Esdras 5

Introdução


Uma coisa é estar na posição certa, outra bem diferente é estar nas condições certas. O remanescente está no lugar certo onde o Nome habita. Mas eles caíram em uma condição em que são facilmente desencorajados e param de edificar o templo. Em tal situação, a solução não é desistir de tudo e retornar ao lugar de onde vieram. A solução é ouvir a Palavra de Deus e confiar em Deus para enviar o ministério correspondente.


Acontece frequentemente que as pessoas vêem certas partes da verdade e buscam a graça de caminhar nelas. Com o tempo, o primeiro frescor desvanece e começa um período de laxismo e indiferença. O amor de muitos arrefece e o orvalho da juventude desaparece. E então? De volta ao que um dia deixaram por causa de Cristo? Não! Nesta posição, devem ser feitos chamados a Deus para que o reavivamento e a bênção possam vir através do ministério do Espírito.


A construção do templo é retomada


Os efeitos do primeiro reavivamento desapareceram em grande parte. Aqueles que experimentaram um reavivamento precisam de um novo avivamento. É mais fácil obter uma vitória do que aproveitá-la. Podemos ser vitoriosos na batalha, mas pereceremos na vitória. Deus dá um incentivo valioso aos filhos de Israel de outra direção. Mesmo que o povo esteja sujeito às nações, Deus permanece sempre soberano. Sua Palavra é sempre de absoluta autoridade para Seu povo quando Ele se digna a falar com ele.


Ageu e Zacarias são enviados a Seu povo e profetizam no meio do povo . Estas comunicações de Deus são especialmente preciosas, como Sua Palavra sempre é. Embora isto não mude a posição do povo em relação às nações, não obstante, é uma prova impressionante de que Deus está interessado em Seu povo. Mostra que o Deus de Israel, independente das dificuldades deles, é exaltado acima de qualquer coisa que tenha o poder de oprimir os filhos de Israel. Deus intervém, não através de um ato de poder do rei Dario, mas através da palavra de profecia. O poder de seu Espírito trabalha através dos profetas para despertar a consciência do povo.


Os profetas são usados por Deus quando seu povo está em mau estado e os líderes responsáveis falham. Ageu (que significa "o festivo") e Zacarias (que significa " Jeová se lembra") revelam a condição do povo. Ageu não fala sobre as dificuldades externas, mas sobre a condição do povo. Ele fala mais para a consciência. Zacarias fala mais ao coração do povo. O ministério de Zacarias é geralmente mais apreciado do que o de Ageu, mas ambos os ministérios são necessários.


Os profetas não apenas despertam para o trabalho, mas continuam a apoiar e encorajar os trabalhadores com suas palavras enquanto trabalham . Através do ministério do Espírito dado por Deus, o espírito dos líderes do povo é despertado antes de tudo. Eles lideram pelo exemplo. Os profetas terão apresentado aos trabalhadores a glória futura da casa, o estabelecimento do reino Messiânico e a bênção do povo. Voltar ao Senhor dá força para trabalhar e confiança de que Deus irá superar as dificuldades para eles.


Resistência novamente


Assim que o povo se torna ativo novamente para o Senhor e a construção de sua casa é retomada, os adversários também se apresentam . Não ouvimos nada deles quando Israel está ocupado com suas próprias casas. Por haver fé novamente, eles ousam reconstruir, embora exista uma proibição . O resultado desta fé é que a intervenção de seus inimigos torna-se até mesmo a ocasião para um mandamento em seu favor.


Carta à Dario sobre a Reconstrução


A carta enviada pelos inimigos dá uma visão geral justa das atividades e difere, a este respeito, da carta do capítulo anterior. A carta começa nomeando o remetente e o destinatário . A primeira comunicação é um testemunho do zelo e dedicação dos construtores . O mundo vê crentes trabalhando para a habitação de Deus, a igreja. Quando eles vêem seu esforço, ficam impressionados. Eles vêem o zelo e o sucesso.


Em seguida, os remetentes mencionam o que perguntaram aos construtores e por quê . A resposta dos construtores a seus questionadores também é apresentada. Esta resposta é um belo testemunho de quem eles são: "servos do Deus dos céus e da terra" . Trata-se de uma declaração de sua autoridade suprema. Ele não é uma divindade local. Eles estão em contato com o Deus de quem depende toda a criação. Esta consciência garante que eles não tenham medo dos homens.


Eles também reconhecem honestamente que agora estão no poder das nações por causa de sua infidelidade e da ira de Deus . Esta infidelidade é também a razão pela qual Deus entregou sua casa à destruição por Nabucodonosor. Eles também respondem que estão em processo de reconstrução da casa do Senhor, que é chamada "esta casa" . É a mesma casa construída por "um grande rei" , ou seja, Salomão. Não se trata de outra casa. Também nós podemos reconstruir e somos encorajados a fazê-lo.


Os construtores também apelam para a ordem de Ciro . Ciro é aqui chamado "o rei de Babilônia" porque Babilônia foi conquistada por ele. De lá, os judeus também foram para Jerusalém. Quando partiram, Ciro também tirou todos os utensílios que Nabucodonosor havia trazido de Jerusalém para a Babilônia, do templo na Babilônia e os deu aos judeus para trazê-los de volta ao templo de Deus .


Então eles falam sobre as bases do templo e que eles têm construído no templo "desde então até agora" e que a construção da casa de Deus ainda não está concluída. Eles não falam sobre seu descuido no edifício, que não trabalham no templo há 15 anos. O descuido é um assunto entre eles e seu Deus.


Os remetentes concluem sua carta pedindo a Dario que investigue se existe realmente uma ordem de Ciro para "construir esta casa de Deus em Jerusalém" . Eles também apontam o "lugar de busca" e que é a "casa do tesouro do rei ... que está lá na Babilônia". Eles concluem sua carta pedindo ao rei que lhes seja enviado a sua vontade por ocasião da investigação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário