Esdras

 


Introdução

 

O livro de Esdras é uma continuação do livro de 2 Crônicas, embora haja um período de setenta anos entre eles. Isso é demonstrado pelo fato de que os três primeiros versículos de Esdras são muito semelhantes aos dois últimos versículos de 2 Crônicas ; . Entretanto, o período de setenta anos é pulado porque Israel foi levado para longe da Terra Prometida nessa época. Os "tempos das nações" começaram com o cativeiro do povo. Desde essa época, o povo de Israel tem sido "Lo-Ami", que significa "não sois meu povo" . Desde então, Deus entregou o trono da terra às nações .


Na história de Deus com seu povo e a Terra, vemos uma nova perspectiva em Esdras. Lá vemos a intervenção da graça para um remanescente que Deus traz de volta do cativeiro para a terra. O retorno da Babilônia não ocorre sob a orientação de sinais e maravilhas, como foi o caso do êxodo do Egito. Não vemos nenhuma vara para realizar milagres, nenhuma orientação pela nuvem, nenhum mediador, nenhuma provisão dos celeiros do céu de onde o maná chove.

No livro de Esdras, Deus não age de forma visível, mas em providência, nos bastidores. Ele reconhece o novo estado das coisas e usa príncipes pagãos para realizar seus planos. O remanescente não trabalha em vista do reinado de Deus sobre a Terra. Isto ainda é futuro. O que está presente é o poder da fé. O que eles fazem, fazem com fé, confiando em Deus, em todas as circunstâncias.

É por isso que este livro está repleto de instruções para nós que vivemos em circunstâncias que, em muitos aspectos, são semelhantes às do remanescente daquela época. Eles usam o que têm e fazem o que podem, mas não presumem nada. Eles têm a palavra e a usam. Eles têm a genealogia e a usam. Eles não fazem o que somente o uso do Urim e Tumim lhes permite fazer , pois não têm essas pedras. Não é que eles se recusem a fazer o que podem, porque não podem fazer tudo o que querem. Eles estão esperando por outros que têm o que eles não têm.

O fato de Esdras ser a continuação de 2 Crônicas também fica claro pelo tema principal do livro. Esse livro bíblico, assim como 2 Crônicas, trata da casa de Deus. Deus deseja habitar com um povo redimido. Isso já ficou evidente no Êxodo do Egito, quando Ele deu o tabernáculo. Isso também fica evidente ao entrar na terra, quando Ele dá o templo. Seu desejo não mudou depois que o povo desperdiçou tudo. Quando Ele leva a efeito o retorno à Sua terra, Ele o faz para habitar no meio do Seu povo novamente e para que o Seu povo venha a Ele com sacrifícios.

Isso ainda é verdade no tempo em que vivemos. A casa de Deus agora "
é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade" . Deus ainda nos faz desejar ir ao lugar onde Ele habita. Ele agora habita com os crentes, mesmo que sejam apenas dois ou três que se reúnam em nome do Senhor Jesus .

O livro de Esdras consiste em duas partes:
1. A história do retorno dos cativos, a fundação do altar e a reconstrução do templo (Esdras 1-6).
2. O retorno do próprio Esdras e seu ministério para o povo (Esdras 7-10).

Cerca de sessenta anos se passam entre as duas partes. Durante esse período, ocorrem os eventos do Livro de Ester. A primeira parte de Esdras também inclui o ministério dos profetas Ageu e Zacarias
(Esdras 5:1), enquanto podemos situar o profeta Malaquias na época de Neemias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário