Esdras 9

Introdução

 

Aqueles que procuram o bem do povo de Deus devem esperar provação e tristeza ao longo do caminho. Nos que acabam de retornar a Jerusalém, a humildade, o jejum e a súplica estão presentes. Em Jerusalém, no entanto, eles encontram uma atitude muito diferente. A chegada deles é a causa da revelação do pecado que encontrou entrada. Vemos isto neste capítulo.


Pode ser que crentes estejam procurando um lugar onde a igreja se reúna, como diz a Bíblia. Quando eles encontraram tal lugar, às vezes pode acontecer que haja a confissão e a forma exterior, mas que o coração não esteja voltado para o Senhor Jesus. Às vezes eles descobrem que há aqueles que são menos espirituais e menos diligentes para com o Senhor do que alguns dos que tiveram que deixar para trás.


Então, o exame da verdade da Palavra de Deus deve ser aplicado. Se a verdade realmente for proclamada, se verá se há apenas uma confissão ou se há um desejo real de se reunir como uma igreja, de acordo com as Escrituras. Neste capítulo e no próximo, vemos Esdras aplicando a verdade da Palavra de Deus à situação que se criou.


Esdras ouve falar de casamentos mistos


Assim que Esdras chega a Jerusalém, ele é confrontado com o mal que invadiu. Ele é informado sobre a situação do povo . A chegada e a ação do novo remanescente traz o mal à luz. A lei é violada por casamentos que são proibidos pela lei . Estes casamentos proibidos são um quadro de amizade com o mundo ; .


Os povos mencionados são todos os povos que deveriam ter sido expulsos nos dias de Josué . O povo está exteriormente próximo de Deus, mas interiormente está longe dEle. Não apenas as pessoas comuns, mas também os sacerdotes e os levitas são culpados. Este mal só é exposto como mal quando vêm pessoas fiéis que usam a Palavra de Deus como norma. Entre aqueles que professam se reunir em nome do Senhor Jesus, o mal mais brutal pode ser revelado se não houver caminhada com Ele. As pessoas fiéis na igreja local denunciarão este mal.


Os príncipes e os magistrados foram mesmo os primeiros nesta infidelidade . Por seu mau exemplo, eles levaram muitos para o caminho do pecado. Aqueles que são muito cuidadosos para não se associar com o mundo como igreja às vezes o fazem em seus negócios ou mesmo em seu casamento. O remanescente atual saiu de Babel com seus corpos, mas o espírito de Babel ainda está neles.


Suas conexões não nos apresentam conexões diretamente pessoais, mas princípios opostos à "semente santa". O legalismo, por exemplo, é uma tal "mulher estranha". Os gálatas fizeram o mesmo, como muitos cristãos ainda hoje o fazem. Com sua carta para eles, Paulo quer convencê-los a expulsar esta "mulher estranha". Na carta aos Coríntios vemos essas "mulheres estranhas", por exemplo, no uso de materiais de construção errados , na qual podemos ver o uso de métodos estranhos na (construção da) igreja.


Esdras está atônito . É possível que este remanescente, arrebatado do fogo por Deus, tenha esquecido a mão daquele que os libertou, que eles se casam com filhas de deuses estranhos? Esdras é um homem que vive em comunhão com Deus. Ele sente a seriedade e a profundidade do pecado como ninguém mais. Ele sozinho também pode se identificar com o pecado dos outros, como vemos em Daniel, Neemias ou Moisés.


Esdras se humilha pessoalmente e considera o pecado do povo como se fosse seu. Quando o pecado é revelado no meio do povo de Deus, não somos chamados a agir em primeiro lugar, mas a nos humilharmos. Esdras expressa sua humildade rasgando sua veste e o seu manto e arrancando os cabelos de sua cabeça e barba. Ele se agride primeiro em vez de ir diretamente aos culpados para puni-los. O Senhor também chorou por Jerusalém .


O comportamento de Esdras exercita a consciência dos outros. Depois da humilhação pessoal de Esdras, mais pessoas vêm juntar-se a ele . Eram "todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel" , indicando que também eles se entristecem com a condição do povo. Através do temor público e da tristeza pelo pecado que Esdras exibe, outros vêm a ele. A tristeza "por causa da transgressão dos do cativeiro" os une em humilhação diante do Senhor. Uma quebra na fidelidade ao Senhor é um grande mal. A infidelidade em um relacionamento é extremamente dolorosa e ofensiva para a pessoa envolvida. Esdras e outros simpatizam com a dor de Deus aqui. Eles também percebem que através disso a ira de Deus deve vir sobre eles.


No momento da oferta de manjares da noite, Esdras derrama a profunda tristeza de seu coração diante de Deus. Por um lado, ele está profundamente entristecido com o pecado do povo. Por outro lado, ele usa o poder da oferta de manjares da noite - ou seja, o sacrifício noturno diário - para se aproximar de Deus em vista dos pecados cometidos ; ; ; . Isto nos mostra em figura que nos exaltamos acima do fracasso do todo quando Cristo e Sua obra são colocados diante do coração de Deus. A confissão do pecado à luz do sacrifício de Cristo é a base para que Deus passe por cima do pecado de Seu povo.


Quando é feita a oferta de manjares noturna, Esdras se ergue de sua humilhação . Ele está com o coração partido por causa do pecado do povo. Ele também sabe onde só pode ser encontrada ajuda. O sacrifício da noite é o único motivo pelo qual Deus pode suportar a infidelidade de Seu povo. O sacrifício da noite fala do sacrifício de Cristo que não recebeu resposta de Deus na hora do sacrifício da noite, a terceira hora, porque Ele foi feito pecado . Como Ele não recebeu uma resposta, Deus pode dar a Elias e Daniel e Esdras uma resposta a suas orações.


O substantivo "humilhação" aparece na Bíblia somente aqui em Esdras. É a expressão de sentir o mal no povo de Deus de uma forma que esteja de acordo com quem Deus é. Alguém que sente o mal desta forma pode ser usado por Deus como seu instrumento para o bem de seu povo. Neste sentido, Esdras se ajoelha e estende suas mãos ao Senhor, seu Deus, para orar pelo povo. Que exemplo pungente para nós! Quão longe estamos muitas vezes disso. Deveria ser nosso desejo ser mais como Esdras.

 

Oração de Esdras


Esdras se faz um com o povo e fala de "nossas iniquidades" e "nossa culpa" , embora só esteja com eles por cerca de uma semana. Nisso reside o segredo de seu poder espiritual. Ele é um verdadeiro sacerdote de Deus para o benefício do povo de Deus. Ao fazer-se um com os pecados do povo, ele come da oferta pelo pecado, por assim dizer . É somente desta forma que também nós podemos vir diante de Deus com coisas que não são boas no meio dos crentes com os quais nos reunimos.


Esdras volta muito atrás para encontrar a raiz do pecado atual . Toda a história do povo de Deus é uma história de pecado. Os reis e sacerdotes desempenharam um papel importante e negativo neste processo. Eles conduziram o povo por este caminho de pecado. Pensemos em Salomão com suas muitas mulheres e seus ídolos, que ele amorosamente tomou para si. Com ele vemos o quanto o amor pelas mulheres estranhas também significa amor pelos ídolos dessas mulheres .


Muitas vezes o povo era entregue nas mãos de reis hostis que lhes trouxeram espada, cativeiro, saque e vexame aberto. Este ainda é o caso na época em que Esdras se humilha e faz sua confissão. O mesmo é válido para a igreja. No início, o primeiro amor já foi abandonado e a igreja como um todo nunca mais voltou a ele.


Depois de reconhecer o castigo de Deus pelos pecados do povo, Esdras fala sobre a graça de Deus . Esta graça está claramente presente no reavivamento que Deus deu a seu povo. Enquanto Esdras fala com o Senhor sobre isso, ouvimos uma grande humildade. Não há sentimento de orgulho, como se o reavivamento fosse merecido, ou o resultado de seus próprios esforços. Não, Deus deu a "alguns que escapem". Ele deu ao seu povo "uma estabilidade" em seu lugar sagrado. O "avivamento" que Esdras diz ser "um avivamento" é o resultado do trabalho gracioso de Deus. Aqui ressona esta humildade.


Se nos for permitido experimentar um reavivamento na igreja local, ele será, se for bom, também experimentado por nós como uma grande graça de Deus. Não há qualquer direito a um novo avivamento. No entanto, podemos orar para que experimentemos mais avivamento em nossa vida de fé pessoal. Isto será acompanhado de um estudo cuidadoso da Palavra de Deus e de uma vida centrada em Cristo e em Sua vontade. Quando isto acontecer na vida pessoal, sem dúvida terá um impacto sobre a igreja local.


Esdras está consciente de que ele e o povo de Deus são escravos das nações . Deus teve que lhes dar esta posição por causa de sua infidelidade. Esdras não se rebelou contra isso, mas reconhece sua retidão e se curva a ela. É bom que ele também possa dizer que Deus não os deixou nesta posição de escravidão. Não podemos mudar as circunstâncias, mas podemos envolver Deus em nossas circunstâncias para que possamos caminhar com Ele através delas.


Com gratidão ele se lembra da bondade de Deus que Ele mostrou ao seu povo com os governantes pagãos. Esta bondade não é que Deus liberta Seu povo da escravidão, mas que Ele deu um pequeno avivamento "para construir a casa de nosso Deus, e para levantar as suas ruínas, e para nos dar um muro em Judá e em Jerusalém". O coração de Esdras está cheio da casa de Deus, da terra de Deus e da cidade de Deus, apesar das circunstâncias miseráveis.


Depois de falar da graça de Deus, ele fala novamente do pecado do povo, o que é ainda mais grave precisamente contra o pano de fundo da graça demonstrada. Ele não sabe o que dizer . Ele só pode mencionar especificamente no que ele e o povo pecaram. O resumo é que o povo abandonou os mandamentos de Deus. A desobediência ao que Deus disse é a origem do pecado. Foi pela desobediência aos mandamentos de Deus que o pecado entrou no mundo ; .


A ignorância dos mandamentos de Deus não pode ser usada como uma desculpa. Deus advertiu o povo através de seus servos, os profetas, sobre os perigos da terra que eles deveriam possuir . A ênfase está na imundícia. A palavra "imundícia" é mencionada não menos de três vezes neste versículo. A profanação através da associação com o mundo e a adoção das idéias do mundo leva a uma consciência cada vez menor da santidade de Deus. Se não nos mantivermos sem manchas do mundo , estaremos em conformidade com o mundo e nos tornaremos amigos dele.


Deus disse a seu povo que eles não devem se unir às nações pagãs através do casamento . Eles não devem buscar a paz e o bem-estar "para sempre" com as nações. Há uma separação eterna entre o povo de Deus e o mundo. Somente se mantivermos esta separação é que receberemos três bênçãos maravilhosas:

  1. Seremos fortes, 
  2. comeremos o bom da terra, e 
  3. deixaremos a terra para nossos filhos como uma posse eterna.

Infelizmente, o povo de Deus de então, e muitos do povo de Deus de hoje, perderam sua força espiritual através de conexões erradas - nós: com o mundo. Eles não desfrutam mais da boa comida da terra e também perdem a posse da terra para seus descendentes. Seus filhos não valorizam uma herança e uma permanência na terra.


Esdras reconhece mais uma vez que a grande culpa que lhes sobreveio foi causada por suas más ações . Ao mesmo tempo, ele vê a grande graça de Deus na medida em que Ele não os abandonou completamente às suas iniqüidades. Deus se lembrou "da misericórdia" em Sua ira . Ele deu uma oportunidade de "fuga" do cativeiro, que foi usada por um remanescente. Por este Esdras entende tanto o primeiro êxodo da Babilônia quanto seu próprio êxodo da Babilônia.


A luz desta grande misericórdia, que Deus demonstrou apesar de toda e recorrente infidelidade de seu povo, resplandece na alma de Esdras. Nesta luz, de acordo com Esdras, certamente deve ser impossível romper com os mandamentos de Deus, novamente e novamente "aparentar-nos com os povos destas abominações" ... Isso é pecar contra a graça. Quando isso acontece, o julgamento de Deus deve vir completamente sobre o remanescente, sem que haja escape para alguns.


Esdras justifica a Deus em suas relações com seu povo . Ele o pronuncia neste verso, toda sua oração respira este espírito. A ação justa de Deus também inclui dar a possibilidade de fuga, como no caso de Esdras e seu povo. A graça de Deus é sempre baseada na justiça. Ele não ignora o pecado, mas o perdoa e justifica com base na obra de seu Filho.


O lugar da confissão é sempre o lugar do poder espiritual e da restauração. Esdras não está impressionado apenas com o pecado do povo, mas também com a grande graça e misericórdia de Deus. Ouvimos ambos os aspectos na pergunta ao "Senhor Deus de Israel" para vê-los em sua culpa diante de sua face. Isto só é dito por alguém que está completamente convencido de sua culpa e ao mesmo tempo completamente convencido de que está lidando com um Deus de perdão completo. Nenhum pecador pode permanecer de pé ou diante da face de Deus, exceto aquele que vem a Ele com o reconhecimento de sua culpa .


Nenhum comentário:

Postar um comentário