Esdras 10

 Introdução


A humilhação do capítulo anterior deve levar à remoção do mal. Isto é o que acontece neste capítulo.


A infidelidade torna-se conhecida


Esdras confessa sua culpa em público . Desta forma, torna-se conhecido por quem ele pleiteia. Estas pessoas vêm até ele e choram em voz alta. Após a confissão, nenhum profeta vem, como aconteceu tantas vezes, mas há uma resposta de Deus nos corações dos culpados . A fidelidade de um homem é usada pelo Senhor para despertar outros para a sua condição.


Antes da chegada de Esdras, parece que a consciência de todos estava entorpecida. Mesmo Jesua e Zorobabel parecem não estar conscientes sobre o pecado predominante. É possível que as relações familiares tenham desempenhado um papel nisto. Em qualquer caso, as relações familiares não parecem ter sido subordinados á ordem de Deus. Vemos isto mais tarde no capítulo quando Secanias toma posição contra seu pai Jeiel, que é um dos transgressores .


A obra do Espírito de Deus e Sua intervenção no meio de Seu povo é marcada pela remoção de todos os que não pertencem ao povo de Deus como eles . Isto já é evidente no sacerdócio em Esdras 2: aqueles que não podem demonstrar isto são excluídos do mesmo. Também é visto na construção do templo em Esdras 4: Aqueles que não pertencem ao povo de Deus não estão autorizados a ajudar a construir. Aqui até mesmo mulheres e crianças que não pertencem ao povo de Deus têm que ser mandadas embora.


É preciso se separar a todo custo do que não pertence a Israel. Medidas radicais devem ser tomadas com relação ao trabalho da carne e às influências mundanas que nos dificultam espiritualmente. Após os caminhos da infidelidade e do pecado terem sido tomados, é difícil retornar. Às vezes, frutos amargos do pecado permanecem para o resto da vida.


A situação e as ações aqui descritas são regidas pela Lei. Sob graça, mandar embora não é uma opção. No casamento, se um dos descrentes chega à conversão e à fé, o descrente não deve ser mandado embora, mas o descrente é santificado pelo crente . Isto só se aplica se o casamento foi contraído enquanto ambos os parceiros ainda eram incrédulos. Não se aplica no caso de um crente que se casa com um descrente. Mesmo assim, não é permitido mandar embora, mas o crente comete um pecado que deve confessar .


Secanias reconhece a autoridade da Palavra quando diz: "Faça-se conforme a Lei". Somente dando curso livre à Palavra de Deus será trazido o que é para bênção. Então ele dirige a palavra a Esdras que fará o que deve ser feito . Estas palavras devem ter aliviado Esdras. É uma resposta à sua oração.


Esdras chama o povo à confissão.


Em termos humanos, Esdras está quase sozinho. Mas Deus está com ele e assim acontece que os corações do povo se curvam diante dele . Então Esdras responde levantando-se de sua humilhação . Sua tristeza continuou enquanto havia pecado, pois ele sentia no fundo de seu coração a vergonha que havia sido feita ao nome de Deus. O segredo do poder espiritual é: estar sozinho com Deus.


A obra do Espírito de Deus também é revelada nas ações do povo. Eles chamam todos aqueles que foram levados a vir a Jerusalém para discutir a situação que surgiu . A disciplina que foi completamente negligenciada e deixada para trás devido à fraqueza espiritual do povo, está agora sendo exercida novamente de acordo com os pensamentos de Deus. Se alguém agora se recusa a ouvir a Palavra de Deus, ele demonstra uma dureza de coração e um espírito de desobediência que não pode ser sustentado entre seus irmãos .


A chamada é ouvida. Todos os homens de Judá e Jerusalém vêm a Jerusalém dentro do tempo determinado . Lá eles se reúnem no lugar da Casa de Deus. Eles tremem tanto por causa de sua consciência quanto pela dor e pesar de romper os laços de sangue que haviam sido formados, e como resultado do aguaceiro. A forte chuva lhes deu uma sensação adicional de descontentamento divino com sua infidelidade.


Esdras dirige a palavra às pessoas reunidas . Em sua confissão em Esdras 9, ele se uniu ao pecado do povo. Lá ele fala a Deus sobre "nós". Esta é a verdadeira posição em relação a Deus. Aqui, quando ele fala ao povo, ele fala "vós". Aqui ele fala desta maneira porque quer tocar seus corações e suas consciências.


Só há uma maneira de provar a sinceridade de uma confissão, e que é através da remoção do mal. A confissão por si só não é suficiente, eles também devem se submeter à vontade de Deus. A confissão sem condenar o pecado é auto-engano. A auto-condenação e a separação do mal são necessárias . Eles devem abrir mão de suas relações com os povos da terra e dispensar as mulheres estranhas. A segunda é uma conseqüência da primeira, portanto é necessário proceder nessa ordem. A raiz do mal deve ser julgada primeiro.


O despacho das mulheres e crianças terá sido um evento comovente, acompanhado de grande tristeza e rogos. O verdadeiro arrependimento é sempre acompanhado de tristeza e dor pelo pecado cometido.


O povo está pronto para agir


Sem contradição ou negociação para sair ou mitigar as conseqüências, todo o povo concorda plenamente com o que foi dito . Há uma prontidão de viver à altura da decisão de obediência à Palavra de Deus a qualquer custo. Se a consciência tivesse sido tão conscienciosa alguns anos antes, eles teriam sido poupados dessa dor e tristeza?


Agora que o coração está pronto para fazer o que é necessário, é também importante enfrentar as circunstâncias reais. Acontece que existem circunstâncias que impedem a dispensar imediatamente . A transgressão também é muito extensa para ser eliminada em um único dia. Deus é paciente e misericordioso e leva em conta o que é decidido no coração. Ele sabe que os culpados não buscam desculpas, mas querem obedecer.


Devemos tomar como exemplo a paciência de Esdras, para que nossos irmãos que pecaram e se arrependeram não percam o ânimo. O mal é grave demais para ser tratado de forma geral ou leve e rápida. Cada caso deve ser julgado de forma independente e completa.


O povo sugere que os príncipes acompanhem a dispensa e a realizem passo a passo . Eles devem estabelecer horários em que todos os que trouxeram mulheres estranhas para casa para morar com eles possam vir aos juízes. Os anciãos e juízes da cidade de origem também devem estar presentes. O tratamento injusto não deve ter nenhuma chance. Qualquer aparência de parcialidade deve ser evitada. Tudo deve ser verificável e estabelecido para que reclamações ou objeções posteriores possam ser refutadas. Se eles agirem desta maneira, eles desviarão de si mesmos a ira ardente de Deus que está sobre eles por causa desta questão.


O versículo dá quatro nomes de homens que se opõem às práticas da congregação. Seus nomes são um aviso a todos. Paulo também menciona, para prevenir Timóteo contra eles, alguns nomes de adversários da verdade . Satanás sempre garantirá que haja oposição a uma obra de Deus, mas isto nunca deve ser cedido a ele.


Quem tinha mulheres estranhas?


A resistência de Jônatas e outros não tem nenhum efeito sobre o povo. O povo que retornou não se deixa deter a fazer o que prometeram . Uma comissão é reunida e uma reunião é organizada para considerar o assunto. Isto é para garantir que a dispensa seja feita em boa ordem. A dispensa não é feita sem investigação. Tudo é feito de forma minuciosa, cuidadosa e sem pressa. Mesmo na congregação, as medidas disciplinares só podem ser tomadas após uma investigação por pessoas confiáveis.


Assim que fica claro quais homens tomaram mulheres estranhas, eles começam a mandá-las embora. A despedida deve ter levado a cenas desoladoras. Tudo isso é fruto do abandono dos mandamentos de Deus e de suas próprias ações. Após três meses - desde o primeiro dia do décimo mês até o primeiro dia do primeiro mês - a questão está resolvida e a purificação concluída . Quando se termina, anuncia-se um novo período de prosperidade espiritual, o que é evidente na expressão "o primeiro dia do primeiro mês".


Os primeiros a transgredir nesta matéria são os sacerdotes . Até mesmo os descendentes de Jesua, que foi um dos primeiros a sair da Babilônia, casaram-se com mulheres estranhas. Eles são os mais culpados. Como sacerdotes, eles não cumpriram a ordem como está escrito em Malaquias 2 . Mas eles confessam seus pecados e prometem se purificar mandando suas mulheres embora.


É um fato triste e humilhante que muitos servos fiéis e dedicados do Senhor tiveram filhos que não seguiram os passos de seu pai. Vemos isto, por exemplo, com Aarão e dois de seus filhos, com Samuel e seus filhos, com alguns dos filhos de Davi, com Ezequias e seu filho. Isto deve nos levar a muitas orações pelas famílias daqueles que servem ao Senhor.


Os sacerdotes transgressores trazem um carneiro como oferta pela culpa . Um carneiro é o animal usado na ordenação dos sacerdotes para desempenhar o ofício sacerdotal . Ao trazer um carneiro como oferta de culpa, os sacerdotes se consagram novamente ao Senhor. Trazer uma oferta pela culpa significa que o pecado não só é reconhecido, mas também reparado.


Só estamos livres de nossa culpa quando vemos que o Senhor Jesus é a verdadeira oferta pela culpa que retificou com Deus o que nós contraímos como culpa. Ele tem se dedicado perfeitamente a Deus em todas as coisas na terra (carneiro) e sempre deu a Deus o que é devido a Ele e muito mais além (oferta de culpa).


A lista de nomes desta vez é bem diferente das listas anteriores. As listas anteriores contêm nomes como menções honrosas para percorrer o caminho da fé. Esta lista contém nomes que trazem vergonha, embora diga respeito a pessoas que querem se submeter novamente a Deus e, portanto, provam ser vencedores do pecado.


Esta lista contém os nomes de pessoas das quais deve ser dito: "Todos estes tinham tomado mulheres estranhas" . Não só são feitos falsos casamentos, mas "alguns deles tinham mulheres de quem alcançaram filhos". Estas crianças também devem ser mandadas embora. Aqui vemos: Quanto mais grave for o desvio, mais conseqüências ele implica e mais profunda a dor no auto-julgamento.


Nada e ninguém escapa dos olhos de Deus. "Porque todos nós devemos nos manifestar perante o tribunal de Cristo" . Espera-se que o último capítulo de nossas vidas seja também o melhor de nossa história. Isto significa que haverá mais autocrítica do que nunca, mais apreço por Cristo, mais separação para Deus, mais sentimentos sacerdotais, mais aptidão para o serviço a Deus. O que quer que tenha acontecido na história, vamos fazer com que cheguemos ao fim como vencedores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário