, ela também deve ser orientada de boas maneiras. Vemos a mesma coisa na medida de repreensão usada em 1 Coríntios 5 . Em 2 Coríntios 2 se vê que o homem que foi afastado como mal de entre eles é vencido com tristeza. Os Coríntios são então encorajados por Paulo a perdoá-lo e confortá-lo para que ele não seja "para que o tal não seja, de modo algum, devorado de demasiada tristeza" . Aqueles que ficaram tocados pela Palavra também devem aprender a submeter seus sentimentos à Palavra da maneira correta. O perigo, de ultrapassar o limite em uma determinada direção, está sempre presente.


Os Levitas tranquilizam o povo, indicando que este é um dia santo, ou seja, um dia dedicado ao SENHOR. A devoção a Deus não pode ser acompanhada de tristeza. Eles podem ficar calmos e não precisam mais estar tristes. Eles podem estar em paz com o pensamento de que o SENHOR está agindo. Quando Ele age, o homem pode descansar nele e se regozijar.


As palavras foram compreendidas


O povo entendeu. A mensagem chegou a seus corações. Eles vão embora para desfrutar, porque Deus o disse. Este é o grande gozo dos bons dons de Deus, combinado com o gozo de uma grande alegria. Aqueles que aceitaram o grande dom de Deus no Senhor Jesus e todas as bênçãos que o acompanham, desfrutam dele e ao mesmo tempo desfrutam de uma grande alegria interior.


O que o povo desfruta é o resultado da leitura da Lei e de ser instruído pelos Levitas. Primeiro eles chegaram ao arrependimento. Depois lhes foi dito, que este dia com seus acontecimentos interventivos é para o SENHOR. Depois foram encorajados a fazer uma festa e a deixar que aqueles que não tinham nada participassem dela. Nada veio do próprio povo. Eles só agiram sob as instruções dos Levitas. Tal ação recebe o selo da aprovação de Deus.


Desejo de discernimento da Palavra de Deus


O interesse na Palavra permanece. O desejo pela Palavra do dia anterior não foi um sentimento superficial que desapareceu um dia depois. No segundo dia, os chefes das famílias, os sacerdotes e os levitas vêm a Esdras para serem ensinados a partir da Lei. Estes homens têm uma tarefa responsável no meio do povo. Eles estão cientes de que eles mesmos precisam de instruções da Palavra de Deus antes de poderem realizar essa tarefa adequadamente.


Tomar a posição de um aluno continua sendo necessário até mesmo para um mestre. Só se pode ensinar aos outros o que se aprendeu dos outros. Até mesmo o Senhor Jesus tomou o lugar de um discípulo . Timóteo deve transmitir aos outros o que aprendeu de Paulo .


A Festa dos Tabernáculos é redescoberta


Aqueles que estudam a Palavra com o desejo de conhecer a vontade de Deus, descobrirão a vontade de Deus. Aqui isto acontece em relação à Festa dos Tabernáculos. Ao examinar a Lei, eles encontram o mandamento sobre habitar em Tabernáculos no sétimo mês ; ; ; . A festa deve ser guardada quando todas as colheitas na terra tiverem sido colhidas. Por isso também é chamada de "festa da colheita" com a menção de que também marca o "fim do ano" .


O tempo de trabalho acabou, eles não têm mais que estar ocupados com seu trabalho, mas podem desfrutar dos resultados do mesmo. Quando toda a colheita da terra tiver sido colhida, poderia ser diferente de que todo o povo celebre uma festa cheia de gratidão ao SENHOR? Quando vemos todas as bênçãos com as quais Deus nos abençoou, poderia ser de outra forma que nossos corações transbordem de gratidão e alegria?


A festa começa com um descanso sabático - o que não significa que o primeiro dia da festa também caia num sábado - e termina com ele. A Festa de Tabernáculos fala do reino milenar, o grande dia de descanso para a criação; um descanso no qual o povo também compartilhará . O dia de descanso no início fala do início do período de descanso que se seguirá. Isto introduz o início do reino milenar de paz, o tempo chamado "a dispensação da plenitude dos tempos" . Este é o tempo em que o propósito de Deus é cumprido "tornar a congregar em Cristo todas as coisas ... tanto as que estão nos céus como as que estão na terra" . Cristo, juntamente com sua igreja, então reinará sobre a criação como o verdadeiro Adão com sua esposa.


O SENHOR deseja que eles celebrem esta festa, para fazê-los pensar no tempo em que Ele os conduziu através do deserto, onde eles viviam em tendas e não em casas. Ele traz seus pensamentos de volta ao tempo logo após sua libertação do Egito, aos seus cuidados durante a viagem pelo deserto. Ele também habitou em uma tenda, junto a eles naquela época. A memória de seu cuidado e proximidade os terá enchido de grande gratidão. Ao contrário da Páscoa, que pode ser celebrada no deserto, a Festa dos Tabernáculos não pode ser celebrada no deserto, mas somente na terra. É uma festa de colheita e não há nada para colher no deserto.


Quando, ao examinarem a Palavra de Deus, descobrem o estatuto desta festa, não encontram algo novo, mas redescobrem uma verdade esquecida. Há séculos ele está escrito na Lei. Mas o Livro da Lei tem sido esquecido. Como resultado, os preceitos de Deus a respeito das festas também foram esquecidos. Deus é privado do que Ele tem direito por parte de Seu povo. Seu povo não tem mais consciência das bênçãos associadas ao cumprimento de Sua vontade. Esta conscientização vem à tona novamente através deste exame.


No cristianismo, a Bíblia também caiu no esquecimento. Muitos cristãos quase não a lêem. O coração já não está mais com o Senhor Jesus e com o que Ele considera importante. Entretanto, assim que a Palavra entra novamente nos corações e o que está errado é conhecido e deixado, o cristão investigador vai de uma descoberta a outra. Ele descobre o que está na Palavra há séculos, mas que agora assume um brilho e um significado para ele. Seja a acolhida na igreja, a celebração da Ceia do Senhor ou o futuro de Israel, a cada nova descoberta recebe um lugar no coração e na vida.


Aqueles que estudam a lei não dão a conhecer sua descoberta e depois deixam que cada pessoa decida o que fazer com ela. Não, eles estão cientes de sua responsabilidade e emitem a ordem de fazer tabernáculos. Ao fazer isso, eles não dão instruções que julgam ser mais adequadas à situação atual do tempo em que vivem. Eles dão a ordem para agir "como está escrito" .


Não se fala de novas formas com conteúdo antigo. Suas ações são determinadas pelo que encontraram "escrito na lei", "que o SENHOR tinha ordenado através de Moisés". O que se aplica às festas no tempo de Moisés aplica-se não diminuído, inalterado também nos dias de Neemias. A palavra é tão relevante para nosso tempo quanto era nos dias em que Deus teve escrita sua palavra.


A Festa dos Tabernáculos é Celebrada


Mesmo entre o povo, o interesse pela Palavra de Deus não tem sido um sentimento fugaz. Quando o preceito lhes é apresentado, eles demonstram uma grande vontade de agir segundo o mesmo. Eles saem para colher folhagem e fazer tabernáculos.


Fazem isso em casa no teto, trazendo toda sua família, por assim dizer, sob a influência desta festa.

2. eles fazem isso ao redor de sua casa, trazendo seus vizinhos sob a influência desta festa, por assim dizer.

3. eles o fazem nos átrios da casa de Deus, mostrando assim que eles incluem Deus nesta festa.

4. Eles também fazem tabernáculos na praça junto à Porta das Águas. Ao fazer isso, eles mostram que estão celebrando esta festa de acordo com a palavra de Deus.

5. finalmente, eles fazem tabernáculos no lugar à porta de Efraim para mostrar que a celebram como um só povo.


Para uma celebração comparável da Festa dos Tabernáculos, o escritor remonta aos "dias de Josué", ou seja, os primeiros dias do povo na terra. Ou seja, há cerca de mil anos atrás. Eles não argumentam que, afinal, esta festa não pode ser tão importante assim, pois mesmo nos gloriosos dias de Salomão - embora possa muito bem ter sido celebrada naquela época ; - ela aparentemente não foi celebrada da maneira como eles a celebram agora. Para eles é suficiente que esteja na Lei de Moisés, dada pelo SENHOR. Só isso é crucial para um povo obediente, não como foi tratado em dias anteriores ou o que foi feito com ele por estimados líderes do povo.


As menções anteriores à celebração de uma festa não remontam a esse ponto. Quando a Páscoa e a Festa dos Pães ázimos é celebrada nos dias de reavivamento sob Ezequias, é mencionado que ela não era tão celebrada desde os dias de Salomão . Esta é uma referência a uma celebração que se realizou cerca de 250 anos antes. Quando a Páscoa é celebrada nos dias do reavivamento sob Josias, menciona-se que não era celebrada de tal forma, desde os dias de Samuel . Esta é uma referência a uma celebração que ocorreu cerca de 500 anos antes.


Mesmo no cristianismo, o que Deus deu à igreja no início foi rapidamente perdido. Pense nos dons aos quais logo não foi mais dado espaço com a introdução de um clero. No entanto, podemos aprender o seguinte deste capítulo. Em uma época de grande declínio na cristandade, um fraco remanescente que quer ser obediente à Palavra de Deus pode ser um testemunho que lembra os primeiros dias da igreja. Ela nunca terá o mesmo poder e brilho exterior que tinha então, mas ainda assim será aceita por Deus em conexão com aquele tempo.


Ler, celebrar e se reunir


A leitura diária da Palavra de Deus é mais uma prova de que o interesse pela Palavra de Deus não é um surto emocional. Todos os dias da festa, o povo vem para ouvir a leitura do livro da lei de Deus. Só se tem uma verdadeira celebração quando tudo é feito de acordo com a Palavra de Deus. Toda a vida se torna uma celebração quando cada dia se inicia escutando o que o Senhor tem a dizer. É importante perseverar nisto.


No último dia da festa, no oitavo dia, é realizada uma reunião festiva. De certa forma, este oitavo dia não faz mais parte da festa, porque a festa dura sete dias. Ela termina no sétimo dia. Mas este dia está diretamente ligado a ele. Isto já pode ser visto na contagem contínua. Ele fala do "oitavo dia" e não de um "primeiro dia" como o início de um novo período de sete dias. O oitavo dia certamente anuncia um novo período, um novo começo, mas depois um novo começo sem fim. Podemos ver neste oitavo dia uma figura de eternidade.


É notável que no Antigo Testamento nada mais é dito sobre este oitavo dia. Ele não é preenchido com nada específico. No entanto, temos uma dica sobre o significado deste dia, e está no Novo Testamento, em João 7. Lá lemos sobre a Festa dos Tabernáculos, à qual o Senhor Jesus não vai no início, mas depois vai . Também lemos ali "o último, o grande dia da festa" , pelo qual se entende o oitavo dia. Para esta festa, muitos vieram a Jerusalém para ter um encontro com o Deus vivo. Mas o que é que eles encontram? A Festa de Tabernáculos tornou-se uma "festa dos judeus" , onde não há lugar para Deus. Tudo é meramente pelas aparências, onde o coração da alma que busca permanece vazio e faminto.


Quando as multidões estão prestes a voltar para casa decepcionadas, de repente alguém clama: "Se alguém tem sede, que venha a mim e beba!" . O que clama continua seu convite com a promessa de rios de água viva que fluirão de dentro de todos que crêem. A explicação é dada. O Senhor Jesus está se referindo ao Espírito Santo .


A sede que Ele sacia põe o sedento em contato com a água da vida eterna , na qual o Espírito opera. Por meio disso, alguém é posto em contato com a fonte: é o Senhor glorificado no céu. Quem quer que tenha sido posto em contato com Ele e viva Dele, poderá ser um refrigério para os outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário