Viver pela fé

"E a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus." (Gál 2: 20)

Falamos com frequência sobre viver pela fé. Mas alguns não sabem realmente do que se trata. Na maioria das vezes, eles aplicam esse termo apenas à confiança em Deus, em termos de comida e roupas. Os cristãos que não têm fontes visíveis de ajuda para suas necessidades temporais, não têm renda fixa nem posses, são diferenciados dos outros e chamados de 'aqueles que vivem pela fé'. Será que essa vida maravilhosa e gloriosa não conhece nenhuma esfera mais elevada, nenhuma esfera mais ampla do que apenas as coisas temporais, a satisfação regular das necessidades corporais?

Devemos nos opor veementemente a essa interpretação indigna da vida de fé. Tudo o que compreende ligeiramente os mistérios sagrados e preciosos da fé, sente que essa é uma restrição inadmissível. Pode-se admitir, mesmo que por um momento, que um cristão que tenha uma renda fixa seja, por essa razão, excluído do privilégio da vida de fé? Essa vida ocorre apenas no nível de alimentação e vestuário? Será que a fé não tem um pensamento mais elevado de Deus do que apenas o fato de que Ele nos impede de morrer de fome ou de ficarmos sem abrigo? Que esse pensamento indigno fique longe de nós!

O que significam, então, essas palavras de peso em Habacuque 2: 4: "Mas o justo viverá pela sua fé", que Paulo cita nada menos que três vezes em suas epístolas? (Rom 1: 17; Gal 3: 11; Heb 10: 38). Será que essa frase curta, mas clara, se refere apenas a alguns servos do Senhor que não têm renda regular? Pelo contrário, é um privilégio elevado e abençoado de todos aqueles que Ele reconhece como "justos" ou "justificados". Todo filho de Deus pode "viver pela fé" em pensamentos, palavras e ações.

A vida de fé diz respeito a toda a pessoa - incluindo o espírito e a alma, não apenas o corpo. Em toda a vida cristã, a fé é um princípio profundamente arraigado. Pela fé somos justificados e pela fé vivemos; pela fé estamos de pé e pela fé caminhamos. Desde a linha de partida até a chegada na carreira do crente, tudo é pela fé, simplesmente porque ele é um crente tanto na prática quanto na confissão. E sem essa fé não é possível agradar a Deus (Heb 11: 6).

Além disso, a esfera de experiência da fé de um cristão se estende a tudo o que é invisível e a tudo o que um filho de Deus espera (Heb 11: 1). Ela o capacita a perceber diariamente a presença do Pai e a comunhão com Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, e a viver no Espírito que lhe dá testemunho de que ele é um filho de Deus. Pela fé, ele respira a atmosfera celestial e se aquece à luz da glória de Deus na face de Jesus Cristo.

A vida de fé é uma vida de fé, em comunhão com as coisas celestiais. É a "fé no Filho de Deus, que nos amou e se entregou por nós". Quando o espírito não está sobrecarregado com as coisas terrenas, somos capazes de nos apoderar da vida real (1 Tim 6: 19). 

WJH

Nenhum comentário:

Postar um comentário