Efésios

 

A carta aos crentes de Éfeso é uma carta muito especial. A diferença em relação à carta anterior, a carta aos Gálatas, é enorme. De fato, a diferença entre o céu e a terra. Em sua carta aos Gálatas, Paulo usou um tom frio, quase objetivo, para apontar aos crentes gálatas o desvio deles da verdade do evangelho. A propósito, é possível perceber sua grande emoção e seu apego emocional nas entrelinhas. Em vista do que estava em jogo, Paulo os repreendeu por estarem correndo o risco de se privarem de todas as bênçãos em Cristo e até mesmo de caírem da graça . Ao dar novamente à lei um lugar em suas vidas, os crentes da Galácia estavam novamente dando lugar aos "rudimentos do mundo" .

Como é completamente diferente o conteúdo da carta aos Efésios. Essa carta mostra a você, como cristão,

  1.  quais são suas verdadeiras bênçãos,
  2.  onde elas podem ser encontradas e
  3.  de onde elas vêm.

Ao ler a carta, você verá que as bênçãos do cristão são

  1.  são espirituais,
  2.  são encontradas no céu e
  3.  têm sua origem no coração de Deus.


No entanto, você não descobrirá apenas bênçãos para o cristão individual nessa carta. Os crentes juntos formam a igreja, e a igreja como um todo também recebeu bênçãos tremendas. Paulo também escreve muito sobre a altura e a profundidade dessas bênçãos nessa carta. A igreja deve essas bênçãos ao seu relacionamento com seu líder glorificado no céu: Jesus Cristo. No capítulo 3 dessa carta, o apóstolo chama esse relacionamento de "mistério". Uma comparação com a carta aos Romanos deixa ainda mais claro sobre o que trata esta carta aos Efésios. Nessa última carta, escrita por volta do ano 62, quando Paulo estava na prisão em Roma, ele fala sobre o que chama em Romanos 16 de "a revelação do mistério" .

Na carta aos Romanos, Paulo não podia entrar nesse assunto; no entanto, ele queria apenas salientar que havia mais do que a justificação pela fé, sobre a qual ele havia escrito extensivamente aos crentes em Roma. Portanto, antes de terminar sua carta, ele aborda o mistério. Porém, em sua carta aos Efésios, ele aborda o mistério detalhadamente.

O fato de ele mencionar um assunto de passagem em uma carta e tratá-lo em detalhes na outra tem a ver com a intenção especial de cada uma dessas cartas. A carta aos Romanos nos ensina o que Deus fez para suprir a necessidade em que estávamos por causa do pecado e dos nossos pecados. Nessa carta, o foco é o homem e sua necessidade. A carta aos Efésios nos mostra o que estava e ainda está no coração de Deus. Nela, Deus está no centro com Seu propósito e desejo de nos abençoar sem precisar de qualquer ocasião no homem ou em sua necessidade.

Você terá cada vez mais a impressão da grandeza do coração de Deus ao ler e reler essa carta. Ninguém além de Deus poderia planejar abençoar pecadores que estavam espiritualmente mortos e vivendo em rebelião contra Ele com riquezas jamais conhecidas, em vez de consumi-los com Sua justiça e santidade. Uma dessas riquezas é o fato de termos nos revestido do novo homem, "criado segundo Deus em verdadeira justiça e santidade" . Isso é bem diferente de ser consumido por Sua justiça e santidade!

Um exemplo talvez possa deixar mais claro o que a carta quer nos dizer sobre Deus. Um homem rico prestaria um grande serviço a um menino de rua pobre se pagasse a esse menino a multa que lhe foi imposta por um delito. Isso seria muito gentil da parte desse homem. Por meio dessa bondade, o menino também escaparia da penalidade que seria imposta se ele não pagasse a multa. A bondade do homem iria além se ele também ajudasse o menino a ir à escola para libertá-lo de sua ignorância. Se o homem também lhe proporcionasse o sustento, o menino deixaria de ser pobre. Tudo isso seria bondade em vista da necessidade do menino. Mas se o homem tomasse o menino como seu filho e, portanto, o tivesse perto de si, e se também o ajudasse a ganhar riqueza e influência, isso não teria nada a ver com a necessidade em que o menino se encontrava. Isso apenas mostra como é o próprio homem rico, qual é sua disposição, em que ele encontra alegria. Bem, é assim que Deus é apresentado na carta aos Efésios. Tudo nessa carta vem de Deus, de seus pensamentos e conselhos. O que o homem necessita ou deseja ter é completamente deixado de lado.

Há outro exemplo que ilustra o que a carta aos Efésios quer nos ensinar. Encontramos esse exemplo no Antigo Testamento, na jornada que o povo de Israel fez do Egito, passando pelo deserto, até a terra prometida de Canaã. No segundo livro de Moisés, você vê " em figura" o que a carta aos Romanos quer nos ensinar. No Egito, o povo de Deus está na escravidão e é libertado dela após a celebração da Páscoa. Essa libertação é encontrada novamente na Carta aos Romanos. Lá somos apresentados a uma pessoa que vive na escravidão do pecado e que é redimida por meio do sangue e da cruz de Jesus Cristo. Após a Páscoa, o povo deixa o Egito e atravessa o Mar Vermelho até o deserto. Lá, o povo recebe o tabernáculo no qual Deus habita no meio de seu povo. Ao mesmo tempo, recebem o serviço de sacrifício, por meio do qual o povo pode se aproximar de Deus e permanecer em contato com Ele. Isso é descrito no terceiro livro de Moisés. Depois de Levítico, vem Números, onde a jornada pelo deserto é descrita e quais ferramentas Deus dá ao povo para a jornada. Você encontrará as imagens de Levítico no Novo Testamento, no ensino da carta aos Hebreus, e as imagens de Números nas duas cartas aos Coríntios.

Antes de o povo entrar na Terra Prometida, eles ficam no território de Moabe por algum tempo. Lá, Moisés faz seu grande discurso. Você pode encontrá-lo em Deuteronômio. Nos primeiros capítulos desse livro, ele olha para trás. Mas depois disso, ele olha para a frente, para tudo o que aguarda o povo na Terra Prometida. No Novo Testamento, você chega à carta aos Filipenses. Essa carta fala sobre o cristão que ainda está na Terra, mas cujo coração está voltado para o céu. Depois de Gênesis, vem o livro de Josué. O povo atravessou o Jordão e entrou na terra. No Novo Testamento, você encontra isso novamente na carta aos Efésios. Assim como Israel teve de tomar posse da terra dada a eles por Deus, você é ensinado na carta aos Efésios a tomar posse do que é espiritualmente seu nos lugares celestiais.

Todas essas bênçãos apresentadas nesta carta são dadas a você em Cristo. Mas não se pode dizer que elas realmente se tornaram sua posse espiritual até que você as tenha tomado pessoalmente, espiritualmente, ou seja, com o coração. Só podemos dizer que uma verdade é nossa possessão espiritual quando não apenas demos a essa verdade um lugar em nosso coração, mas quando também adoramos a Deus por essa verdade. Isso também é o que Deus está pedindo com relação às verdades contidas na carta que você tem diante de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário