Esdras 4

Introdução

 

Quando o povo começa a edificar o templo, o inimigo torna-se ativo. Deus não intervém. Ele reconhece o domínio das nações que veio por causa da infidelidade de seu povo. Embora Ele não intervenha, Ele não é indiferente ao que seu povo está fazendo e ao que está acontecendo com ele. Ele espera até a hora certa para despertar seu povo para o trabalho novamente.


Inimigos querem ajudar a edificar


Assim que o alicerce é colocado, os inimigos aparecem na cena , assim como faziam no início da igreja. O primeiro ataque não vem de dentro, mas de fora. Assim que há uma bênção de Deus em algum lugar da Terra, o diabo vem imediatamente com suas artimanhas e sua hostilidade. O Espírito de Deus chama os homens que querem ajudar a edificar o templo de "inimigos". Suas palavras soam amigáveis, mas o Espírito imediatamente mostra seu verdadeiro caráter. Eles são adversários, inimigos. Eles buscam a ruína dos poucos que retornaram.


Suas táticas são as do diabo que tenta ganhar influência através da ilusão. Uma vez que eles tivessem um pé bem assentado na cidade de Deus, sua artimanha teria sido bem sucedida e eles teriam sido capazes de fazer seu trabalho prejudicial. Eles não querem edificar, mas destruir. Para o pequeno e fraco remanescente, é uma tentação. A oferta aumenta o número de mãos para construção. A construção seria mais fácil e mais rápida. Pelo menos é assim que seria. Mas a realidade é que sua força diminuiria. A segurança e a força do povo está em sua separação para Deus. Se os cristãos esquecerem isso, eles se preocuparão com as questões mundanas em detrimento da edificação da casa de Deus.


Os inimigos afirmam que invocam o mesmo Deus e também ofereceram sacrifícios (versículo 2). Eles adotam uma atitude amigável, eles querem fazer amigos. Aqui Satanás vem na "forma de um anjo de luz" , enquanto no o vemos como "um leão que ruge" .


Esar-Hadom é o filho de Senaqueribe e levou as dez tribos rebeldes de Israel . Através dele, outros povos foram trazidos para Samaria. Surgiu uma forma mista de religião na qual eles adoram o Senhor e também servem seus ídolos . De acordo com sua própria confissão, os inimigos não pertencem ao povo de Deus, embora estejam na terra. Eles também não sabem nada sobre a redenção através do sangue, não conhecem as poderosas obras de Deus para seu povo. O que eles sabem, eles ouviram dizer.


A oferta de cooperação é uma armadilha. O remanescente reconhece o ardil e os expõe como falsos trabalhadores . A edificação do templo deve ser realizada somente por membros do povo de Deus. Sua resposta é: "nós, sós, a edificaremos" . Isto não é limitação de mente, mas fidelidade ao Senhor.


A igreja se esqueceu disso. Sua história mostra que ela até mesmo procurou deliberadamente a ajuda do mundo. Não devemos abrir mão do lugar especial da igreja de Deus, pois somos apenas um fraco remanescente. Nunca devemos abrir mão do princípio de que somente aqueles que são membros do Corpo de Cristo podem ocupar seu lugar de responsabilidade na obra do Senhor. Não devemos ceder ao Zeitgeist (espírito da época).


As últimas palavras do verso 3 são uma confissão humilhante de sua posição de escravidão entre as nações. Isto encerra a falta da glória anterior e a presença de fraqueza, tanto como resultado de seu fracasso como do julgamento de Deus sobre eles. Mas a fé conta com a graça que está presente em Deus e que tornou possível um reinício. Por isso, há uma ação corajosa e a recusa de associação com aqueles que não pertencem ao povo de Deus. Eles falam no espírito do que Deus diz aos ímpios no Salmo 50 .


Após a rejeição, a verdadeira natureza dos inimigos é revelada . A carne odeia não ser aceita na obra de Deus. Agora os inimigos tentam interromper o trabalho através de intimidação. A resistência não consiste em um incidente, mas continua enquanto o Ciro vive .


Acusação contra os judeus


Os versos 6-23 mencionam como os inimigos conseguem parar o trabalho na construção do templo. Nos dias de Assuero ou Artaxerxes eles lhe escrevem uma carta acusando os judeus. Eles fazem isso assim que ele é rei . Portanto, eles não perdem tempo.


Para realizar sua intenção de parar a construção do templo, os inimigos unem forças. Da lista de quem são esses inimigos , fica claro que todas as nações estão se unindo em sua intenção de parar a construção do templo. Por mais diferentes que sejam, eles são um em sua luta contra o que é de e para Deus. Em sua inimizade, eles se unem . Assim Herodes e Pilatos "entre si, se fizeram amigos" em sua rejeição do Senhor Jesus, "pois, dantes, andavam em inimizade um com o outro" .


Em sua acusação, uma cópia da qual foi preservada e agora é citada , eles mencionam uma série de coisas para convencer o rei de que a construção deve ser parada. Eles usam as mentiras necessárias para fazer isso. A acusação de que os judeus estão reconstruindo a cidade é uma mentira. Trata-se do templo, e foi precisamente para isso que Ciro deu a ordem. A desvantagem financeira que o rei sofreria porque "eles não pagarão os direitos, os tributos e as rendas" também é uma mentira.


Quanto a si mesmos, os inimigos se recomendam a Assuero como súditos leais . Eles fingem estar preocupados com a honra e os interesses de seu governo. Ao dizer que eles são "assalariados do paço", estão dizendo que são pagos pela corte do rei e que não poderiam viver sem o que recebem do palácio. Eles fingem ser tão gratos ao rei que agora o advertem contra o que os judeus estão fazendo, porque isso é para "desonra do rei" e eles não podem ficar parados para ver isso.


Da mesma forma, a hostilidade a Cristo é frequentemente camuflada em um amor hipócrita pelos governantes do mundo. Os judeus odiavam o governo romano, mas ainda assim, como ele serve a seus maus intentos para matar Cristo, eles podem gritar: "Não temos outro rei senão César" .


A acusação de um passado negro é, infelizmente, parcialmente verdadeira. Os últimos reis do reino de duas tribo, Jeoiaquim e Zedequias, se rebelaram contra seus opressores, aos quais o Senhor os entregou. O perigo de perder território sobre o qual os inimigos escrevem também é inventado. Eles fazem tudo ao seu alcance para convencer o rei de que a construção do templo deve ser interrompida.


Resposta do Rei


A resposta vem . Após a introdução habitual, o rei anuncia que a carta foi lida para ele . O rei continua dizendo que deu a ordem de investigar o caso . Os resultados desta investigação e a ordem que ele deu mostram que ele se deixou enganar pelo engano e pelas mentiras dos autores da carta.


Ele não examinou cuidadosamente suas declarações sobre os judeus e o que eles estão fazendo agora. Ele aceitou as acusações como comprovadas. Como resultado, ele está preparado para enviar-lhes uma ordem para interromper o trabalho. Ele exorta os inimigos a cumprirem sua ordem rapidamente. Ele motiva o comando com as palavras que os inimigos usaram para incitá-lo à ação ; . Os reis são extremamente sensíveis à perda de renda. Os inimigos usaram com inteligência e sucesso este ponto sensível.


O trabalho para


Os inimigos imediatamente se puseram a trabalhar com a resposta do rei . Eles vão rapidamente a Jerusalém aos judeus e os obrigam a parar de construir o templo. Os judeus se deixam forçar a fazer isto, ainda que o desejo do Senhor deva ter precedência sobre a ordem deste rei. A artimanha é bem sucedida porque a primeira ação do Espírito de Deus não está mais presente devido à busca de seu próprio interesse . Eles também esqueceram da ordem de Ciro, que é a vontade de Deus. O amor esfriou, o primeiro amor foi perdido.


Desta forma, os trabalhos de construção chegam a um impasse por um período de cerca de 15 anos. Durante o tempo da parada na construção, o povo deve ter estado ocupado com outra coisa. O que será isso, senão com seus próprios interesses ; ? A obra é interrompida pela falta de fé e confiança em Deus, em vez de uma resistência que os leva à oração.


Portanto, o fato de o povo finalmente parar seu trabalho não é o resultado da ordem do rei, mas o resultado de uma falta de fé. Talvez eles tenham culpado as circunstâncias. Se sua fé tivesse sido em Deus, Ele teria estado com eles. A prosperidade espiritual, o poder da fé, incita o mundo e o cristianismo moldado pelo mundo à hostilidade. Na busca de nossos próprios interesses, o mundo e o cristianismo moldado pelo mundo não se preocupam conosco. A luz, pela qual o mundo e o cristianismo são descobertos em sua verdadeira natureza, não brilha então.


Está claro no Livro de Ageu, que não é apenas a oposição do inimigo, que faz com que eles interrompam seu trabalho. Em Ageu, não são os inimigos que estão ativos, mas Deus que começa a falar com eles. Seu medo dos inimigos é maior do que sua fé em Deus. Porque perdem o ânimo e pensam em si mesmos, começam a procurar seus próprios interesses e assim começam a construir e embelezar suas próprias casas.


Em conformidade com o tempo das nações, Deus não se exalta em poder por Seu povo, mas Ele faz Seu trabalho no coração e na consciência do povo . Tampouco temos uma posição dominante ou meios de poder. Nosso poder é: a fé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário