Atos 5




Ananias e Safira


Os dois versos sobre Barnabé no final do capítulo anterior são uma introdução aos eventos com Ananias e Safira. Ananias significa "Deus é gracioso". No entanto, aprendemos aqui que Deus também é santo; Safira significa "bela". Mas aprendemos aqui que seu coração está contaminado pelo pecado.


No capítulo anterior, o Espírito mostra Seu poder e autoridade fora da igreja, aqui Ele o mostra contra o mal dentro da igreja. Deus não pode suportar o mal no lugar onde Ele habita. Satanás sempre esteve disposto a exercer sua influência maligna onde Deus trabalha e abençoa. Ele também sempre encontra pessoas que estão dispostas a serem usadas por ele.


O que Ananias e Safira fazem é um forte contraste com o procedimento de Barnabé. É possível que Ananias e Safira tivessem inveja de Barnabé. Inspirado pela generosidade de Barnabé e de outros, Ananias não quer ficar para trás. Juntamente com sua esposa, ele considera a possibilidade de vender parte da propriedade, o que acaba fazendo.


Assim como fez com Judas, ele se aproveita da ganância do homem por dinheiro com Ananias e Safira. Ananias e sua esposa consideraram a possibilidade de não trazer todo o dinheiro da venda, mas apenas parte dele. Dar a quantia total é ir longe demais para eles, mas querem dar a impressão de que estão fazendo isso. Esse comportamento pode vir de alguém que possivelmente é um cristão genuíno, mas que permite que a carne atue nele.


Eles querem dar a impressão de devoção guiada pelo Espírito sem negar a si mesmos. Sua ganância está voltada tanto para o dinheiro quanto para a honra. Fazer o sacrifício completo está além de seu estado espiritual. Eles querem imitar as boas ações dos outros sem que seus corações estejam totalmente submissos ao Senhor. Enquanto marido e mulher deveriam se corrigir mutuamente, Ananias e Safira se encorajam mutuamente no mal. A mulher aqui não é a ajuda para o marido que deveria ser de acordo com o plano de Deus.


Ananias é julgado


Quando Ananias chega a Pedro com o dinheiro, Pedro imediatamente denuncia a fraude de Ananias sem que ouçamos Ananias dizer uma única palavra. O Espírito Santo pode deixar claro para Pedro, claramente, que chegou um homem que não é sincero e está mentindo para ele. Por meio do Espírito Santo, Pedro pode discernir o Espírito que está agindo em Ananias . Ananias não está agindo sob a influência do Espírito Santo, mas sob a influência de Satanás, a quem ele deu acesso em seu coração e que encheu todo o seu coração. Quando Satanás enche o coração, o homem é capaz de uma hipocrisia descarada sem perceber que Deus é muito maior.


Pedro expõe a obra de Satanás. A mentira é a obra de Satanás. Satanás é o arqui-mentiroso, o pai da mentira ; . Ananias poderia ter retido parte dos lucros. Ninguém o obrigou a dar tudo. Mas ele também não deveria ter fingido que havia dado tudo. Isso é viver uma mentira e enganar os outros com essa mentira. Pedro deixa claro que Ananias não tinha obrigação de vender seus bens . Se alguém se tornasse cristão, não perderia sua propriedade. Portanto, Pedro também disse que o dinheiro continuou sendo propriedade dele após a venda. Não havia obrigação de entregá-lo.


Pedro diz tudo em uma forma interrogativa. Ele não faz isso porque Ananias possivelmente não estava familiarizado com as coisas da igreja, mas porque ele as conhecia muito bem e deliberadamente as tratou de forma diferente. Em seguida, ele pergunta a Ananias por que ele havia se empenhado nessa ação. Isso não pode ter outra razão a não ser dar a impressão de ser completamente fiel a Deus e confiar totalmente Nele, quando, na realidade, ele está confiando em bens terrenos. Esse comportamento não é mentir para as pessoas, mas mentir para Deus.


É mentir para o Espírito Santo, a quem Pedro chama explicitamente de "Deus". O Espírito Santo é Deus. Ananias e Safira queriam trazer mentiras para o lugar onde Deus está presente. Eles haviam se esquecido de Sua presença e também de que nada está oculto a Ele. Deus habita no meio de Seu povo tanto em graça quanto em santidade. Esse é um fato extremamente importante!


Vemos o efeito correspondente no julgamento que se abateu sobre Ananias e Safira. Sem que Ananias tivesse a chance de dizer uma palavra em sua defesa ou de formular qualquer argumento, ele cai no chão ao ouvir as palavras de Pedro e morre. Vemos aqui que o pecado na igreja é uma nova ocasião para a revelação do poder de Deus.


Imediatamente após Ananias cair morto no chão, os jovens se levantam. Eles manuseiam o corpo com cuidado e o envolvem em panos, levam Ananias para fora e o sepultam. O fato de serem jovens é uma indicação do início novo e vigoroso da igreja.


Embora não saibamos nada sobre Ananias e Safira além do que lemos aqui, muito tem sido dito e escrito sobre a questão de eles estarem salvos ou perdidos.


Podemos dizer algo sobre a opinião de que os veremos novamente no céu. Eles faziam parte da igreja. Não há nenhuma indicação de que já houvesse cristãos nominais naquela época. O próprio Senhor estava aumentando a igreja diariamente , e ninguém além dos verdadeiros crentes ousava se juntar à igreja . O pecado que Ananias e Safira cometeram foi um pecado para a morte ; . Não apenas o que não pertence a Deus é acrescentado à igreja, mas também é retirado: o pecado.


Há também algo a ser dito sobre a visão de que não estamos lidando com cristãos genuínos, mas com cristãos falsos. Pedro fala com Ananias com expressões que dão pouca esperança de que uma nova vida esteja presente. O ato deles foi um ato extraordinariamente atrevido. As deliberações que fizeram e executaram não revelam nenhuma consciência da santidade de Deus. Pedro diz que Satanás havia enchido o coração deles; portanto, é difícil supor que o Espírito Santo tivesse espaço em seus corações. Não é dada a Ananias a oportunidade de se arrepender de sua ofensa porque não foi um pecado de ignorância, mas um ato de rebelião consciente contra Deus.


Não podemos ter a última palavra sobre a questão de Ananias e Safira terem sido salvos ou não. Deus tem a última palavra. É importante para nós que Ananias seja um exemplo de advertência de que a santidade de Deus não deve ser mal avaliada. Isso ainda é válido. O fato de que toda hipocrisia desse tipo não é mais punida com a morte mostra quão pouco o Espírito Santo ainda pode trabalhar na igreja. O poder do Espírito Santo é muito limitado pela secularização da igreja.


Vemos várias vezes nas Escrituras que sempre que Deus começa algo novo, o homem o corrompe e a santidade de Deus então se manifesta em juízo. Isso começa com Adão e Eva, que se deixaram enganar por Satanás e, como resultado, foram expulsos do paraíso por Deus . Como Deus previu , a morte entrou no mundo por meio de suas ações . O sacerdócio também mal havia sido instituído e dois dos primeiros sacerdotes já estavam trazendo fogo estranho. Deus tem de julgar Nadabe e Abiú . Depois que Israel acaba de entrar na Terra Prometida e Acã atenta ao anátema, ele precisa morrer .


Safira é julgada


Depois de cerca de três horas, chega "sua esposa", a mulher que foi incumbida de ajudá-lo, mas que o apoiou em suas más intenções. Depois de algum tempo e ele não ter retornado, ela pode ter ficado inquieta e finalmente quis dar uma olhada. Durante todo esse tempo, nenhum rumor sobre o que havia acontecido chegou até ela. Safira não sabe de nada. Satanás sempre mantém seus escravos no escuro.


Não lemos que Safira tenha feito uma pergunta a Pedro e, no entanto, Pedro lhe responde. Isso parece indicar que ela fez uma pergunta. Talvez ela tenha perguntado onde estava seu marido. Ela não o viu entre os que estavam reunidos. A resposta de Pedro consiste em uma pergunta, que ele introduz com uma ordem: "Diga-me". Ele lhe diz a quantia que seu marido havia trazido como produto da venda da terra e pergunta se essa é realmente a quantia pela qual a terra foi vendida. Essa pergunta é um apelo direto à consciência dela.


Entretanto, sua consciência não parece ter sido tocada. A ausência do marido não a faz pensar, e a pergunta direta de Pedro não a faz cair em si. Ela tem a chance de confessar honestamente. No entanto, ela não aproveita essa oportunidade, mas persiste no pecado da hipocrisia. Ela não apenas diz "sim", mas repete a quantia que Pedro indicou como o produto da venda. Então, Pedro não pode deixar de anunciar o julgamento a ela também.


Antes que ela caia morta, ele conta a ela (e a nós) o motivo do julgamento. Juntamente com o marido, ela fez um plano para tentar o Espírito do Senhor. Tentar significa fazer algo com o espírito de incredulidade com o objetivo de testar se Deus mantém Suas palavras ; . Devo acreditar no que Deus diz porque é Ele quem o diz.


Como Safira continua a apoiar o marido em sua infidelidade, ela também compartilha o destino de infidelidade dele. Entretanto, há uma diferença na morte de seu marido. Ananias morreu imediatamente após perceber o pecado, ao passo que Safira teve a chance de confessá-lo. Isso mostra que o homem tem a responsabilidade principal.


Há temor tanto dentro quanto fora da congregação (igreja), para todos que ouvem falar do fato. A presença de Deus é realmente um assunto sério, por maior que seja a bênção. Esta é a primeira vez que a palavra "igreja" é usada.


Sinais e maravilhas


Depois que o mal na igreja é julgado, fala-se de um forte testemunho. Se o pecado não for julgado, ele sempre será uma barreira para a obra de Deus. Onde quer que o pecado seja removido, seja por julgamento próprio ou por ser removido da igreja, o caminho fica livre para a obra de Deus.


Nos primeiros dias, essa barreira foi imediatamente revelada pelo poder do Espírito Santo. Nos dias de decadência em que vivemos, há muito mal oculto, e é por isso que o Espírito não pode operar poderosamente na igreja. Se lermos a Palavra de Deus em espírito de oração, Ele certamente nos mostrará o que precisamos eliminar e também nos dará a força para fazê-lo.


As mãos dos apóstolos são ativas em bênção e graça. Todos os apóstolos, não apenas Pedro , realizam muitos sinais e maravilhas. Todos eles são testemunhos do Messias rejeitado, que agora está exaltado à direita de Deus. Os sinais nem sempre são milagres, mas os milagres são sempre sinais. Os sinais apontam para aquele que tem poder sobre a criação que geme. Os milagres são os poderes do tempo futuro do reinado do Senhor Jesus, que teria começado se as pessoas ainda O tivessem aceitado naquela época.


São os sinais e as maravilhas dos primeiros dias. Mais tarde, nos Atos dos Apóstolos, eles aparecem mais algumas vezes, mas cada vez menos. Devido à rejeição constante do Senhor Jesus, o uso de sinais e maravilhas também desapareceu.


O local do evento é o alpendre de Salomão. Os crentes se reúnem ali, ainda em unidade, pois o cenáculo provavelmente se tornou pequeno demais. Embora seja um evento público, a comunidade de cristãos é uma comunidade santa na qual a presença de Deus pode ser percebida. Portanto, nenhum dos que não fazem parte dela se atreve a se juntar a eles. Permanece uma distância.


Além da santidade, uma grande caridade também emana dessa comunidade. Todo o procedimento dos primeiros cristãos evoca respeito entre o povo. Por outro lado, um verdadeiro seguidor do Senhor Jesus provoca ódio e oposição de pessoas que são invejosas e se apegam à sua adoração obstinada. As pessoas que não têm muito a ver com adoração geralmente admiram e reconhecem aqueles que servem ao Senhor fielmente.


A relutância em se juntar aos cristãos impede um movimento de massa descontrolado. Em um interlúdio, Lucas afirma que isso não significa que a igreja não esteja crescendo. O que um observador superficial julgaria como um duro golpe para a igreja - o julgamento do mal e o fato de que ninguém ousava se juntar a eles - dá a Deus a oportunidade de realizar uma obra profunda nos corações. Para se unir a essa comunidade é necessário ter fé em Cristo e não ser atraído por ela. Não se trata de ser adicionado às pessoas, nem mesmo aos apóstolos, mas ao Senhor.


O Espírito de Deus pode trabalhar poderosamente precisamente por meio do julgamento exercido, de modo que muitos cheguem à fé e multidões sejam acrescentadas ao Senhor. Lucas também menciona mulheres sendo salvas pela primeira vez. As mulheres desempenham um papel importante na igreja apostólica. Lucas as menciona regularmente nos Atos dos Apóstolos.


Após a frase intermediária , Lucas continua a descrição das coisas especiais que acontecem por meio dos apóstolos. Jerusalém se torna um grande hospital, pois os doentes estão deitados por toda parte nas ruas, todos buscando a cura dos apóstolos. O poder do Espírito é tão forte que todos são curados. Ao contrário das reuniões de cura de hoje, todos são curados, sem exceção. Não há falhas ou curas apenas parciais.


Um poder especial emana de Pedro. Ele cura com suas mãos e com sua sombra. A sombra de uma pessoa não é a própria pessoa, mas está intrinsecamente ligada a ela. As sombras são causadas pelo curso do sol. Pedro apenas transmite o que o Senhor Jesus - de quem o sol é uma imagem - lhe dá. Não apenas os habitantes doentes de Jerusalém são curados, mas também todos aqueles que são trazidos das cidades ao redor de Jerusalém. Nessa época, Jerusalém ainda é o centro das atividades dos apóstolos. Todos os doentes são trazidos a eles lá. Mais tarde, os apóstolos se dispersaram.


Certa vez, li uma amostra da insensatez dos curandeiros de hoje, que acham que podem imitar tudo o que os apóstolos fizeram nos primeiros dias, em um fórum da web onde alguém transmitiu o seguinte relato: "Durante um discurso na igreja pentecostal em Alkmaar (15 de fevereiro de 2014) [um pregador] disse: 'Eu também frequentei uma escola bíblica e lá aprendi sobre Pedro, que quando sua sombra caía sobre os doentes, eles eram curados . Isso me impressionou. Um dia, vi uma pessoa sentada em uma cadeira de rodas na rua e passei pelo lado ensolarado, de modo que minha sombra caiu sobre o homem. Infelizmente, ele não melhorou. Bem, eu poderia tentar. Se você não tentar nada, não saberá o resultado." A pessoa que transmitiu esse relatório abordou esse assunto. Ela observou o seguinte: "Pessoalmente, nunca pensei na ideia, e nunca pensei depois do discurso. Mesmo assim, me ocorreu. Você já tentou fazer isso? Acho que você também nunca experimentou, mas por que não?" Em minha opinião, é supérfluo comentar tanta tolice.


Presos e libertados


O sumo sacerdote e seus companheiros, os saduceus, se levantam. Isso não é apenas uma indicação de uma mudança de postura, mas também mostra uma reação espiritual. Eles se levantam contra a obra do Espírito. A obra do Espírito constantemente se alterna com as contra-ações de Satanás. Agora vem a próxima resistência. Neste mundo, o bem sempre trabalha na presença do poder do mal.


Os líderes religiosos temem qualquer ameaça à sua posição. Eles não podem ficar de braços cruzados e observar a influência dos apóstolos minar sua influência. Eles precisam se unir ou atacar. Mas, como estão tão cheios de inveja, não há como se juntar a eles, então decidem atacar. Dessa vez, eles capturam não apenas Pedro e João, mas todos os apóstolos e os colocam na prisão.


Parece ser o fim do dia novamente, porque os apóstolos não são interrogados imediatamente. Quando a noite cai sobre Jerusalém, os olhos de Deus estão fixos na prisão. Ele ri da fúria dos líderes religiosos . Ele envia um anjo para libertar seus fiéis apóstolos. Vemos a ironia de Deus aqui, que envia um anjo no mesmo lugar em que os saduceus aparecem como oponentes que não acreditam em anjos .


O Senhor não dá a seus apóstolos o poder de se livrarem. O anjo faz o que os homens não podem fazer. Ele abre as portas da prisão e sai diante deles. Devia estar completamente escuro na prisão e era impossível para os apóstolos encontrarem a saída. Mas a luz do anjo lhes mostra o caminho.


Quando estão do lado de fora, o anjo dá aos apóstolos uma missão. Fica claro com esse encargo que eles foram liberados para retomar suas atividades normais e não para fugir. Ele indica o lugar onde devem pregar e lhes diz sobre o que devem falar. Eles devem retornar ao seu lugar no templo e falar "ao povo todas as palavras desta vida".


A graça de Deus para seu povo vai além. Ele quer que o povo ouça "todas" as palavras desta vida. São palavras dEle e sobre o Senhor Jesus, por meio das quais todos que as ouvirem e aceitarem serão salvos . Também é nosso privilégio falar palavras desta vida às pessoas que ainda não conhecem Cristo para que sejam salvas. As palavras do Senhor Jesus "são espírito e são vida" . Falemos essas palavras às pessoas e não nos percamos em disputas sobre palavras que levam à queda dos ouvintes .


Os apóstolos fazem o que o anjo disse porque reconhecem claramente a comissão do Senhor nisso. Eles cumprirão essa missão com alegria e convicção depois de serem tão encorajados por essa libertação notável. Em vez de irem para a cama, eles oraram até poderem ir ao templo de manhã cedo. Uma vez lá, eles não contam uma grande história sobre sua libertação espetacular, mas ensinam o povo. Eles corajosamente continuam seus ensinamentos ao povo sem medo dos líderes religiosos, que, é claro, os esperam. Eles não demoram a chegar.


Antes de chegar a hora, Lucas menciona que os líderes se reuniram para julgar os apóstolos. É óbvio que nenhum deles tem a menor ideia do que aconteceu durante a noite. Pensando que têm o assunto sob controle, eles enviam servos para buscar os apóstolos na masmorra. Quando os servos chegam, não encontram mais os apóstolos lá. Isso deve ter causado grande espanto.


Eles retornam aos sacerdotes e relatam sua descoberta. Eles descrevem em detalhes o que encontraram quando chegaram lá. A princípio, tudo parecia estar em perfeita ordem. As portas da masmorra não estavam abertas, mas cuidadosamente trancadas. Os guardas também estavam em seus postos. Não havia nada que indicasse que os prisioneiros não estavam mais lá. Mas quando eles entraram e abriram as portas mais internas para buscar os prisioneiros, não havia ninguém lá.


Esse relato dos servos sobre todo o cuidado e os guardas fornece uma prova adicional de que Deus estava agindo. Por melhor que tenha sido a segurança, isso não importa para Deus. Ele simplesmente torna os guardas cegos e surdos durante o tempo que Ele precisa.


Isso nos faz lembrar dos eventos que cercaram o túmulo do Senhor Jesus e certamente fez com que os chefes dos sacerdotes se lembrassem disso. Naquela ocasião, eles haviam se certificado de que o túmulo estava bem fechado por uma pedra selada, com um guarda na frente para proporcionar segurança adicional . Entretanto, nenhuma de suas medidas poderia impedir que o Senhor Jesus ressuscitasse dos mortos. Pelo contrário, suas medidas forneceram uma prova adicional de sua ressurreição. Eles queriam desfazer essa prova subornando os soldados para que espalhassem uma mentira .


Agora o centurião e os chefes dos sacerdotes estão confusos com a situação. Onde estão seus prisioneiros? Sua pergunta não fica sem resposta por muito tempo. Alguém chega com a notícia de que os prisioneiros estão no templo ensinando o povo. Os apóstolos fazem o que o Senhor Jesus fez. Eles ensinam o povo interpretando o Antigo Testamento a fim de provar que Jesus é o Cristo .


Presos pela segunda vez


Depois de saberem onde estão os prisioneiros, o centurião vai até lá com os servos. Eles percebem que o povo tem os apóstolos em alta estima. Eles não usam a violência habitual ao fazer prisioneiros, pois assim incorreriam na ira do povo. Portanto, fazem o possível para persuadir gentilmente os apóstolos a irem com eles.


Os apóstolos vão com eles sem resistir. Tampouco pedem ajuda ao povo, que claramente os apoia. Em nenhum lugar os crentes são chamados a se defender quando são feitos prisioneiros por causa de sua fé. Responsabilidade é a missão .


O centurião e os servos levam os apóstolos ao Sinédrio. O sumo sacerdote começa imediatamente o interrogatório, que contém uma acusação. Ele acusa os apóstolos de desobediência à mais alta autoridade religiosa, que lhes havia ordenado severamente que não ensinassem em nome do Senhor Jesus . Portanto, eles não deram ouvidos a isso. Não, eles precisam reconhecer que os apóstolos encheram Jerusalém com seus ensinamentos.


É intolerável para eles que esses indivíduos, que não pertencem à autoridade religiosa reconhecida, estejam interpretando as Escrituras para o povo. Eles reivindicam o direito de fazer isso somente para si mesmos, excluindo todos aqueles que consideram não qualificados. Eles percebem que os apóstolos não apenas encheram Jerusalém com seus ensinamentos, mas também trouxeram o sangue "desse homem" (eles não querem pronunciar o nome do Senhor Jesus) sobre eles.


Eles sabem muito bem o que significa a pregação do Cristo ressuscitado: Deus os condenou por terem matado alguém injustamente. Ao fazer isso, eles estariam de fato trazendo o sangue dele sobre si mesmos. Isso é exatamente o que eles fizeram e o que eles mesmos testemunharam claramente no julgamento contra o Senhor . Na verdade, Deus os toma pela palavra deles.


Testemunho de Pedro e dos apóstolos


A resposta de Pedro e dos apóstolos é mais um anúncio de um propósito firme do que um testemunho. Está claro que os governantes se opõem a Deus. No entanto, não há desafio ou vontade própria entre os apóstolos. Trata-se de obediência a Deus. Eles começam sua resposta com obediência e a terminam com ela .


Os sumos sacerdotes e os seus não são mais do que "homens" para eles. Eles rejeitam resolutamente a acusação de desobediência. Eles não deixam mais para a consciência dos líderes decidir a quem eles devem obedecer mais, mas afirmam em termos gerais que "um", ou seja, todos, devem obedecer a Deus mais do que aos homens. Foi por isso que eles agiram da maneira que agiram. Nem mais, nem menos.


Agora eles se tornam os acusadores. Eles ainda ocupam o lugar no centro de Israel quando dizem "o Deus de nossos pais". De forma impressionante e muito compacta, mas também muito contundente, eles contrastam a forma como Deus trata o Senhor Jesus com a forma como esses líderes agem. Deus o ressuscitou dos mortos, enquanto eles o mataram pendurando-o no madeiro. A morte na cruz é a forma romana de execução, mas eles atribuem esse ato à comunidade judaica. Eles também não falam de "crucificá-lo", mas de "pendurá-lo em um madeiro". Ao fazer isso, eles enfatizam que rotularam Cristo como alguém amaldiçoado por Deus ; .


Mas àquele a quem eles rotularam e trataram dessa forma, Deus deu toda a honra que Lhe é devida. Eles - como falsos líderes - O negam como líder, mas para Deus Ele é o príncipe, o líder supremo ; ; . Eles já haviam amaldiçoado o povo , agora O rejeitam como Salvador, mas para Deus Ele é o Salvador. Deus O exaltou aos céus com Sua mão direita. Portanto, Ele vive em glória, onde todo o favor de Deus repousa sobre Ele.


Deus O exaltou para dar a Israel o arrependimento e o perdão dos pecados. Portanto, um tempo de graça é acrescentado ao tempo que já passou, no qual Israel não fez uso dessa graça. Tanto a conversão quanto o perdão são vistos aqui como uma dádiva de Deus e ainda são oferecidos ao povo neste momento. Todas as pessoas que chegaram à fé no Senhor Jesus também receberam essa graça. No entanto, o povo como um todo, representado por seus líderes, mais uma vez O rejeitou.


Pedro e os apóstolos não contam coisas que sabem por ouvir dizer, mas que eles mesmos testemunharam e vivenciaram. Não se espera que as testemunhas façam nada além de dizer a verdade . Os apóstolos são testemunhas e o Espírito Santo é uma testemunha. Portanto, esse é um testemunho duplo. O Espírito Santo não dá testemunho somente por meio dos apóstolos.


A presença do Espírito Santo na Terra é, por si só, um testemunho . Deus concedeu esse Espírito Santo a todos que Lhe obedecem. Aqui, o dom do Espírito Santo está ligado à responsabilidade do homem. A obediência não é apenas cumprir a lei, mas a obediência da fé é ouvir a ordem de Deus para se converter e crer no Senhor Jesus ; . Aqueles que creem no evangelho de sua salvação recebem o Espírito Santo .


O conselho de Gamaliel


Depois que Pedro deu o testemunho claro do apreço de Deus por Cristo, a medida está completa para os líderes. Eles entendem muito bem o que isso significa. Suas consciências foram picadas e eles foram acusados de assassinato. Mas, em vez de se curvarem diante de Deus, eles mostram como seus corações ainda são assassinos, pois se recusam terminantemente a abrir mão de sua posição de prestígio entre o povo. Seu ódio é tão grande que eles querem matar os apóstolos. O assassinato enche o coração deles, inspirado por Satanás, o assassino de homens desde o princípio .


No entanto, há alguém no Sinédrio que mantém a cabeça fria. Trata-se de Gamaliel. Ele é um mestre da lei que é honrado por todo o povo. Ele é o próximo instrumento que Deus usa em sua providência para restaurar a liberdade de seus apóstolos, assim como usou anteriormente o anjo . Gamaliel faz com que o Sinédrio se acalme. Ele tem autoridade, pois ordena que "o povo" seja retirado da sala por um momento.


Em seguida, ele inicia sua recomendação ao Sinédrio. Sua recomendação não vem de um diálogo com Deus, mas da sabedoria humana. No entanto, Deus usa esse conselho para atingir seu objetivo. Gamaliel se dirige ao Sinédrio como "homens de Israel", ou seja, como homens que pertencem ao povo escolhido de Deus. Ele os exorta a pensar cuidadosamente antes de ofender "estes homens".


Para convencê-los de que precisam ser cuidadosos e não se apressar em julgar estes homens, ele aponta para duas pessoas de sua história recente que também se apresentaram como líderes. Em primeiro lugar, ele se refere a Theudas, que é completamente desconhecido para nós. Esse homem dizia de si mesmo que era muito importante. A modéstia não era sua maior virtude. Ele conquistou um grupo de cerca de 400 homens, mas o que aconteceu com ele e seu movimento? Ele foi morto. Ao mesmo tempo, todos os seus seguidores se dispersaram. Todos os planos e promessas grandiosos não deram em nada.


Depois, há outro enganador do povo, Judas, o galileu. Cerca de 30 anos atrás, essa pessoa queria se destacar como líder. O povo não se opôs de forma alguma, pois eram os dias do alistamento. Esses dias lembravam explicitamente a ocupação romana. Naquela época, o clima era propício para uma revolta contra os romanos. Ele também foi acompanhado por seguidores que ficaram impressionados com suas ideias. Mas os romanos reprimiram sua revolta. Ele foi morto e esse foi o fim de seu movimento. Todos os que lhe obedeceram foram dispersos.


Pessoas como Teudas e Judas, o galileu, são ladrões e assaltantes, dos quais o Senhor falou quando se referiu às pessoas que entram no aprisco por outro caminho que não a porta . Ao apresentar a questão dessa forma, Gamaliel coloca o Senhor em pé de igualdade com eles.


Sua mente sóbria, embora obscurecida, o leva a uma conclusão sóbria. Ele simplesmente diz que, se eles deixarem esse assunto de lado, sempre estarão certos. Esse "homem" poderia ser um sedutor e, então, o cristianismo se desvaneceria. Os agitadores vêm e vão, assim como acontecerá com esse novo movimento. No entanto, se for uma obra de Deus, todo o esforço humano será em vão e eles se mostrarão como aqueles que lutam contra Deus. Essa recomendação de Gamaliel ainda hoje é dada aos judeus ortodoxos quando eles entram em diálogo com os judeus messiânicos.


Gamaliel teria feito melhor se tivesse sugerido ao Sinédrio que o assunto fosse analisado com base no Antigo Testamento. O Senhor Jesus nunca disse que era alguém importante, ao contrário de Theudas e muitos outros com ele. Ao longo do tempo, surgiram cerca de quarenta falsos messias, dos quais Bar Kochba é certamente o mais conhecido. Todos eles alegaram ser os libertadores de Israel da escravidão das nações. Mas todos eles falharam miseravelmente e arrastaram muitos para sua queda.


O único que pode afirmar ser o Messias tem uma mensagem que é acreditada em todo o mundo e tem milhões de seguidores. Eles não foram dispersos, mas todos foram batizados em um só corpo por um só Espírito.


Açoitados, libertados e seguindo em frente


O Sinédrio está convencido. Embora o Sinédrio siga a recomendação de Gamaliel e, assim, mostre que não quer lutar contra Deus, eles ainda se mostram inimigos de Deus. Eles chamam os apóstolos de volta, mas não para se desculparem. Embora seus planos assassinos não tenham sido executados, o ódio deles não diminuiu. Isso é demonstrado pelo fato de que eles espancam os apóstolos. Eles também ordenam que eles parem de falar "em nome de Jesus". Em seguida, soltaram os apóstolos.


Mas esses não são homens quebrados que agora saem da sala do tribunal. Muitas vezes temos medo de dar um testemunho se esperamos um olhar malicioso ou um sorriso zombeteiro. Com os apóstolos é diferente. Os espancamentos que os apóstolos sofreram levaram apenas ao resultado de que eles se regozijavam por terem sido considerados dignos de suportar a desonra pelo nome do Senhor ; .


A ameaça de não mais falar "em nome de Jesus" apenas os leva a ensinar a palavra de Deus com zelo ainda maior, tanto publicamente no templo quanto nos lares. Eles proclamam que o Senhor Jesus é o Cristo prometido. A proibição de parar de "falar em nome de Jesus" é tão tola quanto ordenar que o sol pare de brilhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário