Atos 6




Murmuração na igreja

À medida que o número de discípulos aumenta, aumentam também os perigos da carne pecaminosa que todo crente tem dentro de si. No capítulo anterior, ela se manifestou em dois dos discípulos com uma atitude bem pensada e, portanto, astuta. O julgamento foi de acordo com isso. Agora a carne pecaminosa se revela de uma forma diferente da do capítulo anterior.


Não se trata de um pecado astuto e bem pensado, mas um espírito de discórdia surge na congregação, que se expressa em murmuração. Não é uma rebelião, mas ainda é mortal se não for respondida da maneira correta . Assim como no caso de Ananias e Safira, o dinheiro é a causa. Para eles, tratava-se de doá-lo; aqui, trata-se de distribuí-lo, possivelmente principalmente na forma de bens e coisas do gênero.


A murmuração decorre das diferentes condições de vida dos discípulos. Os judeus de língua grega são da opinião de que suas viúvas não são tratadas da mesma forma que os hebreus na distribuição dos bens que a igreja recebeu de seus membros mais ricos. Aqui vemos dois grupos com origens diferentes. Os judeus de língua grega são judeus que vieram da dispersão. Eles falam o idioma grego e estão familiarizados com a cultura grega, o que pode ter ficado evidente em seu comportamento. Os hebreus são os judeus que falam hebraico ou aramaico. Eles têm suas raízes em Israel e são caracterizados pela lei.


Portanto, são dois grupos que têm seus perigos e precisam aprender a tolerar um ao outro. Os falantes de grego correm o risco de introduzir o estilo de vida mundano na congregação; os hebreus correm o risco de introduzir o legalismo na congregação.


O Pregador já observou esse perigo e advertiu contra ele . Ele fala do contraste entre o justo, que apela para a sua justiça (alguém que se vê como a norma, traduz essa norma em leis e as impõe aos outros), e o sem lei, que apela para a sua liberdade (ele não reconhece uma única lei). A única maneira de evitar cair em qualquer um dos extremos é temer a Deus.


A pessoa temente a Deus tem reverência pela Palavra de Deus e não acrescenta nada a ela e não tira nada dela, escapando assim de ambos os perigos. O Senhor Jesus andou no caminho estreito, no meio das veredas do juízo , nem para a direita nem para a esquerda. Devemos sempre nos alinhar com Ele . Se não fizermos isso, Satanás conseguirá trazer desunião entre os crentes por meio do descontentamento e da inveja.


Satanás usa as pequenas diferenças que existem na igreja para colocá-los uns contra os outros. Nesse caso, trata-se de bens terrenos. Se estivermos contentes com o que temos , não sentiremos inveja do que os outros têm ou podem fazer. O contentamento é inseparável do temor de Deus .


Os apóstolos - aqui chamados de "os doze" - reconhecem o problema. Eles até reconhecem que contribuíram para a geração do problema. Eles assumiram tarefas que não eram diretamente deles. Isso desafia os problemas. Um efeito colateral disso é que eles não conseguiram mais cumprir plenamente sua tarefa real.


Se alguém faz mais do que deveria fazer, nada é feito corretamente. Os apóstolos não são mais capazes de cumprir sua tarefa real de pregar a palavra de Deus; a tarefa adicional que eles assumiram, servir as mesas, não foi bem executada. Servir às mesas refere-se à distribuição de dinheiro e bens entre os crentes.


É também um importante lembrete para que nos atenhamos ao que o Senhor nos deu para fazer. Se assumirmos outras tarefas, por mais bem-intencionadas que sejam, para as quais o Senhor não nos deu um encargo, isso será feito em detrimento da tarefa real. Mesmo a tarefa adicional não é realizada de forma satisfatória.


Os próprios apóstolos sentem que isso não é satisfatório. Felizmente, eles percebem seu erro a tempo. Eles ouvem os sinais de insatisfação devido às reclamações e agem antes que ocorra um tumulto. Isso lhes permite conter e eliminar o perigo. Eles querem voltar à sua tarefa original. O aspecto social da comunidade, que também existe e é muito importante, deve ser confiado a outras pessoas.


Nomeação dos sete diáconos


A fim de lidar com as dificuldades que haviam surgido, os apóstolos sugeriram aos irmãos que escolhessem sete homens que pudessem assumir essa tarefa (a distribuição de dinheiro e bens). Os apóstolos não os escolhem, mas apenas dão instruções sobre o que a congregação deve observar para realizar essa tarefa. As qualidades descritas que esses irmãos devem possuir mostram a importância desse ministério. Os homens que poderiam ser considerados para esse trabalho devem ter um bom testemunho em sua vizinhança. O Espírito Santo também deve ser capaz de trabalhar livremente neles e eles devem ser capazes de cumprir sua tarefa com sabedoria .


Embora se trate de coisas práticas, os irmãos que praticam essas coisas devem corresponder a certas características espirituais. Não se trata de irmãos práticos que são bons em contabilidade, por exemplo, mas de irmãos de mente espiritual que sentem a necessidade dos crentes e a atendem com sabedoria. A igreja não é uma organização, não é um sistema com regras em que você pode ver como tudo pode ser regulado da melhor maneira. É o Espírito de Deus que, em sua sabedoria, conhece todas as necessidades e pode dizer exatamente onde e como elas devem ser atendidas e como isso pode levar à glorificação de Cristo.


Esses homens são eleitos pela igreja . Isso funciona de forma diferente do que acontece com os dons da graça na igreja. Esses não são determinados pela igreja, mas são dados pelo Senhor e usados na igreja . A igreja deve aceitá-los e reconhecê-los como dados pelo Senhor . Em resumo, a igreja pertence ao Senhor e, portanto, Ele escolhe os dons e dá aqueles que são necessários para a edificação da igreja; no entanto, a igreja administra fielmente o dinheiro e nomeia aqueles que serão responsáveis por sua administração.


Depois que os apóstolos fizeram sua proposta, eles também disseram o que eles mesmos fariam. Eles disseram que negligenciaram a palavra de Deus. Mas quando eles têm suas mãos livres novamente para assuntos práticos, a primeira coisa que querem fazer é orar. E não apenas uma vez ou em uma ocasião especial, mas querem perseverar nisso. Em seguida, acrescentam que também querem perseverar no ministério da Palavra.


É notável que os apóstolos mencionem primeiro a oração como sua missão e depois a pregação. Sua batalha contra o poder do mal é travada primeiramente na oração. Na oração, mais do que em outros ministérios, tomamos consciência do poder de Deus, que é necessário para todos os outros ministérios. É importante primeiro falar com Deus sobre as pessoas e depois falar com as pessoas sobre Deus.


A proposta dos apóstolos recebe a aprovação geral da multidão de crentes. Eles escolhem sete homens que cumprem os requisitos. Isso significa que a igreja também avançou espiritualmente, e foi demonstrado que ela foi capaz de reconhecer esses requisitos nesses homens. Lucas menciona os nomes dos sete escolhidos. No caso de Estêvão, ele menciona a característica adicional de ser "cheio de fé e do Espírito Santo". Ele confia totalmente em Deus para que o Espírito Santo possa trabalhar nele sem impedimentos.


Pelo que podemos ver, todos os nomes dos sete mencionados são gregos. Essa é certamente uma concessão amorosa ao grupo de crentes que se queixou. Não haverá mais acusações de favoritismo por parte desse grupo. Quando o amor de Deus preenche os corações, ele supera o egoísmo e a estreiteza de espírito. A igreja de hoje é governada com base na democracia, com cada facção exigindo que seus representantes estejam em cada comissão que ela acha que deve criar.


De acordo com o conhecido comentarista bíblico F. W. Grant (1834-1902), os nomes têm os seguintes significados:

1. Estêvão - coroa

2. Filipe - amante de cavalos, corredor veloz

3. Prócoro - regente do hino de louvor

4. Nicanor - vencedor

5. Timão - honrado

6 Pármenas - duradouro

7. Nicolau - conquistador do povo.


Dois desses homens se destacam e os encontraremos várias vezes neste livro: Estêvão e Filipe.


A igreja coloca esses sete homens diante dos apóstolos. Antes de os apóstolos se unirem à eleição da congregação, impondo as mãos sobre eles ; ; , eles oram. Eles certamente oraram por esses homens para que o Senhor lhes desse graça e sabedoria para cumprir adequadamente essa importante tarefa. Afinal de contas, o bem-estar da igreja está em jogo.


Parece que o aumento ou o crescimento da influência da Palavra na vida dos crentes, de que Lucas fala no , é resultado da eleição dos diáconos. Isso significa que os apóstolos estão mais uma vez livres para pregar a palavra, o que não é sem consequências. A vida espiritual dos crentes cresce como resultado. E não é só isso. Lemos também que o número de discípulos em Jerusalém aumentou muito. Portanto, os homens também estão chegando à fé por meio da pregação da Palavra. Entre eles, há um grande número de sacerdotes. Eles se tornam obedientes à fé. Isso contrasta com sua vida anterior, que era caracterizada pela obediência à lei.


A propósito, o pode ser visto como um verso que conecta duas partes. Encontramos versos semelhantes várias outras vezes ; ; ; ; . Isso divide o livro em seis partes.


O surgimento de Estêvão


Depois de saber que Estêvão é um dos sete diáconos , agora ouvimos mais sobre ele. Como já mencionamos, Estêvão (derivado de stefanos) significa "coroa". Esse nome se refere à coroa de um vencedor. Há outra palavra para coroa (diadema = diadema). Essa é a coroa real. O diadema pode ser herdado, mas o stefanos deve ser conquistado.


Vemos que o trabalho de Estêvão não se limitava ao "serviço diário" . Ele realiza "milagres e grandes sinais entre o povo". Ele faz isso "cheio de graça e poder". O poder gracioso de Deus é revelado nele. Ele mostra a poderosa eficácia da graça ao realizar milagres que são uma bênção para o povo. Os milagres que ele realiza são grandes sinais porque todos eles apontam para o Senhor Jesus no céu.


Em Estêvão, vemos a livre obra do Espírito . Nenhum dos apóstolos o comissionou para fazer esse trabalho. Não se trata de a igreja tê-lo empregado para fazer esse trabalho. Qualquer pessoa que tenha um dom não só deve ser livre para exercê-lo, mas também tem a obrigação de fazê-lo perante o Senhor.


Estêvão é um homem "cheio do Espírito" e "cheio de sabedoria" , "cheio de fé" e "cheio de fé e poder" . "Ser cheio" significa que se pode dizer que as pessoas são controladas por ele. Há somente Um de quem se pode dizer que Ele é "cheio de graça e de verdade" .


Ao realizar milagres e sinais, Estêvão faz algo que só vimos nos apóstolos. No entanto, seus milagres não são descritos, porque nossa atenção não deve se concentrar em seus milagres, mas inteiramente em sua pregação.


Sua aparição na plenitude da fé, da graça e do poder provoca resistência. Dessa vez, a resistência vem da sinagoga. Vários grupos protestam contra ele e discutem com ele. Mas Estêvão não tem medo deles. Ele permanece ali como uma testemunha solitária da verdade contra uma maioria de oponentes da verdade.


Não importa o quanto eles tentem menosprezá-lo, não conseguem. Estêvão é fortemente apoiado pelo Espírito Santo. De acordo com a promessa do Senhor, ele demonstra uma sabedoria e um espírito que silenciam seus adversários ; . Para nós, devemos estar sempre prontos para dar testemunho da esperança que há em nós .


A prisão de Estêvão


Os adversários de Estêvão não conseguem aceitar o fato de que não podem derrotá-lo com palavras. É por isso que eles recorrem a falsas acusações. Eles nem mesmo as proferiram, mas secretamente apresentaram homens para afirmar que tinham ouvido Estêvão dizer palavras blasfemas contra Moisés e Deus.


É notável que eles tenham colocado Moisés à frente de Deus. Em seu tradicionalismo e formalismo, sua visão da Lei de Moisés é o filtro pelo qual eles julgam Deus e, portanto, falam humanamente sobre Deus. Quando outras pessoas dizem coisas que não estão de acordo com sua visão de Moisés, elas são repreensíveis, por mais que possam refletir os pensamentos de Deus.


Eles tratam Estêvão como trataram o Senhor Jesus. O povo, que inicialmente tinha os apóstolos em alta estima, se rebelou contra Estêvão sob a influência de um discurso blasfemo. Essa é a inconstância do favor popular. Esses blasfemadores encontram apoiadores agradecidos nos anciãos e nos escribas.


O grupo inteiro ataca Estêvão. Eles o prendem e o levam perante o Sinédrio. Eles acham que já sabem como lidar com ele. Eles trazem testemunhas falsas e sacrílegas . Eles o acusam de blasfêmia porque dizem que ele falou contra o templo e a lei.


No entanto, Estêvão, assim como o Senhor, falou a verdade à consciência deles. Por não quererem se curvar à verdade, eles a distorcem e a transformam em uma mentira. Eles querem se apegar à sua própria verdade sobre o templo e a lei, pois isso lhes dá prestígio entre os homens. Por isso, ele deve ser acusado de falar contra o templo e a lei.


A acusação deles deixa claro que Estêvão lhes atribuiu as consequências de sua incredulidade. Em seu sermão, ele apontou para o Senhor Jesus como aquele que previu que o templo seria destruído . Ele deve ter apontado o vazio do serviço do templo por causa da rejeição de Cristo. Ele também teria apontado que a lei não é suficiente como meio de justificação. Mas eles não quiseram ouvir. Eles falam desse "Jesus, o Nazareno" com desprezo indisfarçável.


Depois dessas acusações, eles veem o rosto de Estêvão não como o rosto de um demônio, mas como o de um anjo. Eles veem no esplendor de seu rosto o reflexo da glória do céu. Talvez alguns até tenham pensado no rosto de Moisés, que estava radiante . É como se Deus estivesse dizendo: "Este homem não é contra Moisés, mas é como Moisés, um dos meus servos fiéis".


No capítulo seguinte, ouvimos o impressionante discurso de Estêvão. Ali vemos que os papéis estão invertidos. O Sinédrio não é o tribunal perante o qual Estêvão é convocado, mas Estêvão é o tribunal perante o qual o Sinédrio é convocado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário