Perda de apetite espiritual

"Muitas vezes tenho tão pouca vontade de estudar a Palavra de Deus e todas as escrituras e livros que poderiam me ajudar a compreender melhor as Sagradas Escrituras! Se encontro algum tempo antes ou depois do meu trabalho, leio um pouco, mas sem apetite real, mais pela consciência de que é um dever necessário.

Eu leio algumas outras coisas, mesmo que apenas para me manter atualizado profissionalmente e culturalmente. Às vezes, no entanto, quando as muitas tarefas do dia estão concluídas, sinto-me tão exausto que minha compreensão é suficiente apenas para leves notícias do dia."


Em resposta a uma pesquisa entre os filhos de Deus, "Você lê muito na Bíblia?" sem dúvida receberíamos hoje algumas dessas e outras respostas semelhantes. Muitos sofrem de falta de apetite espiritual e não sabem, ou pensam que significa pouco.


Mas é realmente tão irrelevante de qual alimento meu coração se nutre? — A história antiga do povo de Deus nos ajuda a encontrar a resposta certa.


Os filhos de Israel estiveram uma vez no Egito e sob o domínio do Faraó. Eles eram seus escravos e tinham que servi-lo. A comida do Egito: carne, peixe, pepino, melão e alho-poró, cebola e alho foram dados para mantê-los vivos para este serviço escravo. As condições de vida eram tão duras que eles suspiravam e gritavam.


Deus teve pena deles. Ele os redimiu com o sangue do cordeiro pascal e os conduziu para fora do Egito através do Mar Vermelho com mão forte. Agora esta divisa de água, longa, larga e profunda estava entre Israel e o Egito. Para todo sempre. Não há mais serviço de escravos, capatazes, açoites, mas também não há mais comida do Egito!


Eles estavam agora a caminho da Terra Prometida. Deus estava no meio deles; Ele os levou a este belo destino. Ele era o Deus deles e eles eram Sua propriedade. Agora eles não devem servir a ninguém, mas somente a Ele. Ele cuidou deles, partindo rochas no deserto e deu-lhes de beber como de grandes abismos. Ele fez chover maná sobre eles, "trigo do céul", "Pão do céu", "pão dos poderosos". Este era agora o alimento de Deus para eles sustentarem esta outra nova "vida para Deus", e Ele o enviou "com abundância" (Salmo 78).


Nós, filhos de Deus, também podemos falar de uma grande mudança. Nossa Páscoa, Cristo, também foi morto (1 Coríntios 5:7). Seu sangue nos redimiu. Nós éramos escravos do pecado; mas nós também fomos autorizados a atravessar o "Mar Vermelho" com os pés secos (uma figura da morte de Cristo para nós). Agora somos libertos e nos tornamos escravos de Deus (Romanos 6). Nós escapamos do domínio de Satanás, o príncipe deste mundo, e agora temos um outro, bom Senhor – Jesus Cristo, que deu Sua própria vida por nós para que pudéssemos ser salvos. Não somos mais "do mundo". O próprio Jesus confirma isso várias vezes (João 15: 19; 17: 14 e 17: 16). A cruz de Cristo está entre o mundo e nós (Gl 6:14). Posicionalmente, mesmo agora, somos colocados nos lugares celestiais em Cristo (Efésios 2: 6). Não queremos e não podemos voltar.


Nosso alimento também mudou.


Quando éramos "do mundo", nos alimentavamos "do que está no mundo". Procuravamos satisfazer a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Esse alimento "não era do Pai". Serviu apenas para sustentar o ministério do pecado sob o domínio de Satanás. Mas, como o "filho pródigo" em Lucas 15, estávamos em falta. Ninguém nos deu o que poderia satisfazer as necessidades de nossos corações. Estávamos passando fome. Suspiramos e gemiamos.


Mas agora voltamos para Deus. Nós nos tornamos Seus filhos, e agora nos sentamos à mesa do Pai, comendo o alimento delicioso que Ele coloca diante de nós. Jesus diz: “Meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo... Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede" (Jo 6: 32-35).


Depois que o Filho veio ao mundo e se tornou o pão da vida para nós por meio de Sua obra na cruz e Sua ressurreição, Deus nos dá esse alimento diariamente por meio de Sua Palavra escrita, pois o assunto principal da Bíblia é Jesus Cristo; as Escrituras dão testemunho Dele (João 5: 39). Precisamos deste alimento do céu: para que o "homem interior" possa ser renovado dia a dia pela ação do Espírito Santo (2 Cor 4:16); para que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo; ara que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina ... mas nos apegando à verdade em amor "para que cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (Efésios 4: 13-15); 


para que possamos dar frutos (Mateus 13:1-8; 18-23) no louvor de Deus, na glorificação do nome de Jesus Cristo e no serviço entre os homens.


Ao contrário dos filhos de Israel, nós, filhos de Deus, ainda podemos participar do alimento do Egito após nossa salvação. Não precisamos buscá-lo de longe; o inimigo de nossa alma os carrega atrás de nós, já preparados e temperados; o mundo nos pressiona de todos os lados. É da maior importância que tomemos consciência do grande perigo e estejamos plenamente convencidos da necessidade de uma defesa decisiva. Caso contrário, sucumbiremos à tentação constante de encher nossos ventres “com bolotas que os porcos comiam" e deixaremos de cobiçar o leite genuino e não falsificado da Palavra de Deus (1 Pe 2: 2). A anorexia espiritual e suas terríveis conseqüências surgirão e curvaremos nossas costas novamente à escravidão do pecado. Em vez de louvar a Deus, suspiraremos e choraremos novamente.


Irmãos e irmãs, coloquemos guardas fiéis nas portas e janelas de nossas casas! O que temos que ler e estudar para a formação em nossa profissão e para sua prática na maioria das vezes não é prejudicial. Mas quando se trata de alimento para nossos corações, não podemos ser cuidadosos demais. Sempre nos perguntemos: isto é alimento que Deus está me dando?


Temos distrações suficientes durante o dia; o que precisamos é reunir nossas mentes no santuário de Deus. Lá encontramos descanso reconfortante, Sua paz e Sua alegria. O salmista exclama: "Como amo a tua lei (a tua palavra), é a minha meditação durante todo o dia!" W.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário