Deuteronômio 12



                       

Introdução

Este capítulo inicia a segunda parte do discurso de Moisés, que começa no capítulo 5 e continua até o capítulo 26. Os capítulos 5-11 visam fazer corações dispostos a obedecer. Agora é abordado o que provará os corações dos israelitas. Estas são as condições para sua conexão com Deus e o gozo das bênçãos.

Estatutos e Juízos
 

A partir deste capítulo, não se trata tanto das bênçãos, mas das obrigações pelas quais somos responsáveis. Guardando Seus mandamentos, obedecendo a tudo o que Deus diz em Sua Palavra, podemos mostrar nosso amor por Ele . Os mandamentos de Deus são o teste para saber se realmente amamos o Senhor e apreciamos Suas bênçãos.


"Os estatutos e os juízos" não pretendem regular detalhadamente a vida, embora regulem a vida como tal, mas sim determinar a qualidade de vida. Viver de acordo com esses padrões concederá a eles o gozo supremo e duradouro da vida na terra. Eles ajudam a submeter todas as áreas da vida ao Senhor e a destruir tudo o que impede uma devoção decidida.


Embora a terra ainda precise ser conquistada, Moisés fala dela como a terra que o Senhor "vos deu". Para Moisés, a promessa é o mesmo que o cumprimento real. Deve ser o mesmo conosco.

 

Destruindo os lugares de idolatria
 

O primeiro trabalho que deve ser feito para que os homens desfrutem de bênçãos ao longo da vida é a erradicação de toda adoração falsa. Deus não tolera nenhuma forma de adoração que não seja a adoração que é devida somente a Ele. Ele tem direito à homenagem indivisa de seu povo. Ele sabe que qualquer forma de adoração na qual ele não seja o objeto central trará infortúnio ao seu povo e roubará dele todas as bênçãos.


As altas montanhas e colinas como lugares onde os ídolos são servidos têm sua origem na superstição popular de que ali se está mais próximo da divindade do céu. A árvore verde é um local favorito dos gentios por causa da aurora sombria que enche a alma com um estremecimento santo na proximidade de uma divindade ; ; . Deus não quer estar associado a tais lugares e a tais pensamentos. Todos esses lugares devem ser destruídos. Até os nomes dos deuses devem desaparecer. A citação dos nomes chamará a atenção de volta para o ídolo, devolvendo-lhes o controle sobre suas vidas .


Para ser devoto, devemos primeiro nos livrar daquelas coisas que ocupam nossa atenção de tal forma que o Senhor fique em segundo lugar. Este pode ser, um pecado com o qual não queremos romper, ou com o qual achamos que não podemos romper. Mas também podem ser coisas que não são ruins em si mesmas, mas por causa das quais não vemos mais o Senhor. Até mesmo o serviço ao Senhor pode se tornar idolatria quando se torna mais importante do que o próprio Senhor.


Marta, por exemplo, "andava distraída em muitos serviços" . Quando você é consumido por algo, não há espaço para mais nada. Marta tinha muito trabalho. O trabalho em si não é errado, mas é errado se tirar o Senhor de vista. Para Maria, qualquer coisa que ela pudesse fazer pelo Senhor não era nada comparado ao que o Senhor tinha para lhe dizer. Por isso ela se sentou a seus pés e o Senhor diz dela: "Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" .


Somente quando tudo o que é humano é abolido, Deus pode mostrar o lugar onde Ele habita. Qualquer coisa que mostre influência humana em nosso serviço a Deus é um obstáculo para que Ele dê a conhecer Seus pensamentos e impede o homem de conhecer os pensamentos de Deus.

O lugar que o SENHOR escolher

Os gentios adoram em muitos lugares. Mas para Israel há apenas um lugar e um caminho. Isso também se aplica a nós. A Escritura não fala de muitos lugares, mas de um lugar. Isso é mencionado seis vezes neste capítulo e nos capítulos seguintes ocorre mais quinze vezes ; ; ; ; ; ; , ao todo vinte e uma vezes. Colocar Seu nome ali ou ter Sua habitação ali significa que Ele deseja manifestar Sua presença divina ali. Acima de tudo, pode-se pensar na nuvem, que também é chamada de "shekinah".


Mas neste livro não é dito qual lugar o Senhor escolheu para que seu nome habitasse ali. Sabemos de outras escrituras que foi primeiro em Siló ; ; ; e depois em Jerusalém ou Sião . O templo não foi construído até quatrocentos e oitenta anos após o êxodo do Egito . Por isso, levou mais de quatro séculos antes de encontrarem este lugar.


Lemos sobre apenas um homem procurando o lugar que Deus havia escolhido para que seu nome habitasse ali: Davi. Ele pensou nisso e procurou por ele . Ele foi exercitado diante de Deus para conhecer este lugar e essa busca não aconteceu apenas no final de sua vida. Isso ele fez enquanto cuidava das ovelhas em Efrata. Lá ele ouviu falar sobre isso e encontrou a Arca da Aliança nos campos de Jaar . Ele ouviu sobre isso em seu coração. Foi-lhe dado a conhecer através da sua comunhão com Deus, e é o mesmo para nós.


A principal lição deste capítulo é que eles procuram na terra o lugar que o Senhor escolheu para fazer habitar o seu nome. Ele não indica o lugar, não tem endereço, mas eles têm que procurar aquele lugar e pedir por ele. Vemos um exemplo disso na resposta que o Senhor Jesus deu aos discípulos quando perguntaram onde deveriam preparar a Páscoa.


Sua resposta não é dar um endereço, mas uma instrução sobre como encontrar o endereço: Eles devem seguir um homem carregando um cântaro de água . Ou seja, devemos estar atentos às pessoas que se reúnem com base nas marcas que a Palavra de Deus descreve, das quais a água é um tipo.


Ouvimos algo semelhante na pergunta da noiva ao noivo em Cantares. Quando ela quer saber onde Ele está deixando o rebanho pastar e se deitar, ele dá a instrução: “Se tu o não sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas das ovelhas” . A resposta do Senhor à pergunta dos discípulos: "onde moras?" é instrutiva, porque também não lhes é dado um endereço, mas ele os convida a vir e ver: "Vinde e vede!" .


O lugar onde Deus habita e busca adoração hoje não é mais Jerusalém ou qualquer outra localização geográfica . Neste tempo, depois da cruz e depois que o Espírito Santo veio à terra, a igreja é a morada de Deus ; . Este não é um edifício de pedra, mas um lugar espiritual. Para saber onde é o local de culto neste momento, o cristão deve buscar pela Palavra.


Mesmo agora existe um lugar de adoração na terra onde os crentes se reúnem como uma congregação somente para o nome do Senhor Jesus . Isso só pode ser dito e realizado onde os crentes se curvam diante da autoridade do Senhor Jesus, seu nome, que é expresso por meio da obediência à Palavra de Deus. Isto é simbolizado pelo homem carregando um cântro de água (uma figura da Palavra de Deus) que os discípulos tiveram que seguir .


Não cabe a Israel - nem a nós - escolher o lugar onde Deus quer habitar, Ele mesmo escolhe o lugar. Ninguém contestará o direito de uma pessoa escolher o lugar onde recebe os outros. Mas muitos cristãos fazem isso muito bem em relação a Deus. Nesse ponto, sua vontade muitas vezes não é perguntada. O critério então não é: O que o Senhor quer, mas: Onde me sinto confortável. No entanto, Deus não se submete aos pensamentos dos homens, embora em Sua misericórdia Ele continue abençoando quando percebe a sinceridade.


Deus quer que seu povo seja uma unidade na prática. Isso se aplica tanto a Israel quanto à igreja. Quando Jeroboão designou outros lugares de culto, a divisão do povo foi um fato . Deus vê a igreja como uma unidade em Cristo através da obra do Espírito Santo . Não há nada mais expressivo desta unidade prática do que estar reunido neste único Nome, onde Ele é o objeto comum de adoração. A divisão dos cristãos em diferentes grupos contradiz a unidade da igreja.


Não deveria cada um servir ao verdadeiro Deus em seu próprio lugar. A grande fragmentação do cristianismo não é a expressão de um pluralismo de verdade. A expressão prática da unidade bíblica não requer sínodos para um novo começo, mas um retorno ao que os apóstolos disseram. Não temos que voltar para Roma ou Jerusalém, temos que ir ao Senhor. Deus tem Seu próprio lugar e Ele decide. Isso não combina com rótulos como batistas, luteranos ou darbistas, que criam uma divisão antibíblica entre os cristãos. Deus não quer que O sirvamos em nossos próprios termos preferidos. Ele determina a base sobre a qual as pessoas se reúnem.


Também não cabe à igreja de Deus que na prática cada país tenha sua própria igreja nacional, como se a igreja pudesse ser dividida por fronteiras nacionais. Isso também é uma negação da unidade espiritual e mundial do povo de Deus. Há apenas um Deus e um Senhor e apenas um lugar de reunião. Para Israel isso era literalmente, para nós é um lugar espiritual.


Não precisamos viajar para um lugar específico porque em todo lugar há uma igreja . Quando os crentes se reúnem em lugares diferentes de acordo com os mesmos princípios da Palavra de Deus a respeito da igreja, eles se reúnem espiritualmente em um só lugar. Cada lugar expressa unidade combinada com reconhecimento mútuo como membros do povo de Deus. Não deve haver espaço para o sectarismo, por um lado, e a independência, por outro.


Entrar na presença de Deus em Seu lugar escolhido é principalmente com o propósito de oferecer sacrifícios a Ele. A parte de Deus está em primeiro plano. Então também recebemos uma parte: podemos comer na frente dele, ou seja, nos alimentar do Senhor Jesus, e pensar nele junto com Deus e seu povo. Então nossos corações transbordarão de alegria e gratidão por todas as bênçãos que se tornaram nossa parte.


As bênçãos são vistas no versículo não apenas como dadas por Deus, mas como resultado de seu próprio trabalho de “vossa mão”. A chuva é essencial para as bênçãos da terra, mas não é suficiente. Há necessidade de atividade espiritual de nossa parte, como por ex. aração, gradagem, semeadura e colheita. Quanto maior a atividade, maior a colheita de grãos, vinho novo e azeite. O gozo das bênçãos espirituais não vem voando, mas deve ser semeado no espírito .


No lugar onde Deus habita haverá descanso. A calma é o resultado da expulsão dos inimigos. Há também proteção, segurança. Essa calma não existe no deserto. É por aí que os homens têm que passar. No próprio país essa migração não é mais necessária, lá os homens moram em suas casas.


Há muita repetição neste capítulo porque o assunto é muito importante. Cada vez, porém, acrescentam-se aspectos ao que é dito .

Comer em casa

Nem todo animal tinha que ser abatido no templo em Jerusalém, como era o caso do tabernáculo no deserto . Os israelitas não podiam voltar a Jerusalém toda vez que matavam um animal. Mas eles não podiam oferecer seus holocaustos em casa, o lugar deles era o lugar onde o Senhor habitava. Adoração é algo que acontece coletivamente onde o Senhor Jesus habita e onde a congregação se reúne como igreja. Bem, eles poderiam comer a carne em casa, o que significa estarmos ocupados com o sacrifício e ter comunhão uns com os outros, desfrutando juntos do Senhor Jesus. Então, além do lugar onde o Senhor Jesus está no meio, podemos nos encontrar em particular.


Aqueles que são impuros também podem vir lá para receber uma bênção. Essa impureza não é tal que exija removê-los do meio do povo de Deus. Aquele que é impuro dessa maneira não pode comer do santo, mas pode comer do alimento comum.


Enquanto a carne podia ser comida em casa, os dízimos não deviam ser comidos em casa. O dízimo é o reconhecimento dos direitos de propriedade de Deus sobre a terra. É a terra que Ele lhes deu. Ele é o senhor desta terra e eles lhe devem “aluguel”.


Quando nos reunimos como igreja, não é só para pensar na morte do Senhor Jesus, ou seja, no sacrifício que Ele fez, e para adorar a Deus com ofertas de louvor e ação de graças. Também nos reunimos para comer dos dízimos recolhidos. Comer o dízimo é desfrutar de todas as bênçãos que Deus nos deu juntos diante de Sua face. Agradecemos a Ele por isso e compartilhamos uns com os outros o que Ele nos deu. Isso pode ser expresso muito bem, por exemplo, na reflexão sobre a palavra ou no estudo bíblico.

Cuidar dos levitas

O levita não tem herança ; e, portanto, nenhum produto na terra para dar o dízimo. Mas Deus havia decretado que os levitas deveriam viver dos dízimos do povo . Mas desta parte ele também deve dar o dízimo ao SENHOR e desfrutá-lo com os outros na presença de Deus.


Eles não deveriam dar o dízimo aos levitas apenas uma vez, mas enquanto morassem na terra. Aqueles que estão cientes de suas bênçãos espirituais também estarão cientes de suas responsabilidades e desejarão viver de acordo com elas. Se não vivemos na terra, ou seja, se desaparece a consciência de que nossa cidadania está no céu, desaparece também a preocupação ou a vontade de sustentar os servos.

Preceitos para Comer Carne

Temos aqui uma reiteração da aprovação de Deus de comer carne que não seja um sacrifício ; . Uma gazela e um veado não são animais de sacrifício. Ele adicionará alguns recursos especiais, como, por ex. que a disposição permaneça em vigor mesmo que a terra se expanda.


O poder da repetição é que há certeza quanto ao que foi dito anteriormente . A repetição também é muito importante em um processo de aprendizagem. Deus conhece a forte tendência do coração de se desviar dEle mesmo e do serviço que Lhe é devido. Portanto, em Sua misericórdia, Ele não se cansa de apontar os perigos por um lado e o que é importante para nós por outro.


Fazer o que é certo aos olhos do SENHOR - e não o que é certo aos nossos próprios olhos, como no tempo dos Juízes: "Cada um fazia o que parecia certo aos seus próprios olhos" – garante que você e seus filhos estarão sempre bem. Trata-se apenas das coisas que são boas e justas aos olhos do Senhor nosso Deus. Somos convidados dEle, não ele o nosso.

Não imitando as nações

Agora segue a advertência de não imitar a idolatria das nações. Esta é também a introdução para a parte seguinte. Esta advertência implica que o povo deve levar a sério todas as instruções relativas ao local escolhido pelo SENHOR e não deve introduzir nada que afete o caráter daquele local.

Isso significa, por ex., de não nos ocuparmos com o mal por curiosidade. Este é frequentemente o primeiro passo para o domínio de Satanás e as consequências disso não podem ser negligenciadas. Esses versículos nos mostram as atrocidades que podem resultar no final. Na história de Israel este mal tornou-se realidade e é uma das razões para a deportação .


Nada pode ser acrescentado ao que Deus disse, e nada pode ser tirado dele . Tudo o que Deus disse é completo em si mesmo e não precisa de suplementação ou limitação. As pessoas que somam ou subtraem, mostram que não têm respeito pela perfeição da Palavra de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário