Deuteronômio

 

Introdução


O autor deste livro é Moisés. Isso fica claro por várias passagens do Novo Testamento usando citações do 5º livro de Moisés ; ; . Moisés escreveu o livro pouco antes de sua morte . Acredita-se que o capítulo final, que registra a morte de Moisés, foi escrito por Josué.


O livro descreve a situação especial em que o povo se encontra. Por um lado, completou a jornada no deserto, por outro, está prestes a tomar posse do que Deus havia prometido aos patriarcas. O propósito de Deus é preparar o povo para conquistar e possuir a terra.


O livro tem um caráter especial. Os nomes dos cinco livros de Moisés foram criados por tradutores do Antigo Testamento do hebraico para o grego. Eles deram a cada livro um nome grego. "Deuteronômio" significa algo como "segunda lei", no sentido de uma repetição. Na verdade, o livro não é uma repetição. Embora muitos temas listados nos livros anteriores retornem, eles são apresentados em Deuteronômio com um propósito especial que os outros livros não têm.


Algo novo é adicionado em Deuteronômio. O povo teve muitas experiências no deserto, experimentou o que está em seus corações. Nos quarenta anos que passaram no deserto, eles não aprenderam nada, nada sobre si mesmos e nada sobre Deus que os carregou e os sustentou. Em vários discursos neste livro, Moisés apresenta essas experiências, tanto consigo mesmo quanto com Deus, e apresenta o futuro ao povo.


Antes de cruzarem o Jordão, Moisés os chama para suas reflexões com este longo livro. Ele lhes apresenta a bênção, mas também a maldição. Eles experimentaram a graça de Deus, o que eles fariam com isso? A pergunta urgente que está começando a surgir no povo é esta: vocês pretendem servir a Deus ou querem seguir caminho próprio?


É trágico, que fica claro desde o início que eles não aprenderam nada com o passado e continuarão a agir de forma corrupta no futuro. Deuteronômio 28 e 29 mostram isso. No entanto, há um ponto de virada em , onde lemos sobre "coisas encobertas". "As coisas reveladas" também mencionadas no versículo são abordadas nos capítulos anteriores. Nestes, a obediência é apresentada como o caminho certo para a bênção e a desobediência como o caminho certo para a ruína. Mas nas "coisas encobertas" vemos o que Deus provê quando o povo o corrompeu. Quando Deus os dispersar entre as nações por causa de sua infidelidade, Ele os levará ao arrependimento. Mesmo que o povo não se importe com Ele, Deus quer ter algo a ver com eles. Isso ainda é o futuro hoje.


No Antigo Testamento estamos lidando com modelos tipológicos pelos quais Deus representa certas verdades do Novo Testamento. Toda a história de Israel está escrita para este propósito . Gênesis, a primeira metade de Êxodo e Números abrangem muitos eventos. A segunda metade de Êxodo e o livro de Levítico contém mandamentos. Os mandamentos indicam como os homens podem estar em conexão com Deus e ter comunhão com Ele. Isso é possível com base no sacrifício, que também é o tema central dos mandamentos. Os mandamentos também são de importância primordial para nós, porque na prática Israel nunca guardou os mandamentos . Na Epístola aos Hebreus é dado o significado para nós: São figuras das coisas que estão nos céus .


Neste livro, também examinamos a condição em que estávamos e o que Deus era para nós. Aprendemos como as bênçãos, que já são nossa porção, podem se tornar nossa realidade. O céu já está dentro de nós. A pergunta que surge para Israel também surge para nós: Qual é o valor da nossa herança para nós? O caminho mais curto do Egito para a terra prometida leva onze dias . Mas, assim como Israel, precisamos de muito tempo para aprender quem somos e quem é Deus. Quando aprendemos isso um pouco através das experiências às vezes difíceis e duradouras da vida cotidiana, podemos concentrar nossos corações na terra à nossa frente, onde o Senhor Jesus está.


Todo o livro se passa nas planícies de Moabe no Jordão ; . A fim de entender o significado do livro para nós, devemos entender o significado espiritual das planícies de Moabe para nós. Podemos aprender algo disso nas cartas de Paulo. Na Epístola aos Romanos ele explica como alguém é salvo do mundo (Egito). No capítulo 6 ele escreve sobre o batismo como a transição para uma nova vida . Vemos isso na passagem pelo Mar Vermelho .


O crente batizado não pertence mais ao mundo. Para ele, o mundo tornou-se um deserto no qual ele – como o povo de Israel – tem experiências consigo mesmo e com Deus. Na medida em que vive mais pela fé no Filho de Deus e menos pelas circunstâncias, aproxima-se, por assim dizer, das planícies de Moabe antes de entrar na terra. Há crescimento espiritual quando o Espírito Santo recebe a oportunidade de voltar o coração do cristão cada vez mais para Cristo.

Uma pessoa chega espiritualmente às planícies de Moabe quando seu coração está cheio de Cristo. Podemos ver isso na Epístola aos Filipenses. Lá ouvimos alguém dizer, não como dogma, mas por experiência pessoal: "Tudo posso naquele que me fortalece" . Como é que somos abalados pela fome e pelo perigo todas as vezes? Porque, espiritualmente falando, ainda não chegamos às planícies de Moabe. Alguém que já não se impressiona com os perigos e problemas do deserto chegou a estas planícies de Moab. Ele relembra as experiências no deserto como uma época em que teve o privilégio de experimentar a bondade do Senhor. Um exemplo pessoal é Paulo em sua carta aos filipenses. Paulo está lá cheio com o chamado celestial .

Deuteronômio é o paralelo do Antigo Testamento à Epístola aos Filipenses. Corações são aquecidos para a terra em Deuteronômio. Na Epístola aos Filipenses, os corações são aquecidos para o céu pelo Espírito Santo falando por meio de Paulo. Em Deuteronômio, Moisés assume essa tarefa. Aqui Moisés é uma figura do Senhor Jesus como aquele que experimentou a jornada no deserto. Ele conhece todas as circunstâncias, Ele foi diante de nós, podemos seguir seus passos. Esse mestre é perfeito. Em Filipenses 2 nós o vemos como o verdadeiro Moisés, provado no deserto onde sua mente e obediência são claras. Em Filipenses 3 nossos olhos se voltam para o Senhor Jesus em glória, para conhecer Aquele a quem devemos todas as bênçãos.


Também no sentido literal o Senhor estava no deserto. Ele passou quarenta dias lá enquanto era tentado pelo diabo . Ele responde a todas as tentações com uma citação deste livro ( ; ; ). Como podemos ver, as citações são da primeira parte do livro, que faz uma resenha da jornada no deserto.


Ao lermos e absorvermos este livro, nos veremos em cada parte da história de Israel. Uma perspectiva diferente é escolhida a cada vez. O povo é um povo inteiramente novo, pois a geração antiga — composta por todos os que tinham vinte anos de idade ou mais — pereceu no deserto, exceto Josué e Calebe. É a eles que Moisés dirigiu seus discursos neste livro. Esta nova geração precisa ouvir a história do povo e o que aconteceu para que possam aprender com isso.


O livro nos oferece lições práticas e espirituais sobre o tema da herança. Vemos um povo sendo preparado e prestes a possuir a herança que está diante deles. É a terra para a qual Deus olha com alegria. Moisés sabe do que está falando quando quer aquecer seus corações para a terra. Nos primeiros capítulos, ele faz uma revisão histórica da maneira como o povo já havia lidado com a terra prometida. Eles desprezaram “a terra aprazível” . Então vem uma nova geração e remanescente, representados em Calebe, que têm permissão para tomar posse da terra.


Para nós cristãos, a terra de Canaã é uma figura dos lugares celestiais. Nisto somos "abençoados... com todas as bênçãos espirituais... em Cristo" . O Senhor Jesus, nosso verdadeiro Moisés, quer apontar nossos corações nisso. Quando há comunhão genuína com Deus, isso se mostrará no interesse que temos pelas coisas com as quais Deus se importa. O coração de Deus está cheio de Cristo e de tudo o que Ele fez.


Deuteronômio é dividido da seguinte forma:

1. Primeiro grande discurso de Moisés - revisão da jornada no deserto (Deuteronômio 1:1-4:43).


2. Segundo grande discurso de Moisés (Deuteronômio 4:44-26:19), que pode ser dividido em três partes:

a. Os eventos em Horebe (Deuteronômio 4:44-5:33).

b. Mandamentos e estatutos, obediência como condição para desfrutar das bênçãos da terra (Deuteronômio 6:1-11:32).

c. Estatutos para a vida na terra ao redor do lugar que o Senhor escolheu para o seu nome habitar ali (Deuteronômio 12:1-26:19).


3. Terceiro e quarto discursos de Moisés, seu cântico e o relato de sua morte (Deuteronômio 27:1-34:12),

divididos nas seguintes seções:

a. Terceiro Discurso - Bênçãos e Maldições (Deuteronômio 27:1-28:68).

b. Quarto discurso, renovação da aliança, arrependimento e redenção, o povo se depara com uma escolha (Deuteronômio 28:69-30:20).

c. Moisés nomeia Josué como seu sucessor (Deuteronômio 31:1-8).

ou seja A cada sete anos a lei deve ser lida para todo o povo (Deuteronômio 31:9-13).

e. Cântico e bênção de Moisés (Deuteronômio 32:1-33:29).

f. A morte de Moisés (Deuteronômio 34:1-12).



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário